x
Convex Datacenter
Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
Resultados 25 a 35 de 35
  • #25



    Citação Postado originalmente por Márcio T Ver Post
    Olá, Walter.

    Acho que você está enganado. Não há manômetro para medir a pressão do óleo do motor. Há somente um sensor switch ON/OFF. Não é um "sender" como o sensor de temperatura da água de arrefecimento ou do ar de admissão, com resistência variável de acordo com a temperatura. É uma chave liga/desliga e não deveria variar: Se tem pressão de óleo, switch fechado e 12v no indicador; Senão, switch aberto e nada de tensão. Esta oscilação significa que em alguns momentos falta pressão do óleo ou tensão elétrica, que é o mais provável - por defeito no sensor, no condutor ou no painel.
    Pode ser, mas o primeiro post do DSAMAZ descreve exatamente o comportamento do manômetro de pressão diferente do da Ranger diesel que tem um interruptor de pressão em vez de um censor de pressão. Então como a Ranger dele é uma rara V6 210CV estou supondo que a dele tem um censor de pressão e não um interruptor. Se for isso é assim mesmo que funciona...

    De qualquer forma conforme o seu esquema o interruptor funciona da forma inversa ao que você descreveu: Com pressão do óleo o interruptor esta fechado sim, mas e não existe tensão indo para o medidor. Sem pressão ou com o motor parado existe uma tensão no fio que vai para o medidor. Ainda assim a tensão deve ser alguma coisa abaixo dos 12V. 10V ou menos.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #26
    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    De qualquer forma conforme o seu esquema o interruptor funciona da forma inversa ao que você descreveu: Com pressão do óleo o interruptor esta fechado sim, mas e não existe tensão indo para o medidor. Sem pressão ou com o motor parado existe uma tensão no fio que vai para o medidor. Ainda assim a tensão deve ser alguma coisa abaixo dos 12V. 10V ou menos.
    Olá, Walter.

    Como você sabe, todo circuito em corrente contínua somente funciona em "par": Positivo e negativo. E grande parte dos circuitos usa o relé ou o switch pelo lado da massa. Neste caso, o indicador do painel é que precisa de um "par" para alimentar sua bobina e mover o ponteiro. Um dos pólos (-12V) é energizado com a chave na ignição e vem da caixa de fusíveis. O outro pólo (+12v) é conectado à massa através do sensor de pressão, quando fechado. Você pode perceber que me referi à tensão (12V) no indicador. O sensor deve ser verificado com teste de continuidade.

    Certo?

    Um abraço.

    Márcio

  • #27

    sobre o óleo....

    não olhei o manual da ranger, mas 5w30 deve ser óleo de INVERNO e rigoroso.

    15W40 ou 20W50 tá mais do que bom no nosso clima e isso que moro no RS. Já explicaram aqui, o número da frente é para o frio e o acima é para o calor (explicação longa, mas é só pesquisar na internet).

    Posso dar explicação de uma AUDI V6 que uso. A AUDI, em HIPÓTESE alguma recomenda o uso do 5W30 mineral, e, se for o único óleo disponível, o motor não pode ser "acelerado", tá lá no manual.

    Não faz restrição, contudo, se for sintético. Mas o sintético consome, no motor V6 2.4 da audi uma barbaridade..... Hoje, uso mineral ou semi sintético, mas superior a 10 ou 15, bem como 40 ou 50 no final....

    5W30 só se for sintético, e, sinceramente, mesmo eu que gosto de motor, a relação custo/benefício não vale a pena.... (só se for pasa ushuaia ou sibéria, no inverno).
    Pajero Full 3.2D 2008/2009 - Pajero Full 3.8 2011/2012
    Ranger CD 3.0 4x4 3008/2008 - BMW X3 4x4 3.5i 2012/2012

  • #28
    Usuário Avatar de Thiago Pereira
    Entrada
    23/12/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    40
    Posts
    2,194
    Agradecimentos: 21
    Logo que comprei a S10 (4.3 V6) troquei o óleo e coloquei o 5W30 conforme indicação da tampa de óleo do motor, depois da troca bastava o motor estar quente e na marcha lenta para o manômetro do óleo ir lá pra baixo (praticamente zero), qdo o acelerava passava pouca coisa de 1/4, então resolvi olhar o manual e lá indicava para a S10 4.3 V6 o óleo 15W40 ou 20W50, com nenhuma menção ao 5W30.
    Bastou colocar o óleo indicado no manual para o manômetro indicar 275 kPa (metade da escala) qdo quente na marcha lenta e ¾ qdo acelerava.

    Abraço,
    Thiago
    Abraço,
    Thiago
    Mudar de ideia é prerrogativa de quem pensa!

  • #29
    Banido
    Entrada
    16/12/2006
    Idade
    45
    Posts
    1,335
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Thiago Pereira Ver Post
    Logo que comprei a S10 (4.3 V6) troquei o óleo e coloquei o 5W30 conforme indicação da tampa de óleo do motor, depois da troca bastava o motor estar quente e na marcha lenta para o manômetro do óleo ir lá pra baixo (praticamente zero), qdo o acelerava passava pouca coisa de 1/4, então resolvi olhar o manual e lá indicava para a S10 4.3 V6 o óleo 15W40 ou 20W50, com nenhuma menção ao 5W30.
    Bastou colocar o óleo indicado no manual para o manômetro indicar 275 kPa (metade da escala) qdo quente na marcha lenta e ¾ qdo acelerava.

    Abraço,
    Thiago

    Nesse caso, uma clara "tropicalização" de um motor feito "as pressas" - Sendo um motor americano 5W-30 desce bem...mas no Brasil...

    Mas no caso da Ranger, o interessante é que o manual da minha (o mesmo da versão a gasolina) recomenda 5W-30 para o 2.3.

    E por falar em manual, agora vem a parte bizarra: Na página 11-5 do manual, diz que a relação do eixo traseiro é de 4,10:1, enquanto na página 8-18 reza 3,54:1 (a correta!).

    Abraços

  • #30
    Banido
    Entrada
    27/11/2006
    Posts
    822
    Agradecimentos: 0

    Novidades

    Muito obrigado novamente pelas contribuições.
    Eu tinha desistido de mudar o óleo, mas depois das notícias abaixo, vou mudar sim na Ranger. Mas é complicado, pois no manual diz várias vezes 5w30... E na tampa de inserir óleo no motor está estampado bem grande em letras garrafais: 5w30. Se eu colocar um diferente e der problema (borra em pouco tempo, entupimento de filtro ou canais no motor, entupimento do sensor de pressão, excesso de pressão, ...) vai ser amadorismo demais meu, não vai?

    Tenho novidades:
    1. AP 1.6 diesel:
    - Comprei um novo bulbo ontem e efetuei a troca (coisa rápidíssima por sinal);
    - Continuou o mesmíssimo problema (qd quente, acende a luz do óleo);
    - Efetuei a compra de uma bomba de óleo nova e amanhã vou trocá-la;
    - Olha a maravilha do preço da bomba de óleo: 85 reaus... he he... (a mesma peça da ranger custa 900)

    2. Ranger
    - Está difícil. Tudo é caro e muito difícil de achar. Até mesmo a concessionária não tem peças. A bomba de óleo queriam me cobrar mais de 2.000 reais. Achei a mesma em S.P. por 900, porém, mesmo assim está muito caro. É mais barato eu andar com este motor até estourar e depois comprar um outro motor V6 ou V8 aqui no AM, q eu encontro facilmente por menos de 1.000.
    - O simples filtro de óleo do motor, eu não encontro. Amanhã vou numa distribuidora de auto-peças que trabalha com a Frahn... Talvez tenham.

    3. Orçamentos
    - Bomba de óleo NOVA do AP 1.6 diesel: 85 reaus ha ha (não é retificada)
    - Bico injetor de diesel NOVO do AP 1.6: 110 reaus (sem desconto - e quem quer desconto com um preço deste??? he he)
    - Bulbo do AP 1.6: 8 reaus (é o mesmo do Gol a ar)

    - Bomba de óleo da ranger: 900
    - Bulbo de óleo da ranger: IN-localizável no mercado; sem preços; impossível de localizá-lo no motor;
    - Bomba de óleo da ranger na concessionária: 2.000

    Próximo atos:
    1. Trocar o filtro de óleo da ranger e colocar um óleo mais grosso que seja SJ. Talvez o SJ 10w40.

    2. Trocar a bomba de óleo do AP;


    Walter,
    O manômetro de pressão de óleo da ranger deveria ser variável, com sensor.
    Inclusive o painel indica uma escala variável que deveria ser utilizada por sensores.
    Mas... na prática parece que é on-off. Sim/não. Ele só fica no meio ou então desligado, e nunca entre ou após estas duas situações.


    Amigos,
    Acho que deveriam esquecer problemas com a fiação ou com o alternador.
    Não tem problema com o alternador simplesmente porque quando o motor está frio, funciona tudo 100% ok na baixa rotação.

    Daniel

    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Pode ser, mas o primeiro post do DSAMAZ descreve exatamente o comportamento do manômetro de pressão diferente do da Ranger diesel que tem um interruptor de pressão em vez de um censor de pressão. Então como a Ranger dele é uma rara V6 210CV estou supondo que a dele tem um censor de pressão e não um interruptor. Se for isso é assim mesmo que funciona...

    De qualquer forma conforme o seu esquema o interruptor funciona da forma inversa ao que você descreveu: Com pressão do óleo o interruptor esta fechado sim, mas e não existe tensão indo para o medidor. Sem pressão ou com o motor parado existe uma tensão no fio que vai para o medidor. Ainda assim a tensão deve ser alguma coisa abaixo dos 12V. 10V ou menos.

  • #31
    Banido
    Entrada
    27/11/2006
    Posts
    822
    Agradecimentos: 0

    Serviço feito, problema ainda continua

    Amigos,

    depois de 2 dias de muito, muitíssimo trabalho, trabalho pesado, esc**to, finalmente trocamos a bomba de óleo do motor AP 1.6 diesel... Porém, o problema ainda continua. Quando esquentou até a temperatura normal de funcionamento, a luz do óleo acendeu na marcha lenta.

    Agora complicou...

    Depois de todo o serviço, ao ver a luz acesa... fiquei triste da vida.
    Decidi me vingar do motor e colocamos 500 ml de um óleo grosso, acho q era sae 90, ... mas a luz continuou acesa... O que será este mistério?

    Próximas açõs:
    1. Esquentar o motor até acender a luz;
    2. Abrir o bulbo de óleo com o motor funcionando para ver se vaza pelo o menos um pouco de óleo ou bastante como frio (ainda não tive tempo);
    3. Dá-lhe mais óleo no bichim para ver se apaga a luz (a vareta da qtdade pode estar errada). Lá já tem agora uns 5 litros.
    4. Mais complicado: pesquisar um meio de instalar um radiador de óleo, de preferência que não seja refrigerado a água (mais simples).

    Gastos:
    1. Óleo: R$20
    2. Junta do carter, bomba + adesivo: R$25
    3. Bomba de óleo: R$85
    4. Ajuda p/ o mecânico: R$20
    5. Guaraná + pão + iorgurte: R$20
    6. Combustível até a oficina (2x): R$10

    Queria ajuda de vcs para ajudar a resolver este mistério.

    Daniel

  • #32
    Usuário Avatar de rogeriomasih
    Entrada
    28/03/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    50
    Posts
    2,073
    Agradecimentos: 2
    Tive um problema parecido na minha ranger (2002 2.8 powerstroke) e o problema era somente o sensor.

    Bastou trocar que ficou ´primeira´.

    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Me refiro a pressão do óleo. Todos os veículos que tive com manômetro da pressão do óleo, se comportava exatamente como foi descrito. Principalmente em marcha lenta e quente parece que não existe pressão do óleo.
    O que deve ser observado no manômetro é a diferença de pressão nas diferentes rotações do motor. Se ele varia é porque está tudo ok.
    Uma coisa importante a ser observado no manômetro seria o excesso de pressão que pode indicar entupimento ou borra no motor.
    Baixa pressão quem vai indicar é o e luz do óleo...
    Samurai 97
    Fortaleza-CE

  • #33
    Usuário Avatar de rogeriomasih
    Entrada
    28/03/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    50
    Posts
    2,073
    Agradecimentos: 2
    Qual foi o óleo que vc utilizou para o teste?

    Continuou no 5w30 ou passou para outro?


    [quote=dsamaz;478269]Amigos,

    depois de 2 dias de muito, muitíssimo trabalho, trabalho pesado, esc**to, finalmente trocamos a bomba de óleo do motor AP 1.6 diesel... Porém, o problema ainda continua. Quando esquentou até a temperatura normal de funcionamento, a luz do óleo acendeu na marcha lenta.

    Agora complicou...

    Depois de todo o serviço, ao ver a luz acesa... fiquei triste da vida.
    Decidi me vingar do motor e colocamos 500 ml de um óleo grosso, acho q era sae 90, ... mas a luz continuou acesa... O que será este mistério?

    [...]
    Samurai 97
    Fortaleza-CE

  • #34
    Usuário Avatar de Angelo Tomachewski
    Entrada
    04/03/2009
    Local
    Ponta Grossa/PR
    Idade
    44
    Posts
    85
    Agradecimentos: 0
    Ja viu presão da bomba de óleo ou troca o o sensor? Tá com quantos mil km a viatura? Parte eletrica pode ser um problema! Quando acende a luz no painel bate o motor?

  • #35
    Usuário Avatar de Rogerrm
    Entrada
    22/04/2008
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Posts
    475
    Agradecimentos: 0
    Mais um de 2007......................

    Angelo, procure responder os topicos mais recentes...
    Ranger CS 4x4 2001

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade