x
Convex Datacenter
  • #3265
    Usuário Avatar de Miranda_MG
    Entrada
    13/01/2014
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    47
    Posts
    2,061
    Agradecimentos: 61



    Cara, pode parecer surreal, mas eu não confiaria nela estar atualizada.

    A minha é do início de agosto e eu a retirei da concessionária no final de dezembro. Quase o mesmo período que a sua. Aí você pensa: bem, mas se não foi produzida já com o mapa novo, a concessionária deveria atualizá-la, certo? É nesse deveria que não dá para confiar. Além disso, acho que a previsão da atualização era para julho, mas acabou sofrendo duas ou três semanas de atraso (ainda pensando na produção).

    Se der tudo certo, "só" vai ser essa atualização que falta.

    Abraço,

    Miranda

    Citação Postado originalmente por mfcb Ver Post
    Vou tentar levar o mais breve possível.

    Respondendo as perguntas:

    1. A sua já passou pela atualização do mapa do PCM? Aquela que prevenia exatamente esse problema?
    R. Como peguei ela dia 19 de dezembro acredito que deve estar com a última versão. Me parece que essa atualização foi em julho de 2016 certo?

    2. Considera a possibilidade de combustível adulterado (já que estava em viagem)?
    R. Em princípio considerei. Porém abasteci no mesmo posto na ida e na volta e o problema apareceu somente na volta. E o posto é de grande movimento na BR 116.

    3. Algum outro sintoma pré ou pós-ocorrência?
    R. Nada.

    Abraços
    Ranger 3.2 Limited ~ Reprogramada
    Tiguan 2.0 - Original

  • #3266
    Usuário
    Entrada
    08/02/2016
    Local
    Guaramirim/SC
    Posts
    106
    Agradecimento: 1
    Miranda, a minha chegou do nordeste em 14/09/2016, e peguei no dia 15, está com 6.500 km e ainda não tive qualquer problema de perda de potência. Me pergunto: Será somente uma questão de software? Se sim, por que a minha ainda não apresentou qualquer problema, sendo software anterior ao de vocês?

    A perda de potência, se não me engano, é um problema recorrente de anos atrás, que inclusive gerou recall Ford e Troller. Por que ainda acontece? Não seria agora, como ja anunciado, um mecanismo de segurança, na minha opinião, mau projetado, uma vez que deveria ser acionado somente com pré requisitos como, veículo parado, 1 segundo após ser ligado, etc?

    Da a impressão de ser ocasionado devido a má qualidade de combustível. Eu abasteço sempre no mesmo posto, bandeira shell.

  • #3267
    Usuário Avatar de Miranda_MG
    Entrada
    13/01/2014
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    47
    Posts
    2,061
    Agradecimentos: 61
    Anderson,

    Com certeza, não é apenas uma questão de software nesse caso. Tanto que há várias 2.2 que não atualizaram o PCM e rodam por aí sem problema. O problema é a conjunção de alguns fatores. Tem boletim técnico até para ajustar abertura e fechamento das aletas do TGV após o desligamento da picape para evitar que o turbo rode sem lubrificação.

    O modo de segurança (responsável pela perda de potência) é extremamente útil e precisa ser acionado justamente para que não aconteça o desligamento imediato do veículo e/ou um dano que poderia gerar esse desligamento e comprometesse definitivamente uma peça ou sistema - como o DPF.

    Só uma observação: a minha é uma 3.2 2014. Certeza que meu software é anterior ao seu.

    Abraço. E aguardemos notícias.

    Miranda

    Citação Postado originalmente por Anderson Charles Ver Post
    Miranda, a minha chegou do nordeste em 14/09/2016, e peguei no dia 15, está com 6.500 km e ainda não tive qualquer problema de perda de potência. Me pergunto: Será somente uma questão de software? Se sim, por que a minha ainda não apresentou qualquer problema, sendo software anterior ao de vocês?

    A perda de potência, se não me engano, é um problema recorrente de anos atrás, que inclusive gerou recall Ford e Troller. Por que ainda acontece? Não seria agora, como ja anunciado, um mecanismo de segurança, na minha opinião, mau projetado, uma vez que deveria ser acionado somente com pré requisitos como, veículo parado, 1 segundo após ser ligado, etc?

    Da a impressão de ser ocasionado devido a má qualidade de combustível. Eu abasteço sempre no mesmo posto, bandeira shell.
    Ranger 3.2 Limited ~ Reprogramada
    Tiguan 2.0 - Original

  • #3268
    Usuário Avatar de felippetti
    Entrada
    09/01/2004
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    47
    Posts
    1,556
    Agradecimentos: 22
    Citação Postado originalmente por Miranda_MG Ver Post
    Anderson,

    (...) Tanto que há várias 2.2 que não atualizaram o PCM e rodam por aí sem problema. O problema é a conjunção de alguns fatores. Tem boletim técnico até para ajustar abertura e fechamento das aletas do TGV após o desligamento da picape para evitar que o turbo rode sem lubrificação.

    (...)

    Miranda
    2.2 tem turbina TGV?

  • #3269
    Usuário Avatar de mfcb
    Entrada
    10/01/2011
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    434
    Agradecimentos: 11
    Citação Postado originalmente por Miranda_MG Ver Post
    Anderson,

    Com certeza, não é apenas uma questão de software nesse caso. Tanto que há várias 2.2 que não atualizaram o PCM e rodam por aí sem problema. O problema é a conjunção de alguns fatores. Tem boletim técnico até para ajustar abertura e fechamento das aletas do TGV após o desligamento da picape para evitar que o turbo rode sem lubrificação.

    O modo de segurança (responsável pela perda de potência) é extremamente útil e precisa ser acionado justamente para que não aconteça o desligamento imediato do veículo e/ou um dano que poderia gerar esse desligamento e comprometesse definitivamente uma peça ou sistema - como o DPF.

    Só uma observação: a minha é uma 3.2 2014. Certeza que meu software é anterior ao seu.

    Abraço. E aguardemos notícias.

    Miranda
    Pois bem, vamos ao relato do ocorrido:

    Cheguei na concessionária e após explicar os fatos ao mecânico (especialista em elétrica diesel da ccs) ele já foi me perguntando se era das 2.2 antigas ou das novas. Quando falei que era da nova ele disse: "Precisa atualizar a central. Fora isso nunca vi nenhuma dar problema" Já fiquei mais aliviado. hehe

    Ele informou que o procedimento é que na revisão de entrega façam a atualização da central e que por algum motivo não devem ter feito na minha. Achou estranho ter acendido a luz da injeção pois normalmente acende outra luz de advertência. Passou o scanner e este acusou filtro saturado. Então disse que iria fazer a regeneração e a atualizar a central. Fez os dois e realmente a central estava desatualizada. Agora é rezar para que tenha sido isso mesmo.

    Também fui questionado a respeito do combustível... Bem, posso dizer que abasteci sempre com S10 em postos de movimento. Agora dizer se é confiável é meio arriscado nessas estradas de fim de mundo no interior da Bahia. Fato é que já passei por lá com S10 e com Hilux e nunca tive problemas... Mas, como disse, não é garantia de diesel de boa qualidade...

    Qualquer novidade, que eu espero não ter, posto aqui!

    Abraços
    Ranger XLT 4x4 17/18; SW4 SRX 19/20
    Ex: SW4 SRV 14/15; Ranger XLS MT 4x4 16/17; S10 LT MT 4x4 13/14; S10 LT MT 4x4 12/13; Ranger Sport 08/09

  • #3270
    Usuário Avatar de mfcb
    Entrada
    10/01/2011
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    434
    Agradecimentos: 11
    Citação Postado originalmente por felippetti Ver Post
    2.2 tem turbina TGV?
    As de 160 cv sim.

    Abraço
    Ranger XLT 4x4 17/18; SW4 SRX 19/20
    Ex: SW4 SRV 14/15; Ranger XLS MT 4x4 16/17; S10 LT MT 4x4 13/14; S10 LT MT 4x4 12/13; Ranger Sport 08/09

  • #3271
    Usuário Avatar de Miranda_MG
    Entrada
    13/01/2014
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    47
    Posts
    2,061
    Agradecimentos: 61
    Não terá novidades.

    Citação Postado originalmente por mfcb Ver Post
    Pois bem, vamos ao relato do ocorrido:
    Citação Postado originalmente por mfcb Ver Post
    Cheguei na concessionária e após explicar os fatos ao mecânico (especialista em elétrica diesel da ccs) ele já foi me perguntando se era das 2.2 antigas ou das novas. Quando falei que era da nova ele disse: "Precisa atualizar a central. Fora isso nunca vi nenhuma dar problema" Já fiquei mais aliviado. hehe

    Ele informou que o procedimento é que na revisão de entrega façam a atualização da central e que por algum motivo não devem ter feito na minha. Achou estranho ter acendido a luz da injeção pois normalmente acende outra luz de advertência. Passou o scanner e este acusou filtro saturado. Então disse que iria fazer a regeneração e a atualizar a central. Fez os dois e realmente a central estava desatualizada. Agora é rezar para que tenha sido isso mesmo.

    Também fui questionado a respeito do combustível... Bem, posso dizer que abasteci sempre com S10 em postos de movimento. Agora dizer se é confiável é meio arriscado nessas estradas de fim de mundo no interior da Bahia. Fato é que já passei por lá com S10 e com Hilux e nunca tive problemas... Mas, como disse, não é garantia de diesel de boa qualidade...

    Qualquer novidade, que eu espero não ter, posto aqui!

    Abraços
    4X4 Brasil
    Ranger 3.2 Limited ~ Reprogramada
    Tiguan 2.0 - Original

  • #3272
    Usuário Avatar de mfcb
    Entrada
    10/01/2011
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    434
    Agradecimentos: 11
    Ah sim, pra quem estava na dúvida como eu a respeito do desempenho do 2.2, andei junto com uma Ranger 3.0 durante um bom trecho e deu pra ter uma referência. O sujeito começou a apertar o pé e quando vi que ele estava realmente pisando pra valer dei umas esticadas também. Dá pra afirmar que a 2.2 anda um pouco mais principalmente nas arrancadas e retomadas. Nada muito absurdo. Nas subidas também ela ficava um pouco pra trás e vale considerar que, embora eu não saiba quanto de peso o cara estava carregando, eu estava com aproximadamente uns 300 kg + 2 pessoas e motor tava com menos de 3000 km.

    No mais as impressões foram muitos boas. Fiz algumas trilhas, subi algumas dunas de areia e ela foi muito bem. A estabilidade tb me agradou bastante.

    Abraços
    Ranger XLT 4x4 17/18; SW4 SRX 19/20
    Ex: SW4 SRV 14/15; Ranger XLS MT 4x4 16/17; S10 LT MT 4x4 13/14; S10 LT MT 4x4 12/13; Ranger Sport 08/09

  • #3273
    Usuário
    Entrada
    08/02/2016
    Local
    Guaramirim/SC
    Posts
    106
    Agradecimento: 1
    Pessoal, tem um aplicativo free chamado FordSys Scan Free. Alguém ja testou?

    Gostaria de saber se dá para ver a versão do software que está instalado na minha Ranger.

    Afinal, qual a última versão?

    mfbc, qual versão foi instalada na sua agora?

  • #3274
    Usuário Avatar de Miranda_MG
    Entrada
    13/01/2014
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    47
    Posts
    2,061
    Agradecimentos: 61
    Citação Postado originalmente por Anderson Charles Ver Post
    Pessoal, tem um aplicativo free chamado FordSys Scan Free. Alguém ja testou?

    Gostaria de saber se dá para ver a versão do software que está instalado na minha Ranger.

    Afinal, qual a última versão?

    mfbc, qual versão foi instalada na sua agora?
    Anderson,

    Esse não conheço, mas um que indico e que é unanimidade entre os que fazem leituras de parâmetros das Rangers e Trollers é o FORScan. Inclusive, nele você consegue a leitura das versões dos módulos. Você já tem o leitor OBD II?

    Abraço,

    Miranda
    Ranger 3.2 Limited ~ Reprogramada
    Tiguan 2.0 - Original

  • #3275
    Usuário
    Entrada
    08/02/2016
    Local
    Guaramirim/SC
    Posts
    106
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Miranda_MG Ver Post
    Anderson,

    Esse não conheço, mas um que indico e que é unanimidade entre os que fazem leituras de parâmetros das Rangers e Trollers é o FORScan. Inclusive, nele você consegue a leitura das versões dos módulos. Você já tem o leitor OBD II?

    Abraço,

    Miranda

    Miranda, sequer conheço a função do leitor OBD II! Seria a conexão física com a central, para encaixar na porta de acesso a central?

  • #3276
    Usuário Avatar de Miranda_MG
    Entrada
    13/01/2014
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    47
    Posts
    2,061
    Agradecimentos: 61
    Citação Postado originalmente por Anderson Charles Ver Post
    Miranda, sequer conheço a função do leitor OBD II! Seria a conexão física com a central, para encaixar na porta de acesso a central?
    Isso mesmo. Fica atrás do porta-objetos à esquerda do volante. Se você fizer uma pressão mínima dos dois lados dele depois de aberto, ele desce e você vê o fêmea do conector.

    Para que você possa utilizar um aplicativo como esses que falamos para dispositivos móveis ou mesmo um software para notes ou desktops, você precisa de um leitor macho que vai encaixado ali. Ele pode ser sem fio (usando wi-fi ou bluetooth) ou cabeado. Inclusive, cuidado ao comprar (se for), porque a Apple não aceita esse tipo de conexão via bluetooth, por exemplo.

    Abraço,

    Miranda
    Ranger 3.2 Limited ~ Reprogramada
    Tiguan 2.0 - Original

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Nova Ranger FLEX.
      Por suv no fórum Ford
      Respostas: 2445
      Última resposta: 04/03/2021, 20:30
    2. Respostas: 14
      Última resposta: 18/03/2014, 10:36
    3. Nova s 10 2012 - diesel
      Por Cleo no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 4
      Última resposta: 28/08/2012, 08:36
    4. Respostas: 2
      Última resposta: 11/05/2012, 16:11

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade