x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 21
  • #1
    Usuário Avatar de klaus motta
    Entrada
    01/09/2005
    Local
    niteroi/RJ
    Idade
    50
    Posts
    399
    Agradecimentos: 0

    óleo no radiador




    Caros companheiros;
    Semana pasada quando fui abastecer minha explorer a agua do compartimento do radiador estava da cor de chocolater batido.Achei que tinha queimado a junta do cabeçote,Porem não contaminou o óleo do motor nem abaixou o nível.Pode óleo de onde?tranmisão?direção?
    Alguma sugestão?
    Abraços
    Klaus

  • #2
    Usuário Avatar de Amostardeiro
    Entrada
    28/10/2005
    Local
    Pelotas/RS
    Idade
    67
    Posts
    1,795
    Agradecimentos: 5

    Radiador sujo

    Citação Postado originalmente por klaus motta Ver Post
    Caros companheiros;
    Semana pasada quando fui abastecer minha explorer a agua do compartimento do radiador estava da cor de chocolater batido.Achei que tinha queimado a junta do cabeçote,Porem não contaminou o óleo do motor nem abaixou o nível.Pode óleo de onde?tranmisão?direção?
    Alguma sugestão?
    Abraços
    Klaus
    Klaus

    Assim de longe parece que o problema é sujeira no radiador, faz uma limpeza, troca aágua, coloca o aditivo na proporção correta e observa se contamina denovo, se sim o problema deve ser junta ou outra coisa + grave.

    Abraço
    Antonio - PU3VAP
    USE SEMPRE O CINTO DE SEGURANÇA
    XJ 97 AT, lift 3"+ 31"+bloqueio+guincho 9klbs, Defender 110 2002.

  • #3
    Citação Postado originalmente por klaus motta Ver Post
    Caros companheiros;
    Semana pasada quando fui abastecer minha explorer a agua do compartimento do radiador estava da cor de chocolater batido.Achei que tinha queimado a junta do cabeçote,Porem não contaminou o óleo do motor nem abaixou o nível.Pode óleo de onde?tranmisão?direção?
    Alguma sugestão?
    Abraços
    Klaus

    Klaus,

    Quase certo que vc. está com a junta do cabeçote danificada.
    Algumas vezes, vc. tem passagem de óleo para o sistema de refrigeração e contamina a água do radiador, sem que isso implique em passar água para o óleo (aí vc. não vai detectar contaminação no óleo do cárter).
    Como estava esta água cor de chocolate que vc. encontrou no reservatório de expansão, era sujeira, escura, ou estava OLEOSA ???
    Outras dicas: veja na tampa do radiador se existe algum acúmulo de borra oleosa, esbranquiçada. Veja isso tbém na tampa de abastecimento de óleo sobre a tampa de válvulas. Estes são outros pontos onde normalmente acontece acúmulo de borra oleosa quando tem problema de mistura água x óleo.
    Por fim: tua Explo é automática ??? Não conheço a mecânica das Explorers, mas nos Suzukis auto existe uma passagem do óleo do câmbio auto no radiador para seu resfriamento. Não sei se as Explo têm radiador em separado para o óleo do câmbio, cheque isto tbém. Pode acontecer de esatr dando fuga do óleo do câmbio para as galerias do radiador.

    Posta prá nós aí a solução do mistério, ok !


    [ ]s,
    Arlei Vieira
    Tracker 2007 - Taquari / RS
    http://oscaminhosdosul.blogspot.com/

  • #4
    Klaus, o trocador de calor da transmissão automática na EXPLORER é um tubo vertical acoplado ao radiador, próximo à tampa. Já passei por um problema de vazamento do óleo hidráulico, mas foi fácil identificar porque o óleo ainda estava vermelho. Dê uma olhada no estado do óleo da transmissão (se for o caso), porque se tiver ocorrido contaminação com água ele vai perder suas características, ficar marrom e queimar as cintas, que são envoltas por uma camada de celulose que não é resistente à agua. O trocador de calor da DH não tem nenhum contato com a água do radiador.

    Boa sorte.

    Márcio

  • #5
    Klaus, o trocador de calor da transmissão automática na EXPLORER é fica no próprio radiado, num "tubo" vertical logo ao lado da tampa. Já passei por um problema de vazamento do óleo hidráulico, mas foi fácil identificar devido à coloração vermelha (o reservatório de expansão ficou "rosa"). Acontece que, se houver contaminação com água, o óleo hidráulico perde suas características e propriedades, ferve sob alta pressão, sobreaquece a caixa, fica marrom e acaba por danificar as cintas da transmissão, que são envoltas por uma camada de celulose não resistentes à agua. O trocador de calor da DH não tem nenhum contato com a água do radiador.

    Boa sorte.

    Márcio

  • #6
    Desculpe a postagem em duplicidade. Influência do Flusão na TV.

    Klaus, há separação de fases (água/óleo)?

  • #7
    Usuário Avatar de klaus motta
    Entrada
    01/09/2005
    Local
    niteroi/RJ
    Idade
    50
    Posts
    399
    Agradecimentos: 0
    Caros companheiros;
    Retirei o radiador e mandei recondicionar, o mecânico acha que o oleo é da transmissão pois o carro é automático.Já rodei um pouco para teste com o radiador consertado,e até agora não contaminou a agua.Quando tiver uma posição concreta informo vcs.
    Abraços A todos
    Klaus

  • #8
    Usuário Avatar de Enrique Javier Romay
    Entrada
    26/02/2007
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    63
    Posts
    59
    Agradecimentos: 0
    Verifica o nivel do oleo da caixa, e se não contamino, não acostuma acontecer porque a presão do oleo e muito maior, mais um checkup não faz mal.
    um abraço.

    Enrique

  • #9
    Olá, Klaus.

    Se for o óleo da transmissão automática, é porque o radiador do óleo furou e vai ter que ser trocado. Não é muito difícil encontrar oficinas de radiadores que fabriquem o radiador de óleo (se não me falha a memória o Seba mandou fazer um em cobre por R$300,00 - você pode pesquisar no fórum). O problema é que qualquer contaminação do óleo (até mesmo pela "decapagem" de material do novo radiador) poderá comprometer a transmissão.

    Se for confirmado que é óleo da transmissão, eu, por precaução, faria o seguinte: Troca do radiador, flush do sistema, troca do ATF e do filtro.

    Enrique, não esqueça que só existe pressão onde houver resistência ao fluxo. A pressão do óleo hidráulico é alta no conversor de torque e na válvula de controle. Já no trocador de calor a pressão é residual (pressão de "retorno"). Além disso, não se pode descartar a contaminação do óleo por higroscopia.

    Um abraço.

  • #10
    Usuário Avatar de klaus motta
    Entrada
    01/09/2005
    Local
    niteroi/RJ
    Idade
    50
    Posts
    399
    Agradecimentos: 0
    Caros companheiros;
    O fim do mistério.O óleo era mesmo da transmissão.foi trocado a coméia do radiador 350,00, segundo o mecânico não há necessidae de trocar o óleo pois não contaminou.
    Obrigado a todos
    Klaus

  • #11
    Olá, Klaus.

    Bom que já resolveu. Por curiosidade, qual o ano da sua Explorer? É câmbio 5R55E? Qual óleo você está usando na transmissão?

    Um abraço.

    Márcio Teixeira

  • #12
    Usuário Avatar de klaus motta
    Entrada
    01/09/2005
    Local
    niteroi/RJ
    Idade
    50
    Posts
    399
    Agradecimentos: 0
    Márcio:
    Ela é 94/94 quanto ao óleo desde que a comprei não precisei trocar ou completar,já faz uma ano,então não sei qual foi utilizado anteriormente.Mesmo com o vazamento que foi muito pequeno o nível não alterou.Quanto ao cambio eu não a especificação só sei que é 4x4.
    Obrigado a todos pela ajuda
    Abraços
    Klaus

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Kit Nacional = > Conversão Diesel X óleo Vegetal
      Por BIOCOM no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 34
      Última resposta: 05/10/2020, 17:47
    2. Radiador de Oleo, Ajuda .
      Por Augusto Braga no fórum JPX
      Respostas: 0
      Última resposta: 26/03/2005, 15:24

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade