x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 27
  • #1
    Usuário
    Entrada
    03/05/2016
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    37
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0

    Ranger 2.8 - não passa de 120 km - e cai muito na subida




    Olá pessoal,

    Primeiramente desculpe por qualquer bobeira que eu venha a escrever. hehe
    Comprei minha primeira 4x4. Estou com ela a uma semana. Uma Ford/Ranger 2.8 Power Stroke, ano 2002, 190 mil km. Toda original. único dono. Top. Sempre quis ter uma do modelo que comprei.

    Pois bem. Apesar de já ter andado em algumas do mesmo modelo, de amigos meus, nunca havia passado dos 120 km ou 130 km.

    Quando fui olhar essa que comprei, eu andei nas ruas da cidade e peguei pista curta e plana, mas que deu pra eu dar uma acelerada. Até 100 km, ótima. Também pelo pouco espaço, foi só o que deu pra testar. Me pareceu tudo ok. Levei em uma mecânica onde geralmente levo meu Focus e o pessoal disse que estava ótima. Sem nenhum vazamento. Barulho excelente. Desta forma fechei o negócio.

    Acontece que no final de semana fui pegar BR com minha 4x4 e pra meu desgosto ela foi bem somente até 110 km ou 120 km. Em pista plana não passa disso. Na descida vai mais um pouco. Mas é só dar na subida que ela cai a velocidade. Tipo, se tiver a 120 km você pode socar o pé que ela vai parar lá nos 80 km ou menos (mantendo 5ª marcha). Se não voltar marcha ela cai muito.

    Dentro da cidade é muito boa. Responde rápido. Desde o momento que ligo já escuto a turbina funcionando. Show de bola.

    Diante o acontecido, levei em duas oficinas aqui de Goiânia. E, apesar de eu entender muito pouco de carro a diesel, não confiei nos dizeres dos mecânicos. O primeiro disse que o problema é a turbina. O outro afirmou categoricamente que isso é problema de bomba da alta.

    Em síntese, não achei ninguém que de fato me explicasse o motivo de a camionete perder força na subida e que se dispusesse a realizar o mínimo de testes possível.

    Alguém ai já passou por isso?

    Alguém que possa me indicar uma oficina especializada Ford em Goiânia?

  • #2
    Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    35
    Posts
    5,369
    Agradecimentos: 30
    O problema mais provável está relacionado está relacionado à bomba injetora (e não bomba de alta). Pode ser que o antigo proprietário tenha mandado "fechar" a bomba pra reduzir consumo e fumaça. Então o primeiro passo é o seguinte: mandar "abrir" o débito da bomba de forma a jogar mais combustível. Isso certamente devera melhorar o desempenho. Não obtendo resultado satisfatório, você vai precisar investir num serviço de bombista com a revisão completa da bomba injetora e dos bicos.

    A possibilidade de ser turbina é bem remota, já que o carro desenvolve normalmente até os 100km/h como você mencionou.

    Só pra constar, esse motor 2.8 atinge 160-170km/h sem grandes dificuldades.

    Abs
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #3
    Usuário
    Entrada
    03/05/2016
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    37
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0
    Vou procurar alguém que entenda de bomba aqui em Goiânia e pedir para verificar e se for o caso "abrir" mais a bomba injetora.
    Quanto à velocidade do motor 2.8, já ouvi comentários de que atinge 160-170 km fácil... só que a minha, do jeito que está, sofre para chegar aos 130 km... creio que nem chega, porque andei cerca de 5km só no plano, pé colado, e ela não passou de 120 km..

    Vlw pela dica.

  • #4
    Usuário
    Entrada
    12/08/2013
    Local
    Campinápolis/MT
    Idade
    40
    Posts
    685
    Agradecimentos: 3
    Na minha 2.8 já atingi velocidade próxima 180 em reta, não fui mais por medo. Veja direito esses problemas, pois deveria chegar a 160 com facilidade. Confira o consumo também, pode indicar problemas. As médias da minha é 10,5 Km/L.
    Boa sorte na busca de soluções companheiro.
    Ranger XLT 2.8 2004/5

  • #5
    Usuário
    Entrada
    17/08/2012
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    183
    Agradecimentos: 3
    Na minha o mínimo de consumo que consegui foi 10.4km/L num trecho de 600km de asfalto de Bebedouro/SP a Cachoeira Paulista/SP. Média de velocidade deve ter dado 110km/h, talvez. Mas maior parte do tempo eu ia no limite da via (110, ponteiro marcando 120km/h). Desenvolvi em uma ou duas oportunidades 140 só pra "brincar", mas não me arrisquei mais que isso porque não conhecia o trecho. :}

    Na Dutra (rodovia rio-sp), dava pra andar sempre a 120, entrando bem no pé da ladeira, dava pra sair do lado de cima aos 120.

    Eu tou sendo bem realista com o desempenho da caminhonete (a minha pelo menos). Se você entra no pé do morro a 80/hora, não espera sair lá no topo a 120 não.

    Se não tem capota marítima no carro (carroceria aberta), vai segurar bastante a 80km/h ou mais. Se anda com o carro cheio de gente e bagagem, vai segurar no morro acima um pouco, sim!. Se tá cheio de gente, bagagem e com a carroceria aberta (por causa da carga, por exemplo), vai te segurar um tanto bom também!..


    Bom essa é minha (pouca) experiência com a viatura no asfalto! Se eu andei muito com a minha, andei 20 mil km.

    Enquanto minha resposta não deve ajudar muito no que deve ser seu problema, espero ter conseguido passar uma idéia realista do que esperar dela.

    Os pneus que uso são BF All Terrain A/T (misto: 50% asfalto 50% terra).
    A minha graúda
    Ranger XLT4x42004/20052.8 PowerStroke + TGV (tudo colorido!)

  • #6
    Usuário
    Entrada
    03/05/2016
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    37
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0
    Bom dia Júnior.
    A minha camionete ainda está no bombista, segui o conselho do Imperador. Contudo, hoje de manhã o mecânico me informou que a bomba injetora está tudo ok, turbina ok e que iria verificar uma "peneira" do diesel. Quando eu sair do trabalho vou lá para ele me explicar. Como o Imperador disse, o mecânico também falou, que é possível "abrir" um pouco a bomba injetora. Ela vai andar mais lisa, porém o consumo aumenta um pouquinho. Mas antes deste procedimento (que ainda não autorizei) ele iria checar mais itens.
    Já trocou a correia dentada, retirou pequenos vazamentos nos bicos... o restante do serviço foi na parte de freios e suspensão. Nada que eu não já soubesse.
    Quanto ao consumo, ainda não tive tempo e nem km para aferir o gasto. Mas assim que possível eu informo.

  • #7
    Usuário
    Entrada
    03/05/2016
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    37
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0
    Bom dia Avenger...
    A sua está com um consumo ótimo... hehe.. espero que a minha também faça isso.

    Quanto às observações que disse.. carro cheio, bagagem, não ter lona marítima... são boas observações e bem vindas..

    Porém, a minha preocupação com a queda na velocidade foi porque eu estava sozinho, sem bagagem, com a lona marítima e em um descida eu estava a exatos 140 km... não ia mais... e no final da subida ela estava marcando um pouco menos de 80 km.. mantendo 5ª marcha... logo em seguida, em outra subida, praticamente nas mesmas condições, apenas com uma subida um pouco maior... desci a 140 km e mais ou menos no meio da subida voltei 4ª marcha.. foi onde consegui manter a velocidade a mais ou menos 100 km.. lembrando, eu estava sozinho, sem bagagem, com lona marítima, sem nenhum quilo de terra... kkkk... ou seja, não esperava um desempenho ruim...

    Mas vamos ver o que o bombista vai me dizer... já foram trocados alguns itens...

  • #8
    Usuário
    Entrada
    03/05/2016
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    37
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0
    vcs acham que devo pedir para "abrir" mais a bomba injetora para melhorar o desempenho? andar mais e não perder força na subida...

  • #9
    Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    35
    Posts
    5,369
    Agradecimentos: 30
    Citação Postado originalmente por Thiago Lopes Ver Post
    vcs acham que devo pedir para "abrir" mais a bomba injetora para melhorar o desempenho? andar mais e não perder força na subida...
    Sem dúvida. Mas mande testar os bicos primeiro. Só o fato de eles ter vazamentos, como você relatou, já é indicativo de que é a hora de passarem por uma revisão.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #10
    Usuário Avatar de sallespickup
    Entrada
    23/06/2010
    Local
    sampa capital/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,853
    Agradecimentos: 38
    eu tenho uma pergunta, que ja deveria ter sido feita, de pé em baixo quantos RPMs o carro da? pergunto pois existe a possibilidade deste carro ja ter tido pneus grandes e term encurtado a relação dos diferenciais, então se da giro maximo e não anda é diferencial, se não da giro maximo ai sim vamos pra motor, que ser for o caso, revise intercooler e suas conexões, pois vazamentos ali, não deixam a turbina pressurizar tudo que deve ai não sobe giro mesmo...

  • #11
    Usuário
    Entrada
    17/08/2012
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    183
    Agradecimentos: 3
    Só uma "reflexão". Se tá com algum problema que não deixa o carro andar, compensa "compensar" isso abrindo os bicos e consumindo mais?.. Digo, se isso for só jogar debaixo do tapete o problema...

    Com a minha a 120km/h eu tou a 2500rpm mais ou menos. Acredito que nenhuma deva estar muito fora disso, a menos de o pneu ser muito diferente em raio (não que seja essa a resposta pra a pergunta do sallespickup). Pra "giro máximo" na ranger eu suponho que seja entre 3800 e 4600 RPM.

    Mas que eu saiba a ranger não tem intercooler... pra mim algumas caminhonetes como a Hilux têm versão com isso, mas não a Ranger, mas talvez eu esteja redondamente enganado. rsrs
    A minha graúda
    Ranger XLT4x42004/20052.8 PowerStroke + TGV (tudo colorido!)

  • #12
    Usuário Avatar de Coophamat
    Entrada
    17/01/2014
    Local
    Campo Grande/MS
    Idade
    39
    Posts
    627
    Agradecimentos: 15
    Citação Postado originalmente por avenger Ver Post
    Mas que eu saiba a ranger não tem intercooler... pra mim algumas caminhonetes como a Hilux têm versão com isso, mas não a Ranger, mas talvez eu esteja redondamente enganado. rsrs
    Todas as ranger diesel tem intercooler.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 4
      Última resposta: 19/10/2015, 23:09
    2. ranger 3.0 nao passa dos 2.500 rpm
      Por williamtoreto no fórum Ford
      Respostas: 8
      Última resposta: 19/02/2015, 14:42
    3. Ranger 2.8 2002 perdendo potência na subida.
      Por Fabio Raul BH no fórum Ford
      Respostas: 6
      Última resposta: 24/06/2014, 09:40
    4. Ranger sem potencia na subida
      Por w.martins no fórum Ford
      Respostas: 2
      Última resposta: 18/11/2012, 18:22
    5. onde passa jeep passa gaiola e baja?
      Por Ninja4x2 no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 140
      Última resposta: 18/10/2012, 18:54

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade