x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8
  • #1
    Usuário Avatar de -Dib-
    Entrada
    06/09/2018
    Local
    Valinhos/SP
    Idade
    38
    Posts
    34
    Agradecimentos: 0

    Ranger 2.5 Maxion Euro II - Comportamento estranho da Embreagem




    Olá pessoal, como muitos aqui eu já venho acompanhando o fórum durante muito tempo e claro, aprendendo muito, porém criei vergonha na cara e me cadastrei.

    Depois de pesquisar bastante e não encontrar nenhum tópico com uma situação similar à minha eu venho aqui postar o meu caso.

    Tenho uma Ranger 2001, motor Maxion Euro II 2.5 Fiz todo o motor dela, tudo original com um meca amigo meu, 30 anos de experiência e de muita confiança. Fez tudo como manda o figurino, ajustado milimetricamente no torquímetro e somente peças MWM.

    A viatura está uma delícia! Esta versão Euro II ficou muito bem ajustada, tanto que não tive coragem de modificar nada nela (por ex transformar em 2.8).


    Mas vamos ao titulo do tópico: A embreagem dela está comportando estranho. Ela fica normal, macia se dirigir na boa, trocando marchas com menos de 2500 RPM, porem se esticar mais na maioria das vezes ela fica pesada pacas. Fica dura mesmo.
    Depois de alguns dias analisando o comportamento identifiquei este padrão.

    O que será que é? Porque acontece esta mudança de acordo com a rotação? Sei que a embreagem é hidráulica, pode ter a ver com isso? A embreagem não está nova, mas nas rotações abaixo de 2500 está bem aceitável ainda, diria que até macia. Não quero trocar uma peça cara como esta a toa.

    Gostaria de ter alguma luz antes de ir lá encher o saco do meca de novo kkkk. Já dei trabalho demais pra ele .

  • #2
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    46
    Posts
    679
    Agradecimentos: 36
    Citação Postado originalmente por -Dib- Ver Post
    Olá pessoal, como muitos aqui eu já venho acompanhando o fórum durante muito tempo e claro, aprendendo muito, porém criei vergonha na cara e me cadastrei.

    Depois de pesquisar bastante e não encontrar nenhum tópico com uma situação similar à minha eu venho aqui postar o meu caso.

    Tenho uma Ranger 2001, motor Maxion Euro II 2.5 Fiz todo o motor dela, tudo original com um meca amigo meu, 30 anos de experiência e de muita confiança. Fez tudo como manda o figurino, ajustado milimetricamente no torquímetro e somente peças MWM.

    A viatura está uma delícia! Esta versão Euro II ficou muito bem ajustada, tanto que não tive coragem de modificar nada nela (por ex transformar em 2.8).


    Mas vamos ao titulo do tópico: A embreagem dela está comportando estranho. Ela fica normal, macia se dirigir na boa, trocando marchas com menos de 2500 RPM, porem se esticar mais na maioria das vezes ela fica pesada pacas. Fica dura mesmo.
    Depois de alguns dias analisando o comportamento identifiquei este padrão.

    O que será que é? Porque acontece esta mudança de acordo com a rotação? Sei que a embreagem é hidráulica, pode ter a ver com isso? A embreagem não está nova, mas nas rotações abaixo de 2500 está bem aceitável ainda, diria que até macia. Não quero trocar uma peça cara como esta a toa.

    Gostaria de ter alguma luz antes de ir lá encher o saco do meca de novo kkkk. Já dei trabalho demais pra ele .
    Vou dar meu chute! Teus anéis sincronizadores estão em fim de vida.
    Não consigo ver relação do sistema hidráulico de acionamento com a rotação do motor.
    Sds.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #3
    Usuário Avatar de -Dib-
    Entrada
    06/09/2018
    Local
    Valinhos/SP
    Idade
    38
    Posts
    34
    Agradecimentos: 0
    Ricardo obrigado pela resposta.

    O estranho é que todas as marchas estão entrando sem raspar. Tá perfeito. O que não está normal é o peso da embreagem em alguns momentos.
    Bizarro que a embreagem alterna de embreagem leve pra pesada e o que pude perceber é que geralmente quando ela fica pesada é quando o carro está trabalhando com giro mais alto. Mas não é regra.

    O fato é que a embreagem não está sempre pesada, na verdade metade ou mais do tempo está macia.

    E como disse as marchas entram fácil, sem dificuldades.
    Ranger 2001 CD 2.5 Maxion EURO II

  • #4
    Usuário Avatar de Coophamat
    Entrada
    17/01/2014
    Local
    Campo Grande/MS
    Idade
    39
    Posts
    627
    Agradecimentos: 15
    Tenta trocar o fluido da embreagem, se não melhorar pelo menos mau não faz e não gasta quase nada. É só abrir o sangrador em baixo, ir adicionando óleo novo e deixar a gravidade fazer o resto, quando sair óleo novo lá em baixo vc fecha, completa no nível e testa.

  • #5
    Usuário Avatar de -Dib-
    Entrada
    06/09/2018
    Local
    Valinhos/SP
    Idade
    38
    Posts
    34
    Agradecimentos: 0
    Boa. Estava pensando nisso. Vou fazer assim que der. Também não é né hum problema que prejudique o dia a dia.
    Ranger 2001 CD 2.5 Maxion EURO II

  • #6
    Usuário Avatar de Rogerrm
    Entrada
    22/04/2008
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Posts
    475
    Agradecimentos: 0
    Bom dia, a embreagem da minha 2.5 2001 é muito mais pesada que a outra 98 que temos, inclusive já troquei os dois atuadores e continua igual, talvez seja a própria embreagem;
    Por curiosidade, quanto gastou na retífica?
    Ranger CS 4x4 2001

  • #7
    Usuário Avatar de -Dib-
    Entrada
    06/09/2018
    Local
    Valinhos/SP
    Idade
    38
    Posts
    34
    Agradecimentos: 0
    Fiz retifica completa, todas as peças originais MWM, radiadores novos. Etc. Desembolsei 14k tinha bastante coisa pra fazer. Está ficando muito boa. Agora só alguns ajustes.

    -Olhamos a embreagem e já está indo pra cova mesmo. Mas vou empurrar mais um pouco pra trocar e por um kit original LUK, que custa pouco mais de 2k (dói só de falar kkk)

    ***Aproveitando o tópico. Estou percebendo um barulho estranho quando pisa nela e passa de 2k RPM, não é barulho do motor, parece tipo barulho de metal batendo/raspando ainda não consegui identificar. Acho que tem a ver com a velocidade da hélice do motor, estou procurando pra ver se encontro o que é.

    Alguém já passou por isso? Com o carro parado não faz
    e quando pisa em ponto morto também não, na estrada da pra perceber bem o ruído. Correias novas, rolamentos novos (praticamente tudo novo kkkk) .
    Ranger 2001 CD 2.5 Maxion EURO II

  • #8
    Usuário Avatar de -Dib-
    Entrada
    06/09/2018
    Local
    Valinhos/SP
    Idade
    38
    Posts
    34
    Agradecimentos: 0
    Dando uma obersvada mais atento estou quase certo que seja barulho da hélice cortando o vento, e como a minha hélice tem uma parte comida atrás em todas as pás (provavelmente alguma correia escapou ou rompeu e comeu a hélice) e isto provoca o som estranho ao cortar o vento. Imagino que seja isso.

    O Meca disse que não há riscos em rodar assim pois só comeu uma pequena parte das pás, mas acho que logo vou trocar essa hélice. A Embreagem Viscosa está perfeita, então provavelmente terei que gastar uns 400 reais. Veremos.
    Ranger 2001 CD 2.5 Maxion EURO II

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 19
      Última resposta: 05/09/2015, 07:59
    2. Pedal Embreagem e Freio - Comportamento Estranho
      Por eduardodesaa no fórum Troller
      Respostas: 13
      Última resposta: 14/04/2014, 19:17
    3. Respostas: 13
      Última resposta: 14/02/2012, 10:31
    4. Motor comportamento estranho
      Por MaGao no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 11
      Última resposta: 09/05/2011, 22:34
    5. Luz ABS, comportamento estranho. O que pode ser?
      Por fgtan no fórum Mitsubishi
      Respostas: 4
      Última resposta: 12/01/2011, 18:15

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade