x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 10 de 10
  • #1
    Usuário
    Entrada
    02/10/2016
    Local
    Boituva/SP
    Idade
    35
    Posts
    17
    Agradecimentos: 0

    Regulagem da bomba injetora rotativa da ranger 2.8




    Pessoal, bom dia!

    Minha ranger 2.8 ano 2001 estava soltando muita fumaça preta, fui verificar o parafuso de débito da bomba e ele estava sem lacre. Pois bem, soltei a porca 13 e verifiquei que consegui dar no máximo uma volta no sentido horário (sentido de abertura), fiz isso pra verificar o quão aberta estava. Então, voltei na posição original e dei uma volta e meia no sentido anti-horário (para fechar) e regulei a lenta, constatei que parou de soltar fumaça, não solta nem em baixa rotação ou se afundar o pé, porém a caminhonete ficou extremamente manca, tá fazendo de 0 a 100 em mais ou menos 20s e não passa de 120, antes fazia em 17s (que também já acho muito alto, sabendo que deveria fazer por volta de 14s).
    Então gostaria da ajuda de vocês para tirar algumas dúvidas:
    1. Há algum problema de andar com a bomba fechada? Aquecimento elevado do motor, desgaste da bomba etc?
    2. Se eu voltar a bomba na posição original(1 volta para o limite) e abaixar a base da mola do LDA é possível reduzir a emissão de fumaça e aumentar o desempenho? Há algum perigo nisso?
    3. A bomba pode trabalhar nos limites de abertura ou fechamento?
    4. Há alguma possibilidade da bomba estar limitada internamente? Por exemplo, não importa se está no limite de abertura ou uma volta para o limite que a vazão será a mesma.

    Agradeço se me responderem!
    Abraço a todos!

  • #2
    Usuário Avatar de sallespickup
    Entrada
    23/06/2010
    Local
    sampa capital/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,853
    Agradecimentos: 38
    antes de ir abrindo ou fechando a bomba, perguntinha boba, trocou filtros de ar e combustivel??, se sim, abre mais meia volta e ve como fica, se ficar ainda fraca, eu revisaria primeiro turbina, que na ranger se ainda tiver original é tgv, cara e complicadinha, mais se não estiver boa causa perda de potencia e fumaça, se tiver ok ai manda tirar a bomba e regular, pra ficar afinadinha

  • #3
    Usuário
    Entrada
    02/10/2016
    Local
    Boituva/SP
    Idade
    35
    Posts
    17
    Agradecimentos: 0
    Opa, tudo bem? Obrigado por responder!
    Eu troquei os filtros sim, inclusive troquei os bicos e porta bicos também... Amanhã vou comprar um manômetro e instalar para verificar a pressão da turbina, será que com apenas um manômetro é possível saber se a turbina está boa ou não?

  • #4
    Usuário Avatar de Rogerrm
    Entrada
    22/04/2008
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Posts
    475
    Agradecimentos: 0
    Tu deve colocar o manômetro na admissão, tem que conferir as mangueiras se não estão rachadas (saída da turbina e entrada do coletor de admissão, conferir abraçadeiras também), TGV não sei qual a pressão original mas é em torno de 1,2 kg,

    Com a LDA "pré tensionada" vai fumacear mesmo, tem que conferir os bicos, são várias hipóteses, aconselho primeiro checando a turbina
    Ranger CS 4x4 2001

  • #5
    Usuário
    Entrada
    02/10/2016
    Local
    Boituva/SP
    Idade
    35
    Posts
    17
    Agradecimentos: 0
    Instalei o manômetro ontem e tô achando muito estranho, é normal não medir nada na lenta? Só chega em 1,2 se eu afundar o pé até o vermelho, em 3500rpm mais ou menos ele marca 0,8, vcs acham que está normal?
    Abraço!

  • #6
    Usuário Avatar de leoss
    Entrada
    25/01/2014
    Local
    sao paulo/SP
    Idade
    33
    Posts
    345
    Agradecimentos: 10
    Sim amigo absolutamente normal.
    Motor diesel só vai encher a turbina com carga no motor ou seja andando com ela.
    Se ela está enchendo 1,2 acredito ser totalmente normal.
    Se ela está carregando a pressão total só com giro muito alto, isso se deve pois você fechou o débito da bomba injetora e no diesel, débito de combustível está diretamente ligado a pressão na turbina.
    Minha Fmil com bomba injetora fechada só enchia 0,6 de pressão e ainda tinha que pisar muito bem, agora com o débito da Bomba aberto ela tá enchendo 0,8 O,9 com muito mais facilidade

  • #7
    Usuário Avatar de Francisco Casal
    Entrada
    11/03/2014
    Local
    São Marcos/RS
    Idade
    31
    Posts
    297
    Agradecimentos: 10
    Marcos, esse teste que vc fez foi com a picape parada ou andando, pois com a picape parada o turbo enche pouco mesmo, mas com ela andando ela vai encher 1,2 com umas 2500 rpm.

  • #8
    Usuário
    Entrada
    02/10/2016
    Local
    Boituva/SP
    Idade
    35
    Posts
    17
    Agradecimentos: 0
    foi com ela parada. Aqui perto de casa tem um morro bem inclinado, se eu forçar chega em 1,2 sim, nó não reparei se foi com 2500 rpm!

  • #9
    Usuário Avatar de Francisco Casal
    Entrada
    11/03/2014
    Local
    São Marcos/RS
    Idade
    31
    Posts
    297
    Agradecimentos: 10
    Assim Marcos, picape a diesel faz fumaça, não adianta. Sua turbina pelo jeito está ok, a bomba vc mesmo vai regulando ela. Abre até vc achar que ta bom, e depois de meia em meia volta vem fechando até vc chegar onde deseja. Mas se mesmo com a bomba aberta ela fizer fumaça e tiver andando pouco, vc vai ter que conferir os bicos e a bomba.
    Ranger 04/05 Limited 2.8 4x4 Two Tone + Ranger 2001 XL 2.5 CE 4X4
    Ex Ranger 2003 XLT 2.8 4x4 e Ex Ranger 1998 2.5 4x4

  • #10
    Usuário Avatar de sallespickup
    Entrada
    23/06/2010
    Local
    sampa capital/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,853
    Agradecimentos: 38
    bom turbina é boa, não tem vazamento em mangueira ou intercooler, senão não dava 1.2, e agora com manometro fica mais facil uma regulagem externa, a regra é a seguinte, coloca o carro pra andar numa pista, em 5 vai pisando gradativamente e depois de 0.5 no manometro vc não pode ver fumaça preta pelo escap, essa é a medida segura, pra não se ter pistóes derretidos ou probelams serios, ai vc vai abrindo ou fechando a bomba pra chegar nessa margem

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. S10 2.8 MWM - Diferença - Regulagem bomba Injetora
      Por Diegogsi no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 5
      Última resposta: 26/09/2014, 11:28
    2. Regulagem da bomba injetora do javali
      Por Vitor JAVA 90 no fórum Outros
      Respostas: 8
      Última resposta: 13/06/2013, 15:25
    3. Respostas: 0
      Última resposta: 21/07/2008, 13:13
    4. Regulagem da Bomba Injetora
      Por cristiano no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 0
      Última resposta: 14/05/2007, 07:15
    5. Regulagem da bomba injetora motor maxion S4 D-20 aspirada
      Por Paulo Silverio no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 2
      Última resposta: 15/12/2004, 22:21

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade