x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 24
  • #1
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    45
    Posts
    676
    Agradecimentos: 36

    Pressão dos pneus, métodos para determinar




    Fala rapaziada!
    Pois então, troquei os sapatos da viatura! Saí dos Goodyear Wrangler Adventure 255/75R15, para os Goodyear Wrangler All Terrain Adventure 31x10,5 R15. Me mantive nos Goodyear pela experiência positiva com os anteriores. Eles estavam com 75.000 Km e em média ainda tinham 5 mm de borracha até chegar na TWI. Tem borracha pra andar mais uns 25/30.000 km, e provavelmente o farão, mas não comigo...rsrs

    Bom, mas estou abrindo esse tópico pra comentar a minha experiência em buscar a calibragem mais apropriada dos pneus para a minha viatura, uma Ranger 2001 Cabine Estendida.
    A questão começa com o manual da Ranger, que recomenda pressões iguais tanto para os dianteiros quanto para os traseiros. No caso 30 Lbs para os pneus 235, sem carga. Acho que pra qualquer proprietário de pick-up essa recomendação soa meio estranha. Indo atrás das recomendações de outras pick-ups do mercado a coisa parece tender ao meio a meio. Uns recomendando pressões iguais na frente e atrás, e alguns com calibragem menor atrás (o que parece a primeira vista o mais sensato!).

    Tamanho da "pegada"
    A primeira coisa que fiz foi ver o tamanho da pegada dos pneus. Levantei o veículo e coloquei embaixo dos pneus uma chapa coberta com pó. Com 26 lbs(diant.)/24 lbs(tras.). O resultado da área da pegada foi de 348 cm2 diant. e 239 cm2 traseiro. Ou seja, o traseiro com uma área de contato 31% menor que os dianteiros. Deveria tem seguido e feito novas medições alterando as pressões, mas não pude. De qualquer forma, me serviu para mostrar a grande disparidade, ao menos em relação a área de contato.

    Teste do giz
    Seguindo, procedi com o teste do giz (chalk test), que nada mais é que pintar uma faixa da banda de rodagem com giz e rodar uns 50 metros, comparando depois o quão forte fica o giz na borracha. Seguem algumas fotos.

    Marcação de uma faixa da banda com giz, por igual.
    -img_20171207_094748.jpg

    Os dianteiros com 27 mostraram um "desgaste" parelho.
    -img_20171207_112131_864.jpg

    Traseiro esq. bordas ainda com acúmulo de giz....vai descendo a pressão!
    -img_20171207_112237_388.jpg-img_20171207_113321_584.jpg-img_20171207_114622_282.jpg

    Traseiro direito....aqui dá pra perceber a diferença que faz um tanque cheio e um motorista com 90Kg, ambos do lado esquerdo do carro!(o traseiro direito tem de ficar com 2 lbs menos que o traseiro esq.)
    -img_20171207_113216_269.jpg-img_20171207_114404_249.jpg-img_20171207_115450_559.jpg

    Obviamente que nesse momento em que os traseiros estavam com menos de 20 lbs tu começa a se perguntar: Pqp, será que isso tá certo? Será que o pneu não vai sair voando do aro? Será que 99% da galera do fórum tá errada? Será que os "ingenheiros" da ford comeram co...ô?
    Aí me dei conta que talvez a tala dos meus aros não fosse a apropriada para pneus 31, eles são de 7". Dei uma pesquisada, e aparentemente nenhum problema nessa combinação.
    Hora de cruzar com os outros métodos!!!

    Distribuição de peso
    Fui no manual e peguei a distribuição de pesos, que no caso do meu veículo fica em: 1080 Kg eixo dianteiro, 760 Kg eixo traseiro.
    Só olhando a distribuição dá pra ver que a carga nos traseiros é 30% menor, o que já de cara daria pra dizer que se o desejo for uma área de contato do pneu com o solo igual nos 4, a pressão teria de ser 30% menor nos traseiros.
    Ok, fecha com o que me disse o teste do giz, 27/18.

    Cálculo pelos índices do pneu
    Estes pneus tem as seguintes características: carga máxima 1030 Kg, pressão máxima 50 lbs
    Fazendo as contas, levando em consideração que cada dianteiro suporta 540 kg, e cada traseiro 380 kg, fiz uma complexa regra de três que me resultou em 26 lbs dianteira, e 18 nos traseiros.

    Altura aro-piso
    Tão somente medir a altura da borda do aro até o chão. Ficaram todos com medidas muito próximas, não diferindo mais que 5 mm entre os 4.

    Incremento temperatura/pressão no rodar
    Esse é o teste que falta fazer, e que vai me dar (ou não) o aval final se vou deixar os traseiros com a pressão de 18lbs.
    Consiste em medir a pressão dos pneus após rodar por uns 15 minutos em estrada pavimentada à velocidade de cruzeiro.
    Se tudo estiver correto, o incremento de pressão devido ao calor gerado pela deformação dos pneus ao rodar, não deve ser maior que 10%.

    Por enquanto é isso! Assim que tiver o resultado final, posto por aqui.
    Por favor, só não me pergunte nada quanto ao conforto, é meio óbvio a resposta. Ao menos bem mais óbvia do que a melhora da retirada das barras "estabilizadoras"!!!

    Sds.
    4X4 Brasil
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #2
    Usuário
    Entrada
    09/12/2016
    Local
    Sao Bernardo do Campo/SP
    Idade
    40
    Posts
    126
    Agradecimentos: 3
    Sei que nao tem a ver com o post, mas voce pode postar uma foto da sua Ranger? Sou apaixonado pela CE
    Ranger CD 3.0 2009

  • #3
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    45
    Posts
    676
    Agradecimentos: 36
    Danilo, nessa página ali pelo meio tem: http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...a-aqui-91.html (Fotos de RANGER - Coloque a sua aqui!!) Ainda, com os pneus antigos.

    Quanto a confirmação dos valor de pressão, ainda falta o último teste. Logo, logo sai!
    Vale levantar a questão de que o meu calibrador pode ter um erro, e eu não confrontei ele com nenhum outro até o momento. De qualquer forma isso não invalida tudo que foi feito, e serve para mostrar a grande diferença entre as pressões dos pneus dianteiros e traseiros.

    Sds.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #4
    Usuário Avatar de TiagoGIN
    Entrada
    20/01/2017
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    41
    Posts
    17
    Agradecimento: 1
    Ricardo, Achei interessante essa sua lógica e métodos mas, só fiquei na dúvida em relação ao seguinte...
    Será que a pressão "a mais" nos pneus não é em função de os mesmos serem forçados lateralmente, em curvas e manobras?
    Falo isso pq quando eu tinha um S10 V6 cabine estendida, me aventurei a andar com ela num track day, usava pneus 225/75 R15 e os bichos dobravam bonito com 30lbs, tudo bem que andei num regime que dificilmente andaria na rodovia, mas conforme fui aumentando a pressão, o "rolamento lateral" do pneu (e do carro) diminuíram até o máximo de 46lbs que arrisquei colocar...

    Então penso que se o veículo andar apenas em linha reta, seu raciocínio está mais do que certo... Entende o que quero dizer?
    [ATUAL FORD RANGER LIMITED 3.0 2008]
    [EX BLAZER EXECUTIVE 4.3 V6 Automática 2003]
    [EX S10 CAB EST 4.3 V6 1997]

  • #5
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    45
    Posts
    676
    Agradecimentos: 36
    Citação Postado originalmente por TiagoGIN Ver Post
    Ricardo, Achei interessante essa sua lógica e métodos mas, só fiquei na dúvida em relação ao seguinte...
    Será que a pressão "a mais" nos pneus não é em função de os mesmos serem forçados lateralmente, em curvas e manobras?
    Falo isso pq quando eu tinha um S10 V6 cabine estendida, me aventurei a andar com ela num track day, usava pneus 225/75 R15 e os bichos dobravam bonito com 30lbs, tudo bem que andei num regime que dificilmente andaria na rodovia, mas conforme fui aumentando a pressão, o "rolamento lateral" do pneu (e do carro) diminuíram até o máximo de 46lbs que arrisquei colocar...

    Então penso que se o veículo andar apenas em linha reta, seu raciocínio está mais do que certo... Entende o que quero dizer?
    Tiago,
    Claro que entendo. Realmente não sei te dizer. Quanto ao rolamento lateral, isso é uma coisa com a qual eu não me preocupo muito, até mesmo porque tirei ambas as barras anti-rolagem. O maior problema talvez seja ter um destalonamento em uma manobra evasiva, aí sim! Mas saber o limite entre a possibilidade disso ocorrer e não, se é que ocorre....quem sabe?! Talvez um capotamento venha a acontecer muito antes disso, devido ao CG alto!
    Parto do princípio (que não sei se procede....rsrs) que se os dianteiros com 27 lbs estejam com uma calibragem segura em relação a esse item (destalonar em curva), os traseiros também estarão, vendo que a massa que está sendo acelerada lateralmente em uma curva é menor atrás.
    Bom tu levantar isso! Vou discutir esse ponto com os amigos engenheiros que manjam mais de coisas em movimento! A minha engenharia é de coisas paradas....rsrs

    Abs.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #6
    Usuário Avatar de TiagoGIN
    Entrada
    20/01/2017
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    41
    Posts
    17
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por RicardoFLN Ver Post
    Tiago,
    Claro que entendo. Realmente não sei te dizer. Quanto ao rolamento lateral, isso é uma coisa com a qual eu não me preocupo muito, até mesmo porque tirei ambas as barras anti-rolagem. O maior problema talvez seja ter um destalonamento em uma manobra evasiva, aí sim! Mas saber o limite entre a possibilidade disso ocorrer e não, se é que ocorre....quem sabe?! Talvez um capotamento venha a acontecer muito antes disso, devido ao CG alto!
    Parto do princípio (que não sei se procede....rsrs) que se os dianteiros com 27 lbs estejam com uma calibragem segura em relação a esse item (destalonar em curva), os traseiros também estarão, vendo que a massa que está sendo acelerada lateralmente em uma curva é menor atrás.
    Bom tu levantar isso! Vou discutir esse ponto com os amigos engenheiros que manjam mais de coisas em movimento! A minha engenharia é de coisas paradas....rsrs

    Abs.
    Eu até acho pouco provável o destalonamento, exatamente pelos motivos que citou... Falei da questão da pressão recomendada ser maior do que as que você calculou, talvez para compensar essa questão de curvas em maior velocidade nas rodovias por exemplo, pois com o pneu um pouco mais cheio, imagino que não perderia tanto o contato quando a carroceria inclinar.

    Mas isso é papo de bar pra mim, sou contador, não entendo das engenharias....

    Abs...
    [ATUAL FORD RANGER LIMITED 3.0 2008]
    [EX BLAZER EXECUTIVE 4.3 V6 Automática 2003]
    [EX S10 CAB EST 4.3 V6 1997]

  • #7
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    45
    Posts
    676
    Agradecimentos: 36
    Citação Postado originalmente por TiagoGIN Ver Post
    Eu até acho pouco provável o destalonamento, exatamente pelos motivos que citou... Falei da questão da pressão recomendada ser maior do que as que você calculou, talvez para compensar essa questão de curvas em maior velocidade nas rodovias por exemplo, pois com o pneu um pouco mais cheio, imagino que não perderia tanto o contato quando a carroceria inclinar.

    Mas isso é papo de bar pra mim, sou contador, não entendo das engenharias....

    Abs...
    Eu fico mais propenso a achar que essa recomendação de pressão igual dianteira/traseira seja mais pela questão da possibilidade de carregamento da traseira. Sim, eu sei que tem uma recomendação de pressões máximas tb. Mas pergunto, quem que ajusta a pressão quando coloca meia carga, ou que seja 1/3,1/4 da carga máxima?!?
    Aí os caras recomendam assim pra tirar o rabo da estaca!
    Mais ou menos na mesma linha daquele aviso que tem nos manuais de que o motor pode baixar 1 litro a cada 1000 km!

    Sds.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #8
    Usuário
    Entrada
    09/12/2016
    Local
    Sao Bernardo do Campo/SP
    Idade
    40
    Posts
    126
    Agradecimentos: 3
    Estava usando 30 lbs em todos os pneus BF 265/75/r16 e o centro dos pneus esta mais gasto que as bordas, segundo o pessoal que me vendeu, preciso baixar a pressao. Estou rodando com 28lbs agora. O sulco do pneu novo tem 14mm (segundo uma mediçao generica que fiz) e o meu apos 33mil km rodados esta com 10mm. Consumo dentro do padrao?
    Ranger CD 3.0 2009

  • #9
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    45
    Posts
    676
    Agradecimentos: 36
    Citação Postado originalmente por Danilo Garcia Ver Post
    Estava usando 30 lbs em todos os pneus BF 265/75/r16 e o centro dos pneus esta mais gasto que as bordas, segundo o pessoal que me vendeu, preciso baixar a pressao. Estou rodando com 28lbs agora. O sulco do pneu novo tem 14mm (segundo uma mediçao generica que fiz) e o meu apos 33mil km rodados esta com 10mm. Consumo dentro do padrao?
    Se é dentro do padrão, eu não sei. Só fica claro que se tu anda sempre vazio, vais continuar gastando mais o centro da banda de rodagem nos pneus traseiros.

    Sds.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #10
    Usuário
    Entrada
    09/12/2016
    Local
    Sao Bernardo do Campo/SP
    Idade
    40
    Posts
    126
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por RicardoFLN Ver Post
    Se é dentro do padrão, eu não sei. Só fica claro que se tu anda sempre vazio, vais continuar gastando mais o centro da banda de rodagem nos pneus traseiros.

    Sds.
    Ando sempre vazio mesmo, e faço rodizio de 5 em 5 e agora passei para 10 em 10
    Ranger CD 3.0 2009

  • #11
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    45
    Posts
    676
    Agradecimentos: 36
    Citação Postado originalmente por Danilo Garcia Ver Post
    Ando sempre vazio mesmo, e faço rodizio de 5 em 5 e agora passei para 10 em 10
    Do meu jogo anterior deu pra notar que o rodízio pode ser bem mais espaçado, talvez até desnecessário. Mas isso é claro, depende de como cada um pilota a viatura! Particularmente na minha, deixei a cambagem muito próxima de 0 graus justamente pra gastar bem parelho na dianteira.
    O negócio é vir acompanhando o desgaste de cada pneu, medindo o tamanho do sulco por toda extensão transversal da banda, e se apresentar diferença relevante aí sim fazer o rodízio. Gastar tempo e dinheiro pra fazer rodízio sem necessidade me parece sem sentido algum.

    Sds.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #12
    Usuário
    Entrada
    03/10/2018
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Bom dia pessoal, acabei de comprar uma Ranger XLT CD 2020. Pneus 265/60R18. A recomendação de fábrica é usar 35 nos 4 porém fica MUITO desconfortável. Percebi que com 31 melhora bastante. Qual seria a sugestão dos amigos? Grato

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 9
      Última resposta: 18/09/2015, 08:06
    2. pressão dos pneus
      Por digaosalomao no fórum Quadriciclos / ATVs
      Respostas: 11
      Última resposta: 22/06/2012, 13:10
    3. Pressão de Pneus
      Por Roberto - Hulk 70 no fórum Jeep Willys
      Respostas: 16
      Última resposta: 28/09/2009, 07:24
    4. Para Niveiros !!!!!!!!!! Medidor De Pressão Dos Pneus Original Niva
      Por arlei_vitara no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 4
      Última resposta: 19/12/2007, 16:36
    5. Pressão nos Pneus
      Por Cesar Boschetti no fórum Kia Sportage
      Respostas: 2
      Última resposta: 23/01/2006, 12:01

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade