x
Convex Datacenter
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 35
  • #13



    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Isso que ta acontecendo é normal. Acredito que o comportamento do manômetro não vai mudar nem com outro tipo de óleo, mas poderia ser uma boa hora de testar o aditivo Prolonga da Bardhal. Quem sabe ele cumpre o que promete?
    O 10WX não é mais viscoso que o 5Wx. Eles tem a mesma vicosidade, porem o 5WX consegue manter a viscosidade em temperaturas mais baixas.

    Se o prolonga cumprir o que promete...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #14
    Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Idade
    35
    Posts
    5,611
    Agradecimentos: 3
    creio que deva utilizar o recomendado no manual, agora o manometro não deve interferir na aferição de acordo com o tipo de óleo afinal ele é multiviscoso e nem por isso a pressão varia conforme a viscosidade, deve estar com problema no manometro na bomba ou precisando de retifica no motor

    walter o óleo 5w-x em comparação com o 10w-x é menos viscoso quando frio quando ambos na mesma temperatura ( se não pra que normas para medir a viscosidade do óleo,à toa ).

  • #15
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Citação Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    creio que deva utilizar o recomendado no manual, agora o manometro não deve interferir na aferição de acordo com o tipo de óleo afinal ele é multiviscoso e nem por isso a pressão varia conforme a viscosidade, deve estar com problema no manometro na bomba ou precisando de retifica no motor
    É isso aí em cima, e ainda mais que o manômetro de óleo na Ranger é tipo on-off, ou seja, não mostra variação de pressão. Começa pelço mais barato, troca o bulbo de pressão, depois tenta testar o painel e por último verifica o estado do motor. Sendo V6, se estiver com mais de 400.000km pode ser que tenha algo nele, se ainda está longe disso não te preocupa com o motor antes de testar o resto.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #16
    Banido
    Entrada
    27/11/2006
    Posts
    822
    Agradecimentos: 0

    ranger

    Amigos,
    desculpe a demora para responder, é que estou de férias e não estou acessando com regularidade a net.

    Olhando as mensagens postadas, tenho a esclarecer:

    1. O problema aparece SOMENTE com o motor quente, ou seja, com o motor frio é possível estabilizar a lenta em 700 RPM's. Logo podemos dispensar problemas com o medidor e talvez também com a bomba de óleo.
    Mas quente, o óleo só mantem pressão a mais de 1000 RPM. Quente que eu digo é com o ponteiro da temperatura no meio.

    2. Não acho que seja borra pois fiz o flush na última troca. E também borra não agüenta muito aqui em Manaus.

    3. Tenho um outro carro a diesel com o mesmíssimo problema. Lá o óleo é 15w40 e os sintomas são iguaizíssimos... Sendo que neste diesel eu troco o óleo a cada 3 meses trocando junto todas as vezes o filtro.



    Vamos lá as dúvidas:
    " A troca está sendo efetuada no prazo certo ?"
    - Exatamente perfeito.. Com 5 mil km ou menos.

    " O filtro é tão importante quanto o óleo e deve, no minimo, ser trocado a cada duas trocas de óleo."

    Isto é algo importante. Não consegui trocar o filtro da última vez porque não o encontrei em lugar nenhum.
    Desta vez agora vou trocá-lo.

    " O nível está baixando "muito" ?"
    - Não. Não baixa nenhum pouco. Em 5 mil km não baixou nenhum litro de óleo lubrificante.


    " Essa troca é feita soltando o bujão do carter ? (não use aquelas varetas que puxam o óleo)."
    - Da última vez foi feita pelo bujão do carter com o motor quente.



    Nesta semana vou trocar o óleo. Vou colocar um 10w40 para ver se resolve o problema.

    Daniel


    Citação Postado originalmente por Polvora Ver Post

    Se está especificado para usar esse óleo então relaxa ( pelo menos nesse quesito) e não mude.


    Alguns fatores importantes são:

    A troca está sendo efetuada no prazo certo ?
    O filtro é tão importante quanto o óleo e deve, no minimo, ser trocado a cada duas trocas de óleo.
    O nível está baixando "muito" ?
    Essa troca é feita soltando o bujão do carter ? (não use aquelas varetas que puxam o óleo).

    Eu levaria no mecãnico pra avaliar e ver com ele da possibilidade de retirar a tampa do cabeçote e o carter para uma limpeza, pois é muito provável que o seu problema seja BORRA de ÓLEO é um problema sério e que deve ser resolvido o quanto antes.

    []s

  • #17
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    É isso aí em cima, e ainda mais que o manômetro de óleo na Ranger é tipo on-off, ou seja, não mostra variação de pressão. Começa pelço mais barato, troca o bulbo de pressão, depois tenta testar o painel e por último verifica o estado do motor. Sendo V6, se estiver com mais de 400.000km pode ser que tenha algo nele, se ainda está longe disso não te preocupa com o motor antes de testar o resto.
    x2

    Verifique a fiação, o conector e o switch de pressão do óleo.

    Percebendo outros sintomas de variação no painel de instrumentos, verifique também se o alternador está gerando bem em baixa rotação.

    Boa sorte.

    Márcio

  • #18
    Banido
    Entrada
    27/11/2006
    Posts
    822
    Agradecimentos: 0

    conector

    Neste meu caso, é possível dispensar estas verificações elétricas, pois com o motor frio funciona tudo OK.

    Verifiquei agora a pouco o alternador. Está ok. Liguei o motor, retirei os conectores da bateria e liguei as luzes no + alto e liguei as milhas... Funcionou tudo...


    Citação Postado originalmente por Márcio T Ver Post

    Verifique a fiação, o conector e o switch de pressão do óleo.

    Percebendo outros sintomas de variação no painel de instrumentos, verifique também se o alternador está gerando bem em baixa rotação.

    Boa sorte.

    Márcio

  • #19
    Citação Postado originalmente por dsamaz Ver Post
    Neste meu caso, é possível dispensar estas verificações elétricas, pois com o motor frio funciona tudo OK.

    Verifiquei agora a pouco o alternador. Está ok. Liguei o motor, retirei os conectores da bateria e liguei as luzes no + alto e liguei as milhas... Funcionou tudo...
    Você não vai conseguir resolver esse problema simplesmente porque ele não existe...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #20
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Citação Postado originalmente por dsamaz Ver Post
    Neste meu caso, é possível dispensar estas verificações elétricas, pois com o motor frio funciona tudo OK.
    Olha o bulbo pois pode apresentar variações de funcionamento com temperatura sim, basta dilatar alguma coisa para aparecer algum problema.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #21
    Banido
    Entrada
    27/11/2006
    Posts
    822
    Agradecimentos: 0

    a que se refere?

    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Você não vai conseguir resolver esse problema simplesmente porque ele não existe...
    Walter,

    a qual problema vc se refere, dizendo que não existe?


    Hoje eu procurei em vários lugares o filtro de óleo da ranger, mas não encontrei... As lojas aqui só trabalham com Tecfil e esta empresinha não tem a rosca da ranger. Literalmente, na última troca tentamos uns 20 filtros diferentes, nenhum entrou. (Amadorismo das empresas brasileiras que dominam o mercado).

    Amanhã vou resolver o problema idêntico do outro motor, o diesel, pois ele é VW AP (tudo barato). Vou mexer primeiro no bulbo.
    É estranho isto, pois frio não acende nada... Mas quente...
    Estranho também que no motor diesel se percebe excesso de fumaça branca ao abrir a tampa do motor, isto, na minha opinião mostra que está com pouco óleo, e este pouco, está "sofrendo esforço demais", se decompondo.

    Daniel

  • #22
    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Você não vai conseguir resolver esse problema simplesmente porque ele não existe...
    Walter, se você está se referindo à possível falha no alternador, acho que está com razão : Haveria outras implicações facilmente perceptíveis .

    Mais uma vez concordo com o Edintruder (x2): A temperatura pode alterar o comportamento do bulbo (diafragma) do switch, descolando o contato.

    Daniel, o switch é ON/OFF e fácil de testar: Basta verificar a continuidade entre os 2 polos com o ohmmeter. Sem pressão, aberto; Com pressão, fechado. Você eliminaria algumas outras possibilidades (solda "aberta" no circuito impresso do painel, "fio entupido", etc.).

    Não havia percebido antes, mas você diz que a marcha lenta é mais baixa com o ar ligado?

    Quanto à estabilização da marcha lenta, geralmente estas variações de rotação devem-se ao mau funcionamento da válvula de by-pass de ar.

    O comentário do Abreu também está correto: Os óleos multiviscosos recebem uma carga de polímeros que aumentam a viscosidade com a temperatura = quanto mais quente, mais "grosso" o óleo. Claro que dentro da faixa de uso recomendada.

    Boa sorte.

    Márcio

  • #23
    Me refiro a pressão do óleo. Todos os veículos que tive com manômetro da pressão do óleo, se comportava exatamente como foi descrito. Principalmente em marcha lenta e quente parece que não existe pressão do óleo.
    O que deve ser observado no manômetro é a diferença de pressão nas diferentes rotações do motor. Se ele varia é porque está tudo ok.
    Uma coisa importante a ser observado no manômetro seria o excesso de pressão que pode indicar entupimento ou borra no motor.
    Baixa pressão quem vai indicar é o e luz do óleo...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #24
    Olá, Walter.

    Acho que você está enganado. Não há manômetro para medir a pressão do óleo do motor. Há somente um sensor switch ON/OFF. Não é um "sender" como o sensor de temperatura da água de arrefecimento ou do ar de admissão, com resistência variável de acordo com a temperatura. É uma chave liga/desliga e não deveria variar: Se tem pressão de óleo, switch fechado e 12v no indicador; Senão, switch aberto e nada de tensão. Esta oscilação significa que em alguns momentos falta pressão do óleo ou tensão elétrica, que é o mais provável - por defeito no sensor, no condutor ou no painel.

    Dá uma olhada no esquema elétrico.

    Um abraço.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -ranger-ip.jpg  

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade