x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 35
  • #1
    Banido
    Entrada
    27/11/2006
    Posts
    822
    Agradecimentos: 0

    Ranger V6: óleo 5w30 muito fino




    Amigos,

    uso o óleo recomendado para a Ranger, o 5w30...
    Só que este óleo está se demonstrando muito fino quando o motor esquenta muito.

    Com o motor quente (marcador de temperatura no meio), está acontecendo de dar falta de pressão na bomba de óleo do motor, sendo acusado no painel (o marcador cai e volta, cai e volta). Detalhe: isto a 1.000 RPM... A 1.100 pára... Mas é um absurdo estabilizar a marcha lenta em 1.100 rpm com o ar (sem o ar condicionado ligado é +/- 1250 RPMs).

    Detalhe: com o motor frio a marcha lenta dá para estabilizar em 700 RPM (c/ AC) que não dá problema com a bomba de óleo.

    Senhores, pergunto-vos:
    Posso usar outro óleo SJ ou SI mais grosso? Porque a FORD recomenda um óleo muito fino para clima quente?
    Qual seria o recomendado? 10w40?

    Obs: ranger 2002, v6, 210cv, MANAUS-AM, 40ºC à noite na sombra.

    Obrigado
    Daniel

  • #2
    Eu não arriscaria a vida do motor na base do "achometro" Além do mais creio que não somente a Ford como qualquer outra montadora neste país não teria "capacidade" para cometer um erro de tamanha magnitude por desconsiderar a ampla diversidade climática de seu próprio mercado interno

    Isso seria amadorismo demais

    Particularmente acho que o problema em questão deve ser em qualquer outro componente menos na especificação do óleo, senão casos e mais casos semelhantes ao seu estariam "pipocando" nos vários fóruns espalhados pela net

    Abs e até mais.

  • #3
    Banido
    Entrada
    16/12/2006
    Idade
    45
    Posts
    1,335
    Agradecimentos: 0
    Xará;

    Eu experimentaria um lubrificante com uma faixa de viscosidade maior - tipo 5W-40 - sem mudar a especificação mínima - se é 5W-XX manteria 5W-XX. Se não desse resultado, tentaria uma troca da bomba de óleo. E encurtaria um pouco a faixa de troca de óleo.

    Abraços
    4X4 Brasil

  • #4

    Post

    Citação Postado originalmente por dsamaz Ver Post
    Amigos,

    uso o óleo recomendado para a Ranger, o 5w30...
    Só que este óleo está se demonstrando muito fino quando o motor esquenta muito.

    Com o motor quente (marcador de temperatura no meio), está acontecendo de dar falta de pressão na bomba de óleo do motor, sendo acusado no painel (o marcador cai e volta, cai e volta). Detalhe: isto a 1.000 RPM... A 1.100 pára... Mas é um absurdo estabilizar a marcha lenta em 1.100 rpm com o ar (sem o ar condicionado ligado é +/- 1250 RPMs).

    Detalhe: com o motor frio a marcha lenta dá para estabilizar em 700 RPM (c/ AC) que não dá problema com a bomba de óleo.

    Senhores, pergunto-vos:
    Posso usar outro óleo SJ ou SI mais grosso? Porque a FORD recomenda um óleo muito fino para clima quente?
    Qual seria o recomendado? 10w40?

    Obs: ranger 2002, v6, 210cv, MANAUS-AM, 40ºC à noite na sombra.

    Obrigado
    Daniel

    Se está especificado para usar esse óleo então relaxa ( pelo menos nesse quesito) e não mude.


    Alguns fatores importantes são:

    A troca está sendo efetuada no prazo certo ?
    O filtro é tão importante quanto o óleo e deve, no minimo, ser trocado a cada duas trocas de óleo.
    O nível está baixando "muito" ?
    Essa troca é feita soltando o bujão do carter ? (não use aquelas varetas que puxam o óleo).

    Eu levaria no mecãnico pra avaliar e ver com ele da possibilidade de retirar a tampa do cabeçote e o carter para uma limpeza, pois é muito provável que o seu problema seja BORRA de ÓLEO é um problema sério e que deve ser resolvido o quanto antes.

    []s

  • #5
    Banido
    Entrada
    16/12/2006
    Idade
    45
    Posts
    1,335
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Polvora Ver Post
    Eu levaria no mecãnico pra avaliar e ver com ele da possibilidade de retirar a tampa do cabeçote e o carter para uma limpeza, pois é muito provável que o seu problema seja BORRA de ÓLEO é um problema sério e que deve ser resolvido o quanto antes.

    []s

    É...combustível duvidoso também induz a formação de borras...O duro é que faz tanto calor (to imaginando Manaus como não está) que é dificil dizer...Aqui na alta paulista, o ventilador do motor anda funcionando até quando saio na estrada, a 100km/h(!).

    Abraços

  • #6
    E faz um barulho que parece um motor V12...
    Ahahaha...
    :P
    Pajero full 2008 240 cv by reiko

  • #7
    Eu levaria no mecãnico pra avaliar e ver com ele da possibilidade de retirar a tampa do cabeçote e o carter para uma limpeza, pois é muito provável que o seu problema seja BORRA de ÓLEO é um problema sério e que deve ser resolvido o quanto antes.

    uma duvida eh a gasolina que forma aquela "graxa" dentro dos motores otto nos tinhamos um celtinha na firma usado tipo jeep , um dia ele "cuspiu" todo o oleo pelo respiro do motor e ao abrir, axo que tinha 1 kilo de borra dentro ,, pra limpar nao foi facil.....
    A F250 troco o oleo com 10 mil km e tah sempre limpinho a mesma viscosidade de quando novo....
    RAM 2500 - 2017

  • #8
    Usuário Avatar de FRanger
    Entrada
    05/08/2007
    Local
    Resende/RJ
    Idade
    56
    Posts
    308
    Agradecimentos: 0

    Multiviscoso

    Citação Postado originalmente por dsamaz Ver Post
    Amigos,

    uso o óleo recomendado para a Ranger, o 5w30...
    Só que este óleo está se demonstrando muito fino quando o motor esquenta muito.

    Com o motor quente (marcador de temperatura no meio), está acontecendo de dar falta de pressão na bomba de óleo do motor, sendo acusado no painel (o marcador cai e volta, cai e volta). Detalhe: isto a 1.000 RPM... A 1.100 pára... Mas é um absurdo estabilizar a marcha lenta em 1.100 rpm com o ar (sem o ar condicionado ligado é +/- 1250 RPMs).

    Detalhe: com o motor frio a marcha lenta dá para estabilizar em 700 RPM (c/ AC) que não dá problema com a bomba de óleo.

    Senhores, pergunto-vos:
    Posso usar outro óleo SJ ou SI mais grosso? Porque a FORD recomenda um óleo muito fino para clima quente?
    Qual seria o recomendado? 10w40?

    Obs: ranger 2002, v6, 210cv, MANAUS-AM, 40ºC à noite na sombra.

    Obrigado
    Daniel
    Teóricamente este é um óleo multiviscoso e que com o calor torna-se mais viscoso "grosso".
    Neste caso vais ter que andar só na Ponta Negra à noite (na madrugada) e no inverno.
    [Desculpe a brincadeira mas me lembrei de um amigo que me fez passar frio em Manaus!!]
    Abraços,
    FRanger
    Ex Ranger XLT 4x4 2000 e mesma 2002
    Hilux CD SRV 4x4 AT 2010

  • #9
    Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Idade
    34
    Posts
    5,611
    Agradecimentos: 3
    o óleo é multiviscoso e com o calor torna-se mais viscoso tende a 40 e comporta-se como um fino 5 em baixas temperaturas,
    5w-40 é um óleo recomendado para veículos novos e que trafegam em clima frio bom para temp. abaixo de zero
    o óleo recomendado para motores com um certo uso e veículos com motores maiores utilitários e caminhões para o clima brasileiro é o 10w-40

    li isto na revista engenharia automotiva e aeroespacial.

  • #10
    Isso que ta acontecendo é normal. Acredito que o comportamento do manômetro não vai mudar nem com outro tipo de óleo, mas poderia ser uma boa hora de testar o aditivo Prolonga da Bardhal. Quem sabe ele cumpre o que promete?
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #11
    Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Idade
    34
    Posts
    5,611
    Agradecimentos: 3
    walter eu nunca usei este prolonga mais não seria + barato e eficiente fazer a troca por um óleo + viscoso como: 10w-40 ?

  • #12
    O óleo não é muito fino.
    Ele é IDEAL.

    5w30 -> 5 é sua viscosidade inicial, no momento da partida com o carro frio. 30 é sua viscosidade a 100º.

    Seu problema pode ser bomba de óleo, que em rotação de marcha lenta não está atingindo a pressão correta. Ou simplesmente erro de leitura do manometro.

    Não mude o óleo.

    Abraços.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade