x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 45
  • #1
    Usuário Avatar de paulorl
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    46
    Posts
    811
    Agradecimentos: 32

    Question AJUDA - Ranger "babando" fluido do diferencial pelo respiro




    Pessoal, bom dia!

    Hoje eu ia manobrar minha ranger quando notei uma pequena (tamanho de uma mão aberta) poça de óleo perto da roda traseira. Fui olhar e lá tem dois canos, acho que um deles deve ser respiro do tanque (cano mais grosso) e o outro é o respiro do diferencial traseiro, está ligado na parte esquerda do diferencial, por cima dele. Esse respiro tem uma espécie de tampinha. Meti o dedo para ver se era gasolina mas não era, era óleo mesmo, inclusive essa tampinha ainda está úmida.

    A ranger ficou parada a noite toda na garagem, e acordou com essa poça. O que pode ser? É normal isso? Nunca aconteceu antes.

    Vou tirar fotos da poça e do respiro e já já eu posto. Quem puder ajudar, agradeço!!!

    Abraços!!

  • #2
    Usuário Avatar de paulorl
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    46
    Posts
    811
    Agradecimentos: 32
    Tá ai as fotos, da poça, do respiro, e de onde ele está conectado no diferencial! Será que é normal vazar assim? É a primeira vez que isso acontece comigo, certeza, estou com essa ranger a uns 6 meses ou mais. E vazou somente durante essa noite, ontem a garagem estava limpinha!

    Abraços!!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos AJUDA - Ranger "babando" fluido do diferencial pelo respiro-img_20130105_111940.jpg   AJUDA - Ranger "babando" fluido do diferencial pelo respiro-img_20130105_111956.jpg   AJUDA - Ranger "babando" fluido do diferencial pelo respiro-img_20130105_112056.jpg   AJUDA - Ranger "babando" fluido do diferencial pelo respiro-img_20130105_112128.jpg   AJUDA - Ranger "babando" fluido do diferencial pelo respiro-img_20130105_112204.jpg   AJUDA - Ranger "babando" fluido do diferencial pelo respiro-img_20130105_112234.jpg  

  • #3
    Usuário Avatar de Desnickadu
    Entrada
    13/12/2010
    Local
    Itapecerica da Serra/SP
    Idade
    37
    Posts
    651
    Agradecimentos: 0
    trocou o oleo do diferencial antes disso acontecer ? se sim, então tem óleo demais lá dentro.
    Se não, não vazou por outro canto? A parte de baixo do diferencial ta seca?
    "Falo isso para o meu psiquiatra, mas é claro que ele não entende!"

  • #4
    Usuário Avatar de paulorl
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    46
    Posts
    811
    Agradecimentos: 32
    Citação Postado originalmente por Desnickadu Ver Post
    trocou o oleo do diferencial antes disso acontecer ? se sim, então tem óleo demais lá dentro.
    Se não, não vazou por outro canto? A parte de baixo do diferencial ta seca?
    Olá amigo!

    Nõa, não troquei o óleo. E também não vazou por outro canto, foi exatamente por aquela ponta (foto 3) do respiro, que estava bem suja e ainda molhada de óleo.

  • #5
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,353
    Agradecimento: 1
    Por acaso conhece o cheiro de óleo do diferencial?

    Faço essa pergunta para ter certeza, pois existem vários respiros ali em baixo.

    Mais sendo óleo do diferencial, que é um óleo mineral, com um cheiro forte, de fácil detecção.

    Alguns questionamentos.

    Já respondeu que não trocou o óleo.
    Andou em alta velocidade por muito tempo?
    Quantos mkm está a pkp?
    Algum ronco ou barulho diferente?
    E principal, andou em alagados, com a lâmina d'água acima do nível do respiro?

    Se andou por muito tempo em alta velocidade, e o óleo está vencido, o mesmo pode espumar, aumentando o volume e assim vazando.
    Se andou na água, o óleo pode ter contaminado, assim ele espuma, ocorrendo assim o vazamento.

    Se estiver com algum rolamento ruim, c&p com desgaste ou folga, aumenta a temperatura de trabalho, ocasionando o espuma no óleo e assim o vazamento.

    Dica?

    Abra a tampa em um meca de sua confiança e faça uma verificação visual, reparando pricipalmente se não há detritos na parte baixa da bolota, isso depois que o óleo escorrer.

    Se estiver nessa situação, pode chorar!!!
    AJUDA - Ranger "babando" fluido do diferencial pelo respiro-06032011523.jpg AJUDA - Ranger "babando" fluido do diferencial pelo respiro-06032011527.jpg AJUDA - Ranger "babando" fluido do diferencial pelo respiro-06032011524.jpg

  • #6
    Usuário Avatar de paulorl
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    46
    Posts
    811
    Agradecimentos: 32
    Então.... Vamos as respostas!

    Cheiro do óleo: Presumi que era o óleo do diferencial pois a poça estava exatamente em cima do respiro dele e da gasolina. Pensei até que pudesse ser gasolina, mas meti o dedo e vi que cheirava óleo e é viscoso. Sem contar que a ponta do respiro do diferencial estava molhada, quase pingando.

    Velocidade: Não costumo correr, pego um pedaço de pista para vir para casa e não passo dos 110km/h, raramente

    Km: Está com 85000km

    Algo diferente: Sim, tenho tido a impressão que as rodas de trás estão meio "amarradas". Hoje, depois que limpei o óleo, fui descer ela um pouco da garagem e deu um estalo, como se a lona tivesse prendido. Inclusive até agora eu estou achando que é a lona de freio de estacionamento...

