x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 18
  • #1
    Usuário Avatar de cantodopirão
    Entrada
    30/04/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    49
    Posts
    418
    Agradecimentos: 0

    diferencial dianteiro da Ranger. Como trocar o óleo?




    Amigos, levei minha Ranger 2002 para trocar os òleos e na oficina me disseram aque para trocar o óleo do diferencial dianteiro teria que desmontar a suspensão! É isso mesmo?
    Me aconselharam a mandar fazer um "furo" numa retífica para facilitar o processo. Isso tem fundamento?
    Forte abraço!

  • #2
    Usuário Avatar de rogeriomasih
    Entrada
    28/03/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    50
    Posts
    2,073
    Agradecimentos: 2
    NUNCA OUVI FALAR DISSO!!!

    Minha ranger está com 100mil e troquei todos os óleos de transmissão (cx marcha, diferencial dianteiro e traseiro).

    Vou ligar para o meu mecânico e e posto a resposta aqui.

    Vc conhece o tópico do pessoal do ceará? Dá uma passada por lá para trocar uma idéia com o pessoal:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=26703
    4X4 Brasil
    Samurai 97
    Fortaleza-CE

  • #3
    Usuário Avatar de rogeriomasih
    Entrada
    28/03/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    50
    Posts
    2,073
    Agradecimentos: 2
    Acabei de ligar para o meu mecânico e ele disse que não tem nada disso:

    O diferencial dianteiro tem um bujão (perto da caixa de direção) que permite verificar e completar o nível do óleo.

    Se for para arrear e trocar o óleo, tem outro bujão embaixo.

    Onde foi a oficina que vc levou? Quer alguma indicação?
    Samurai 97
    Fortaleza-CE

  • #4
    Banido
    Entrada
    27/11/2006
    Posts
    822
    Agradecimentos: 0

    diferencial

    Citação Postado originalmente por rogeriomasih Ver Post
    Acabei de ligar para o meu mecânico e ele disse que não tem nada disso:

    O diferencial dianteiro tem um bujão (perto da caixa de direção) que permite verificar e completar o nível do óleo.

    Se for para arrear e trocar o óleo, tem outro bujão embaixo.

    Onde foi a oficina que vc levou? Quer alguma indicação?

    Na minha ranger 2002 4x4 existe duas formas de trocar o óleo do dif. dianteiro:

    1. Retira-se completamente a caixa de direção, possibilitando assim acessar os parafusos da tampa do diferencial. Abre-se a mesma, retira-se o óleo, fecha a tampa passando a cola de silicone e completa-se com o novo oleo;

    2. Sugar o óleo por alguma bomba pelo único bujão, o superior.

    Existe também o processo "porco" de apenas afrouxar os 4 parafusos inferiores da tampa do dif., ai insere-se uma chave de fenda, abre uma fenda, escorre o oleo, fecha-se o diferencial e completa. Porém este procedimento tem grande possibilidade de ficar vazando ou entortar e perder definitivamente a tampa.

    Eu comprei uma bomba de óleo manual simplesinha num supermercado daqui do AM e adaptei uma mangueira fina no sugador dela. Assim, eu apenas abro o ÚNICO bujão (superior), retiro o óleo velho com a bomba e coloco um novo.

    Daniel
    4X4 Brasil

  • #5
    O dif. dianteiro não tem bujão pra drenagem. Tem que desmontar tudo ou sugar o óleo pelo bujão de cima.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #6
    Usuário Avatar de rogeriomasih
    Entrada
    28/03/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    50
    Posts
    2,073
    Agradecimentos: 2
    Fiquei curioso e levantei a ranger para ver a estória dos bujões.

    Realmente não achei nenhuma bujão de dreno, como o mecânico havia falado. É capaz, então, do ´fí-duma-égua´ (como dizemos no ceará) fazer o serviço de troca do óleo pelo método ´porco´, tirando os parafusos da tampa, e drenando como se fosse por um bujão.

    Valeu pela dica.

    [quote=rogeriomasih;397220]
    Se for para arriar e trocar o óleo, tem outro bujão embaixo.
    4X4 Brasil
    Samurai 97
    Fortaleza-CE

  • #7
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #8
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    No diferencial traseiro eu fiz um dreno para esse fim, preparei uma porca no torno e soldei na tampa por fora. Furei a tampa e tampei com um anel de vedação de alumínio. No dianteiro só farei isso quando houver necessidade de tirar a tampa.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #9
    Usuário Avatar de cantodopirão
    Entrada
    30/04/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    49
    Posts
    418
    Agradecimentos: 0

    Smile

    Valeu galera!
    Amanhã vou tentar conseguir a troca por aspiração!
    Depois, quando necessário vou abri-lo e limpar com mais cuidado!

  • #10

    Qual óleo

    Resolvendo o problema de como retirar e colocar o óleo no diferencial, deve-se observar a qualidde do óleo que voçe vai colocar ali dentro.
    Quando tentei trocar a caixa de satélites na consecionária tive que trocar o óleo e eles tinham o óleo 90 com a marca do fabricante. Como o serviço não ficou bom vazamento, resolvi trocar eu mesmo em casa. Foi dificultoso mas funcionou muito bem.
    O detalhe é que importante, comprei o Lubrax GL5 85W140 R$15 reau o litro, que consta no manual do fabricante não a marca mas o grau SAE 85W140 para o diferencial dianteiro e traseiro.
    O dana 44-3 leva 1,6 L seco consegui colocar isso tudo, o óleo parece xarope.
    Surpresa foi quando sai para testar, despareceu aquele tranco nas engrenagens que ocorria quando se acelera e sonta o pe rápido, pelo menos quando esta frio. Depois de aquecido ainda observa-se a folga mas com muito menor intensidade.
    Realmente se voçe investir num óleo multiviscoso de qualidade superior seu diferencial agradeçe ate as últimas engrenagens, gostei tanto que toquei o do dianteiro tambem.
    Aqui vai a especificação do mesmo.
    LUBRAX GL-5 - Óleo lubrificante para engrenagens hipóides, eixos traseiros, caixas de mudanças e caixas de diferenciais em geral.

    Aditivos - abaixador do ponto de fluidez, agentes de extrema pressão, antioxidante, anticorrosivo, antidesgaste, antiespumante e antiferrugem

    Classificação - API GL-5 e MIL-L-2105D

    Grau - SAE 80W/90, 85W/140, 90, 140 e 250

  • #11

    sugador de oleo

    Uma forma simples de trocar o óleo sem abrir o diferencial é usar um sugador como o Walter mostrou acima.
    Pode-se fazer um sugador bastante simples utilizando-se uma garrafa (ex. PET) e um aspirador de pó. Fura-se a tampa da garrafa e introduz dois pedaços de mangueira bem fina, uma vai ate o fundo da garrafa e a outra fica próxima à tampa e lacra-se o furo. A que fica próxima à tampa liga-se ao aspirador de pó (gambiarra com fita crepe), a outra se usa para sugar o óleo através do bujão.

    A vantagem deste processo é que não faz sujeira, pois ao terminar de sugar tampe a garrafa e entregue onde trocam óleo.

    Abs



  • #12
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    É mais prático ir numa loja que comercialize e efetue trocas de óleo que dá para tirar por sucção com a máquina.
    A Caixa de transferência só sai assim.
    Hoje troquei o óleo do dif dianteiro e das duas caixas e gastei R$66,00.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade