x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 23
  • #1

    Modelos de Câmbios e Diferencial da F-1000




    Olá, antes de adentrar ao assunto do tópico me vejo na obrigação de me reapresentar aos novos e antigos componentes desse maravilhoso fórum. Meu nome é Mirão, fui proprietário de uma bela e saudosa Ford Ranger, a qual vendi no intuito de adquirir uma F-1000, visando a preferência de um modelo 98. Pois bem, infelizmente tive que rever minhas intenções, priorizar necessidades, etc. me direcionando a outros rumos na vida. Passei um bom período sem ter uma caminhonete mas sempre dando uma olhada rápida no fórum, haja vista, nunca desisti de ter outra caminhonete. Então. Não adquiri a tão sonhada X-10. Muito menos uma 4x4. Mas estou de volta a esse mundo de utilitários. Comprei um resto de F-1000. Com certeza a pior efe do fórum e vou precisar de muita, muita ajuda e coleta de informações e foi aí que resolvi abrir novo tópico. Gostaria de catalogar todos os tipos de câmbios por nomenclatura e apelidos. "Mandioquinha", "Quinta louca", essas coisa as quais não entendo bem. Da mesma forma, os diferenciais. Minha intenção é mudar a configuração da minha bizarra F-1000. Trata-se de um modelo 1983. É cabine dupla, duas portas, motor maçarico 229, penso eu pelo fato de ter BI bosch. O câmbio é um 4 marchas, possivelmente Clark, Cl-260F, não vi a plaqueta e nem sei se é bom. O diferencial então é pior. Não tem plaqueta, assim como o câmbio e ronca um pouco. Esse é o motivo de pedir apoio quanto ao tópico. Pretendo urgentemente trocar essas relações câmbio/diferencial, o carro passa uma sensação de ser curto o seu desenvolvimento. Mesmo sendo maçarico gostaria de uma relação mais longa e que o motor trabalhasse menos forçado. Preciso de opiniões. Até por que está em negociação a aquisição de outra sobra de F-1000, cabine estendida, 96, cuja motorização foi um HSD, está sem motor mas tem caixa e diferencial. Não sei quais são os modelos que vieram naquela caminhonete em 96. Das duas pretendo fazer uma. Ambas estão documentadas e a sobra da sobra, vou vender caso conclua o negócio. Gostaria ainda de saber onde anda os amigos do fórum. Edintruder, Coophamat, Rfedx, Waldir Carlos, Borjão e outros. Um abraço a todos e aguardo ansiosamente pelo andamento desse tópico.

  • #2
    Ah, sim. Depois postarei algumas fotos da bizarra. Pensem num carro detonado mas ainda gostosa pra dirigir. Sentia tanta vontade de ter outra caminhonete que não resisti a essa oportunidade de adquiri-la.

  • #3
    Usuário Avatar de Rodrigo Baratti
    Entrada
    19/06/2005
    Local
    Maringá/PR
    Idade
    49
    Posts
    4,203
    Agradecimentos: 23
    Mirão,
    As F1000 até onde sei saíram com 4 diferencias:

    Dana 44
    Braseixos 405
    Dana 46
    Braseixos 406 (todas as X-10)

    A 83 deve ser 44 ou até o 405 - fácil de identificar pelo formato da bola - hexagonal e redondo respectivamente.

    A HSD deve ser 46 ou 405 - mesmo caso que o anterior

    O cambio da HSD é o Mazda, mesmo cambio da gasolina

    Verifica esse ano 96, pois não foram fabricas F's nele, se foi foram pouquíssimas.
    Se for do ultimo farol com a seta embaixo deve ser 96/97 ou 97.

    O resto da turma está no whatsapp, mas daqui a pouco aparecem por aqui.

    Boa sorte na empreitada, sei bem como é difícil.
    Uma sugestão, se a HSD está boa, vende a 83 e compra um motor pra ela, pode ser até o 4.9i, bom e barato, se não for rodar muito, porque bebe bem.

    []'s

  • #4
    Usuário Avatar de Coophamat
    Entrada
    17/01/2014
    Local
    Campo Grande/MS
    Idade
    39
    Posts
    627
    Agradecimentos: 15
    Bem vindo de volta Mirão, vamos acompanhar essa empreitada.

  • #5
    Valeu Rodrigo, obrigado Coophamat, é bom estar de volta, senti a falta de uma caminhonete e do grupo também. Quanto ao formato do diferencial rodrigo, é de forma hexagonal com um ressalto á esquerda do parafuso de verificação do óleo. Acho que esse ressalto se trata do espaço da coroa. Não encontrei aquela identificação "spicer" como vejo em alguns opalas.Quanto a outra caminonete, é uma cabine estendida, hsd, não vi ainda a documentação. Posso afirmar que se trata daquela do farol quadrado, que veio depois do modelo de quatro faróis. Será que não daria para fazer um swap nela com o 229 maçarico? aproveitando a caixa de marchas e diferencial original dela? queria monta-la aproveitando as melhores peças entre as duas (caso consiga concluir a negociação) a sobra eu queria vender. Também penso em repor o motor hsd, mas não sou muito fã dele, me parece muito problemático. Nesse caso, colocaria essa F1000 que comprei à venda novamente.

  • #6
    Sou fã do motor 4.9i. Mas bebe pra cacete, e pode ter certeza, vou rodar muito, muito mais do que rodava na Ranger. Penso que se tocar na manha, o hsd dá pra levar. Não sou de estragar ou forçar carros. Apenas tenho um certo temor do hsd, falam muito mal dele. Se não deu certo numa Ranger ou S10, porquê daria em uma fmil?

  • #7
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    O motor maxion HSD é o mais polêmico da história do automobilismo nacional.

    É adorado pelos landeiros, apreciados pelos rangeiros, tolerados pelos Sprinteiros (van MB), odiado pelos S10zeiros/Blazeiros e temido pelos Fmilzeiros.

    Quantas opiniões diferentes sobre a mesma máquina...

  • #8
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    O motor maxion HSD é o mais polêmico da história do automobilismo nacional.

    É adorado pelos landeiros, apreciados pelos rangeiros, tolerados pelos Sprinteiros (van MB), odiado pelos S10zeiros/Blazeiros e temido pelos Fmilzeiros.

    Quantas opiniões diferentes sobre a mesma máquina...
    Verdade amigo, é uma satisfação contatá-lo novamente aqui no fórum. Definiu bem o uso do HSD. Essa SuperCab que estou em negociação está sem o motor por que ele fundiu pela segunda vez na mão do mesmo proprietário, ele não quer nem ouvir falar em 2.5 hsd.

  • #9
    Mas ainda não li uma opinião sobre a possibilidade de fazer um engine swap de um 229 maçarico naquele carro. Será que casaria bem com o câmbio mazda?

  • #10
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Na minha opinião é mais vantagem comprar um câmbio Clark e vender o Mazda

  • #11
    Usuário Avatar de Rodrigo Baratti
    Entrada
    19/06/2005
    Local
    Maringá/PR
    Idade
    49
    Posts
    4,203
    Agradecimentos: 23
    Não sei não, o regime de rotação do 229 é bem diferente do HSD e do 4.9.

    Mas fácil levar o conjunto completo da sua, com motor e cambio.

  • #12
    Usuário Avatar de Francisco Casal
    Entrada
    11/03/2014
    Local
    São Marcos/RS
    Idade
    31
    Posts
    297
    Agradecimentos: 10
    Provavelmente essa fmil CE foi colocado o HSD, pois as efes CE foram em 94 229 com o pisca ao lado do farol, e em 97 com o 4.9 e o pisca abaixo do farol. Eu no seu lugar aguardava um tempo e ia rodando com a antiga, nesse meio tempo colocava um conjunto de f250 6c. Mas isso claro se sua carteira possibilitar.
    Ranger 04/05 Limited 2.8 4x4 Two Tone + Ranger 2001 XL 2.5 CE 4X4
    Ex Ranger 2003 XLT 2.8 4x4 e Ex Ranger 1998 2.5 4x4

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Diferencial F-1000 4x4 98
      Por rbrizot no fórum Ford
      Respostas: 4
      Última resposta: 09/09/2015, 17:18
    2. Compro diferencial F-1000
      Por Willão64 no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 24/08/2009, 00:57
    3. Modelos de cambios
      Por akio nishikawa no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 2
      Última resposta: 29/08/2008, 17:21
    4. Marcas e modelos de BLOQUEIO DE DIFERENCIAL disponiveis
      Por edwint no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 13
      Última resposta: 11/07/2007, 21:28

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade