x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1
    Banido
    Entrada
    27/11/2006
    Posts
    822
    Agradecimentos: 0

    regulador de pressão




    Amigos,

    minha (ainda) recém adquirida ranger a gasolina (4.0, 210 cv) estava com um probleminha: após de alguns poucos minutos desligada só pega depois de várias bombeadas de gasolina (gira a ignição 5x sem dar partida)...

    O problema, parece que era o regulador de pressão, que não estava funcionando deixava voltar a gasolina para o tanque, onde ficam a bomba e tal regulador.

    Queria saber de vcs se existe algum problema em ficar sem o regulador? Tem gente que diz que fica bem + gastadora, encharca os bicos, pode afogar, ...

    Nós retiramos o regulador e ligamos direto da bomba para a mangueira que vai p/ o motor. Está assim faz 2 dias. E a mangueira q botamos ainda eh vaga b. un. da. Deu uma melhorada. Agora agûenta algumas horas, mas depois (+/- 4 horas) de desligada eh necessário fazer o procedimento de bombear gasolina umas 5x antes de ligar.


    A ford aqui do AM eh ****... está querendo rancar de mim R$250 pelo regulador, enquanto os outros no paralelo não passam de R$50..

    Como saber se o regulador realmente está defeituoso? Agente assopra ele, e o ar não saí. pelas outras extremidades Parece que está normal, como os outros.

    Segue foto do dito-cujo. A bomba estava ligada nas conexóes pretas. Nestas conexões não há sentido do líquido. Para o regulador, a gasolina entra por uma conexão no meio da conexão que vem da bomba... O estranho eh que este tem um "suspiro" metálico que parece que era p/ ligar no atuador de marcha-lenta do motor, o outro lado (marrom, que aparece dedos) eh a vazante dele (qd excede a pressão, libera-se gasolina)...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -24-05-07_1730.jpg  

  • #2
    Antes de mais nada, a ausência do regulador de pressão aumenta o consumo de combustível, e isso é o de menos porque o risco de rompimento de algum ponto do circuito pressurizado é só uma questão de sorte ou azar, e vazamento de combustível sob pressão pode gerar um incêndio que não se apaga com qualquer extintor.

    O regulador normalmente retorna combustível pro tanque, que é o excesso gerado pela bomba, e pra testar seu funcionamento só com manômetro adequado, que deve indicar, na linha pressurizada, a pressão determinada pelo fabricante do motor.

    Caso esteja com defeito pode-se pensar em adaptação de regulador utilizado junto à motores turbo, encontráveis em qualquer oficina que trabalhe com preparação de motores, mas antes disso convém verificar se o problema não está na bomba de combustível ou em alguma restrição (tubulação amassada, entupida, filtro, etc.), e não confie muito em regulador do mercado paralelo por 50 mangos.

    Sds,
    Sukys

  • #3
    Usuário Avatar de Pequeno jr
    Entrada
    07/12/2004
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    47
    Posts
    6,602
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Sukys Ver Post
    Antes de mais nada, a ausência do regulador de pressão aumenta o consumo de combustível, e isso é o de menos porque o risco de rompimento de algum ponto do circuito pressurizado é só uma questão de sorte ou azar, e vazamento de combustível sob pressão pode gerar um incêndio que não se apaga com qualquer extintor.

    O regulador normalmente retorna combustível pro tanque, que é o excesso gerado pela bomba, e pra testar seu funcionamento só com manômetro adequado, que deve indicar, na linha pressurizada, a pressão determinada pelo fabricante do motor.

    Caso esteja com defeito pode-se pensar em adaptação de regulador utilizado junto à motores turbo, encontráveis em qualquer oficina que trabalhe com preparação de motores, mas antes disso convém verificar se o problema não está na bomba de combustível ou em alguma restrição (tubulação amassada, entupida, filtro, etc.), e não confie muito em regulador do mercado paralelo por 50 mangos.

    Sds,
    Sukys

    X2!!!
    o Sukys ja respondeu tdo.
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

  • #4
    Olá, pessoal.

    Posso estar enganado, mas a peça da foto não é um regulador de pressão, mas uma válvula de alívio de pressão. A função é um pouco diferente: No regulador a pressão de abertura é variável e depende da aceleração (tem uma linha de vácuo que atua o diafragma). Na válvula de alívio, a pressão de abertura é constante. No motor OHV o regulador de pressão fica na "flauta", mas nos motores SOHC - não sei se em todos, mas é neste caso, o regulador passou a ser in tank, junto à bomba de gasolina. Alguns motores ainda tem um damper, que diminui a oscilação da pressão.

    Dzamax, tente fazer o seguinte: "Vire" a chave sem dar partida no motor e acompanhe o bzzzz da bomba de gasolina. Faça isso umas 2 ou 3 vezes. Por fim, dê a partida logo depois que o bzzzzz parar. Se virar de primeira, é porque a retenção da bomba de gasolina (dentro do tanque) está dando retorno e não mantém a linha pressurizada.

    Há algum tempo, importei uma bomba de gasolina nova e substituí sem perceber que a antiga tinha retenção interna. Resultado: Rateando na partida. Medi a pressão da linha (o manômetro é comum, a conexão é que é um pouco difícil de achar - SCHRADER - igual à válvula do pneu de bicicleta), que estava boa, mas caindo quando a bomba desligava. Alguns nei]urônios queimados depois, consegui perceber onde tinha errado.

    Boa sorte.

  • #5
    Banido
    Entrada
    27/11/2006
    Posts
    822
    Agradecimentos: 0

    gasolina

    Citação Postado originalmente por Márcio T Ver Post
    Olá, pessoal.

    Posso estar enganado, mas a peça da foto não é um regulador de pressão, mas uma válvula de alívio de pressão. A função é um pouco diferente: No regulador a pressão de abertura é variável e depende da aceleração (tem uma linha de vácuo que atua o diafragma). Na válvula de alívio, a pressão de abertura é constante. No motor OHV o regulador de pressão fica na "flauta", mas nos motores SOHC - não sei se em todos, mas é neste caso, o regulador passou a ser in tank, junto à bomba de gasolina. Alguns motores ainda tem um damper, que diminui a oscilação da pressão.

    Dzamax, tente fazer o seguinte: "Vire" a chave sem dar partida no motor e acompanhe o bzzzz da bomba de gasolina. Faça isso umas 2 ou 3 vezes. Por fim, dê a partida logo depois que o bzzzzz parar. Se virar de primeira, é porque a retenção da bomba de gasolina (dentro do tanque) está dando retorno e não mantém a linha pressurizada.

    Há algum tempo, importei uma bomba de gasolina nova e substituí sem perceber que a antiga tinha retenção interna. Resultado: Rateando na partida. Medi a pressão da linha (o manômetro é comum, a conexão é que é um pouco difícil de achar - SCHRADER - igual à válvula do pneu de bicicleta), que estava boa, mas caindo quando a bomba desligava. Alguns nei]urônios queimados depois, consegui perceber onde tinha errado.

    Boa sorte.
    O meu problema eh igual ao q vc tinha... A gasolina parece q voltava...

    Agora, estou vendo q vou ter q abrir o tanque denovo e colocar esta peça lah de volta. Eu acho q ela está boa, pois na medição no manometro dava 2,7 constantes com ela instalada...
    Amanhã cedo vou medir a pressão sem esta peça (regular / válvula). Se estiver louca, com certeza a peça estava boa. Eu também acho q está boa pois a gente assopra dentro dela e o ar não escapa por nenhum lugar. Se estivesse furada (estragada), o ar escaparia (-! eu acho .. he he!-).
    Soh vou mandar que botem a válvula denovo e vou "engolir" este problema até chegar o gás aqui...

    Mas, repito. O problema único que eh certeza eh que o carro não pegava na primeira tentativa depois de 5 minutos de desligado. Soh depois de girar a chave algumas vezes...

  • #6
    Márcio,

    Não tenho muita intimidade com a motorização da Ranger mas pela descrição entendi que além das três conexões visiveis existe mais uma escondida pelos dedos, e deduzi tratar-se de regulador (conexão com a bomba, com a linha pressurizada, com o retorno e com o coletor de admissão), mas mesmo que seja válvula de alivio ou que atue com tal (conexão com a bomba, com a linha e com o retorno) deve ser mantida no circuito para evitar riscos de rompimento na linha de combustível, pois é ela quem controla a pressão máxima do sistema.

    Em seu texto só não entendi o seguinte, você comenta sobre válvula de alívio mas faz referência de que no SOHC o regulador é instalado no tanque, junto à bomba. Entre ele e a bomba existe válvula de alívio, é isso?

    Dsamaz,

    Já que tem como checar a pressão faça o seguinte: instale o manômetro, dê a partida, mantenha o motor funcionando por alguns instantes, desligue e certifique-se que a pressão se mantém constante ou apresente pouca queda mesmo após alguns minutos. Com isso poderá identificar se existe problema de estanqueidade no circuito (problemas na válvula de ajuste de pressão, válvula de alívio ou até conexões internas ao tanque, após a regulação/alívio).

    Com a linha de combustível sem pressão, ligue a bomba e observe que a pressão atinge seu valor de trabalho quase que imediatamente. Com isso poderá identificar problemas na bomba ou até restrição na linha (filtro no osso ou tubulação obstruída).

    Novamente com a linha sem pressão, dê a partida e observe que a pressão se comporta exatamente da forma anterior. Com isso é possível identificar se o problema é ocasionado por queda de tensão na bomba (fiação comprometida, conexões frouxas, fusível "meio queimado", etc.) ou até problema com a própria bomba, que não está funcionando da forma adequada com tensão um pouco mais baixa.

    O ideal é que tudo isso seja feito levando em conta o nível de combustível dentro do tanque. Muitas vezes o problema só dá o ar da graça com pouco combustível, mascarando a causa original.

    Sds,
    Sukys

  • #7
    Banido
    Entrada
    27/11/2006
    Posts
    822
    Agradecimentos: 0

    regulador

    Citação Postado originalmente por Sukys Ver Post
    Márcio,

    Não tenho muita intimidade com a motorização da Ranger mas pela descrição entendi que além das três conexões visiveis existe mais uma escondida pelos dedos, e deduzi tratar-se de regulador (conexão com a bomba, com a linha pressurizada, com o retorno e com o coletor de admissão), mas mesmo que seja válvula de alivio ou que atue com tal (conexão com a bomba, com a linha e com o retorno) deve ser mantida no circuito para evitar riscos de rompimento na linha de combustível, pois é ela quem controla a pressão máxima do sistema.

    Em seu texto só não entendi o seguinte, você comenta sobre válvula de alívio mas faz referência de que no SOHC o regulador é instalado no tanque, junto à bomba. Entre ele e a bomba existe válvula de alívio, é isso?

    Dsamaz,

    Já que tem como checar a pressão faça o seguinte: instale o manômetro, dê a partida, mantenha o motor funcionando por alguns instantes, desligue e certifique-se que a pressão se mantém constante ou apresente pouca queda mesmo após alguns minutos. Com isso poderá identificar se existe problema de estanqueidade no circuito (problemas na válvula de ajuste de pressão, válvula de alívio ou até conexões internas ao tanque, após a regulação/alívio).

    Com a linha de combustível sem pressão, ligue a bomba e observe que a pressão atinge seu valor de trabalho quase que imediatamente. Com isso poderá identificar problemas na bomba ou até restrição na linha (filtro no osso ou tubulação obstruída).

    Novamente com a linha sem pressão, dê a partida e observe que a pressão se comporta exatamente da forma anterior. Com isso é possível identificar se o problema é ocasionado por queda de tensão na bomba (fiação comprometida, conexões frouxas, fusível "meio queimado", etc.) ou até problema com a própria bomba, que não está funcionando da forma adequada com tensão um pouco mais baixa.

    O ideal é que tudo isso seja feito levando em conta o nível de combustível dentro do tanque. Muitas vezes o problema só dá o ar da graça com pouco combustível, mascarando a causa original.

    Sds,
    Sukys


    Se ficou dúvida, mando outra foto...

    Esta conexão/cano marrom estava desconectado. Na bomba q está lah (não sei se eh original) não há possibilidade de conectá-lo. Eu acho que eh a vazante do regulador/válvula (onde vaza a gasolina em excesso). Porém acho que o pino pequeno (na extremidade oposta ao cano marrom) também eh vazante.

    As duas pretas originavam na bomba e destinavam-se ao motor.

    Agora não entendo porque vai ficar + gastador. Na minha mente lembro do carburador que media a gasolina certinha... Hoje acho q a injeção eh quem faz esta regulagem, devolvendo a sobra.


    Hoje de manhã o carro não pegou na primeira tentativa (sem bombear gasolina), ou seja, a gasolina voltou p/ o tanque...


    "Em seu texto só não entendi o seguinte, você comenta sobre válvula de alívio mas faz referência de que no SOHC o regulador é instalado no tanque, junto à bomba. Entre ele e a bomba existe válvula de alívio, é isso?"

    - Eu só estou mechendo no tanque. Até agora nem abrimos o capò ainda. No tanque tem duas coisas: a bomba e esta peça que ligava-se nela. Não existe atuador a vácuo (que eu acho que ligava-se no pino metálico branco desta minha válvula)


    Jah fui atrás de um botijão gás de cozinha p/ adaptar no meu kit gnv. Será q são confiáveis aqueles bujões grandes, onde a gente usa ele e depois troca por outro cheio??


    Na oportunidade agradeço ao auxílio prestado por vcs...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -25-05-07_0943.jpg  
    4X4 Brasil

  • #8
    Citação Postado originalmente por dsamaz Ver Post
    Se ficou dúvida, mando outra foto...
    Quatro conexões, bem no jeitão de dosador de pressão, mas deixo essa confirmação pra quem tem intimidade com esta peça.

    Citação Postado originalmente por dsamaz Ver Post
    Agora não entendo porque vai ficar + gastador.
    Em motores injetados a vazão de combustível depende da dosagem (tempo de injetor aberto) e pressão de linha (maior a pressão maior o volume por tempo).
    Quando acontece algum problema na pressão pode haver alguma correção em função da sonda lambda, mas como este tipo de correção tem limite o motor pode sim ficar mais gastão.

    Citação Postado originalmente por dsamaz Ver Post
    Hoje de manhã o carro não pegou na primeira tentativa (sem bombear gasolina), ou seja, a gasolina voltou p/ o tanque...
    Fazendo os testes que já lhe indiquei conseguirá identificar a origem do problema.

    Citação Postado originalmente por dsamaz Ver Post
    No tanque tem duas coisas: a bomba e esta peça que ligava-se nela. Não existe atuador a vácuo (que eu acho que ligava-se no pino metálico branco desta minha válvula)
    Realmente o pino metálico leva todo o jeito de ser conexão com o coletor mas não tenho como afirmar.
    Existem bombas com válvula de alívio (sobre-pressão) incorporada, outras não, mas em todos os sistemas de injeção que conheço existe algum tipo de compensação que leve em conta a pressão dentro do coletor, e isso normalmente é feito com uso de regulador de pressão.

    Citação Postado originalmente por dsamaz Ver Post
    Jah fui atrás de um botijão gás de cozinha p/ adaptar no meu kit gnv. Será q são confiáveis aqueles bujões grandes, onde a gente usa ele e depois troca por outro cheio??
    NUNCA, JAMAIS, EM HIPÓTESE ALGUMA use reservatório que não seja específico pra GNV.
    Reservatório pra GLP é feito pra suportar pressão de poucos quilos e não aguenta as centenas de quilos com que o GNV é armazenado em seu interior, além do que este tipo de reservatório não tem a menor segurança em caso de colisão.
    Aqui em Sampa já aconteceram diversos acidentes ocasionados por uso indevido de reservatório de GLP, e pela web poderá até ver fotos, com carros (e até o posto de abastecimento) destruídos como se fossem de papelão.
    Por pura sorte os danos foram limitados (se é que se pode chamar isso de limitado) porque o estrago foi feito só pela liberação de pressão, porque se houvesse ignição do gás o quarteirão inteiro poderia virar uma bola de fogo.

    Este tipo de economia não justifica sequer a multa e apreensão do veículo, quem dirá a vida de quem estiver por perto deste tipo de bomba ambulante.

    Sds,
    Sukys

  • #9
    Banido
    Entrada
    27/11/2006
    Posts
    822
    Agradecimentos: 0

    gás

    "Quatro conexões, bem no jeitão de dosador de pressão, mas deixo essa confirmação pra quem tem intimidade com esta peça.

    Realmente o pino metálico leva todo o jeito de ser conexão com o coletor mas não tenho como afirmar."

    Estou começando a achar que esta peça não eh da ranger. Ela tem todo jeito de ficar no compartimento do motor, e não no tanque como estava antes.


    "Em motores injetados a vazão de combustível depende da dosagem (tempo de injetor aberto) e pressão de linha (maior a pressão maior o volume por tempo)."

    Pressão da linha? Não eh o sistema de injeção que injeta a gasolina na quantidade certa?


    "Fazendo os testes que já lhe indiquei conseguirá identificar a origem do problema."

    Vou fazer os testes (amanhã cedo, acho). Porém um ou outro eu jah fiz no dia a dia. Jah até imprimi a página aqui do fórum.


    "NUNCA, JAMAIS, EM HIPÓTESE ALGUMA use reservatório que não seja específico pra GNV."

    Entendeste errado... Realmente eh um crime colocar gnv em botijas glp...
    Acontece que não há gnv aqui em Manaus. E o meu carro tem um kit gnv pq veio de uma província petrolífera, onde tinha gás natural.
    Acontece que a empresa de gás não abastece glp no cilindro gnv que eu tenho, então, segundo um instalador que encontrei, eh só trocar tirar o meu cilindro gnv e colocar o de glp (custa R$355) + serviço de regular um tal de emulador R$50 + revisão geral do sistema R$50 + trocar canaletas R$50. As recargas funcionam por troca da botija (eu deixo a minha vazia e me dão outra carregada).

    Sobre gás, eu sempre fui contra. Acho sistemas sobre pressão assim deveriam ficar restritos às indústrias, navios, usina termeletrica... Não, em hipótese nenhuma, nos carros dos cidadâos. Deveriam abaixar o preço da gasolina bruscamente, e não ficar empurrando GNV.

    Obrigado a todos
    Daniel

    Citação Postado originalmente por Sukys Ver Post
    Quatro conexões, bem no jeitão de dosador de pressão, mas deixo essa confirmação pra quem tem intimidade com esta peça.



    Em motores injetados a vazão de combustível depende da dosagem (tempo de injetor aberto) e pressão de linha (maior a pressão maior o volume por tempo).
    Quando acontece algum problema na pressão pode haver alguma correção em função da sonda lambda, mas como este tipo de correção tem limite o motor pode sim ficar mais gastão.



    Fazendo os testes que já lhe indiquei conseguirá identificar a origem do problema.



    Realmente o pino metálico leva todo o jeito de ser conexão com o coletor mas não tenho como afirmar.
    Existem bombas com válvula de alívio (sobre-pressão) incorporada, outras não, mas em todos os sistemas de injeção que conheço existe algum tipo de compensação que leve em conta a pressão dentro do coletor, e isso normalmente é feito com uso de regulador de pressão.



    NUNCA, JAMAIS, EM HIPÓTESE ALGUMA use reservatório que não seja específico pra GNV.
    Reservatório pra GLP é feito pra suportar pressão de poucos quilos e não aguenta as centenas de quilos com que o GNV é armazenado em seu interior, além do que este tipo de reservatório não tem a menor segurança em caso de colisão.
    Aqui em Sampa já aconteceram diversos acidentes ocasionados por uso indevido de reservatório de GLP, e pela web poderá até ver fotos, com carros (e até o posto de abastecimento) destruídos como se fossem de papelão.
    Por pura sorte os danos foram limitados (se é que se pode chamar isso de limitado) porque o estrago foi feito só pela liberação de pressão, porque se houvesse ignição do gás o quarteirão inteiro poderia virar uma bola de fogo.

    Este tipo de economia não justifica sequer a multa e apreensão do veículo, quem dirá a vida de quem estiver por perto deste tipo de bomba ambulante.

    Sds,
    Sukys

  • #10
    Desativado
    Entrada
    05/12/2006
    Idade
    61
    Posts
    289
    Agradecimento: 1
    Lembre-se, o nome está dizendo "REGULADOR DE PRESSÃO" o simples fato de voçê soprar e o ar não passar , não seguinifica que o mesmo esteja em ordem.
    Ele está calibrado para uma pressão X, soprando com a bôca voçê não conseguirá saber se estar fucionando ou não. Mas tudo indica ser esse o problema;só uma pergunta, quando vc desliga o motôr fica um cheiro de gasolina ? se sim, isso mesmo.Teste a pressão da bomba também.

  • #11
    Citação Postado originalmente por dsamaz Ver Post
    Estou começando a achar que esta peça não eh da ranger. Ela tem todo jeito de ficar no compartimento do motor, e não no tanque como estava antes.
    Isso é coisa que pode tirar dúvida até em auto-peças, com atendente experiente.

    Citação Postado originalmente por dsamaz Ver Post
    Pressão da linha? Não eh o sistema de injeção que injeta a gasolina na quantidade certa?
    Sim, mas a quantidade injetada depende de dois fatores, tempo de injeção versus pressão de linha.
    Usando o clássico exemplo da mangueira de jardim, alterando a abertura na torneira altera-se a pressão. Maior pressão maior o volume por unidade de tempo, menor pressão menor o volume.
    O tempo de injeção é calculado em função de uma determinada pressão de linha, e sobre isso a eletrônica não possui controle, daí qualquer alteração na pressão não seria interpretada, e com o tempo de injeção "amarrado" numa pressão "de tabela" o consumo e a potência sofreriam alteração. Pra evitar isso é que existe o regulador de pressão, cujo controle será mais eficiente ainda se houver compensação via depressão no coletor de admissão.

    Citação Postado originalmente por dsamaz Ver Post
    Entendeste errado... Realmente eh um crime colocar gnv em botijas glp...
    Acontece que não há gnv aqui em Manaus. E o meu carro tem um kit gnv pq veio de uma província petrolífera, onde tinha gás natural.
    Só agora estou sabendo que em Manaus não existe abastecimento em GNV e só agora explicou a razão da troca, mas sua frase "Jah fui atrás de um botijão gás de cozinha p/ adaptar no meu kit gnv" deve ter assustado muita gente.

    Sds,
    Sukys

  • #12
    Olá, pessoal.

    Desculpem-me, sou um pouco lento (de raciocínio) e fiquei perdido com as citações e correções. Vou tentar me encontrar:

    Sukis, eu estava errado:É realmente um regulador de pressão. Diferente do que tem na minha Explorer (motor OHV) mas, ao que tudo indica, o tipo in tank utilizado nos motores SOHC. Só que parece estar faltando a conexão do atuador (vácuo). Quanto à válvula de alívio, ela fica no compartimento do motor. No motor OHV, o regulador fica na flauta e retorna o excesso para o tanque. No motor SOHC, o regulador fica no tanque (teoricamente, toda a linha de combustível fica na pressão adequada). A válvula de alívio deria de segurança, e só atuaria em situações excepcionais.

    dsamaz, é bem provável que tenha uma gambiarra aí. Vou dar uma olhada nos meus manuais e te informo se tiver alguma informação. De toda forma, você pode ir tocando daquela maneira (vire a chave 2 ou 3 vezes para "dar pressão" e depois dê partida logo depois que a bomba ligar).

    Vou reler os posts p'rá ver se perdi alguma coisa...

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade