x
Convex Datacenter
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 13 a 23 de 23
  • #13
    Banido
    Entrada
    16/12/2006
    Idade
    45
    Posts
    1,335
    Agradecimentos: 0



    Citação Postado originalmente por dalmo cruz torres Ver Post
    Eu sei, o motor que eu comprei já vem com um compressor de ar comprimido acionado por correia. Mas não é só nisso que eu quero usar o ar comprimido, também vou instalar uma cuica de freio estacionário a ar do mercedes, para acionar o freio estacionário com ar comprimido. Na verdade a cuíca precisa de ar comprimido para soltar o freio, sem ar ela fica travada, e o veículo com as rodas freadas( no meu caso , que vou usar parte do sistema de freio de estacionamento da F-75, trava as rodas traseiras) além de ser um fator de segurança em caso de pane dos freios hidráulicos, também funciona como uma trava contra ladrões, pois posso soltar o ar da cuíca travando o freio, e esvaziar o cilindro de ar comprimido. Assim, para o veículo poder andar, tem que esperar o motor carregar o cilindro de ar comprimido, e eu acho que ladrão nenhum vai ficar bobeando esperando carregar o ar comprimido do veículo.
    O Dalmo;

    Realmente esse sistema é o que equipa alguns caminhões Mercedes, Ford (F-13000/14000/22000 e F-11000 pós 1990). Os semipesados antes do "cara preta" e os primeiros L-1214 ainda usam o "hidroar" nas rodas dianteiras e os MB 608, 1113 e 1114 usam o tal sistema em TODOS OS EIXOS. Tanto assim que eles têm acionamento do freio de estacionamento manual (parece um cabo de guarda-chuva que sai do painel).

    Esteja atento que o sistema de cuicas requer pressões mais elevadas para seu pleno funcionamento do que no hidroar. E em todos os sistemas, você terá que adaptar um cilindro reservatório de ar para o sistema. Veja apenas se compensa.

    Off topico: Já pensei em tentar adaptar algo assim em um Trator CBT. O OM 352 já tem o lugar certo no bloco para colocação do compressor!

    Abraços
    4X4 Brasil

  • #14
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Um acessório que faz muita falta e fará inveja é uma pistola de ar comprimido para limpar nem que seja os sapatos para entrar!
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #15
    Usuário Avatar de dalmo cruz torres
    Entrada
    20/01/2006
    Local
    Poços de Caldas/MG
    Posts
    2,766
    Agradecimento: 1
    Daniel, eu já até coloquei o reservatório de ar do 608(40litros), acho que só ele dará conto do recado. O motor que eu comprei é um MWM 3.0 litros modelo 4.08 eletronico, que o Maurício da Rasch vai transformá-lo em mecanico para mim, ele equipa originalmente o caminhão VW 8.150 , que é freio a ar. Esse motor vem com compressor de ar Knorr LK 15 , acionado pela correia do motor. Ter ar comprimido no veículo pode ser de muiita valia, pois temos uma série de acessórios para o fora de estrada que podemos usar. Ar para encher e calibrar os pneus, pois abaixamos a pressão até umas 12 Lb para dar maior tração em terrenos ruins. Chave pneumática para parafusos. Acionamento de bloqueios a ar. Além de que podemos usar o ar no lugar do hidrovácuo e até do acionamento da embreagem. Também , com o Edintruder falou, ar comprimido para limpar o carro, e a sola dos "Shoes"....
    Daniel, qual é a diferença do Hidroar para o sistema de cuícas?

  • #16
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    As cuicas funcionam somente com ar e o acionamento para as rodas é feito por uma alavanca e as sapatas são espaçadas por uma peça em S que gira ao acionamento da cuica.
    O sistema Hidroar é basicamente um sistema hidráulico porém comandado por pressão de ar liberada através da válvula de pedal. Quanto mais aperta o pedal mais pressão irá atuar sobre o sistema de acionamento hidráulico, exigindo menos força no pedal e mais pressão de frenagem, mais aliás do que o sistema de hidrovácuo.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #17
    Usuário Avatar de dalmo cruz torres
    Entrada
    20/01/2006
    Local
    Poços de Caldas/MG
    Posts
    2,766
    Agradecimento: 1
    Edintruder, então é hidroar que eu quero, já sabia do funcionamento da cuíca, não tava conseguindo diferenciar o acionamento, pois ambos devem ter uma válvula no pedal(hidroar e totalmente a ar). a cuíca eu vou usar para, quando sem ar, puxar os cabos de aço do freio de estacionamento. O sistema de freio que eu estou montando é o normal das camionetes, difere que no lugar do hidrovácuo vai a válvula de pedal do hidroar.
    A grande vantagem que eu vejo nesse sistema sobre o hirovácuo, é que o exaustor ou bomba de vácuo dos motores a diesel não são duráveis. Além disso, como o vácuo gerado por esses equipamentos não é muito(em depressão) o diafragma do próprio hidrovácuo tem que ser mais sensível, o que o deixa mais fraco e suceptível a quebras.
    Quando olhei o sistema de freio da F-250 achei que fosse a ar, pois já tinha visto um micro ônibus com esse motor e freio a ar. Ontem eu baixei o manual de oficina dos motores Sprint(4 e 6 cilindros), então pude conferir (e entender) o funcionamento da bomba de óleo desses motores, que ajuda a acionar o pedal do freio e a direção hidráulica.
    Tamném pensei uma outra coisa onde o freio a ar é superior ao da F-250, com certeza é muito mais limpo de se dar manutenção...

