x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 11 de 11
  • #1
    Usuário Avatar de lincolnjb
    Entrada
    21/12/2009
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    58
    Posts
    385
    Agradecimentos: 12

    Question Socorro!!! Problema persistente de embreágem - Explorer 94 - 4x4 - Mecanica




    Gostaria de pedir a ajuda dos amigos na seguinte situação

    Tenho uma EXPLORER 94 - 4x4 - cambio mecanico e venho tendo problemas persistentes de embreágem com ela. De 2012 pra cá ja troquei o KIT de embreágem (disco, platô e atuador) 2 vezes e o volante do motor já foi retificado. Mesmo assim ela continua a patinar.

    Ela não patina logo pela manha mas basta pegar um pouco de transito que ela vai aos poucos esquentando e começando a patinar.

    O Kit atual é de 1ª linha e meu mecanico está sem saber o que fazer.

    ALGUÉM AI JA ENFRENTOU ESTE PROBLEMA?

    ALGUÉM AI SABERIA ME DIZER O QUE PODE ESTAR ACONTECENDO?

    EXISTIRIA ALGO SOBRE AS PEÇAS QUE COMPÔEM O SISTEMA QUE EU DESCONHEÇA?

    A unica peça que ainda não foi trocada no sistema é o cilindro mestre da embreágem.
    Será que o problema pode estar nele??Aguar

    do a ajuda dos amigos
    Lincoln Bustamante
    Explorer 98 XLT - 4x4 - Automática

  • #2
    Normalmente quando da problema no cilindro o pedal costuma ficar duro. Eu ia sugerir que vc justamente desse uma olhada nele, além de verificar se não está entrando ar no sistema. Tem um tal de colar da embreagem que tb seria bom vc verificar.

    Aproveita que tá mexendo e troca o óleo da caixa!

  • #3
    Usuário Avatar de lincolnjb
    Entrada
    21/12/2009
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    58
    Posts
    385
    Agradecimentos: 12
    Citação Postado originalmente por hugocsl Ver Post
    Normalmente quando da problema no cilindro o pedal costuma ficar duro. Eu ia sugerir que vc justamente desse uma olhada nele, além de verificar se não está entrando ar no sistema. Tem um tal de colar da embreagem que tb seria bom vc verificar.

    Aproveita que tá mexendo e troca o óleo da caixa!
    Fala Hugo...

    Acho que você não se lembra de mim... sou aquele cara que foi comprar a sua explorer 98 e acabou te dando dicas sobre a manutnção dela....alias acho que foi isso que te fez arrumar ela toda não foi????

    Não comprei aquela sua linda explorer 98 porque queria o modelo mais antigo e acabei por arrematar uma 94 muito boa.... é logico que ela vai apresentar alguns probleminhas aqui e ali mas como você mesmo sabe.... carro é que nem mulher....se você ama fica com ela mesmo que ela te encha o saco.....he...he...h.e..h.e....!!!!

    O problema da minha explorer não ta dando pra entender cara.... ta crônico... basta usar um pouco a mais e ela volta a patinar... mesmo sendo nova e com peças de 1ª linha. Se eu resolver isso acabou meus problemas.

    Abraços do Lincoln
    Lincoln Bustamante
    Explorer 98 XLT - 4x4 - Automática

  • #4
    Fala Lincoln, to lembrado sim.

    Na verdade aquela Explorer não tinha muito coisa pra mexer não... só toquei o hidrovacuo e todo o resto que fiz foi preparação e perfumaria, como vc pode ver nesse link ai do carro na minha assinatura!

    Com relação ao seu carro não tenho muito conhecimento para te dar mais dicas, mas da uma verifica ai no cilindro, vai que é ele.

    Boa sorte com o carro!

  • #5
    Usuário Avatar de Desnickadu
    Entrada
    13/12/2010
    Local
    Itapecerica da Serra/SP
    Idade
    37
    Posts
    651
    Agradecimentos: 0
    se fosse problema no cilindro aconteceria o contario, ela não trabalharia. A embreagem ficaria acoplada direto.
    O colar da embreagem é a parte interna do disco, se foi trocado o kit, então o disco [e consequentemente o colar] são novos.

    Lincon, que marca usou nessas trocas? A oficina que fez a instalação e o torneiro que fez o passe no volante são de confiança? vc verificou o andamento dos serviços?
    "Falo isso para o meu psiquiatra, mas é claro que ele não entende!"

  • #6
    Usuário Avatar de lincolnjb
    Entrada
    21/12/2009
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    58
    Posts
    385
    Agradecimentos: 12
    Antes de tdo obrigado pela ajuda!!!!

    Seguinte....usei Luk na troca e o passe foi dado na Monteiro aqui em bhte. Infelizmente não pude checar as medidas do volante do motor antes da colocação mas acredito que o passe tenha sido bem feito. Meu mecanico também é de confiança assim sobram poucas alternativas.

    Quanto ao clindro mestre da embreagem (unica peça que ainda não troquei) eu pensei em 2 possibilidades:

    1) O cilindro mestre poderia estar gasto ao ponto do embolo não estar fazendo pressão o suficiente para haver o desacoplamento do disco. Eu descartei esta possibilidade porque entrei debaixo do carro e abri aquela janela que da acesso a embreágem e vi que a pressão do conjunto de atuadores está deslocando o suficiente para acionar a embreágem. Verifiquei também que a passagem das marchas se dá sem qualquer esforço indicando que o acionamento é o suficiente.

    2) O cilindro mestre poderia também estar gasto ao ponto da valvula de retorno não estar permitindo o retorno de todo o fluido. Isso manteria uma certa pressão na chapa não permitindo o seu acoplamento por completo(Embreágem estrangulada). É nisso que estou agreditando. E até existem alguns sinais que apontam isso: A embreagem está alta.... o pedal da embreagem alivia logo no inicio do curso..... as marchas podem ser tiradas sem o acionamento da embreagem de forma muito facil etc...etc..etc....

    Mas eu gostaria de ver a posição de alguns colegas que entendem mais do assunto antes de me arricar a desmanchar a caixa toda na garagem de casa. he...he...he...h.e......
    Lincoln Bustamante
    Explorer 98 XLT - 4x4 - Automática

  • #7
    Usuário Avatar de lincolnjb
    Entrada
    21/12/2009
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    58
    Posts
    385
    Agradecimentos: 12
    Citação Postado originalmente por hugocsl Ver Post
    Fala Lincoln, to lembrado sim.

    Na verdade aquela Explorer não tinha muito coisa pra mexer não... só toquei o hidrovacuo e todo o resto que fiz foi preparação e perfumaria, como vc pode ver nesse link ai do carro na minha assinatura!

    Com relação ao seu carro não tenho muito conhecimento para te dar mais dicas, mas da uma verifica ai no cilindro, vai que é ele.

    Boa sorte com o carro!
    Ai... dei uma olhada no seu topico da explorer e vi que de um dia para outro você do nada vendeu ela....... deu a louca é .....he..h.e..h..e.h..e...

    abraços
    Lincoln Bustamante
    Explorer 98 XLT - 4x4 - Automática

  • #8
    É que eu estava pensando em passar pra um Troller....

    Anunciei a Explorer e vendi em menos de um mês, carro bom é assim rsrs Foi tão rápido que depois fiquei pensando se tinha feito a coisa certa kkkkkkkk

    []´s

  • #9
    Usuário Avatar de lincolnjb
    Entrada
    21/12/2009
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    58
    Posts
    385
    Agradecimentos: 12

    Mão na massa de novo.

    Citação Postado originalmente por Desnickadu Ver Post
    se fosse problema no cilindro aconteceria o contario, ela não trabalharia. A embreagem ficaria acoplada direto.
    O colar da embreagem é a parte interna do disco, se foi trocado o kit, então o disco [e consequentemente o colar] são novos.

    Lincon, que marca usou nessas trocas? A oficina que fez a instalação e o torneiro que fez o passe no volante são de confiança? vc verificou o andamento dos serviços?
    Pois é..... acabei descobrindo que o problema era no cilindro mestre da embreagem mesmo. Gostaria então de passar a dica para que todos possam se livrar do problema.

    Veiculos equipados com embreágem hidraulica normalmente usam 2 atuadores hidraulicos para promover o desacoplamento do disco. um dos atuadores fica dentro da caixa da embreágem e o outro proximo do pedal.

    O o fluido hidraulico usado no sistema tem um tempo de vida util e deve ser substituido conforme os ditames do manual de manutenção. Acontece que a gente normalmente nunca se preocupa com tais liquidos né??? Pois bem.... passado o tempo de vida util estes liquidos começam a engrossar e formam uma camada gordurosa dentro do sistema em que trabalham. Esta camada é a tão conhecida BORRA que acaba por diminuir os encanamentos entupir filtros ou emperrar valvulas que funcionam dando passagem para o sistema HIDRAULICO.

    Pois bem.... meu problema era justamante essa BORRA (sem trocadilhos hein!!!)

    Quando pisamos no pedal da embreagem, um piston que esta dentro do cilindro mestre empurra fuido hidraulico pelo sistema para acionar o atuador para então desacoplar o disco de embreagem. Quando você solta a embreágem as forças do conjunto (molas do platô e do atuador) forcam o liquido de volta para o compartimento reserva do fluido..... No meu caso, o sistema estava tão cheio de borra que a valvula que permitia o retorno do liquido estava praticamente emperrada o que acabava mantendo uma certa pressão no sistema.

    Era como se eu estivesse com o pé sobre a embreagem o tempo todo. O disco não desacoplava direito e ficava friccionando e acabava rapidinho.

    A solução para o problema foi a seguinte:

    1) A valvula do atuador foi aberta para que o liquido velho saisse enquanto o novo liquido era colocado por cima.
    2) Quando o sistema deu sinais de que o liquido velho havia saido totalmente fechamos o sistema.
    3) Uma mangueira foi colocada no bico de saida do atuador e levada até o reservatorio de liquido da embreagem e cheia de fluido hidraulico.

    Isso feito começamos a bombar a embreagem com força forçando o liquido a circular pelo sistema sob pressão até sair pequenos pedacinhos macerados.

    A borra pode não ter saido totalmente e a embreágem pode voltar a patinar por isso vou encomendar um clilindro mestre na Rockauto caso precise no futuro.

    Essa borra não é um luxo do sistema de embreagem. Ela pode acontecer em todo e qualquer sistema que use fluido hidraulico portanto devemos trocar estes fluidos sempre que completar a quilometragem descrita no manual.

    abraços
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -embreagem-atuador-hidraulico.jpg  
    Imagens Anexas -cilindro-mestre-embrea-gem.jpg 
    Lincoln Bustamante
    Explorer 98 XLT - 4x4 - Automática

  • #10
    Usuário
    Entrada
    30/08/2014
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    28
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Minha Explorer 97 4x4.0L está com Problema na Embreagem!
    Ela não esta funcionando, eu piso e o pedal esta mole ele vai ate o final e volta sem oferecer resistência...
    Alguém já ficou com esse problema? Alguém pode me dar Dicas?
    Ford Explorer XLT 1997 V6 4.0L 4X4

  • #11
    Usuário
    Entrada
    18/02/2019
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Seu caso parece ser o do cilindro mestre do pedal

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. embreagem mecânica do NIVA
      Por baseggiov no fórum Niva
      Respostas: 80
      Última resposta: 27/06/2016, 22:44
    2. Respostas: 3
      Última resposta: 29/08/2011, 13:50
    3. Socorro aos experts - explorer arc
      Por velocyraptor no fórum Ford
      Respostas: 24
      Última resposta: 09/08/2010, 19:12
    4. Câmbio Explorer..Socorro...
      Por dois no fórum Ford
      Respostas: 4
      Última resposta: 22/03/2010, 15:41
    5. SOCORRO! Sem Embreagem!
      Por Nivoide no fórum Niva
      Respostas: 9
      Última resposta: 08/07/2007, 21:55

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade