x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8
  • #1
    Usuário
    Entrada
    17/08/2012
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    183
    Agradecimentos: 3

    Compressor de ar condicionado Ranger PowerStroke 2.8 Diesel 2002 2003 2004




    Pessoal,

    Estou com o rolamento da polia do compressor de ar condicionado da minha graúda fazendo nhéco-nhéco, e soltando fuligem (ou a fuligem é normal da embreagem).
    O fato é que quando acoplo a polia (ligando o ar condicionado com o motor em funcionamento), eu noto o nhéco-nhéco, e a polia parece "sambar" um pouco. Não noto a correia escorregar e passei parafina nela pra ter certeza de que o barulho não é correia-polia.
    O problema porém, é que onde quer que eu procure na net eu não acho o diacho do rolamento específico pra "Ranger 2002-2004" (na verdade a minha é 2004 com cara de 2005, mas é coração de 2004 -- motor 2.8). Não consegui correlatar também essa bomba de ar condicionado com qualquer modelo americano (para procurar no eBay, etc).
    O compressor que sempre acho é aquele cuja polia tem três grandes botões, mas a minha é diferente, um pouco mais "lisa"... Sem nada tão notável. Simplesmente lado de fora roda, e lado de dentro pára se tá desacoplada (às vezes dá uns "toquinhos" leves, mas nada assustador). Bom, tá aí uma foto do compressor, que tirei quando troquei a correia dentada e tensionadores.
    Compressor de ar condicionado Ranger PowerStroke 2.8 Diesel 2002 2003 2004-compressor_ac_ranger_2004.jpg
    Como um bom "babaca" eu ainda não inspecionei cuidadosamente o compressor em busca de etiquetas com modelo etc, mas achei que seria mais simples encontrar referência a ele na internet. Porém só acho de ranger 2001- e 2005+!!! Irônico.
    Nos esquemas da ranger que baixei aqui no site mesmo (manuais, catálogo de peças do motor tanto da 2.8 HS quanto 3.0 NGD) e outros catálogos de manutenção (estes pra a gringa, em sua maioria), não achei nada sobre qual compressor vai em qual ranger. Mas pelo que entendi até agora, o mesmo compressor das ranger 2001- é o das ranger 2005+, e a configuração da polia é bem diferente, provavelmente implicando na diferença também do rolamento necessário.
    Será que alguém daqui do fórum consegue me dar direções sobre esse assunto, ou apontar algum manual técnico pra eu conseguir achar um bom rolamento para colocar novo?

    Obrigado desde já!
    A minha graúda
    Ranger XLT4x42004/20052.8 PowerStroke + TGV (tudo colorido!)

  • #2
    Usuário
    Entrada
    17/08/2012
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    183
    Agradecimentos: 3
    Bom, parece que essa pergunta foi bem difícil... rsrs....

    Consegui descobrir que o compressor desse carro é conhecido como 'Fic Ford', e de fato comprei o rolamento correto.

    Bom, quando tirei (eu mesmo, seguindo as orientações do site aqui e usando um 'saca movimento central de bicicleta), vi que o rolamento, NKS, original, estava perfeito. Porém, o existia a folga, e essa folga era entre o eixo do compressor e o diâmetro menor do rolamento!.. A princípio preenchi um pouco com fita crepe, mas é lógico que não vai resolver, mesmo tendo melhorado imediatamente. Com a folga, a polia encosta no solenóide interno (que efetua o acoplamento/desacoplamento da polia), e faz barulho de 'nhéco-nhéco'.

    Eu não consigo pensar uma solução melhor que a fita crepe, dado que embora seja 'folgado', ainda assim é bem 'justo'.
    Um diagrama conceitual da situação é essa:
    Compressor de ar condicionado Ranger PowerStroke 2.8 Diesel 2002 2003 2004-eixocompressor_ranger.png

    Sugestões são sempre bem-vindas...
    A minha graúda
    Ranger XLT4x42004/20052.8 PowerStroke + TGV (tudo colorido!)

  • #3
    Usuário
    Entrada
    27/04/2009
    Local
    João Pessoa/PB
    Posts
    223
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por avenger Ver Post
    Bom, parece que essa pergunta foi bem difícil... rsrs....

    Consegui descobrir que o compressor desse carro é conhecido como 'Fic Ford', e de fato comprei o rolamento correto.

    Bom, quando tirei (eu mesmo, seguindo as orientações do site aqui e usando um 'saca movimento central de bicicleta), vi que o rolamento, NKS, original, estava perfeito. Porém, o existia a folga, e essa folga era entre o eixo do compressor e o diâmetro menor do rolamento!.. A princípio preenchi um pouco com fita crepe, mas é lógico que não vai resolver, mesmo tendo melhorado imediatamente. Com a folga, a polia encosta no solenóide interno (que efetua o acoplamento/desacoplamento da polia), e faz barulho de 'nhéco-nhéco'.

    Eu não consigo pensar uma solução melhor que a fita crepe, dado que embora seja 'folgado', ainda assim é bem 'justo'.
    Um diagrama conceitual da situação é essa:
    Compressor de ar condicionado Ranger PowerStroke 2.8 Diesel 2002 2003 2004-eixocompressor_ranger.png

    Sugestões são sempre bem-vindas...

    Por quanto pagou no rolamento? Quando troquei o rolamento da minha utilizei o da correia dentada do chevette e até hoje sem problemas. Me custou uns R$40,00

    Abs!
    Ranger 2004 XLS/2.8 PS (O bom filho à casa torna)
    EX - Ranger 2004 XLS/2.8 PS

  • #4
    Usuário Avatar de Desnickadu
    Entrada
    13/12/2010
    Local
    Itapecerica da Serra/SP
    Idade
    37
    Posts
    651
    Agradecimentos: 0
    Um bom torneiro resolve o assunto.

    Basta levar o eixo e o rolamento, então o torneiro enche o eixo de solda, torneia na medida certa e ta pronto.

    Isso se a folga for pequena. Se for grande vc comprou o rolamento errado.
    "Falo isso para o meu psiquiatra, mas é claro que ele não entende!"

  • #5
    Usuário
    Entrada
    17/08/2012
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    183
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Foxtrot Ver Post
    Por quanto pagou no rolamento? Quando troquei o rolamento da minha utilizei o da correia dentada do chevette e até hoje sem problemas. Me custou uns R$40,00

    Abs!
    Nossa! Não achei o preço que paguei no rolamento, não! Mas ele tá aqui zerinho ate hoje! Acabei não usando, já que o problema era no eixo do compressor... Acabei apertando o botão do "foda-se" e comprei um compressor novo. Não achava quem encarasse consertar isso.

    Eh, e as "gambiarras" que fiz pra tentar contornar o problema não surtiram efeito. rsrs.
    A minha graúda
    Ranger XLT4x42004/20052.8 PowerStroke + TGV (tudo colorido!)

  • #6
    Usuário
    Entrada
    22/11/2021
    Local
    Lençois/BA
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por avenger Ver Post
    Nossa! Não achei o preço que paguei no rolamento, não! Mas ele tá aqui zerinho ate hoje! Acabei não usando, já que o problema era no eixo do compressor... Acabei apertando o botão do "foda-se" e comprei um compressor novo. Não achava quem encarasse consertar isso.

    Eh, e as "gambiarras" que fiz pra tentar contornar o problema não surtiram efeito. rsrs.
    Boa tarde meu caro.. onde vc comprou esse compressor ? nao consigo achar compressor 4 pk para a ford ranger 2004 xls.2.8 powerstroke. alguma recomendaçao?

  • #7
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    46
    Posts
    679
    Agradecimentos: 36
    Citação Postado originalmente por danlençois Ver Post
    Boa tarde meu caro.. onde vc comprou esse compressor ? nao consigo achar compressor 4 pk para a ford ranger 2004 xls.2.8 powerstroke. alguma recomendaçao?
    Usa a tua polia antiga, caso não esteja fodida. Se não me falha a memória troquei meu compressor por um Delphi (que jura de pé junto ser original....rsrs) para a Ranger, e veio com uma polia diferente que ainda por cima ficava desalinhada. Dei um jeito de colocar a do compressor velho.

    Sds.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #8
    Usuário
    Entrada
    23/02/2023
    Local
    Rondonópolis/MT
    Idade
    39
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Preciso achar um suporte para um compressor da 2.5. Sou novo no forum e estou meio perdido. Aguem sabe onde posso encontrar? estou vasculhando os ferros velhos

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 10
      Última resposta: 21/08/2011, 11:13
    2. Compressor ar condicionado troller 2003
      Por marcotulio no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 15/04/2011, 18:12
    3. Respostas: 36
      Última resposta: 24/11/2010, 10:49
    4. Compressor do Ar condicionado Defender 110 2003
      Por Miecz no fórum Land Rover
      Respostas: 1
      Última resposta: 19/01/2010, 18:19
    5. Caixa de Redução Ranger 2003 Powerstroke 2.8
      Por Elmer_Jeep no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 2
      Última resposta: 05/06/2007, 16:00

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade