x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 6 de 6
  • #1
    Usuário
    Entrada
    20/12/2008
    Local
    Brasilia/DF
    Posts
    5
    Agradecimento: 1

    Manutenção inadequada do sistema de arrefecimento - o que fazer?




    Pessoal, tenho uma ranger americana stx 4.0 1995. Falei o modelo e ano apenas para terem uma idéia q é carro antigo, mas essa situação vale pra qualquer carro que não teve manutenção adequada do sistema de arrefecimento.
    Quando comprei ela há cerca de 7 anos a água estava totalmente marrom de tanta ferrugem e por medo de danificar algo desde então eu só limpo e coloco água da caixa d'agua (que tem baixos níveis de cloro).
    Só que a cada dia fico mais preocupado com o estado das galerias internas, bomba dagua, selos, etc. Enfim, minha pergunta é se é melhor continuar com o procedimento que já venho fazendo ou vcs indicam fazer alguma outra coisa?
    Eu estava pesquisando na internet vi algumas pessoas indicando usar óleo solúvel e só depois colocar o aditivo, pois o óleo faria um papel de selar a ferrugem interna.
    Pesquisei mais e também vi outras pessoas indicando o uso de selante de radiador.
    Alguém já usou algo parecido no sistema de arrefecimento?

    O que fazer no sistema de arrefecimento que não teve a manutenção adequada?

  • #2
    Usuário Avatar de Sonhador
    Entrada
    15/07/2012
    Local
    Santos/SP
    Posts
    958
    Agradecimentos: 16
    Ja pensou em ir em uma casa que trabalha com radiadores e conversar com o pessoal sobre sugestões de como dar uma melhorada , ou então ir em alguma retifica , mas de qualquer forma o importante era usar o aditivo para radiador .....
    de qualquer forma eu passaria na loja de radiador para pelo menor fazer uma revisao no radiador , e la eles ja dão algumas recomendações
    EX .Toyota Hilux Sw4 97 "Ambulância"

  • #3
    Usuário
    Entrada
    20/12/2008
    Local
    Brasilia/DF
    Posts
    5
    Agradecimento: 1
    Oi Sonhador! Já pensei sim e até já fui, mas não senti firmeza.
    Em duas lojas de radiadores me falaram para não colocar aditivo se não iria piorar e em outra disseram que eu deveria colocar aditivo justamente pra não piorar.
    Então resolvi postar aqui para ver se alguém já passou por isso e qual foi a experiência que teve.
    Aqui em bsb é muito complicado de mão-de-obra e peças pra carros desse tipo. Pessoal só quer mexer com carro popular ou que seja mais fácil. Mecânica especializada em caminhonetes geralmente só trabalham com carro a diesel ou mais novo. Peça pra ela eu compro quase sempre na internet, só quando é alguma peça compatível com a ranger nacional q eu arrisco de ir atrás nas auto peças.
    Até gostaria de pedir a alguém de bsb que esteja lendo esse post e saiba de algum mecânico pra indicar pra manutenção dessa ranger stx, por favor me indiquem. Já entrei em várias oficinas que os caras nem chegam perto, já gritam logo de longe que não mexem nesse tipo de carro...me sinto igual a uma propaganda de curso de inglês onde chega um gringo e os caras saem correndo pra se esconder gritando "o gringo chegou..." tipo eu quando chego em oficina com a ranger..kkkkkkkk sem falar das merdas que já fizeram e depois com pesquisa e ajuda inclusive aqui do fórum consegui descobrir e resolver. Então é isso, desculpa o desabafo aí, mas é a minha realidade aqui...

  • #4
    Usuário Avatar de Sonhador
    Entrada
    15/07/2012
    Local
    Santos/SP
    Posts
    958
    Agradecimentos: 16
    Procura então os jeep clube ou em cidades vizinhas , pois normalmente quem mexe com jeep mais antigos esta acostumado a mexer com veiculos mais antigos e desgastados , eu imagino que brasilia seja uma cidade mais elitista , com uma frota de veiculos mais novos , então qdo eles veem um carro mais antigo ja imaginam ...mais trabalho e pouco dinheiro , eles adoram carro de plastico que tem peças faceis e os defeitos são mais padronizados.
    Tenho meu veiculo que ja não e um veiculo novo e ainda mais importado , alem de ser um veiculo cheio de detalhes , meu mecanico tem boa vontade , mas costumo dizer que ele e um mecanico mais generico , quando acontece um problema mais expecifico ele sofre e as vezes so consegue fazer um paliativo , mas ja consegui um mecanico expecializado no modelo do meu ...so que e em outra cidade proxima .....
    EX .Toyota Hilux Sw4 97 "Ambulância"

  • #5
    Usuário
    Entrada
    20/12/2008
    Local
    Brasilia/DF
    Posts
    5
    Agradecimento: 1
    Só atualizando o tópico caso alguém esteja na mesma situação.... Eu pesquisei bastante e identifiquei que existem aditivos para radiadores que são indicados para limpar o sistema de arrefecimento e os que são indicados para preservar. Esses que preservam são a base de monoetilenoglicol que são aditivos que possuem uma certa oleosidade. Também vi que existem inúmeros aditivos de péssima qualidade (que prejudicam o motor) por isso eu optei pelo Coolant Up (antigo paraflu) fabricado agora pela Petronas. Resumindo, o que fiz foi retirar a mangueira superior do radiador e deixar água da mangueira enchendo o radiador, liguei o carro para circular a água. Fiz isso até o sistema ficar limpo (a água sair transparente). Com o carro desligado, retirei a mangueira inferior do radiador pra esgotar o sistema e percebi que estava com ferrugem (ou algo do tipo) encrostada na parte interna. Aproveitei para encher e esvaziar o radiador algumas vezes para limpá-lo bem. Coloquei mangueiras novas, comprei 4 litros de aditivo Coolant Up e completei com água. Até o momento, não tem vazamento e estou bem satisfeito com a limpeza e agora sei que o sistema está mais protegido contra corrosão do que antes.

    Resumindo, essa é minha opinião: independente de como esteja o sistema de arrefecimento, faça uma boa limpeza e utilize um aditivo de marca renomada a base de monoetilenoglicol. Seu motor vai agradecer!

  • #6
    Usuário
    Entrada
    05/12/2016
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    54
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0

    nível da água do radiador

    Citação Postado originalmente por marcelosam Ver Post
    Só atualizando o tópico caso alguém esteja na mesma situação.... Eu pesquisei bastante e identifiquei que existem aditivos para radiadores que são indicados para limpar o sistema de arrefecimento e os que são indicados para preservar. Esses que preservam são a base de monoetilenoglicol que são aditivos que possuem uma certa oleosidade. Também vi que existem inúmeros aditivos de péssima qualidade (que prejudicam o motor) por isso eu optei pelo Coolant Up (antigo paraflu) fabricado agora pela Petronas. Resumindo, o que fiz foi retirar a mangueira superior do radiador e deixar água da mangueira enchendo o radiador, liguei o carro para circular a água. Fiz isso até o sistema ficar limpo (a água sair transparente). Com o carro desligado, retirei a mangueira inferior do radiador pra esgotar o sistema e percebi que estava com ferrugem (ou algo do tipo) encrostada na parte interna. Aproveitei para encher e esvaziar o radiador algumas vezes para limpá-lo bem. Coloquei mangueiras novas, comprei 4 litros de aditivo Coolant Up e completei com água. Até o momento, não tem vazamento e estou bem satisfeito com a limpeza e agora sei que o sistema está mais protegido contra corrosão do que antes.

    Resumindo, essa é minha opinião: independente de como esteja o sistema de arrefecimento, faça uma boa limpeza e utilize um aditivo de marca renomada a base de monoetilenoglicol. Seu motor vai agradecer!
    Olá Marcelo. Pode me dizer se a sua Ranger abaixa água do radiador? Antes e depois da limpeza do sistema, houve mudança na temperatura de trabalho do motor? Tenho uma Explorer 97, e sempre tenho que completar um puco a água. Será que é porque a tampa do reservatório não é de rosquear e por isso não veda direito?

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Sistema de arrefecimento
      Por kabahall29 no fórum Mitsubishi
      Respostas: 6
      Última resposta: 11/03/2014, 21:04
    2. Manutenção no sistema de arrefecimento
      Por Edu MB no fórum Land Rover
      Respostas: 17
      Última resposta: 08/01/2014, 16:11
    3. incontingência (sistema de arrefecimento)
      Por andre_belem no fórum JPX
      Respostas: 3
      Última resposta: 25/03/2010, 13:41
    4. Sistema de arrefecimento selado
      Por Nelson Maia no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 8
      Última resposta: 17/01/2007, 08:00
    5. sistema de arrefecimento sw4 3.0tb 97/98
      Por ucelio no fórum Toyota
      Respostas: 4
      Última resposta: 24/10/2006, 09:36

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade