Pessoal,

Tem algo que tem me aporrinhado na ranger há um tempo. Desde que vim de SP a primeira vez para BH (agora eu moro em Belo Horizonte/MG), quando precisei arrancar nos milhares de semáforos morro acima que tem aqui, reparei que a graúda dá uns solavancos. Só acontece quando arranco de primeira em pista com algum aclive (quando pesa mais para arrancar).

É algo que dá pra tentar controlar compensando na embreagem ou fazendo uma arrancada muito mas muuuito minuciosamente demorada, e mesmo assim se sente os solavancos 'pseudo-ocorrerem' (porque foram suavizados pela embreagem).

Mas daí tem horas que passa. Arranca de primeira feliz da vida, pode ser até subindo parede. O erro sempre ocorre na 4x2 (não cheguei a verificar o quanto o 4x4 daria de diferença se engrenado num momento que ela está dando trancos).

A primeira vez que vi ocorrer, saí de Cachoeira Paulista/SP com ela perfeita, não notei nada na viagem de ~500Km, e chegando aqui, na sinalzada morro acima, ela dá solavancos. Não é dos semáforos a culpa, ao arrancar em qualquer outro lugar (enquanto tá dando o problema), ela dá os solavancos! rsrs

Daí semana passada de manhã cedo, solavancos. Fui na roça, peguei congestionamento na BR-040, e voltei. No congestionamento eu ainda notei os solavancos. Um dia quieta na roça, quando voltei para a cidade (mesmo na saída da fazenda), ela já não dava solavanco nenhum arrancando de 1.a morro acima.

Agora estou esperando a hora que ela vai voltar a dar esses trancos.

Alguém tem idéia do que pode ser? Fora isso, eu não tenho problemas de embreagem muito alta, muito baixa, mudar de altura, nem dificuldade expressiva pra se encaixar as marchas. Às vezes noto um pouco de resistência pra engrenar a 1.a com o carro desligado, mas é algo constante, não algo que vai-e-vem como os solavancos.

Dei uma pesquisada no fórum, li os tópicos sobre embreagem da ranger e não achei nada falando desse problema em específico, por isso abri o tópico.