x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 21
  • #1
    Usuário
    Entrada
    23/11/2017
    Local
    Aracaju/SE
    Idade
    42
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0

    Ford Ranger ano 2000 2.5 disiel muito fraca




    Olá pessoal, comprei minha primeira pickup que foi essa Ford Ranger ano 2000 2.5 disiel,
    Dei uma pesquisada aqui nos topicos, mais como ainda fiquei com duvidas gostaria da ajuda de voces

    Comprei e estou meio arrependido e tá osso pra mim porque não acho muitos profissionais aqui onde moro em Aracaju/Se

    Ela está fraca, numa reta chega no maximo a 90Km/H se tiver uma ladeirinha a velocidade ja cai,
    Na saida ou retomada apos lombada, demora seculos para alcancar uns 50Km/H

    Estou com ela a 1 mês, não uso para carregar peso somente para andar no terreno ruim da região,
    Nesse tempo que estou com ela, varias vezes ela fica com o problema de não desligar, levei nun rapaz aqui e ele disse que tinha limalha numa tal de selenoide, e por fim depois de muito procurar achei um bombista que tirou um pecinha da BI e disse que tinha limalha que teria que trocar a BI e que custaria 2.500,00 + 120,00 de revisão de bicos.

    Tenho medo de gastar todo esse dinheiro e acabar sendo outro coisa, alguem poderia me ajudar como devo proceder e se tem algum teste que eu possa fazer para ter certeza que não estou sendo enganado ?

    Já troquei, filtro de ar, filtro de combustível (estava todo enferrujado), filtro de oleo

    Muito obrigado

  • #2
    Usuário Avatar de blackbr1
    Entrada
    11/11/2014
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    45
    Posts
    54
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por zumbi60 Ver Post
    Olá pessoal, comprei minha primeira pickup que foi essa Ford Ranger ano 2000 2.5 disiel,
    A minha é a versão 2001 XL



    Ela está fraca, numa reta chega no maximo a 90Km/H se tiver uma ladeirinha a velocidade ja cai,
    Na saida ou retomada apos lombada, demora seculos para alcancar uns 50Km/H
    Geralmente é Bomba Injetora mesmo.
    Não use Diesel S-10, tem que usar o S-500 Diesel comum.
    O diesel aditivado S-10 não lubrifica sua bomba Injetora.

    Estou com ela a 1 mês, não uso para carregar peso somente para andar no terreno ruim da região,
    Nesse tempo que estou com ela, varias vezes ela fica com o problema de não desligar,
    Essa é mais fácil de acertar.
    Isso pode ser 1) o cilindro da chave ou 2) a válvula solenoide
    ambas as peças são baratas, na minha viatura eu já troquei apenas o cilindro.
    O teste que eu fiz foi que a viatura ligava sem nem precisar usar a chave de tanto desgaste lá dentro.
    Eu descobri isso porque levei em um auto-elétrico e ele reparou que não soava o alarme de chave no contato quando você saia do carro e deixava a chave lá. Vale a pena fazer os 2 testes antes da solenoide. Tentear ligar sem chave e abrir a porta com a chave no contato.


    levei nun rapaz aqui e ele disse que tinha limalha numa tal de selenoide, e por fim depois de muito procurar achei um bombista que tirou um pecinha da BI e disse que tinha limalha que teria que trocar a BI e que custaria 2.500,00 + 120,00 de revisão de bicos.
    Apenas para seu conhecimento, nunca achei uma BI nova, são todas remanufaturadas a base de troca.
    Sim, acho que procede o comentário do bombista. Se ela está original, com certeza você tem problemas em ambas as coisas (BI e bicos).
    Se for trocar os bicos e quiser mais potência, tente colocar os da ranger 2.8 que tem maior vazão e ajudam bastante na potência porém consome mais diesel.
    A minha eu optei pela economia do diesel e não troquei nenhum bico. Chego a 160km/h com ela, não tenho nenhuma reclamação quanto a performance. Ela é um pouco lenta para sair mas para um veículo pesado e diesel eu considero normal.
    As poucas vezes que precisei colocar uma carga nela (geladeira ou movel), eu não consegui notar nenhuma diferença na potência.


    [/QUOTE]Tenho medo de gastar todo esse dinheiro e acabar sendo outro coisa, alguem poderia me ajudar como devo proceder e se tem algum teste que eu possa fazer para ter certeza que não estou sendo enganado ?
    [/QUOTE]

    o bombista tem que desmontar a BI e os bicos e coloca em uma maquina para testes, veja esse video:


    apenas após isso ele consegue te dar o diagnóstico do que precisa ser trocado dentro da BI e dos bicos.
    Se o mecanico que voce está indo não tem esse equipamento, provavelmente ele enviará a sua para pegar uma outra já revisada.

    porém prepare o bolso... o orçamento dele está dentro dos limites normais para uma manutenção de BI e Bicos.


    Já troquei, filtro de ar, filtro de combustível (estava todo enferrujado), filtro de oleo

    Muito obrigado
    Recomendo
    1)trocar a água do radiador para água desmineralizada com aditivo MWM (é bem barato e dura muito);
    2)adicione um alfaX no oleo do motor e cambio, vai melhorar tudo aí, confie em mim;
    3)apenas para seu conhecimento, o filtro de ar correto tem esse aspecto: https://www.jocar.com.br/Produto.aspx?CP=711652 com uma volta de espuma cinza;
    4)verifique a pressao dos seus pneus, parece bobagem mas pode dar diferença

    espero ter ajudado..
    boa sorte,
    Bruno

  • #3
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    45
    Posts
    676
    Agradecimentos: 36
    Citação Postado originalmente por zumbi60 Ver Post
    Olá pessoal, comprei minha primeira pickup que foi essa Ford Ranger ano 2000 2.5 disiel,
    Dei uma pesquisada aqui nos topicos, mais como ainda fiquei com duvidas gostaria da ajuda de voces

    Comprei e estou meio arrependido e tá osso pra mim porque não acho muitos profissionais aqui onde moro em Aracaju/Se

    Ela está fraca, numa reta chega no maximo a 90Km/H se tiver uma ladeirinha a velocidade ja cai,
    Na saida ou retomada apos lombada, demora seculos para alcancar uns 50Km/H

    Estou com ela a 1 mês, não uso para carregar peso somente para andar no terreno ruim da região,
    Nesse tempo que estou com ela, varias vezes ela fica com o problema de não desligar, levei nun rapaz aqui e ele disse que tinha limalha numa tal de selenoide, e por fim depois de muito procurar achei um bombista que tirou um pecinha da BI e disse que tinha limalha que teria que trocar a BI e que custaria 2.500,00 + 120,00 de revisão de bicos.

    Tenho medo de gastar todo esse dinheiro e acabar sendo outro coisa, alguem poderia me ajudar como devo proceder e se tem algum teste que eu possa fazer para ter certeza que não estou sendo enganado ?

    Já troquei, filtro de ar, filtro de combustível (estava todo enferrujado), filtro de oleo

    Muito obrigado
    Coloque aí uma limpeza do tanque de combustível e troca das mangueiras. Acho que esse deveria ser o primeiro passo após a compra de um veículo diesel que tu não conhece a procedência.
    Se o teu filtro de combustível estava nesse estado lastimável, provavelmente que tua bomba injetora e os bicos devam estar precisando de "ajuda". Aí em Aracaju com certeza tem algum oficina Bosch Truck Service, eu particularmente levaria neles. Bico injetor e BI são conjuntos de extrema precisão, pra um mecânico qualquer te colocar bicos chineses vagabundos e dois toques!

    Quanto ao tipo de diesel, sou obrigado a divergir completamente do colega blackbr1. Essa história de que o S-10 não lubrifica é um erro crasso recorrente nesse fórum! Eu não sei de onde os caras tiram isso!! Diesel S-10 PURO (atenção, escrevi PURO), realmente tem lubricidade menor que o S-500, o caso é que em nenhum lugar da face da terra tu vais encontrar diesel S-10 PURO em um posto de combustível, porque esse sim detonaria com tudo! Todo diesel S-10 aqui no Brasil é pra ser o B8, 8% de biodiesel. Só pra ter ideia, o S-10 com apenas 1% de biodiesel já tem lubricidade maior do que o S-500!!!
    Os caras não se dão conta que veículos que só andam com S-10 também tem de pressurizar o combustível, por sinal com uma pressão bem maior que as BI....e aí?! O que acontece? A bomba estraga toda a semana por não lubrificar? Resumindo, S-10 não lubrificar é lenda urbana! Se podes pagar mais pelo combustível, use-o!

    Sorte com a viatura!
    Abs.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #4
    Usuário
    Entrada
    23/11/2017
    Local
    Aracaju/SE
    Idade
    42
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por blackbr1 Ver Post
    A minha é a versão 2001 XL
    ,
    Bruno
    Obrigado Amigo, me parece aqui também que a westgate deve estar travada porque me mandaram fazer um teste nele tem como eu fazer o teste ? eu colocando em ponto morto e acelerar ela tem que se mexer ?

    Obrigado novamente

  • #5
    Usuário
    Entrada
    23/11/2017
    Local
    Aracaju/SE
    Idade
    42
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por RicardoFLN Ver Post
    Coloque aí uma limpeza do tanque de combustível e troca das mangueiras. Acho que esse deveria ser o primeiro passo após a compra de um veículo diesel que tu não conhece a procedência.
    Se o teu filtro de combustível estava nesse estado lastimável, provavelmente que tua bomba injetora e os bicos devam estar precisando de "ajuda". Aí em Aracaju com certeza tem algum oficina Bosch Truck Service, eu particularmente levaria neles. Bico injetor e BI são conjuntos de extrema precisão, pra um mecânico qualquer te colocar bicos chineses vagabundos e dois toques!

    Quanto ao tipo de diesel, sou obrigado a divergir completamente do colega blackbr1. Essa história de que o S-10 não lubrifica é um erro crasso recorrente nesse fórum! Eu não sei de onde os caras tiram isso!! Diesel S-10 PURO (atenção, escrevi PURO), realmente tem lubricidade menor que o S-500, o caso é que em nenhum lugar da face da terra tu vais encontrar diesel S-10 PURO em um posto de combustível, porque esse sim detonaria com tudo! Todo diesel S-10 aqui no Brasil é pra ser o B8, 8% de biodiesel. Só pra ter ideia, o S-10 com apenas 1% de biodiesel já tem lubricidade maior do que o S-500!!!
    Os caras não se dão conta que veículos que só andam com S-10 também tem de pressurizar o combustível, por sinal com uma pressão bem maior que as BI....e aí?! O que acontece? A bomba estraga toda a semana por não lubrificar? Resumindo, S-10 não lubrificar é lenda urbana! Se podes pagar mais pelo combustível, use-o!

    Sorte com a viatura!
    Abs.
    Obrigado Amigo, pois é não sei procedência nenhuma do carro mesmo, e o tanque ainda não mandei lipar na verdade nen sabia que precisava, Estou procurando aqui alguem confiavel pra deixar ela pra dar essa geral, quero ter uma noção do que deve ser para eu não ser "enganado" com orçamentos abusivos

  • #6
    Usuário
    Entrada
    02/01/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    385
    Agradecimentos: 2
    Amigo vc reparou se está soltando fumaça? se sim, branca ou preta?
    Esse motor é famoso por rachar o cabeçote e o proprietário anterior pode ter fechado um pouco a bi ou mexido na válvula de alivio da turbina.
    Antes de retificar a bi esgotaria todas as possibilidades.
    Tive uma ranger ano 2001 motor euroII que quando comprei estava bem fraca e quando enchia a turbina soltava uma fumaça preta que não dava pra enxergar o carro que vinha atrás. O dono anterior abriu tanto a alimentação da bi e adiantou o ponto do motor que ele não dava conta de queimar todo o diesel injetado pela bi.
    Tive que colocar o motor no ponto e fechar um pouco o óleo na bi, melhorou bastante mas esse motor é meio fraco mesmo.
    As vezes o dono anterior pode ter fechado o óleo pra diminuir a potência e esconder algum problema existente.

    Boa sorte.

  • #7
    Usuário
    Entrada
    23/11/2017
    Local
    Aracaju/SE
    Idade
    42
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por vfserra Ver Post
    Amigo vc reparou se está soltando fumaça? se sim, branca ou preta?
    Esse motor é famoso por rachar o cabeçote e o proprietário anterior pode ter fechado um pouco a bi ou mexido na válvula de alivio da turbina.
    Antes de retificar a bi esgotaria todas as possibilidades.
    Tive uma ranger ano 2001 motor euroII que quando comprei estava bem fraca e quando enchia a turbina soltava uma fumaça preta que não dava pra enxergar o carro que vinha atrás. O dono anterior abriu tanto a alimentação da bi e adiantou o ponto do motor que ele não dava conta de queimar todo o diesel injetado pela bi.
    Tive que colocar o motor no ponto e fechar um pouco o óleo na bi, melhorou bastante mas esse motor é meio fraco mesmo.
    As vezes o dono anterior pode ter fechado o óleo pra diminuir a potência e esconder algum problema existente.

    Boa sorte.
    Bom dia, Fumaça branca nunca saiu, fumaça preta sai um pouquinho quando dá partida, e sai um pouco de fumaça preta quando ela está fria e vou passar numa lombada na retomada ela saiu um pouco de fumaça preta, mai tipo nesses casos que falei saiu tipo um pequena nuvem e ja para.

    Com relação a turbina, eu acho que aquela peça Watergate, não sei se é ese nome, aquela que tem um mangueirinha que desce para a turbina,e tem uma barrinha que vai ligada do outro lado da turbina, percebi que essa barra nunca se meche, e deduzo que não alivia o turbo ou algo assim, veja ai na imagem fiz tipo um "lacre" com 3 gotas de esmalte e andei 15 kilometros o "lacre naõ tem marca nenhuma de que essa peça se moveu, veja na imagem
    Ford Ranger ano 2000 2.5 disiel muito fraca-whatsapp-image-2017-11-25-07.08.23.jpg
    Ford Ranger ano 2000 2.5 disiel muito fraca-_r2_c2.jpg

    Removi a mangeirinha que tem embaixo ai desse "Watergate" e acelerando o carro quase não sai pressão ali, e esse "Watergate" tem muita resistencia tentei puxar com a mão e usei muita mais muita força para poder puxar, então aquela presãozinha de nada que sai pela mangueira, nunva vai conseguir empurrar, consegui tampar com o dedidnho sem fazer força

  • #8
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    45
    Posts
    676
    Agradecimentos: 36
    Citação Postado originalmente por zumbi60 Ver Post
    Bom dia, Fumaça branca nunca saiu, fumaça preta sai um pouquinho quando dá partida, e sai um pouco de fumaça preta quando ela está fria e vou passar numa lombada na retomada ela saiu um pouco de fumaça preta, mai tipo nesses casos que falei saiu tipo um pequena nuvem e ja para.
    Com relação a turbina, eu acho que aquela peça Watergate, não sei se é ese nome, aquela que tem um mangueirinha que desce para a turbina,e tem uma barrinha que vai ligada do outro lado da turbina, percebi que essa barra nunca se meche, e deduzo que não alivia o turbo ou algo assim, veja ai na imagem fiz tipo um "lacre" com 3 gotas de esmalte e andei 15 kilometros o "lacre naõ tem marca nenhuma de que essa peça se moveu, veja na imagem
    Removi a mangeirinha que tem embaixo ai desse "Watergate" e acelerando o carro quase não sai pressão ali, e esse "Watergate" tem muita resistencia tentei puxar com a mão e usei muita mais muita força para poder puxar, então aquela presãozinha de nada que sai pela mangueira, nunva vai conseguir empurrar, consegui tampar com o dedidnho sem fazer força
    Parceiro,

    Primeiro o correto é Wastegate! Deixa te clarear um ponto. Uma turbina com o motor em vazio, sem carga, não dá quase pressão nenhuma. Ou seja, não adianta deixar a viatura em ponto morto e acelerar até o talo que a turbina não vai chegar aos níveis de pressão quando o motor está com carga (engrenado e levando a pick-up pra um rolê!).
    Resumindo, não adianta verificar se a wastegate está abrindo dessa forma.
    Quer ver se a cuíca do acionador está boa, usa um compressor de ar e mete umas 18 libras na mangueira! É pra mexer um pouco.
    Por acaso já retirou a alavanca da cuíca da wastegate e viu se a wastegate se move soltinha?

    Abs.
    4X4 Brasil
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #9
    Usuário
    Entrada
    23/11/2017
    Local
    Aracaju/SE
    Idade
    42
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por RicardoFLN Ver Post
    Parceiro,

    Primeiro o correto é Wastegate! Deixa te clarear um ponto. Uma turbina com o motor em vazio, sem carga, não dá quase pressão nenhuma. Ou seja, não adianta deixar a viatura em ponto morto e acelerar até o talo que a turbina não vai chegar aos níveis de pressão quando o motor está com carga (engrenado e levando a pick-up pra um rolê!).
    Resumindo, não adianta verificar se a wastegate está abrindo dessa forma.
    Quer ver se a cuíca do acionador está boa, usa um compressor de ar e mete umas 18 libras na mangueira! É pra mexer um pouco.
    Por acaso já retirou a alavanca da cuíca da wastegate e viu se a wastegate se move soltinha?

    Abs.

    Boa tarde Ricardo, Obrigado pela correção é que não conheço nada de carro a diesel, pra mim é tudo novidade.

    Então eu soltei a Wastegate todinha removi a mangueirinha e soltei do outro lado que dizem ser o lado do ar quente, acho que é esse nome que ouvi me corrige se tiver errado, com a Wastegate na mão mesmo tentei mover essa barrinha de ferro que tem nela, e com muita força muita mesmo, eu consegui mover ela 1 centímetro no máximo, fiz um outro teste, com a Wastegate no lugar, na outra ponta dela que deveria empurrar, ou puxar ( não sei que lado ela se move) coloquei coloquei esmalte de unha pra formar um certo "lacre", imaginei que se a peça se mover eu veria marca de trinca nesse "lacre" de esmalte, pois bem coloquei ela na estrada e andei uns 15 quilometros numa reta acelerando muito, em casa fui conferir, nadinha de sinal de que essa barrinha tinha se movido, Vou ver se consigo por aqui um compressor pra ver se consigo fazer esse outro teste que falou

    Obrigado !!!!

  • #10
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    45
    Posts
    676
    Agradecimentos: 36
    Citação Postado originalmente por zumbi60 Ver Post
    Boa tarde Ricardo, Obrigado pela correção é que não conheço nada de carro a diesel, pra mim é tudo novidade.

    Então eu soltei a Wastegate todinha removi a mangueirinha e soltei do outro lado que dizem ser o lado do ar quente, acho que é esse nome que ouvi me corrige se tiver errado, com a Wastegate na mão mesmo tentei mover essa barrinha de ferro que tem nela, e com muita força muita mesmo, eu consegui mover ela 1 centímetro no máximo, fiz um outro teste, com a Wastegate no lugar, na outra ponta dela que deveria empurrar, ou puxar ( não sei que lado ela se move) coloquei coloquei esmalte de unha pra formar um certo "lacre", imaginei que se a peça se mover eu veria marca de trinca nesse "lacre" de esmalte, pois bem coloquei ela na estrada e andei uns 15 quilometros numa reta acelerando muito, em casa fui conferir, nadinha de sinal de que essa barrinha tinha se movido, Vou ver se consigo por aqui um compressor pra ver se consigo fazer esse outro teste que falou

    Obrigado !!!!
    Como dissestes que tua viatura não está desenvolvendo, pois provavelmente há problemas na BI e bicos, pode ser que nessa tua volta acelerando, nem tenha chegado a um nível de pressão suficiente pra fazer a wastegate abrir. É uma possibilidade.
    Ford Ranger ano 2000 2.5 disiel muito fraca-547715098994195.jpg
    Na foto acima dá pra entender pra onde ela deve se mexer para abrir a válvula. A vareta tem de ir em direção a parede corta-fogo na caminhonete.
    Sds.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #11
    Usuário
    Entrada
    23/11/2017
    Local
    Aracaju/SE
    Idade
    42
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por RicardoFLN Ver Post
    Como dissestes que tua viatura não está desenvolvendo, pois provavelmente há problemas na BI e bicos, pode ser que nessa tua volta acelerando, nem tenha chegado a um nível de pressão suficiente pra fazer a wastegate abrir. É uma possibilidade.
    Ford Ranger ano 2000 2.5 disiel muito fraca-547715098994195.jpg
    Na foto acima dá pra entender pra onde ela deve se mexer para abrir a válvula. A vareta tem de ir em direção a parede corta-fogo na caminhonete.
    Sds.

    Obrigado Ricado, segunda bem cedo vou levar em um bombista, consegui achar uma aqui que me indicaram, vou pedir revisão dos bicos e bomba e limpesa do tanque, se não melhorar vou levar em alguem que veja a turbina.

    Assim que tiver um laudo, posto defeito e resultados

    Obrigado RicardoFLN e blackbr1 pela atenção, vou avisando sobre os resultados

  • #12
    Boa noite Zumbi
    verifica a pressão da turbina, qq vazamento de pressão nas mangueiras ou no intercoller deixa sua viatura uma bosta.
    Muito boa sorte e seja bem vindo ao fórum.
    LeoLeone
    Ranger XL 2000 TB CD 4x4
    ATR 31x10,5x15

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Informações sobre Sportage gasolina.
      Por alessandrossp no fórum Kia Sportage
      Respostas: 37
      Última resposta: 22/04/2022, 09:09
    2. Ranger 2.5 2000 consumindo muito diesel
      Por Breno Godinho no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 2
      Última resposta: 25/03/2017, 08:37
    3. Lâmpada de farol do Vitara muito fraca...
      Por Walter Carlos Brossel no fórum Suzuki
      Respostas: 24
      Última resposta: 09/03/2015, 12:52
    4. Vende-se Ford Ranger 2002/2003 4x4 Disiel
      Por jrangelbarros@hotmail.com no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 0
      Última resposta: 10/12/2009, 11:52
    5. Ranger muito fraca
      Por bpessuto no fórum Ford
      Respostas: 10
      Última resposta: 05/02/2007, 14:29

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade