x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 28

Tópico: Ranger possuída

  • #1
    Usuário Avatar de Desnickadu
    Entrada
    13/12/2010
    Local
    Itapecerica da Serra/SP
    Idade
    37
    Posts
    651
    Agradecimentos: 0

    Ranger possuída




    Olá povo

    Vim pedir ajuda novamente.

    A questão é a seguinte: Ranger 2001 2.5 4x4


    O tópico vai ser longo pra detalhar bem oq ue já fiz.



    Chegou com um estralo quando tirava o pé do acelerador na descida. Quando se usa o freio-motor, reduzida, retrocesso, ela estala. Outro problema dela era o 4x4 desativado.


    Primeiro teste foi tentar encontrar a origem do estalo, descendo a rua varias vezes. Sem sucesso.
    Ouve-se o estalo, sente-se a pancada, só da pra saber que vem de baixo, mas não da pra definir de qual ponto lá de baixo.


    Certo, Caixa de transferência foi pra bancada e o cambio precisou ir também. Na hora de desmontar notei que a flange que liga a CT ao Cambio estava quebrada em 4 partes. Enquanto as duas luvas e a corrente da CT não chegavam, mandei as flanges da CT e do Cambio para fazer o serviço de solda. Dei uma olhada na embreagem e retirei o voltante para ver o estado do vira e do retentor, sem novidades.
    As peças chegaram e tudo foi montado novamente. Inicialmente testei se a CT funcionava e sim, estava tudo funcionando. Hora de fazer o teste do freio-motor.... BARULHO!!!



    De volta pra oficina, tira o cardã traseiro. Bora pra rua em 4x4... BARULHO!! Descobri ainda que as duas homocinéticas estavam estralando também.
    Desta vez fui até a avenida, pois perto da oficina só pra testar em 1ª e 2ª marcha. O BARULHO se faz presente em 3ª, 4ª e 5ª também. Cadenciado, conforme a velocidade aumenta o intervalo entre os estralos diminui.



    Desmonta semi-eixos e coloca o diferencial na bancada. Trizetas e tulipas com folga, homocinética estralando. Tulipas recondicionadas, uma homocinética nova e uma recondicionada. Bora pra rua, sem o cardã traseiro.... BARULHO!!



    Conversando com um colega que mexe em 4x4 aqui da cidade, me avisou que a corrente que eu havia comprado era muito ruim e que pulava mesmo nova. De fato, o estralo é idêntico à corrente pulando, porém penso eu que se fosse a corrente da CT não faria oestralo em 4x2. ok. Abre a CT e troca a corrente, desta vez original FORD.

    bora pra rua em 4x4.... BARULHO!
    Coloca o cardã traseiro e vai pra rua em 4x2.... BARULHO!!



    Desce o câmbio, debulha anel por anel. Vai pra rua em 4x2... BARULHO!!



    De volta pra oficina.... pensa, pensa, pensa...
    Levanta a bunda dela no macaco e acelera uma marcha pra ver se faz os estralos... Só da pra ver umas faíscas saindo da capa seca... Será que a embreagem está ruim e não ví da outra vez que desmontei? O que é um peido pra quem já está cagad*? Desci o cambio novamente pra ver que a embreagem está perfeita, nenhuma mola ruim, o numero e o diâmetro das estrias está correto.



    Até agora fiz:

    troca das polias e da corrente da CT [revisão geral CT]
    revisão câmbio
    Revisão diferencial dianteiro
    Revisão diferencial traseiro
    Duas tulipas/trizetas novas
    Duas homocinéticas novas
    revisão cardã dianteiro
    revisão cardã traseiro
    Revisão volante


    Constatações:

    virabrequim sem folga axial
    motor de arranque em bom estado
    entalhado [estrias] do disco de embreagem em bom estado e em número e diâmetro corretos
    entalhado [estrias] do eixo piloto em bom estado
    platô em bom estado, nenhuma avaria
    rolamentos de roda em bom estado
    nenhuma folga nas buchas e pivôs da suspensão


    E os estalos continuam!!!!!!


    Alguma dica pra eu não ficar careca?
    "Falo isso para o meu psiquiatra, mas é claro que ele não entende!"

  • #2
    Que empreitada hein.
    Eu n entendi ali no final.
    Quando vc levanto a traseira dela, feiz o barulho tbm ou n?

  • #3
    Usuário Avatar de Desnickadu
    Entrada
    13/12/2010
    Local
    Itapecerica da Serra/SP
    Idade
    37
    Posts
    651
    Agradecimentos: 0
    Não. Sem carga não estala.
    "Falo isso para o meu psiquiatra, mas é claro que ele não entende!"

  • #4
    Usuário Avatar de BRAVOECONOVEMBER
    Entrada
    12/03/2011
    Local
    Porto Alegre/RS
    Posts
    841
    Agradecimentos: 5
    Que empreitada hein? Bom, a notícia ruim é que ela não tem roda livre, e por eliminação é na dianteira né? Só faltou cardã dianteiro, provavelmente homocinética. A cruzeta dele não costuma ser fonte de problema. Roda sem ele no lugar pra tirar a dúvida.
    PS: a minha tá sem pq fiquei sem coifa sem perceber, botei rodas livres manuais e rodei com ele engatado e quebrou. Ficava fazendo barulho como esse que descrevesse, si no meu caso muito mais evidente.

  • #5
    Usuário Avatar de KevSanches
    Entrada
    04/10/2015
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    25
    Posts
    70
    Agradecimento: 1
    Que estranho... Ia condenar os rolamentos dos cubos de roda, já que só faz barulho sem carga, mas tu disse que estão Ok... Só me vem a mente agora os semieixos. Eles estão okay? Já olhou? Pode ser algum desgaste nos semieixos, ou nas pontas de eixo, não?

  • #6
    Citação Postado originalmente por Desnickadu Ver Post
    Não. Sem carga não estala.

    então da uma olhada na caçamba e/ou chassis com alguma trinca e/ou mal posicionado, tira a caçamba fora e ve se faz o barulho....
    GC 14/15 DIESEL, TB 17/18 diesel

  • #7
    Usuário Avatar de Guto Machado
    Entrada
    05/10/2008
    Local
    Cachoeiro de Itapemirim/ES
    Idade
    41
    Posts
    345
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por joaoslf Ver Post
    então da uma olhada na caçamba e/ou chassis com alguma trinca e/ou mal posicionado, tira a caçamba fora e ve se faz o barulho....

    Calço da caixa estourado, dá impressão de ser algo na transmissão, já verificou??, o barulho é bem feio...
    Atual Jimny 4All
    Ex e muito valente >>>RANGER 4X4
    2.8PS

  • #8
    Citação Postado originalmente por Guto Machado Ver Post
    Calço da caixa estourado, dá impressão de ser algo na transmissão, já verificou??, o barulho é bem feio...

    também coxins do motor e da cabine, veja também..
    GC 14/15 DIESEL, TB 17/18 diesel

  • #9
    Rapaz... minha F dava uns estalos assim. Resultado: Chassis! Algumas partes do Chasssis são arrebitadas e estes arrebites folgam com o tempo. Troquei por parafusos de aço. Resolvido.
    EX-RANGER 2001 2.5 TDI CD
    ATUAL F1000 4X4 CD "CAVEIRÃO".
    "O QUE FAZEMOS DURANTE A VIDA, ECOA NA ETERNIDADE."

  • #10
    Usuário
    Entrada
    25/03/2004
    Local
    Guarapuava/PR
    Idade
    50
    Posts
    1,180
    Agradecimentos: 0
    Tenho uma explorer com mecânica da ranger diesel 3.0 e tá ocorrendo exatamente a mesma coisa.... Barulho muito feio (parece corrente pulando dente)... Já troquei cruzetas, abri diferencial dianteiro, diferencial traseiro, reduzida e tudo perfeito... Apareceram duas coisas com problemas... Coxim da caixa quebrado e parafuso de um dos suportes do motor solto... Ela ainda não saiu da oficina, pois estou trocando os parachoques... Mas o negócio é torcer pra ter solucionado o problema!
    Ranger 1999 4x4 V6, pneus 33, frente 2007. Explorer 1994, pneus 35, lift 3', bloqueios e.locker, motor 3.0 ngd, guincho 12.000 lbs e outras frescuras!

  • #11
    Usuário Avatar de Desnickadu
    Entrada
    13/12/2010
    Local
    Itapecerica da Serra/SP
    Idade
    37
    Posts
    651
    Agradecimentos: 0
    @BRAVOECONOVEMBER
    os dois cardãs foram revisados, está tudo certo com eles. Mesmo em 4x2 ela estrala, então o cardã dianteiro não faz força nessa situação, logo, eliminando-o. Correto?


    @KEVsanches
    Os semis foram pra bancada, uma homocinética não deu recondicionamento e foi colocada uma nova no lugar, as trizetas e tulipas foram recondicionadas e os entalhados estão perfeitos.

    @GutoMachado
    Sim, foi colocado novo.

    @joaoSLF
    OK! anotado para fzer o teste assim que a embreagem chegar.
    Os coxins estão todos bons. Cabine, motor, cambio e diferencial dianteiro.

    @duardobruno
    Ok!

    @Vinicius Hauagge
    vish! tomara que seja mais facil que essa aqui!


    @All
    Hoje levamos o disco e o platô na FF Embreagens [recomendo o trabalho deles] para inspeção.
    Segundo o dono da empresa [que eu esqueci o nome], esse platÕ da ranger tem uma catraca interna que é usada toda vez que o chapéu chines é acionado. No teste dele a catraca está ruim, a placa de pressão está pulando os 'dentes' da catraca, o que teoricamente causaria o estralo que escutamos e sentimos.
    Amanhã o platô será desmontado para averiguação das condições internas, conforme for vamos instalar um kit totalmente novo no lugar desse LUK [que foi trocado a pouco tempo, mas não comigo].
    "Falo isso para o meu psiquiatra, mas é claro que ele não entende!"

  • #12
    Usuário
    Entrada
    14/08/2015
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    56
    Posts
    46
    Agradecimentos: 0
    Desnickadu,

    Gostaria que vc morasse mais próximo do Rio (rs). Sabe tudo que eu preciso aprender sobre a minha Ranger.

    Seguramente terá sucesso na sua empreitada!

    Grande abraço,

    Jardel
    Ford Ranger XLT 4.0 V6 99 (Gasolina/GNV)

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 36
      Última resposta: 04/10/2021, 08:19
    2. Respostas: 1
      Última resposta: 01/12/2013, 14:55
    3. Respostas: 75
      Última resposta: 15/08/2012, 17:59
    4. Respostas: 9
      Última resposta: 25/10/2007, 23:45
    5. Respostas: 1
      Última resposta: 12/03/2007, 20:05

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade