x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 42
  • #1
    Usuário
    Entrada
    14/06/2013
    Local
    resende/RJ
    Idade
    60
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0

    Post Problema com funcionamento da Ranger 3.0




    Comprei uma Ford Ranger 3.0 2005 a seis meses, neste período dei uma geral completa, lavei o tanque, fiz a limpeza dos filtros, troquei o filtro de combustível, troquei a bateria, mandei fazer a medição dos bicos injetores, fiz diagnóstico eletrônico e da central, ela possui válvula termostática funcionando, o rolamento viscoso está ok, e com tudo isso ao ligar, o que ela faz com grande facilidade ao girar a chave, ainda permanece com um problema. Quando eu a ligo de manhã, ela inicia com um barulho alto, parece que falha um cilindro e treme toda. Daí a pouco ela começa a normalizar o ritmo do motor, porem se eu sair começa a variar a aceleração, funcionando com um nhenhenhenhenhe, durante a aceleração. Se eu quiser que ela melhore mais rápido tenho que forçar a aceleração para que em alta ela normalize, más como ela está um pouco presa eu não faço. Aguardo uns 15 minutos para sair e depois ela só normaliza com a temperatura operando no normal. Se eu a desligo por uns dez minutos, ao religar ela funciona normalmente. È uma pickup muito boa, não apresenta perda de potência depois de aquecida, faz em torno de 12 km por litro de óleo diesel. Testei vários tipos de óleo e independente disso o problema permanece. As vezes mesmo quando quente, ao parar em um sinal ela apresenta variação na rotação, porem não é uma regra. Quando estou viajando deixo o acelerador bem leve em uma só posição, depois de um tempo ela começa a apresentar a mesma variação, o que me força a acelerar para manutenção da força. Não pretendo vendê-la, pois gostei muito do carro, más gostaria de resolver este problema. Um detalhe importante é que o cabeçote dela foi trocado aos 78000 Km por um zero de fábrica. Já levei na autorizada, mecânicos de duas cidades e ninguém até agora conseguiu resolver o problema, há quem disse até que o cabeçote pode ter sido montado errado, más não acredito nessa hipótese. Se alguem tiver uma ideia do que pode estar acontecendo, agradeço a colaboração. Roberto Franco

  • #2
    pode ser o sensor "grande" da bomba de alta ou o sensor do rail para testar e so retirar o plug veremelho que fica entre os bicos se nao enagasgar e um dos dois, mais provavelmente ser o da bomba.. custa uns R$300 na mwm...
    Amarok CS S 17/17
    Ranger CS XL 4x4 3,0 08
    sw4 manual 2006 (sucatona)

  • #3
    Usuário
    Entrada
    13/05/2012
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    42
    Posts
    160
    Agradecimentos: 0
    Roberto...
    Não sei se estou falando do mesmo sensor que o Dudu citou... quando ele fala do sensor da bomba de alta...
    Mas digo da valvula PCV ... em cima do motor no meio dos bicos.. tem um plug .. se não me engano verde ( ele comenta vermelho - mas não sei se é o mesmo )... desliga ele e liga o carro...
    Esse enhenhenhen que vc fala.. é o mesmo que fazia aqueles caminhões Fords antigos.. parece que está oscilando né..
    Pelo que vc descreve é quase 100% que é essa valvula.. pois é ela que regula a pressão para quando o carro está frio... este enhenhenhen.. se dá devido ao fato de ela aumentar e abaixar a pressão da bomba... desliga ela e liga o carro... é mto provavel que vai "alisar" na hora... Valvula Pcv Ranger 3.0 Diesel X39-800-300-005z Troller 3.0 - R$ 528,00 no MercadoLivre
    A original é Siemens.. mas vende no mercado de outra marca conhecida tb.. agora não me lembro qual..
    Apanhei mto com a minha pra achar isso... mas antes me fizeram trocar bomba de alta... bomba de baixa e bicos... enfim quase 12 pilas foi pro saco...
    Boa Sorte..
    Ranger CS 4x4 3.0 11/12

  • #4
    Usuário
    Entrada
    20/02/2013
    Local
    São Leopoldo/RS
    Idade
    44
    Posts
    211
    Agradecimentos: 0
    vc ta usando filtros originais ou paralelos.
    a minha começou a perder força era o filtro de oleo diesel paralelo.
    troquei por um original e nunca mais me incomodou.
    RANGER XLT 4X4


  • #5
    Usuário Avatar de miguelcps
    Entrada
    26/03/2008
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    1,474
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por marcoswiedemann Ver Post
    vc ta usando filtros originais ou paralelos.
    a minha começou a perder força era o filtro de oleo diesel paralelo.
    troquei por um original e nunca mais me incomodou.
    Isso é verdade, com a minha antiga 2006 aconteceu varias vezes este problema sempre qdo o filtro do diesel já havia passado a hora da troca, era só trocar que o problema sumia.
    NOVA RANGER CD XL 4X4 2.2 13/14 150CV


  • #6
    Usuário
    Entrada
    14/06/2013
    Local
    resende/RJ
    Idade
    60
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por miguelcps Ver Post
    Isso é verdade, com a minha antiga 2006 aconteceu varias vezes este problema sempre qdo o filtro do diesel já havia passado a hora da troca, era só trocar que o problema sumia.
    Somente uso peças originais, a medida que estou andando mais com ela o problema não mais tem acontecido, pois acostumei deixá-la aquecendo de manhã em torno de 10 minutos todos os dia, e com isso tem funcionado bem.

  • #7
    Usuário Avatar de fabriciusmaximus
    Entrada
    25/11/2012
    Local
    belem/PA
    Idade
    45
    Posts
    55
    Agradecimentos: 0
    Boa tarde pessoal !!!

    Sou de Belém e recentemente adquirir um ranger limited 3.0 diesel 4x4 (07/08), como sou leigo no assunto gostaria da ajuda dos companheiros para me adaptar ao veículo e para aprender fazer a manutenção preventiva !!!

    situação do veículo
    -149000 km
    - o antigo dono disse que tem que trocar o oleo
    - ar está fraco : disse que era o gás ! o compressor da um estalos ...
    -trocar alguns botoes : lanterna, tração ...

    O carro anda normal e por enquanto não apresentou nenhum problema !!

    Vejam a possibilidade de me ajudarem a levantar esta viatura pra ficar impecável!!!
    EX-HILUX95

  • #8
    Usuário
    Entrada
    28/06/2013
    Local
    Peruíbe/SP
    Posts
    34
    Agradecimentos: 0
    Roberto, alguma novidade com a solução do problema?


    Fabricius, ai vai uma lista:

    mande fazer uma limpeza na admissão (dutos, turbina e intercooler);
    mande limpar o radiador e colocar o aditivo recomendado no manual;
    mande fazer uma limpeza no tanque de combustível e limpar os dois pré filtros (externo e interno) da bomba de combustível;
    troque filtro de combustível;
    troque filtro de ar;
    troque filtro de óleo;
    troque o óleo do motor (15w40 CI4);
    troque o fluído de freio (dot4);
    troque o fluído de embreagem (dot 4 também);
    troque o óleo da caixa de câmbio (óleo ATF);
    troque o óleo do diferencial (óleo específico para diferencial autoblocante, ou trac loc ou limited slip LS);
    mande alinhar e balancear as rodas e suspenção, verificar amortecedores, barra de torção, buchas e batentes da suspensão;
    mande verificar a correia poli V;
    mande passar o scaner na ECU (central da injeção eletrônica) para verificar algum registro de erro;
    USE SOMENTE DIESEL DE QUALIDADE, pois, esse motor não aguenta diesel ruim, sujo, batizado ou com água.

    Altamente recomendável um mecânico de confiança e qualificado para realizar a manutenção desse motor que é cheio de detalhes e macetes. Procure outros donos de Ranger Diesel 3.0 e pergunte para eles onde fazem a manutenção de suas caminhonetes, fuja de "mexanicos", esses só agravam os problemas.


    Abraço
    FORD RANGER XLS - CS - 2008/2008 - POWER STROKE 3.0 TURBO DIESEL ELETRONIC

  • #9
    Usuário Avatar de papa
    Entrada
    25/08/2009
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    288
    Agradecimentos: 0
    Se o sintoma é tipo uma falhação parecido com soluços, é bem provevel que seja a válvula de pressão da bomba de alta é a PCV valvula grande.citada acima pelo Artilheiro. se for ele vá de original já peguei uma não original e deu pau.
    PAPA
    Ranger XLS 2005 3.0, 204 cv

  • #10
    Usuário Avatar de fabriciusmaximus
    Entrada
    25/11/2012
    Local
    belem/PA
    Idade
    45
    Posts
    55
    Agradecimentos: 0
    Bom dia Rodrigo agradeço pela orientação !!!

    Sua ajuda com certeza vai me ajudar bastante a compreender corretamente a manutenção desta ranger !!!!

    Ranger 3.0 turbo diesel powerstrocker limited está apresentando uma dificuldade de aceleração ... percebo que o carro não desenvolve , as vezes fica perceptível que o carro está com dificuldade em desenvolver com mais rapidez!!!! Se vc tiver alguma ideia do que seja isso vou lhe agradecer...
    EX-HILUX95

  • #11
    Usuário
    Entrada
    11/09/2013
    Local
    Lages/SC
    Idade
    37
    Posts
    11
    Agradecimentos: 0
    Boa Noite a todos.

    Sou novo no Fórum e recentemente comprei uma Ranger Limited 3.0 exatamente igual a essa que você relata o problema.
    Tive um problema bem semelhante mas foi causado por imperícia de oficina.

    Eu apenas troquei a boia do tanque e comecei a notar perda gradual da potência e demora no acionamento do turbo. Na ocasião após muito custo encontrei o problema, o chicote que alimenta a bomba de baixa pressão presente no tanque ficou frouxo e ficava circuitando o que forçou a bomba. Até descobrir isso precisei de muita pesquisa aqui no fórum.

    Como alguns colegas citaram para verificar o motivo da perda de potência veja os seguintes itens:

    - Verifique o pre-filtro, aquele que vai no tanque, se tiver sujo provoca sobrecarga na bomba e baixa vazão. Uma forma fácil de verificar isso é desconectar a mangueira que vai no filtro lá no capô e conectar uma mangueira externa em uma garrafa pet por exemplo.
    Salvo engano, quando você gira a chave para ignição o sistema vai injetar óleo por 15 segundos e se bem me lembro a quantidade nesse tempo deve ser por volta de 1 litro (peço aos colegas mais entendidos que me corrijam se estiver enganado).

    - Não sendo isso passe o scanner. Caso ele apresente defeito na válvula PCV dê uma verificada se ela foi conectada com fita isolante ou se foi soldada. Eu mesmo tinha fita isolante e a junção disforme da fiação acarretava resistência e mal funcionamento da válvula. Quando soldei o erro no scanner sumiu. A PCV fica atras da roda dianteira direita, tire a roda e terá fácil acesso a ela.

    - Outra verificação rápida que você pode tentar é verificar se o turbo entra normal com o aumento da rotação ou demora ou até mesmo fica com 1 ou 2 pontos apenas. Isso aliado ao resto tudo em ordem pode ser a mesmo a PCV falhando.

    - Se for a PCV troque o quanto antes porque quando pifar de vez você fica na estrada.

    "OBS: Artilheiro,
    Quanto a isso que você comentou do enhenhenhen semelhante aos caminhões ford antigos, se for realmente PCV ele acusaria no scanner? Minha viatura fica no tempo e minha região é fria e esse barulho ocorre por alguns segundos quando ligo logo cedo também mas após normaliza."


    Grande abraço a todos.

  • #12
    Usuário Avatar de papa
    Entrada
    25/08/2009
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    288
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Joao Lucas Pereira Ver Post
    Boa Noite a todos.

    Sou novo no Fórum e recentemente comprei uma Ranger Limited 3.0 exatamente igual a essa que você relata o problema.
    Tive um problema bem semelhante mas foi causado por imperícia de oficina.

    Eu apenas troquei a boia do tanque e comecei a notar perda gradual da potência e demora no acionamento do turbo. Na ocasião após muito custo encontrei o problema, o chicote que alimenta a bomba de baixa pressão presente no tanque ficou frouxo e ficava circuitando o que forçou a bomba. Até descobrir isso precisei de muita pesquisa aqui no fórum.

    Como alguns colegas citaram para verificar o motivo da perda de potência veja os seguintes itens:

    - Verifique o pre-filtro, aquele que vai no tanque, se tiver sujo provoca sobrecarga na bomba e baixa vazão. Uma forma fácil de verificar isso é desconectar a mangueira que vai no filtro lá no capô e conectar uma mangueira externa em uma garrafa pet por exemplo.
    Salvo engano, quando você gira a chave para ignição o sistema vai injetar óleo por 15 segundos e se bem me lembro a quantidade nesse tempo deve ser por volta de 1 litro (peço aos colegas mais entendidos que me corrijam se estiver enganado).

    - Não sendo isso passe o scanner. Caso ele apresente defeito na válvula PCV dê uma verificada se ela foi conectada com fita isolante ou se foi soldada. Eu mesmo tinha fita isolante e a junção disforme da fiação acarretava resistência e mal funcionamento da válvula. Quando soldei o erro no scanner sumiu. A PCV fica atras da roda dianteira direita, tire a roda e terá fácil acesso a ela.

    - Outra verificação rápida que você pode tentar é verificar se o turbo entra normal com o aumento da rotação ou demora ou até mesmo fica com 1 ou 2 pontos apenas. Isso aliado ao resto tudo em ordem pode ser a mesmo a PCV falhando.

    - Se for a PCV troque o quanto antes porque quando pifar de vez você fica na estrada.

    "OBS: Artilheiro,
    Quanto a isso que você comentou do enhenhenhen semelhante aos caminhões ford antigos, se for realmente PCV ele acusaria no scanner? Minha viatura fica no tempo e minha região é fria e esse barulho ocorre por alguns segundos quando ligo logo cedo também mas após normaliza."


    Grande abraço a todos.
    João falha na válvula PCV infelizmente o scaner não detecta, não conheço scaner que diz qual é o sensor com problema porém se vç tem scaner que detecta qual é o tipo e onde encontar
    PAPA
    Ranger XLS 2005 3.0, 204 cv

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Problema no Freio da Ranger
      Por crystyan2003 no fórum Ford
      Respostas: 7
      Última resposta: 14/10/2017, 22:04
    2. Problema com Ranger 2.8 PS
      Por Thescaum no fórum Ford
      Respostas: 19
      Última resposta: 26/07/2016, 14:20
    3. problema no 4x4 da ranger
      Por Tiago xlt no fórum Ford
      Respostas: 19
      Última resposta: 29/07/2013, 10:05
    4. Respostas: 8
      Última resposta: 04/11/2009, 20:29
    5. Ranger 3.0 Eletronic 2005 Sem Funcionamento
      Por EDU REIS no fórum Ford
      Respostas: 10
      Última resposta: 04/12/2008, 17:53

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade