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  • #1
    Usuário Avatar de henryfly
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    Barulho na Tração Ranger 4x4 2001




    Caros colegas

    Venho por intermédio deste novo tópico , solicitar ajuda dos amigos mais experientes no assunto tração 4x4 .
    Tenho uma Ranger CD 4x4 Motor Maxxion 2.5 ano 2001 com seletor Elétrico de painel .
    Minha tração aciona e funciona muito bem , não tenho reclamações , mas um fato tem me preocupado muito , e venho por meio deste fórum buscar ajuda dos amigos mais experientes .
    Vou tentar então relatar meu problema : Estou andando com o carro normal , aciono minha tração 4x4 simples , engate perfeito tudo funcionando perfeito , veículo andando e tracionando com perfeição .
    Quando entro na configuração de freio motor , Ex:descendo uma ladeira onde o veículo fica apoiado em uma marcha reduzida e pouco uso o freio , o conjunto de tração começa a apresentar um trancos e uns estralos , ruido esse muito alto , e o fato é que são intermitentes , ou seja leva um espaço de tempo entre um tranco e outro cerca de 1/2 minuto , mas não para e segue apresentando o problema , este sintoma também se apresenta na reduzida , mas com trancos menores .
    Curioso também comentar , que este fato também se apresenta quando a caminhonete encontra-se na 4x4 simples , descendo uma rodovia como a Imigrantes em ponto morto , ou seja não engatada , e os trancos também aparecem .
    Sendo assim vou ter sim muito prazer em poder receber informações dos colegas mais experientes sobre o assunto , pois não entendo o que possa estar acontecendo , e vamos também comentar que se trata de um carro com apenas 50.000 km originais .

    Abraços a todos e desde já muito obrigado pela ajuda

    Henry

  • #2
    Usuário Avatar de Pedro Eduardo Patussi
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    Corrente de tração com folga...
    só colocando uma nova...R$700 pra cima....
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  • #3
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    Citação Postado originalmente por Pedro Eduardo Patussi Ver Post
    Corrente de tração com folga...
    só colocando uma nova...R$700 pra cima....
    Pode ser o cardã dianteiro também com folga no bolachão. Solução simples é a troca dele.

    Abraços
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  • #4
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    Citação Postado originalmente por Daniel.Shimomoto Ver Post
    Pode ser o cardã dianteiro também com folga no bolachão. Solução simples é a troca dele. Abraços
    Mas em 2001 não tinha mas roda livre correto?? msm com o sistema sem carga com o 4x4 desligado...ficaria girando la o cardan o tempo todo...e provavelmente em velocidades altas...ele sentiria desconforto msm em 4x2 por causa da folga no cardan dianteiro...não??(tipo vibração)
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  • #5
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    Caros colegas agradeço pela interação ao assunto , Como o Amigo Pedro relatou , as Rangers 2001 dizem não ter mais Roda Livre nesse ano , sendo o estranho é que o carro em 4x2 é um show , não apresenta problemas algum .
    Os trancos e estralos aparecem quando engatada em 4x4 simples , ou reduzida , mas somente da configuração de freio motor , caso o conjunto esteja tracionando não aparece o problema .

    Agradeço a ajuda dos Amigos abraços Henry

  • #6
    Usuário Avatar de Pedro Eduardo Patussi
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    Citação Postado originalmente por henryfly Ver Post
    Caros colegas agradeço pela interação ao assunto , Como o Amigo Pedro relatou , as Rangers 2001 dizem não ter mais Roda Livre nesse ano , sendo o estranho é que o carro em 4x2 é um show , não apresenta problemas algum .
    Os trancos e estralos aparecem quando engatada em 4x4 simples , ou reduzida , mas somente da configuração de freio motor , caso o conjunto esteja tracionando não aparece o problema .

    Agradeço a ajuda dos Amigos abraços Henry


    henryfly ve se os barulho são iguais a esse....



    se for...é corrente da tração...
    a minha estralava e dava tranco... em 4x4high e low em subida e descidas com mais frequencias...e com menos intervalos...e no plaino...quase não nada...demorava bastante...
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  • #7
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
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    Citação Postado originalmente por Pedro Eduardo Patussi Ver Post
    Mas em 2001 não tinha mas roda livre correto?? msm com o sistema sem carga com o 4x4 desligado...ficaria girando la o cardan o tempo todo...e provavelmente em velocidades altas...ele sentiria desconforto msm em 4x2 por causa da folga no cardan dianteiro...não??(tipo vibração)
    Pedro;

    Não necessariamente ele sentiria o desconforto em 4x2. Mesmo não tendo roda livre! Porque em algumas szituações o bolachão só estralará quando forçado, caso contrário, estando o cardã balanceado, não haverá vibração afinal o cardã tambeem estará girando sim, mas sem fazer esforço em 4x2

    Quando o bolachão da minha apresentou folga, comecei a ouvir uns estralos em 4x4 mas em 4x2 o máximo que ouvia era um discretissimo ruido, audivel apenas em situações de vidro do motorista aberto, motor em marcha lenta e carro andando a uns 50km/h. Cheguei a pensar no assunto "corrente" da CT com folga por conta do discreto ruido metalico que fazia na situação acima descrita, mas averiguei tratar-se mesmo do cardã.

    Não custa checar o cardã dianteiro: É só entrar embaixo do carro e chacoalhar o cardã em movimentos para cima e para baixo e pra frente e para trás. Ele deverá permanecer firme, caso contrário....quase que com 100% de certeza que esta é a origem dos ruidos e estralos.

    ABraços
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  • #8
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    Caros Amigos Pedro e Daniel Agradeço muito pela ajuda que os 2 estão prestando , em relação ao vídeo postado pelo Pedro agradeço muito , e os estralos e barulhos em 4x4 são sim iguais aos apresentados no vídeo , porém eles não se apresentam na condição tracionando pelo menos ainda ! Eles aparecem muito quando estou na condição engatado e usando freio motor .
    Mas o Amigo Daniel fez uma observação sobre um som metálico , que escuta quando a camionete esta em 4x2 na situação viajem no plano , eu também tenho esse ruido Daniel , é como um sino Blim Blim Blim que não para de jeito nenhum , chega a ser chato de ouvir , principalmente quando estou viajando ao lado de paredões de divisa de rodovias , esse sininho me deixa doente de raiva .
    Claro que entendo que isso não deve ser normal , mas vamos considerar alguns aspectos , esse meu carro é único dono , tem apenas 50.000 km rodados apenas em rodovias asfaltadas , e nunca viu uma trilha , ou seja carro de garagem bem cuidada , imagino que o tempo então e a falta de uso possa ter trazido algumas consequências as borrachas da mesma .
    Mas fico muito agradecido aos amigos pela interação ao meu problema ,e podem acreditar que estão sim me prestando uma grande ajuda no sentido de deixar a velha Ranger nova de novo .

    Abraços Henry

  • #9
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    Henry...se tem 50mil km originais e vc é o unico dono...eo veiculo sempre rodou em asfalto...eu digo q é praticamente impossivel ser a corrente da tração então.... a minha tem 200mil km...e rodou td esse tempo com uma empresa de georeferenciamento... ou seja 200mil km de muito pau e esforço no 4x4...e só deu problema na corrente agora...qnd comprei... o bolachão...tbm acho q não estragaria com só 50mil km...a não ser q a coifa esteje rasgada...
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  • #10
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    Caro Pedro , é o que estou comentando mesmo , sou único dono desde ( zero ) eu também não acredito em corrente como comentou , pois o único uso que faço da tração , e quando resolvo colocar em funcionamento para rodar um pouco com o sistema .
    Semana passada fui com a Dna Patroa a Monte Verde passar o final de semana , e lá tem uma trilha muito leve de Monte Verde para Joanópolis , estrada bem gostosa e com alguns poucos pontos ruins de subidas e descidas , e foi nesse passeio que identifiquei os barulhos e trancos na tração , pois quando em descida e usando a 4x4 simples no freio motor ela começou a dar um estralos e trancos com intervalos de 1/2 minuto entre um e outro , coisa realmente muito estranha e que me chamou a atenção .
    Mas a ajuda de vocês esta sim sendo de grande valia para que eu possa ter um norte por onde começar a verificar , mas trata-se mesmo de uma Ranger de Garagem e muito bem cuidada sem trilhas e sem km , pois uso somente no asfalto para viagens com a família .

    Abs Henry

  • #11
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
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    Citação Postado originalmente por henryfly Ver Post
    Caros Amigos Pedro e Daniel Agradeço muito pela ajuda que os 2 estão prestando , em relação ao vídeo postado pelo Pedro agradeço muito , e os estralos e barulhos em 4x4 são sim iguais aos apresentados no vídeo , porém eles não se apresentam na condição tracionando pelo menos ainda ! Eles aparecem muito quando estou na condição engatado e usando freio motor .
    Mas o Amigo Daniel fez uma observação sobre um som metálico , que escuta quando a camionete esta em 4x2 na situação viajem no plano , eu também tenho esse ruido Daniel , é como um sino Blim Blim Blim que não para de jeito nenhum , chega a ser chato de ouvir , principalmente quando estou viajando ao lado de paredões de divisa de rodovias , esse sininho me deixa doente de raiva .
    Claro que entendo que isso não deve ser normal , mas vamos considerar alguns aspectos , esse meu carro é único dono , tem apenas 50.000 km rodados apenas em rodovias asfaltadas , e nunca viu uma trilha , ou seja carro de garagem bem cuidada , imagino que o tempo então e a falta de uso possa ter trazido algumas consequências as borrachas da mesma .
    Mas fico muito agradecido aos amigos pela interação ao meu problema ,e podem acreditar que estão sim me prestando uma grande ajuda no sentido de deixar a velha Ranger nova de novo .

    Abraços Henry
    Cardã. Sem tirar nem colocar!

    A minha era EXATAMENTE esse sintoma: Um sininho irritante audível quando trafegando em 4x2 ao lado de paredões!

    Pode chacoalhar o cardã e a folga se manifestará!

    Abraços

    PS: Mande arrancar o cardã dianteiro que verá que levissimas vibrações, ressonâncias e o sininho metálico desaparecerão como num passe de mágica!
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  • #12
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    Caro Daniel e Pedro agradeço muito pela ajuda prestada , como o Daniel já teve a experiencia de ter o Sininho a bordo de sua camionete , ele sabe bem como a coisa é irritante , sendo assim vou então dar inicio a manutenção pelo cardã Dianteiro conforme sugestão do Daniel , e depois entro aqui para informar os resultados finais aos Amigos
    Caro Daniel , diga-me qual é a providencia a ser tomada ? é comprar o bolachão original FORD e providenciar a troca do mesmo ?

    Agradeço muito pela ajuda dos Amigos e volto bem em breve com os resultados .

    Abraços Henry

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