  • #18
    Banido
    Entrada
    16/12/2006
    Idade
    45
    Posts
    1,335
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    As cuicas funcionam somente com ar e o acionamento para as rodas é feito por uma alavanca e as sapatas são espaçadas por uma peça em S que gira ao acionamento da cuica.
    O sistema Hidroar é basicamente um sistema hidráulico porém comandado por pressão de ar liberada através da válvula de pedal. Quanto mais aperta o pedal mais pressão irá atuar sobre o sistema de acionamento hidráulico, exigindo menos força no pedal e mais pressão de frenagem, mais aliás do que o sistema de hidrovácuo.
    O Edi explicou muito bem!!!!

    Dalmo;

    O hidroar não tem cuica nas rodas. Tem muito 1113 com cuica nas rodas, mas são adaptados por seus proprietários. Mesmo os primeiros L-1214 e os antigos 1313 usam um misto sistema a ar/hidroar (a ar no eixo traseiro, e hidroar na frente - tem até reservatório de fluido de freio).

    Para o freio de estacionamento, ou se adapta a cuica para funcionar o eixo traseiro TOTALMENTE a ar ou então terá que eliminar a cuica e fazer por cabos de aço ou varão (o que é o que acabará acontecendo). Até porque, como você mesmo falou, o sistema precisa de ar para liberar as sapatas. E começa a ficar complicado colocar acionamento com cilindro de roda, alavanca ligada a cuica, ainda mais num sistema pequeno como o do F-75.

    Quanto a sugestões para sua empreitada, sugiro que na boca de aspiração do compressor, você adapte um sistema de filtragem de ar. No meu Ford F-11000 (freios totalmente a ar), eu adaptei uma boca e uma rosca, onde fixei um filtro de óleo (que internamente tem um elemento de papel) para eliminar a poeira. Senão o compressor vai embora.

    Abraços

  • #19
    Usuário Avatar de dalmo cruz torres
    Entrada
    20/01/2006
    Local
    Poços de Caldas/MG
    Posts
    2,766
    Agradecimento: 1
    Daniel, no freio da minha camionete o ar é só para aliviar o pisar no freio, ou seja , o acionamento do cilindro mestre do freio, a cuíca é apenas para o freio de estacionamento, mas para puxar os cabos do freio original(de estacionamento) , a cuíca não é para acionar o freio nas rodas. O sistema que estou bolando não pode ser chamado nem de misto ar/óleo ,ja que o ar comprimido é apenas para deixar o acionamento do cilindro mestre do freio mais macio. O resto é tudo comum; cilindro mestre empurra óleo pelos canos que acionam o pistão da pinça do freio a disco na dianteira e o cilindro de roda nos tambores da traseira.
    Sobre a filtragem do ar para o compressor, eu tava pensando em fazer um cano até o filtro de ar do motor. Eu coloquei o filtro de ar da F-250, ou seja, é muito maior do que o motor precisa, mas sobra ar filtrado para ser usado em outras coisas, como a captação do ar para o compressor. Também estou ligando todos os suspiros dos eixos e do cambio no filtro de ar do motor.

  • #20
    Banido
    Entrada
    16/12/2006
    Idade
    45
    Posts
    1,335
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por dalmo cruz torres Ver Post
    Daniel, no freio da minha camionete o ar é só para aliviar o pisar no freio, ou seja , o acionamento do cilindro mestre do freio, a cuíca é apenas para o freio de estacionamento, mas para puxar os cabos do freio original(de estacionamento) , a cuíca não é para acionar o freio nas rodas. O sistema que estou bolando não pode ser chamado nem de misto ar/óleo ,ja que o ar comprimido é apenas para deixar o acionamento do cilindro mestre do freio mais macio. O resto é tudo comum; cilindro mestre empurra óleo pelos canos que acionam o pistão da pinça do freio a disco na dianteira e o cilindro de roda nos tambores da traseira.
    Sobre a filtragem do ar para o compressor, eu tava pensando em fazer um cano até o filtro de ar do motor. Eu coloquei o filtro de ar da F-250, ou seja, é muito maior do que o motor precisa, mas sobra ar filtrado para ser usado em outras coisas, como a captação do ar para o compressor. Também estou ligando todos os suspiros dos eixos e do cambio no filtro de ar do motor.
    Ah...entendi...

    A sua idéia é legal sim! O mais importante de tudo é criar!!! É isso ai mesmo...

    Puxar ar do filtro de ar é uma boa sim! Não fiz isso no meu F-11000 porque o filtro é pequeno se comparado ao enorme D-229/6 do caminhão. E o compressor Varga do Ford é de 2 cilindros, enorme para os reservatórios do caminhão. Só para você ter uma idéia, se esvaziado o sistema, o compressor, em 1600 rpm leva pouco mais de 1 minuto para encher ambos os tanques e o sistema abrir a válvula de alívio (tive o cuidado de cronometrar!)

    Única coisa que eu te falo é para quando acabar a brincadeira, poste umas fotos para nós!

    Abraços e boa empreitada!

  • #21

    hidroar

    Caro Dalmo. O hidroar é um cilindro de freio a ar acoplado diretamente a um cilindro de freio hidraulico. O comado é a ar, mas a atuação nas rodas continua sendo hidraulica. Para acionar esses cilindros é necessário ar comprimido proveniente de um compressor e uma válvula pedal de freio, o hidroar, alem de outros componentes, como reservatórios, valvulas de retenção, drenos, etc. Para o freio de estacionamento a história é diferente. Por questão de segurança todo sistema de freio de estacionamento é mecânico. Imagine um freio de estacionamento hidráulico. Seria a mesma coisa que ficar pisando constantemente no pedal de freio. O sistema poderia falhar, permitindo que o óleo escoasse entre as câmaras do cilindro mestre de freio, vazamento nas rodas ou tubulações. Nessas condições o pedal de freio iria abaixando até o final do curso e o veículo ficaria sem freio. Para fazer esse acionamento pelo ar do compressor, voce tem que acionar a alavanca do cabo do freio de estacionamento por uma mola, a qual mantem o freio aplicado, e utilizar um cilidndro de freio, ligado na mesma alavanca, porem em sentido contrario à mola. Quando não tem ar, a mola aplica o freio de estacionamento. Quando injeta ar no cilindro, ele empurra a mola e alivia o freio. Para fazer esse comando, voce tem que colocar uma valvula de freio manual (ulizada em qualquer caminhão com freio a ar) conhecida com "manequim". Se voce quizer eliminar os sistema de cabos do freio de mão, voce tem que instalar um tambor de frei no eixo cardan, na saida do cambio. Esse sistema existe os cambios das F4000 98/99 equipadas com freio a disco nas quatro rodas.
    Bom Divertimento....
    Citação Postado originalmente por shimomoto Ver Post
    Ah...entendi...

    A sua idéia é legal sim! O mais importante de tudo é criar!!! É isso ai mesmo...

    Puxar ar do filtro de ar é uma boa sim! Não fiz isso no meu F-11000 porque o filtro é pequeno se comparado ao enorme D-229/6 do caminhão. E o compressor Varga do Ford é de 2 cilindros, enorme para os reservatórios do caminhão. Só para você ter uma idéia, se esvaziado o sistema, o compressor, em 1600 rpm leva pouco mais de 1 minuto para encher ambos os tanques e o sistema abrir a válvula de alívio (tive o cuidado de cronometrar!)

    Única coisa que eu te falo é para quando acabar a brincadeira, poste umas fotos para nós!

    Abraços e boa empreitada!

  • #22
    Usuário Avatar de dalmo cruz torres
    Entrada
    20/01/2006
    Local
    Poços de Caldas/MG
    Posts
    2,766
    Agradecimento: 1
    Amauri, valeu pela dica, quando tiver novidades eu posto aqui.Valeu

  • #23
    Usuário
    Entrada
    23/06/2009
    Idade
    44
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0

    sistema a ar

    boa noite amigo o + recomendado para vc é um sistema hidropneumático e
    não enteiramente pneumático.
    se vc ainda estiver com alguma duvida com este sistema favor entrar em contato,pois sou tecnico em freios a ar e posso lhe dar algumas dicas.
    (sorte)

    Citação Postado originalmente por dalmo cruz torres Ver Post
    Eu sei, o motor que eu comprei já vem com um compressor de ar comprimido acionado por correia. Mas não é só nisso que eu quero usar o ar comprimido, também vou instalar uma cuica de freio estacionário a ar do mercedes, para acionar o freio estacionário com ar comprimido. Na verdade a cuíca precisa de ar comprimido para soltar o freio, sem ar ela fica travada, e o veículo com as rodas freadas( no meu caso , que vou usar parte do sistema de freio de estacionamento da F-75, trava as rodas traseiras) além de ser um fator de segurança em caso de pane dos freios hidráulicos, também funciona como uma trava contra ladrões, pois posso soltar o ar da cuíca travando o freio, e esvaziar o cilindro de ar comprimido. Assim, para o veículo poder andar, tem que esperar o motor carregar o cilindro de ar comprimido, e eu acho que ladrão nenhum vai ficar bobeando esperando carregar o ar comprimido do veículo.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 15
      Última resposta: 13/07/2012, 07:02
    2. Respostas: 5
      Última resposta: 09/01/2006, 13:51

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade