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  1. #1
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    Troca de óleo com 10.000 Km?




    Amigos,

    Possuo uma Ranger 02/03 (a pouco mais de um mês) e fui fazer a primeira "revisão" ontem, incluindo troca de óleo.

    O mecânico (muito bom por sinal) resolveu alguns probleminhas chatos de batidas de curso de amortecedor entre outras coisinhas simples.

    Comentei com ele que pretendo viajar uns 10.000 Km nos próximos dias e ele indicou a NÃO necessidade de fazer a troca de óleo na estrada...

    Ele colocou óleo Motorcraft 15W40 e disse que, como pretendo andar esta alta quilometragem em pouco tempo (20 dias), não haveria necessidade da troca "usual" que seria com 5.000 Km.

    Disse apenas para conferir o óleo com 5.000 Km e, se necessário, completar. Retornando, trocaríamos o óleo e retomaríamos a troca de 5.000 Km em 5.000 Km...

    O argumento dele é interessante: uma coisa é o óleo rodar 10.000 Km e ficar no motor por 20 dias...outra coisa é o óleo rodar 10.000 Km e ficar no motor por 5~6 meses antes de outra troca. Neste último caso não recomendado...

    O que dizem? "Confio" nesta dica ou "perco tempo" fazendo uma troca na estrada?

    Abraços.
    Triton Savana (branca - 13/14)

  2. #2
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    Citação Postado originalmente por Dinho_BH Ver Post
    Amigos,

    Possuo uma Ranger 02/03 (a pouco mais de um mês) e fui fazer a primeira "revisão" ontem, incluindo troca de óleo.

    O mecânico (muito bom por sinal) resolveu alguns probleminhas chatos de batidas de curso de amortecedor entre outras coisinhas simples.

    Comentei com ele que pretendo viajar uns 10.000 Km nos próximos dias e ele indicou a NÃO necessidade de fazer a troca de óleo na estrada...

    Ele colocou óleo Motorcraft 15W40 e disse que, como pretendo andar esta alta quilometragem em pouco tempo (20 dias), não haveria necessidade da troca "usual" que seria com 5.000 Km.

    Disse apenas para conferir o óleo com 5.000 Km e, se necessário, completar. Retornando, trocaríamos o óleo e retomaríamos a troca de 5.000 Km em 5.000 Km...

    O argumento dele é interessante: uma coisa é o óleo rodar 10.000 Km e ficar no motor por 20 dias...outra coisa é o óleo rodar 10.000 Km e ficar no motor por 5~6 meses antes de outra troca. Neste último caso não recomendado...

    O que dizem? "Confio" nesta dica ou "perco tempo" fazendo uma troca na estrada?
    O que o mecânico te recomendou é o que esta escrito no manual da Ranger... Troca com intervalo de 5000Km seria para uso pesado como é ocaso quando se anda dentro de cidades como BH. Independente do tipo de uso ou intervalo de troca o óleo não pode ficar mais de 6 meses dentro do motor...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  3. #3
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    Valeu Walter.

    Vou viajar mais tranquilo agora...só ainda não sei pra onde!!!

    Abraços.
    Triton Savana (branca - 13/14)

  4. #4
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    rapaz,todos os carros com motor a diesel que eu tive troquei de 10 em 10mil km

    não sei se é o certo,mas estão todos rodando até hoje

  5. #5
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    O melhor é 8000 km de intervalo quando a regulagem for original e 5000km em uso pesado ou bomba com regulagem aberta.
    FEMIL 97 MWM X10 4x4 - SL 6" - 33" - BW1356 mecânica - Snorkel - Guincho 12000lbs - Movida à dinossauro! Looking for a extended cab in gravyards

  6. #6
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    Amigos,

    Grato pelo retorno.

    Acabei ficando com o costume de trocar o óleo a cada 5.000 Km por causa do meu antigo carro (Pálio "mil"). Tive problema com a famosa "borra" no motor e acabei tendo que fazer o motor do carro com 85000 Km.

    Depois do susto, trocava a cada 5.000 Km. De qualquer forma, é bom saber que carro a diesel pode, dependendo do uso, esticar a troca a até 10.000 Km.

    Como não gosto de correr risco, acho que 8.000 Km é uma boa média para a troca.

    Abraços.
    Triton Savana (branca - 13/14)

  7. #7
    Usuário Avatar de FRanger
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    No manual da 2.8 recomenda para este tipo de uso a troca após 15.000Km rodados.
    Abraços,
    FRanger
    Ex Ranger XLT 4x4 2000 e mesma 2002
    Hilux CD SRV 4x4 AT 2010

  8. #8
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    FRanger,

    Valeu.

    Posso então ficar mais tranquilo agora.

    Abraços.
    Triton Savana (branca - 13/14)

  9. #9
    Usuário Avatar de murilloaquino
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    Costumo trocar sempre com 10.000 tambem.Utilizo o carro em percursos mistos 50% estrada e 50% cidade...
    Pajero full 2008 240 cv by reiko

  10. #10
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    Dinho;

    Como o Walter disse, seu mecânico fez o que reza o manual da Ranger.

    A única coisa que eu acho importante ser dita é: Utilize lubrificantes de última especificação (no caso, o API-CI-4) a viscosidade que manda o manual, e o mais importante: Procure marcas renomadas (você usou o Motorcraft, original, mas vale o Texaco, Petrobrás, Mobil, etc.). Fuja das marcas esquisitas. E isso vale para tudo (diferencial, freios, câmbio, CT, etc)

    Abraços

  11. #11
    Usuário Avatar de aoliveira
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    Dinho,

    Quanto saiu a troca de óleo? pq tá quase chegando a km pra troca de óleo da minha Ranger e tô querendo já analisar onde vou trocar. Onde é seu mecânico?
    Ah, aproveitando o interrogatório, o que foi feito pra resolver as batidas de curso do amortecedor e quanto custou?

    valeu
    Grand Vitara 4x4 08/09 AT
    Ex-Ranger CD XLT 4x4 02/02 2.8tdi

  12. #12
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    Eu estava trocando óleo a cada 3000km ... mas achei exagerado, ja que ando 2000km/mês ... passei para 5000km!!!



    Uma pergunta, qual o melhor óleo?!?!?...Sintético, Semi-Sintético ou Mineral?!?!?...Como não sou experiente em motores diesel, sempre ouvi falar que o melhor era o mineral, e no caso da Ranger 5W30...

    Faltam 3000km pra eu trocar novamente, o que me recomendam?...


    Um abraço...

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