    Alagados: Não, como ela é 4x2, meu uso é mais para ir voltar do trampo, coisa light.

    Óleo vencido: Nao sabia que tem que trocar o óleo do diferencial na ranger gasolina 4x2... com quantos km tem que fazer isso?

    Detalhe: Como citei no começo, aquele pino do respiro que aparece nas fotos depois da poça estava MUITO sujo. Será que ele poderia estar entupido e por algum motivo isso causou alguma pressão que fez babar óleo? Entupimento daquela ponteira poderia trazer algum problema?

    Por enquanto agradeço pelas dicas! Se puder dar mais algum help que não necessite de mecânico, será bem vindo!!
    abraço!

  • #7
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,353
    Agradecimento: 1
    Observe o manual de manutenção, sobre o km de troca de óleo, e faça a troca, pois 85 mkm já deve ter vencido.

    Aquele pino, é uma espécie de válvula de uma via, que deixa sair, mas não entrar, ela está perfeita, só limpar.

    Sobre o estralo, pode ser caixa satélite, ou rolamenos, verifique o quanto antes.

    Ou melhor, mande abrir para verificar e já troque o óleo.

    Assim, fica bem mais tranquilo.

  • #8
    Usuário Avatar de paulorl
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    46
    Posts
    811
    Agradecimentos: 32
    Olhei o manual e segundo o plano de revisão, tem que trocar o óleo do eixo traseiro com 96 meses ou 160mil km. Ainda não verifiquei hoje, mas vou dar uma olhada no respiro se ele está molhado ou se parou. De qualquer forma vou ver quanto custa pra substituir o óleo, mesmo ela estando com 85mil km, se não for caro eu troco e já vejo o estado que está o atual.

  • #9
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
    Entrada
    30/01/2009
    Local
    Garça/SP
    Idade
    45
    Posts
    1,660
    Agradecimentos: 0
    Tire a duvida: Solte o respiro do eixo diferencial (fotos 5 e 6). Se a mangueira estiver suja é porque subiu óleo...

    Outra duvida....você trafegou por alagados, poças de água, etc?

    Abracos
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • #10
    Usuário Avatar de paulorl
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    46
    Posts
    811
    Agradecimentos: 32
    Citação Postado originalmente por Daniel.Shimomoto Ver Post
    Tire a duvida: Solte o respiro do eixo diferencial (fotos 5 e 6). Se a mangueira estiver suja é porque subiu óleo...

    Outra duvida....você trafegou por alagados, poças de água, etc?

    Abracos
    Olá Daniel, tudo bem?

    Eu olhei o respiro, eu limpei ele ontem e aparentemente não vazou novamente. Não trafeguei por poças nem alagados, choveu forte mas não passei por áreas alagadas, parei em casa e no dia seguinte estava a poça lá, do nada, e o respiro molhadão, quase pingando...

  • #11
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,353
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Daniel.Shimomoto Ver Post
    Tire a duvida: Solte o respiro do eixo diferencial (fotos 5 e 6). Se a mangueira estiver suja é porque subiu óleo...

    Outra duvida....você trafegou por alagados, poças de água, etc?

    Abracos
    Daniel!

    Somente on, e trajeto tranqüilo.

    Foi temperatura excessiva, por algum motivo.

  • #12
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
    Entrada
    30/01/2009
    Local
    Garça/SP
    Idade
    45
    Posts
    1,660
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por paulolange Ver Post
    Olá Daniel, tudo bem?

    Eu olhei o respiro, eu limpei ele ontem e aparentemente não vazou novamente. Não trafeguei por poças nem alagados, choveu forte mas não passei por áreas alagadas, parei em casa e no dia seguinte estava a poça lá, do nada, e o respiro molhadão, quase pingando...
    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Daniel!

    Somente on, e trajeto tranqüilo.

    Foi temperatura excessiva, por algum motivo.
    Kim e Paulo Lange.

    Na verdade me expressei mal. Quando me referi a poças dagua e alagados, não perguntei no Off Road. Perguntei no On-Road mesmo!!!! Com as chuvas do jeito que estão e você morando em Campinas, tem muitos locais que inundam e ao trafegar em trechos inundados, muitas vezes pelo fato de estarmos de picapes, acabamos passando por trajetos beeeem cheios de água, que é mais nocivo do que a água de trechos OFF (falo que é mais nocivo pois no Off Road a gente sabe que tem que dar a manutenção depois do uso...já no uso urbano...)

    Agora se o lubrificante sofreu temperatura excessiva a ponto de ferver e subir pelo respiro....a troca é URGENTE pois ele perdeu todas as caracteristicas de proteção contra choques, viscosidade, etc. transformando-o apenas em um melado sem propriedades desejadas. Assim, a troca imediata é importante. Custa barato (não gastará mais que uns 70 reais) e necessåria para proteger o eixo.

    Abraços
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. "Kit Respiro para Diferencial" Qual o melhor?
      Por rctorrezam no fórum Jeep Willys
      Respostas: 36
      Última resposta: 14/01/2015, 23:09
    2. Sportage 2001 2.0 Turbo Diesel - "babando"
      Por MARLOXPE no fórum Kia Sportage
      Respostas: 1
      Última resposta: 12/09/2012, 18:08
    3. fumaça de oleo pelo respiro ohc
      Por chinelao4x4 no fórum Jeep Willys
      Respostas: 11
      Última resposta: 22/10/2010, 19:26
    4. Refugo de óleo pelo respiro
      Por mir000 no fórum Suzuki
      Respostas: 4
      Última resposta: 07/04/2008, 23:36
    5. Respostas: 2
      Última resposta: 25/03/2006, 10:36

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade