x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8
  • #1
    Usuário
    Entrada
    08/05/2013
    Local
    São Carlos/SP
    Idade
    55
    Posts
    170
    Agradecimentos: 2

    MWM 229 - custo de retífica atualizado




    Senhores, bom dia!
    Sei que já tem outros post com este assunto, mas não estou localizando o ideal para dar continuidade. Peço desculpas de antemão.
    Minha dúvida é a seguinte. Tenho uma F1000 89 MWM 229 que comprei a coisa de dois anos. É meio macarronada da vó (só sai no fim de semana) e não consigo rodar mais do que 15.000 km por ano. Perto do que alguns aí rodam dá até vergonha...
    A questão é que semana passada ela começou a bater e parei imediatamente. Motor aberto, estourou o anel de um cilindro. O meu mecânico (que é um cara de confiança) me recomendou fazer o motor completo dizendo que, como tem que revisar bomba e bicos também, fazer um cilindro só aumentaria muito a chance de dar pau nos outros cilindros em breve. Resultado: a brincadeira ficou em R$ 4.000,00 (fora a bomba). Ele me disse que a M.O. dele ficava em 700 pila. Como estou precisando dela esta semana sem falta (nunca roda, mas justo agora estou precisando muito... Lei de Murphy!) acabei mandando fazer no impulso. Mas fiquei com algumas dúvidas...
    Aí pergunto:
    1) Este valor está dentro do que vocês tem visto por aí nos dias de hoje?
    2) Na opinião de vocês, era realmente necessário fazer o motor inteiro, já que rodando 15 mil km por ano, eu nunca vou ver o fim deste motor?

    Grato
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
    Entrada
    30/01/2009
    Local
    Garça/SP
    Idade
    45
    Posts
    1,660
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Andrefb69 Ver Post
    Senhores, bom dia!
    Sei que já tem outros post com este assunto, mas não estou localizando o ideal para dar continuidade. Peço desculpas de antemão.
    Minha dúvida é a seguinte. Tenho uma F1000 89 MWM 229 que comprei a coisa de dois anos. É meio macarronada da vó (só sai no fim de semana) e não consigo rodar mais do que 15.000 km por ano. Perto do que alguns aí rodam dá até vergonha...
    A questão é que semana passada ela começou a bater e parei imediatamente. Motor aberto, estourou o anel de um cilindro. O meu mecânico (que é um cara de confiança) me recomendou fazer o motor completo dizendo que, como tem que revisar bomba e bicos também, fazer um cilindro só aumentaria muito a chance de dar pau nos outros cilindros em breve. Resultado: a brincadeira ficou em R$ 4.000,00 (fora a bomba). Ele me disse que a M.O. dele ficava em 700 pila. Como estou precisando dela esta semana sem falta (nunca roda, mas justo agora estou precisando muito... Lei de Murphy!) acabei mandando fazer no impulso. Mas fiquei com algumas dúvidas...
    Aí pergunto:
    1) Este valor está dentro do que vocês tem visto por aí nos dias de hoje?
    2) Na opinião de vocês, era realmente necessário fazer o motor inteiro, já que rodando 15 mil km por ano, eu nunca vou ver o fim deste motor?

    Grato
    André, minha experiência de MWM é a seguinte:

    -> O Kit motor deve sair em torno de R$1.200,00 original da MWM (chama Supermasterkit original MWM consiste em camisa, pistão, anéis, junta do cabeçote e anticorrosivo para a água do radiador). Kits paralelos mas de boa procedência também são válidos (Mahle, K&S, Metal Leve, PC - Perfect Cicle ou Cofap). Saem ligeriamenta mais baratos que o Supermasterkit

    -> Bronzinamento tem que trocar todo

    -> Retifica do virabrequim. Precisa ver se precisa retificar, se ele está riscado ou marcado. Caso contrário, dá para dar uma polida e manter a medida.

    -> Custo da mão de obra - Está coerente.

    -> Valvulas e cabeçote: Bom sempre verificar e ver se está tudo ok. As vezes pode precisar trocar guias e válvulas.

    -> Faceamento do bloco. Sou contra. Acaba tirando material do bloco, ai precisa cortar o pistão para este ter a altura correta, ai modifica a camara de combustão, afeta o ponto da bomba injetora, vira um caos. Foge desse negocio de sair faceando bloco.

    Quanto a fazer o motor inteiro....tem gente que costuma apenas trocar o cilindro defeituoso mas eu sou contra. Pode até não mexer no resto mas trocar os 4 pistões e camisas é o serviço correto!

    Grande Abraço
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • #3
    Usuário
    Entrada
    08/05/2013
    Local
    São Carlos/SP
    Idade
    55
    Posts
    170
    Agradecimentos: 2
    Daniel:
    Grato pelas informações.
    Realmente, estive vendo os kits na net e o valor gira por aí mesmo. Eu fiquei um pouco cismado porque entre M.O. e kits, tem uns 2 pila. Aí sobra 2 pilas pro resto (que é uma bela grana...) que seria a retífica, bronzinamento, óleo, etc...
    Quanto ao virabrequim, como eu parei imediatamente, ele foi preservado. Mas será revisado também. O bloco está em ótimas condições.
    Desculpe a ignorância em mecânica, mas não sei o que é faceamento. O que sei é que, quanto ao bloco, havia um desgaste na câmara, onde se podia sentir claramente com o dedo um "dente". Faceamento seria a retirada deste dente?

  • #4
    Usuário
    Entrada
    12/12/2013
    Local
    São Leopoldo/RS
    Idade
    53
    Posts
    754
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Andrefb69 Ver Post
    Daniel:
    Grato pelas informações.
    Realmente, estive vendo os kits na net e o valor gira por aí mesmo. Eu fiquei um pouco cismado porque entre M.O. e kits, tem uns 2 pila. Aí sobra 2 pilas pro resto (que é uma bela grana...) que seria a retífica, bronzinamento, óleo, etc...
    Quanto ao virabrequim, como eu parei imediatamente, ele foi preservado. Mas será revisado também. O bloco está em ótimas condições.
    Desculpe a ignorância em mecânica, mas não sei o que é faceamento. O que sei é que, quanto ao bloco, havia um desgaste na câmara, onde se podia sentir claramente com o dedo um "dente". Faceamento seria a retirada deste dente?
    Pelo que entendi o tal dente seria na parede do cilindro, ou seja, uma rebarba onde o pistão não passa. Se é isto fique tranquilo porque com a troca do kit as camisas são substituídas, trocando em miúdos a camisa nada mais é que a parede do cilindro por onde o pistão se desloca. Quanto ao faceamento do bloco concordo com o Daniel, se fizer isto terá de alterar a altura dos pistões na mesma proporção e aí começa a dor de cabeça com ponto de ignição, fumaça, aquecimento, consumo, partida. Em bloco não se mexe e sim troque os quatro cilindros e esqueça mexer de novo. Depois é só manter óleo e filtros em dia e produto anti corrosivo na água. Nestas condições o mundo pode até acabar mas o MWM 229 vai continuar funcionando.

  • #5
    Usuário
    Entrada
    08/05/2013
    Local
    São Carlos/SP
    Idade
    55
    Posts
    170
    Agradecimentos: 2
    Zé V8:
    Muito obrigado pela ajuda também.
    Em relação ao "dente" que me refiro é este mesmo.
    O mecânico está na retífica agora e falei com ele. Ao que tudo indica o motor era mesmo original e os danos foram "leves". Não vai ter necessidade de faceamento, e as medidas originais serão mantidas. o Virabrequim só será polido.
    Fiz a conta hoje e rodei a enormidade de 19 mil km em 1 ano e 10 meses, o que dá uma média de 10.300km por ano. Vou morrer de velho e não vou ver o fim deste motor....
    Vocês acham que os 4 pila pra fazer o motor completo [kits, retífica, bomba (não a injetora), bronzinamento, etc...] está coerente ou salgado?
    4X4 Brasil

  • #6
    Usuário
    Entrada
    12/12/2013
    Local
    São Leopoldo/RS
    Idade
    53
    Posts
    754
    Agradecimentos: 0
    Acredito que o valor pedido tá dentro da média, não acho alto. Mas pede pro mecanico caprichar na pintura do motor antes de colocá-lo no lugar. Ford abraço.

  • #7
    Usuário
    Entrada
    08/05/2013
    Local
    São Carlos/SP
    Idade
    55
    Posts
    170
    Agradecimentos: 2
    Zé V8:
    Muito obrigado e um FORD abraço também!

  • #8
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
    Entrada
    30/01/2009
    Local
    Garça/SP
    Idade
    45
    Posts
    1,660
    Agradecimentos: 0
    Vi hoje as respostas!

    André, ee mais ou menos por ai. Tem que levar em conta que o mecanico montará o motor e ajustará, e é um trabalho artesanal (se for feito por um profissional fora da retifica e caprichoso).

    Gastará em torno de R$2000,00 de peças (entre kit, válvulas novas, bronzinas, etc.), R$700 de M.O. e em torno de 1300 de diversos (retifica de cabeçotes, assentamento de válvulas - caso seja feito na retifica, alguma mexida na B.I., etc.)

    Está coerente. Mais em conta que isso só se você mandar trocar pura e simplesmente os kits e aproveitar todo o resto. É possivel embora nem sempre o serviço fique a contento. No seu caso especificamente pode até dar certo (motor sem danos, etc.) mas...

    Cada caso é um caso. Dependendo da extensão dos danos, nem mexeria com cabeçote. So iria de kit e bronzinas. Ainda mais se sua F- for de aspiração natural. Mas ai tem que saber direitinho o que está fazendo.

    Grande Abraço
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. DVD do GPS da DISCO 3 atualizado até 2009
      Por seifjr no fórum Land Rover
      Respostas: 8
      Última resposta: 28/07/2015, 01:42
    2. Custo de uma retífica no XUD9
      Por ricardoma no fórum JPX
      Respostas: 20
      Última resposta: 31/08/2010, 00:01
    3. Vendo Gaiola motor AP - Atualizado com FOTOS de TRILHA !
      Por julianor no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 8
      Última resposta: 01/05/2010, 12:24
    4. Roda livre automática AVM ... (Atualizado: Já tem dono!)
      Por GPA-Airborne no fórum Jeep Willys
      Respostas: 14
      Última resposta: 14/04/2005, 14:23

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade