x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 23
  • #1
    Usuário Avatar de dalmo cruz torres
    Entrada
    20/01/2006
    Local
    Poços de Caldas/MG
    Posts
    2,766
    Agradecimento: 1

    como funciona o freio a ar da F-250?




    Pessoal, alguém poderia me explicar como funciona o sistema de servo freio da F-250? Me disseram que funciona a ar comprimido, mas não pude aferir mais informações. Estou pensando na viabilidade de fazer algo do tipo na minha F-75, para fugir da deficiência do sistema de vácuo dos motores diesel. O que pode ser feito?

  • #2
    Usuário Avatar de Giovani Di Napoli
    Entrada
    23/05/2006
    Local
    Lapa/PR
    Idade
    50
    Posts
    186
    Agradecimentos: 0

    Freio hidráulico

    Boa noite Dalmo

    No motor MWM Sprint da F-250 que eu adquiri para colocar na Rural (algum dia eu consigo concluir o projeto...) o freio é "hidráulico" e não a ar. O motor vem com uma bomba hidráulica acionada por engrenagem e um minúsculo radiador para todo o sistema hidráulico. Segundo o mecânico, esse acionamento hidráulico é que vai acionar o sistema de freio.

    Não é muito, mas é a informação que eu tenho.

    []´s
    Giovani Di Napoli
    Rural Tarja Preta

  • #3
    Usuário Avatar de joão k. chikui
    Entrada
    03/02/2007
    Local
    cotia/SP
    Idade
    63
    Posts
    2,555
    Agradecimento: 1
    positivo
    O servo ao invés de vácuo , usa sistema hidráulico.
    Dalmo, pro teu caso melhor adaptar alternador com bomba de vácuo acoplada(Besta , Sprinter , etc...)

  • #4
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,353
    Agradecimento: 1
    Completando...

    A bomba do sistema hidraulico, atua no sistema de freio e direção, se observarem, no depósito de fluido ATF, possue os dois retornos, tanto do sistema de freio, quanto do sistema de direção.

    Lado ruim:
    Furou ou acabou o fliudo ATF, fica sem freio e direção ao mesmo tempo!!!

    Abraços.

    Kim.

  • #5
    Usuário Avatar de Eliseu
    Entrada
    25/07/2005
    Local
    Santa Maria/RS
    Idade
    57
    Posts
    822
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Completando...

    A bomba do sistema hidraulico, atua no sistema de freio e direção, se observarem, no depósito de fluido ATF, possue os dois retornos, tanto do sistema de freio, quanto do sistema de direção.

    Lado ruim:
    Furou ou acabou o fliudo ATF, fica sem freio e direção ao mesmo tempo!!!

    Abraços.

    Kim.
    Não acredito que fique sem freio. Deve endurecer (oooopaaa....) como a direção, quando estoura a correia da bomba da direção, por exemplo. A Sra Ford não iria lançar um sistema sem algum sistema de segurança mesmo que exigindo mais força. []`s

  • #6
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Citação Postado originalmente por Eliseu Ver Post
    Não acredito que fique sem freio. Deve endurecer (oooopaaa....) como a direção, quando estoura a correia da bomba da direção, por exemplo. A Sra Ford não iria lançar um sistema sem algum sistema de segurança mesmo que exigindo mais força. []`s
    Correto.
    Não podes usar na F75 um servo freio de outro veículo? Não seria mais prático?
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #7
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,353
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Eliseu Ver Post
    Não acredito que fique sem freio. Deve endurecer (oooopaaa....) como a direção, quando estoura a correia da bomba da direção, por exemplo. A Sra Ford não iria lançar um sistema sem algum sistema de segurança mesmo que exigindo mais força. []`s
    Tem razão Eliseu!

    Deixa eu ser menos genérico.

    O que ocorre, que o sistema de freio e direção ficam com uma resistência maior para o seu funcionamento, ficando com o pedal de freio "pesado" para seu acionamento, bem como o volante.

    O ponto que queria chegar, é que são dois sistemas que deixariam de funcionar por um só defeito.

    Quando o funcionamento é como conhecemos habitualmente, se vazar o fluido ATF, teremos somente o sistema de direção sem assistência.

    Se há algum problema no diafragma, o mesmo ocorre somente com o freio.

    Abraços.

    Kim.

  • #8
    Usuário Avatar de dalmo cruz torres
    Entrada
    20/01/2006
    Local
    Poços de Caldas/MG
    Posts
    2,766
    Agradecimento: 1
    Pessoal, eu quero montar na minha F-75 aquele atuador(que vai no lugar do hidrovácuo) igual ao do caminhão Mercedes 608. O problema dos motores diesel é que as bombas de vácuo são muito problemáticas, e com um compressor acionado por correia v/c pode ter um freio com "hidroar". Eu estive pesquizando sobre o freio do 608 e descobri o nome da peça; "válvula do pedal do freio". Estou perguntando sobre o sistema da F-250 pois, ao ver um na oficina, achei que fosse a ar comprimido, não sabia que era a óleo. Eu comprei um motor que vem com compressor de ar acionado por correia próprio para sistema de freio, e também tem a bomba de óleo da direção acionada por engrenagem, assim posso lançar mão de qualquer um dos dois sistemas, mas até o momento estou mais propenso a usar a tal "válvula do pedal" a ar.

  • #9
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Esse sistema de válvula necessita de ar comprimido, então se não tiveres um compressor não terás ar comprimido para fazer funcionar o sistema.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #10
    Usuário Avatar de dalmo cruz torres
    Entrada
    20/01/2006
    Local
    Poços de Caldas/MG
    Posts
    2,766
    Agradecimento: 1

    Wink

    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Esse sistema de válvula necessita de ar comprimido, então se não tiveres um compressor não terás ar comprimido para fazer funcionar o sistema.
    Eu sei, o motor que eu comprei já vem com um compressor de ar comprimido acionado por correia. Mas não é só nisso que eu quero usar o ar comprimido, também vou instalar uma cuica de freio estacionário a ar do mercedes, para acionar o freio estacionário com ar comprimido. Na verdade a cuíca precisa de ar comprimido para soltar o freio, sem ar ela fica travada, e o veículo com as rodas freadas( no meu caso , que vou usar parte do sistema de freio de estacionamento da F-75, trava as rodas traseiras) além de ser um fator de segurança em caso de pane dos freios hidráulicos, também funciona como uma trava contra ladrões, pois posso soltar o ar da cuíca travando o freio, e esvaziar o cilindro de ar comprimido. Assim, para o veículo poder andar, tem que esperar o motor carregar o cilindro de ar comprimido, e eu acho que ladrão nenhum vai ficar bobeando esperando carregar o ar comprimido do veículo.

  • #11
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Dalmo, dessa forma realmente fica bom.
    Apenas terás mais peças para dar manutenção.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #12
    Usuário Avatar de dalmo cruz torres
    Entrada
    20/01/2006
    Local
    Poços de Caldas/MG
    Posts
    2,766
    Agradecimento: 1
    Edintruder, realmente é mais coisa para dar manutenção, mas acho que não é coisa que se estrague fácil, afinal, são peças de caminhão, para uso árduo, acho que ficarão super dimensionada na F-75. Mas em compensação, eu posso colocar uma série de acessórios pneumáticos de muita serventia para o fóra de estrada.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 15
      Última resposta: 13/07/2012, 07:02
    2. Respostas: 5
      Última resposta: 09/01/2006, 13:51

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade