x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 30
  • #1
    Usuário
    Entrada
    22/01/2013
    Local
    Cornelio Procopio/PR
    Idade
    37
    Posts
    109
    Agradecimento: 1

    Retificar 1 bomba injetora por ano é normal em motor diesel?




    Bom dia a todos, embora meu veículo em questão não seja um 4x4, possui mecânica semelhante as F-1000 do pessoal aqui, tenho uma F-4000 motor mwm 229 turbo com bomba injetora bosch em linha. Minha dúvida é a seguinte quantos km em média duram essas bombas, pois eu já estou desanimado com isso em motor diesel, já que nos últimos 3 anos tive que abrir a mesma uma vez ao ano para trocar de elementos e bicos pois os mesmos estavam estragados.

    1ª vez foi porque a camionete nossa ficou parada por uns 8 anos e ai quando a gente foi colocar ela pra rodar trocamos o tanque e colocamos um de plástico, e como estávamos a reformando resolvemos fazer a bomba (ela funcionava normalmente pegava na primeira partida, andava normalmente) pois o dono anterior da camionete a tirou zero em 1986 e vendeu pra gente em 2005, e durante esse tempo o mesmo nunca fez a bomba da camionete. bom ai a primeira bomba feita em 2011 ou 2012 se não me engano...

    2ª vez foi porque um abençoado de um frentista me fez uma caca...pedi pra ele colocar 100 reais de óleo diesel, e na correria do posto pois era um sábado de manhã o cara me coloca 100 reais de álcool, isso mesmo álcool. Ainda bem que quando eu fui pegar a notinha do abastecimento no posto antes de dar partida na camionete eu reparei que tinha colocado álcool. meu Deus ai toca eu empurrar a camionete pra fora da pista e tirar todo o combustível de dentro do tanque....eis que ai a porca plástica que fica embaixo do tanque não saia de jeito nenhum...e eu naquele apavoro com raiva já falei pro cara: tira pela boca mesmo, ai fez lá uma chupeta numa mangueira e tirou uns cento e tantos litros de óleo diesel com álcool. Só que nisso acho que ficou algum resquício de álcool lá dentro, e num foi 2 meses depois a camionete começou a baixar a lenta do nada....até que começou a morrer quando tirava o pé do acelerador. resultado outra bomba pro pau. nisso foi tirado o tanque e lavado colocado diesel novo e trocado filtros e tudo mais necessário...e o posto ajudou com metade do valor da bomba isso com muito choro do meu pai pra eles pagarem pelo menos metade já que a responsabilidade do erro de abastecimento era deles....isso em março de 2013.

    3ª vez agora esse fds. fui carregar ração aqui pra levar pra nossa propriedade, quando sai com camionete de casa senti que a lenta começou a oscilar, já suei frio, e nisso fui andando até a cooperativa e cada vez ficando pior. na sexta a noite fui pro sitio, são 60 km de estrada e quando chego no sitio paro na porteira pra abrir a mesma e.....pimba a camionete morre. e o mesmo sintoma de bomba ferrada. tá horrível pra pegar tem que pisar no acelerador pra pegar, num para ligada. a camionete veio de arrasto ontem nesses 60 km de volta. veio andando mas com pouquíssima força. resumindo agora outra bomba a ser feita com certeza já conversei com o bombista e vou levá-la amanha cedo pra ver.

    Agora pergunto a vc´s eu troco os filtros de óleo dela que são três religiosamente de 6 em 6 mil km´s. e os mesmos todas as vezes que troco estão completamente sujos e enferrujados...(já não sei o que fazer pois meu pai tem uma F-350 e abastece no mesmo posto que eu e nunca deu um problema, semana passada ele trocou o óleo dela e os filtros de diesel e estavam perfeitos nem sujeira tinha). eu rodo com a camionete praticamente de fim de semana, o meu uso é pra levar ração e coisas do tipo pro nosso sitio e nisso rodo ai uns 150 km por semana, uns 500 600 por mês. pelas minhas contas aqui uma bomba minha não tá durando 15 mil km, meu pai fala que é porque eu não ando com tanque cheio sempre, e ai o tanque sua e junta água, mas será que junta tanta água assim, meu tanque sempre fica com uns 40 litros e sempre que vou usá-la coloco mais uns 50 60 litros, o total do tanque é de 150 litros. será que to fazendo alguma coisa errada??? to desanimado já com isso, fazer uma bomba por ano acho que é melhor eu começar a pagar frete de outro caminhão pra levar as minhas coisas pro sitio. será que tem alguém ai pra me dar uma luz ???

    Desculpem o post enorme mas é que quis detalhar ao máximo os acontecidos.

    Obrigado.

  • #2
    Amigo, com certeza, fazer uma bomba por ano, ainda mais rodando apenas o que vc falou, NÃO É NORMAL! Eu tenho uma F1000 4x4 com o mesmo motor MWM 229. Era do Detran, o dono comprou, rodou 2 anos, passou pra mim, já rodou 1 ano e meio. E não dá nem sinal de problemas na bomba. Meu pai teve várias F's, não me lembro dele fazendo bomba injetora. Fazer bomba é raridade. Carros como estes dão problemas, pq realmente já estão há muito tempo no batidão. Mas é um freio aqui, uma peça de suspensão ali, um cabo de acelerador ou embreagem, talvez um vazamento de óleo. Mas bomba injetora, fez, é pra rodar muitos anos. Se fosse vc, reavaliava seu bombista, procurava uma indicação de alguém que saiba mexer com isso. Difícil identificar assim sem ver, mas isso me cheira a serviço mal feito. Essas bombas, qdo bem feitas, duram anos, levando muito desaforo, pq afinal, nosso diesel é lama pura. Ainda assim, bomba bosch aguenta um tranco violento. Não acredito que um pouquinho de álcool em um tanque cheio de diesel, fosse estragar essa bomba não. Nem pq o tanque não está cheio, isso é meio lendário. A minha tá sempre do meio tanque pra baixo. Rodo pouquissimo pq moro a 3 km do meu emprego. Não acredito que isso estrague bomba não. Mas vamos ver a opinião aí dos mais experientes. Abco.
    EX-RANGER 2001 2.5 TDI CD
    ATUAL F1000 4X4 CD "CAVEIRÃO".
    "O QUE FAZEMOS DURANTE A VIDA, ECOA NA ETERNIDADE."

  • #3
    Usuário
    Entrada
    22/01/2013
    Local
    Cornelio Procopio/PR
    Idade
    37
    Posts
    109
    Agradecimento: 1
    pois é amigo duardobruno, realmente acho que ando levando azar, dessa vez não foi água no diesel não (bom pelo menos me tirou esse grilo da cabeça, onde abasteço é bom sim hehe). segundo o bombista que acabou de desmontar a BI me ligou e disse que o que ocasionou o problema na BI não foi água e sim um produto estranho que ele acha que pode ser algum aditivo utilizado....agora botei uma fé nele porque eu tava utilizando desde o ano passado um aditivo para limpeza e conservação de bicos e BI (o que não aconteceu!) e esse ocasionou o problema na mesma condenando todos os elementos balancins e etc..., acreditei nele porque não mencionei nada pra ele antes de mexer na BI, somente falei que achava que era água no diesel novamente...Vivendo e aprendendo nunca mais utilizo aditivo em p.... nenhuma de diesel, mas resumindo vou ter que fazer a BI novamente e retirada do tanque para limpeza do mesmo pois ele disse que o diesel do tanque está condenado.

    Ps: e aproveitando o embalo, alguém ai sabe me dizer onde consigo um kit de intercooler que sirva pra minha camionete??? ando procurando na net mas não encontro nada, somente o intercooler mas sem as tubulações, queria um kit pronto já plug-and-play, porque ficar fazendo adaptação aqui pra mim é complicado porque os mechanicos aqui não curtem muito....e eu conversei com o meu bombista aqui, mas ele disse que antigamente comprava de um pessoal porém os mesmos pararam de vender esse kit e ele não está encontrando outra empresa que trabalhe com isso.

  • #4
    Mal lhe pegunte..... tá gastando quanto pra fazer a bomba?
    EX-RANGER 2001 2.5 TDI CD
    ATUAL F1000 4X4 CD "CAVEIRÃO".
    "O QUE FAZEMOS DURANTE A VIDA, ECOA NA ETERNIDADE."

  • #5
    Usuário
    Entrada
    12/12/2013
    Local
    São Leopoldo/RS
    Idade
    53
    Posts
    754
    Agradecimentos: 0
    Vi falar em vários itens revisados, mas não vi ninguem mencionar sobre os cuidados com o nivel de óleo lubrificante da bomba. A BI em linha, mesmo que não haja vazamentos é interessante se verificar o nível no mínimo a cada troca de óleo. Se tiver algum vazamento e não saná-lo vais ter de repor o óleo constantemente. Quanto aos filtros enferrujados sem dúvida que é água. Outra coisa, na entrada do diesel na BI tem uma peneira para impedir a entrada de sujeira, verifique a mesma se não está entupida. De nada adianta trocar os filtros e a dita peneira estar empapada de sujeira. Acrescentei apenas os itens que não foram mencionados no relato. Ford abraço.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    22/01/2013
    Local
    Cornelio Procopio/PR
    Idade
    37
    Posts
    109
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por duardobruno Ver Post
    Mal lhe pegunte..... tá gastando quanto pra fazer a bomba?
    R$ 1.300,00 conto

  • #7
    Usuário
    Entrada
    22/01/2013
    Local
    Cornelio Procopio/PR
    Idade
    37
    Posts
    109
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Zé V8 Ver Post
    Vi falar em vários itens revisados, mas não vi ninguem mencionar sobre os cuidados com o nivel de óleo lubrificante da bomba. A BI em linha, mesmo que não haja vazamentos é interessante se verificar o nível no mínimo a cada troca de óleo. Se tiver algum vazamento e não saná-lo vais ter de repor o óleo constantemente. Quanto aos filtros enferrujados sem dúvida que é água. Outra coisa, na entrada do diesel na BI tem uma peneira para impedir a entrada de sujeira, verifique a mesma se não está entupida. De nada adianta trocar os filtros e a dita peneira estar empapada de sujeira. Acrescentei apenas os itens que não foram mencionados no relato. Ford abraço.
    Zé o óleo estava no nível sim sempre completo ele a cada 5 mil km...mas não sei se vc viu o problema da minha BI foi um aditivo que eu inventei de usar nela que acabou com os elementos todos bicos e tudo mais...

  • #8
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Luiz, que diesel tu usas?
    Eu nunca fiz nenhuma bomba injetora, porém podes ter alguns problemas que são de fácil solução.
    - Abastece sempre em postos de estrada aonde tem bastante movimento de caminhões;
    - Usa de preferência somente diesel comum;
    - Podes misturar óleo lubrificante de motor, caixa ou óleo hidráulico no tanque de diesel. 1/2 litro a cada 100 litros de diesel fazem milagres;
    - Se os filtros estão com muita sujeira ou ferrugem, ou estás colocando diesel ruim e sujo ou tem algo de errado no sistema de alimentação, como linhas de metal sujas.

    Outro ponto e o principal: Troca de bombista. Uma bomba em linha deve durra tento quanto o motor. Só faz calibragem dos bicos a cada 100.000km que está de bom tamanho.

    Outro detalhe para finalizar, quando ela começa a encrencar, como tens certeza que o problema não é no sistema do estrangulador, e sim na bomba injetora? Troca de bombista urgente pois parece defeito plantado, bomba montada com peças usadas ou o cara apenas trocou os reparos e montou de novo, isso se de fato abriu a BI.

    Quando começar a dar problemas na lenta, a primeira coisa que tens que fazer é abrir o débito até emparelhar. Bomba tu mexes quando de fato ela está ruim, pois até ficar ruim ela tem ajuste.

    Creio que o lance do álcool e do aditivo não estragariam essa bomba tão facilmente assim. Ela é quase indestrutível. Na prática podes colocar graxa quente no tanque que ela bombeia e injeta. Assim como podes pear óleo queimado de motor, afinar com gasolina e botar no tanque que essa bomba aí vai injetar normalmente.
    Uma coisa é algo eventual, outra coisa é o uso constante e a longo prazo.
    4X4 Brasil
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #9
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Era isso que eu estava pensando. Uma simples desregulagem no sistema de aceleração/estrangulamento pode deixar sem marcha lenta e com dificuldade de partida, mesmo a bomba estando boa.

    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Luiz, que diesel tu usas?
    Eu nunca fiz nenhuma bomba injetora, porém podes ter alguns problemas que são de fácil solução.
    - Abastece sempre em postos de estrada aonde tem bastante movimento de caminhões;
    - Usa de preferência somente diesel comum;
    - Podes misturar óleo lubrificante de motor, caixa ou óleo hidráulico no tanque de diesel. 1/2 litro a cada 100 litros de diesel fazem milagres;
    - Se os filtros estão com muita sujeira ou ferrugem, ou estás colocando diesel ruim e sujo ou tem algo de errado no sistema de alimentação, como linhas de metal sujas.

    Outro ponto e o principal: Troca de bombista. Uma bomba em linha deve durra tento quanto o motor. Só faz calibragem dos bicos a cada 100.000km que está de bom tamanho.

    Outro detalhe para finalizar, quando ela começa a encrencar, como tens certeza que o problema não é no sistema do estrangulador, e sim na bomba injetora? Troca de bombista urgente pois parece defeito plantado, bomba montada com peças usadas ou o cara apenas trocou os reparos e montou de novo, isso se de fato abriu a BI.

    Quando começar a dar problemas na lenta, a primeira coisa que tens que fazer é abrir o débito até emparelhar. Bomba tu mexes quando de fato ela está ruim, pois até ficar ruim ela tem ajuste.

    Creio que o lance do álcool e do aditivo não estragariam essa bomba tão facilmente assim. Ela é quase indestrutível. Na prática podes colocar graxa quente no tanque que ela bombeia e injeta. Assim como podes pear óleo queimado de motor, afinar com gasolina e botar no tanque que essa bomba aí vai injetar normalmente.
    Uma coisa é algo eventual, outra coisa é o uso constante e a longo prazo.

  • #10
    Usuário
    Entrada
    22/01/2013
    Local
    Cornelio Procopio/PR
    Idade
    37
    Posts
    109
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Luiz, que diesel tu usas?
    Eu nunca fiz nenhuma bomba injetora, porém podes ter alguns problemas que são de fácil solução.
    - Abastece sempre em postos de estrada aonde tem bastante movimento de caminhões;
    - Usa de preferência somente diesel comum;
    - Podes misturar óleo lubrificante de motor, caixa ou óleo hidráulico no tanque de diesel. 1/2 litro a cada 100 litros de diesel fazem milagres;
    - Se os filtros estão com muita sujeira ou ferrugem, ou estás colocando diesel ruim e sujo ou tem algo de errado no sistema de alimentação, como linhas de metal sujas.

    Outro ponto e o principal: Troca de bombista. Uma bomba em linha deve durra tento quanto o motor. Só faz calibragem dos bicos a cada 100.000km que está de bom tamanho.

    Outro detalhe para finalizar, quando ela começa a encrencar, como tens certeza que o problema não é no sistema do estrangulador, e sim na bomba injetora? Troca de bombista urgente pois parece defeito plantado, bomba montada com peças usadas ou o cara apenas trocou os reparos e montou de novo, isso se de fato abriu a BI.

    Quando começar a dar problemas na lenta, a primeira coisa que tens que fazer é abrir o débito até emparelhar. Bomba tu mexes quando de fato ela está ruim, pois até ficar ruim ela tem ajuste.

    Creio que o lance do álcool e do aditivo não estragariam essa bomba tão facilmente assim. Ela é quase indestrutível. Na prática podes colocar graxa quente no tanque que ela bombeia e injeta. Assim como podes pear óleo queimado de motor, afinar com gasolina e botar no tanque que essa bomba aí vai injetar normalmente.
    Uma coisa é algo eventual, outra coisa é o uso constante e a longo prazo.
    Edintruder, sobre abastecimento eu abasteço sempre em um mesmo posto na minha cidade (à anos abastecemos nesse mesmo posto) que inclusive meu pai abastece a camionete dele uma F-350 2008 e na dele nunca teve problemas com BI, esses macetes de colocar óleo de motor ou óleo hidráulico eu não sabia não, abasteço sempre diesel comum, não uso S-10 nem outros...

    Agora os elementos da bomba estavam ruins mesmo, bem corroídos aparentando ferrugem sabe, o bombista até me mostrou uma outra bomba bosch que tava sendo feita por desgaste natural e os bicos estavam completamente diferentes da minha. os meus aparentavam aço ou ferro quando destempera sabe fica com uma cor meio azulada e em alguns pontos ferrugens. o bombista também falou que é impossível uma bomba dessa apresentar defeito assim, disse que dura no mínimo uns 6 anos pra quem roda diariamente 400 km.

    Quanto a mexer no débito ou regulagem de lenta eu tbm pensei nisso...mas depois deixei pra lá, até fiquei lembrando quando meu pai tinha um 1313 que tinha no botão do afogador uma regulagem para a lenta, as vezes o caminhão ficava com a lenta ruim era só rosquear o botão no sentido anti-horário que ele afirmava, pensei nesse sistema e me veio a cabeça que as vezes a bomba estava apenas desregulada e tals...mas não tava não tava era f.... mesmo!

    Mas agora tá feito a bomba meu pai acompanhou tudo e se das outras vezes ele colocou alguma coisa usada dessa vez não, meu pai ficou plantado o dia todo na oficina vendo tudo hehe, agora na semana que vem vou instalar o intercooler que já encomendei e manter o tanque com pelo menos uns 100 litros direto que é pra num correr risco de suar e juntar água...penso que com essa quantidade de diesel se suar mesmo a quantidade de água pra essa quantidade de diesel não fará diferença nem trará problemas com ferrugem. quero até te perguntar pois vejo que vc domina bem sobre mecânica sempre vejo suas respostas pro pessoal aqui, será que é verídico esse negócio ai de andar com o tanque com pouco diesel é ruim porque o mesmo sua e mistura água no diesel??? ou a quantidade de água que mistura no diesel não influencia em nada??? lembrando que meu tanque é de plástico. Porque problema com água só pode ser por isso, porque o diesel se fosse ruim teria que prejudicar a camionete do meu pai também não é verdade?, e de mais gente porque nesse posto que abasteço também abastecem bastante agricultores que levam óleo pra maquinários e outros...

    Obrigado pela ajuda.

  • #11
    Só uma pergunta rápida.
    A tampa do tanque de combustível está vedando corretamente?

  • #12
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    O meu tanque também é de plástico e eu ando sempre de meio tanque para baixo. A minha F fica parada por 10 dias corridos de vez em quando pois uso moto e outros carros durante a semana, e mesmo assim problema com água no diesel nunca tive. O filtro quando eu tiro está um lixo.
    Qual marca de filtros tu usas?
    Outra coisa, troca de posto, pois isso não quer dizer nada. Quer dizer, quer dizer tudo pokis há anos abasteces no mesmo posto e há anos estás tendop os mesmos problemas. O sistema de injeção da F350 é bem diferente do teu, e não te surpreendes de o teu pai ter problemas em breve, porém a diferença é que a bomba dele custará 4500,00 para ser reparada.
    Aqui perto de casa nessa semana o diesel foi contaminado por água, e foi a primeira vez que eu saiba que isso ocorreu. Por isso a regra é abastecer sempre em postos de estrada aonde tem grande fluxo de abastecimentos de caminhões pois diesel tem prazo de validade.
    Por último, qual é a marca das peças que o bombista usou? Usa somente peças genuínas Bosch, se usar peças mais baratas de outras marcas é dor de cabeça na certa. É o que se chama de economia porca. Pro bombista é lucro, pois peças baratas e garantia de re-serviço em menor tempo.

    Podes ainda ter somatórios de problemas, diesel ruim junto com peças ruins. Avalia isso.
    4X4 Brasil
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Bomba Injetora Ranger 2.5 Diesel
      Por MARKIN25 no fórum Ford
      Respostas: 147
      Última resposta: 21/05/2022, 20:47
    2. Bomba Injetora Pajero Full 202 3.2 Diesel
      Por Gilvan F Junior no fórum Mitsubishi
      Respostas: 7
      Última resposta: 17/07/2018, 12:03
    3. Respostas: 25
      Última resposta: 05/08/2015, 15:46
    4. Regulagens da bomba injetora de diesel
      Por abreu no fórum Picapes
      Respostas: 5
      Última resposta: 07/12/2012, 10:22
    5. Bomba injetora Hilux SR5 diesel
      Por Jose da Silva Oliveira no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 1
      Última resposta: 10/06/2004, 22:46

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade