x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 27
  • #1
    Usuário
    Entrada
    17/08/2012
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    183
    Agradecimentos: 3

    Question Ranger: Identificando modelos com motor TGV




    Bom pessoal, isso nasceu de um tópico sobre a manutenção do 4x4 das rangers (Ranger 2005 - manutenção do 4x4: mamão com açúcar ou pimenta malagueta?), que passou também por ar condicionado e em dicas sobre qual adquirir.

    Para um investimento de R$30.000,00 a R$40.000,00, a sugestão que eu recebi (pra ranger) foi pegar uma até 2004 e das que venha com motor TGV 2.8 (HS 2.8L TGV). É um motor com bomba injetora (injeção mecânica, que eu diria que seria correspondente a um motor carburado de carro pequeno), em contraste com os modelos com motor NGD 3.0 (MWM NGD 3.0E -- injeção eletrônica, que seria correspondente a isso mesmo nos carros pequenos).

    Não é que o NGD seja ruim ou rabo de foguete; é que o TGV é mais consagrado, simples de achar defeitos quando ocorrem e a manutenção dos bicos não te joga tantos fios de cabelo no espaço...

    Então daí eu fico com a dúvida: como reconhecer esse motor TGV 2.8 nos carros?
    • são todos os modelos até 2002
    • são todas as XLT a partir de 2003 (isso me rendeu uma pulga atrás da orelha!)
    Pulga: Ranger: Identificando modelos com motor TGV-2004-4x4-tgv.jpg
    Trata-se de um carro 2.8 2004. XL, e não XLT. Buscando no google pelo motor TGV, eu vejo que é bem isso aí:
    Ranger: Identificando modelos com motor TGV-5940767230_276d6f433a.jpg

    E então, isso sugeriu que todas as rangers 2.8 usem o TGV. Cheguei a ver em modelos 2006. Nunca 3.0 (que obviamente é o NGD). Se não é verdade, então não é suficiente olhar por cima do motor para identificar se é o desejado TGV. (gostaria de poder editar essa parte para deixar a resposta definitiva quando alguém responder!)

    E então, olhando o motor por cima já posso sair falando que é TGV mesmo, ou tem algum "pulo do gato" nisso?

  • #2
    Usuário Avatar de Caio Carvalho
    Entrada
    05/12/2011
    Local
    João Pessoa/PB
    Posts
    76
    Agradecimentos: 0
    Sabe essa sua duvida também é minha , eu também estava olhando o tópico da manutenção pois to pretendendo comprar uma ranger ( na verdade ja ta feito o negocio mais graças a BV financeira ainda não fui busca o carro ) é uma 2002/03 no painel mostra que ela ta com 60.000 km eu não to acreditando muito né pois um carro com esse ano é essa KM mesmo ela em estado bem inteiro ela é 2.8 XLT no caso ela é TGV ?? tenho outra duvida esse carro tem intercooler é ABS ??
    Frontier Serrana 05 Caranguejo Azul =D
    Ex - SW4 Diesel 4x4 Vermelha 93

  • #3
    Usuário Avatar de PauloLimited
    Entrada
    08/01/2009
    Local
    Palmas/TO
    Idade
    36
    Posts
    2,149
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por Caio Carvalho Ver Post
    Sabe essa sua duvida também é minha , eu também estava olhando o tópico da manutenção pois to pretendendo comprar uma ranger ( na verdade ja ta feito o negocio mais graças a BV financeira ainda não fui busca o carro ) é uma 2002/03 no painel mostra que ela ta com 60.000 km eu não to acreditando muito né pois um carro com esse ano é essa KM mesmo ela em estado bem inteiro ela é 2.8 XLT no caso ela é TGV ?? tenho outra duvida esse carro tem intercooler é ABS ??
    XLT é TGV sim, tem intercooler e ABS somente nas rodas traseiras.
    Ranger Limited 2.8
    Ranger Limited 3.2
    Sportage

  • #4
    Usuário Avatar de PauloLimited
    Entrada
    08/01/2009
    Local
    Palmas/TO
    Idade
    36
    Posts
    2,149
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por avenger Ver Post
    Bom pessoal, isso nasceu de um tópico sobre a manutenção do 4x4 das rangers (Ranger 2005 - manutenção do 4x4: mamão com açúcar ou pimenta malagueta?), que passou também por ar condicionado e em dicas sobre qual adquirir.

    Para um investimento de R$30.000,00 a R$40.000,00, a sugestão que eu recebi (pra ranger) foi pegar uma até 2004 e das que venha com motor TGV 2.8 (HS 2.8L TGV). É um motor com bomba injetora (injeção mecânica, que eu diria que seria correspondente a um motor carburado de carro pequeno), em contraste com os modelos com motor NGD 3.0 (MWM NGD 3.0E -- injeção eletrônica, que seria correspondente a isso mesmo nos carros pequenos).

    Não é que o NGD seja ruim ou rabo de foguete; é que o TGV é mais consagrado, simples de achar defeitos quando ocorrem e a manutenção dos bicos não te joga tantos fios de cabelo no espaço...

    Então daí eu fico com a dúvida: como reconhecer esse motor TGV 2.8 nos carros?
    • são todos os modelos até 2002
    • são todas as XLT a partir de 2003 (isso me rendeu uma pulga atrás da orelha!)
    Pulga: Ranger: Identificando modelos com motor TGV-2004-4x4-tgv.jpg
    Trata-se de um carro 2.8 2004. XL, e não XLT. Buscando no google pelo motor TGV, eu vejo que é bem isso aí:
    Ranger: Identificando modelos com motor TGV-5940767230_276d6f433a.jpg

    E então, isso sugeriu que todas as rangers 2.8 usem o TGV. Cheguei a ver em modelos 2006. Nunca 3.0 (que obviamente é o NGD). Se não é verdade, então não é suficiente olhar por cima do motor para identificar se é o desejado TGV. (gostaria de poder editar essa parte para deixar a resposta definitiva quando alguém responder!)

    E então, olhando o motor por cima já posso sair falando que é TGV mesmo, ou tem algum "pulo do gato" nisso?
    XL, 2.8 não TGV é WG.
    Toma cuidado com essas XL que elas geralmente são carros de empressa.
    Ranger Limited 2.8
    Ranger Limited 3.2
    Sportage

  • #5
    Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    35
    Posts
    5,369
    Agradecimentos: 30
    Vamo lá!

    Ranger 01/02 e 02/02 todas são TGV.
    Ranger 02/03 a 04/05 (últimas Ranger 2.8): XL e XLS são WG (132cv) e a XLT e Ltd (135cv) são TGV.

    A identificação é simples, basta pegar o documento do carro e ver se são 132 ou 135 cavalos.
    No mais, o cofre do motor é idêntico, muda apenas a turbina.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #6
    Usuário Avatar de Henrique B
    Entrada
    05/10/2010
    Local
    Divinópolis/MG
    Posts
    254
    Agradecimentos: 0
    É fácil.
    * No documento, a TGV marca 141 cavalos, o WG marca menos.
    * Andando numa TGV, você sente o "coice" que o motor dá, quando passa dos 2.000 RPM, e o barulho muda um pouco.
    * A turbina é maior (o motor é exatamente igual).
    Quanto ao barulho que eu disse, veja esse vídeo que eu gravei... num dado momento, a Ranger solta um monte de fumaça e muda o barulho (isso é a brava trabalhando kkkkkkkkkkkk)



    Saudades dessa máquina...

    Citação Postado originalmente por Caio Carvalho Ver Post
    Sabe essa sua duvida também é minha , eu também estava olhando o tópico da manutenção pois to pretendendo comprar uma ranger ( na verdade ja ta feito o negocio mais graças a BV financeira ainda não fui busca o carro ) é uma 2002/03 no painel mostra que ela ta com 60.000 km eu não to acreditando muito né pois um carro com esse ano é essa KM mesmo ela em estado bem inteiro ela é 2.8 XLT no caso ela é TGV ?? tenho outra duvida esse carro tem intercooler é ABS ??
    Todas as Rangers são intercooladas, agora ABS na traseira é certeza, mas na dianteira, a minha não tinha (versão XL), agora na XLT eu não sei te informar.
    4X4 Brasil
    EX: RANGER CD, XL, 4X4, 2002 2.8 PS + TGV, DIRETÃO, PENTE NA TURBINA
    VW-8.120 MWM X-10 (Freio motor deixando rastro)
    MB-709 Originalzinho


  • #7
    Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    35
    Posts
    5,369
    Agradecimentos: 30
    Citação Postado originalmente por Henrique B Ver Post
    É fácil.
    * No documento, a TGV marca 141 cavalos, o WG marca menos.
    * Andando numa TGV, você sente o "coice" que o motor dá, quando passa dos 2.000 RPM, e o barulho muda um pouco.
    * A turbina é maior (o motor é exatamente igual).
    Quanto ao barulho que eu disse, veja esse vídeo que eu gravei... num dado momento, a Ranger solta um monte de fumaça e muda o barulho (isso é a brava trabalhando kkkkkkkkkkkk)


    Saudades dessa máquina...
    Corrigindo: a TGV tem 135cv!
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #8
    Usuário Avatar de Pedro Eduardo Patussi
    Entrada
    09/06/2011
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    34
    Posts
    745
    Agradecimentos: 0
    só lembrando...q td isso originalmente.... mas como sabemos q a Turbina TGV é muito mais cara....e o povo geralmente não da devida manutenção em ranger(pelo menos na minha região são td uns kakos q ja tiveram motor retificado...B.I mexida...e turbina estourada) então não é pq saiu de fabrica...q ainda ta original...tem q procurar uma com procedencia...e de preferencia com poucos donos...ai vc tem 100% de ctz q não ta comprando gato por lebre....
    4X4 Brasil
    Ranger XLT CD 2.8 4x4 2003
    NEW
    - Comet GTR 250cc; Perda Total - Ranger XLT 1999 CD 4x4 4.0 v6; Ex - Silverado 1997

  • #9
    Usuário Avatar de Caio Carvalho
    Entrada
    05/12/2011
    Local
    João Pessoa/PB
    Posts
    76
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Pedro Eduardo Patussi Ver Post
    só lembrando...q td isso originalmente.... mas como sabemos q a Turbina TGV é muito mais cara....e o povo geralmente não da devida manutenção em ranger(pelo menos na minha região são td uns kakos q ja tiveram motor retificado...B.I mexida...e turbina estourada) então não é pq saiu de fabrica...q ainda ta original...tem q procurar uma com procedencia...e de preferencia com poucos donos...ai vc tem 100% de ctz q não ta comprando gato por lebre....
    Isso é verdade tem que ter muito cuidado hj em dia acho que não so com Ranger mais com todo carro usado uma vez eu comprei uma Strada que foi o carro mais novo em ano que ja tive era uma 2008 so que ja tinha sido batida de frente é o cara que arrumou ela so pode te procurado as coisas so lixo porque ate parafuso velho tinha nela de todos os tamanhos é tipos diferentes , essa ranger que eu to negociando me parece ser boa fiz o test drive nela é gostei achei bem inteirona porem nunca andrei em outra ranger pra usar como base de comparação
    Frontier Serrana 05 Caranguejo Azul =D
    Ex - SW4 Diesel 4x4 Vermelha 93

  • #10
    Usuário Avatar de eduardo1968
    Entrada
    27/09/2009
    Local
    Santo Ângelo/RS
    Idade
    55
    Posts
    688
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Pedro Eduardo Patussi Ver Post
    só lembrando...q td isso originalmente.... mas como sabemos q a Turbina TGV é muito mais cara....e o povo geralmente não da devida manutenção em ranger(pelo menos na minha região são td uns kakos q ja tiveram motor retificado...B.I mexida...e turbina estourada) então não é pq saiu de fabrica...q ainda ta original...tem q procurar uma com procedencia...e de preferencia com poucos donos...ai vc tem 100% de ctz q não ta comprando gato por lebre....

    Com uns R$ 5.000 a mais pode tentar uma ranger 04/05 ou 05/05 já no modelo 06/...09 (externamente) e com motor 2.8 ainda.
    Foi isso que eu fiz e estou muito satisfeito com a ranger XLS dessa versão. Aliás, apesar de não ser TGV as XLS andam muito bem, no asfalto vc viaja a 130 com 2600 de giro e o motor levezinho, se quiser botar 160 é só pisar que vai aos 3200 rpm rapidinho.
    Amarok CD 4x4 SE 180cv 14

    Ex Ranger XLS CD 4x4 2.8 05, ex Ranger XLT CD 4x4 2.5 00, ex D20 94, ex F1000 89.

  • #11
    Usuário Avatar de PauloLimited
    Entrada
    08/01/2009
    Local
    Palmas/TO
    Idade
    36
    Posts
    2,149
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por eduardo1968 Ver Post
    Com uns R$ 5.000 a mais pode tentar uma ranger 04/05 ou 05/05 já no modelo 06/...09 (externamente) e com motor 2.8 ainda.
    Foi isso que eu fiz e estou muito satisfeito com a ranger XLS dessa versão. Aliás, apesar de não ser TGV as XLS andam muito bem, no asfalto vc viaja a 130 com 2600 de giro e o motor levezinho, se quiser botar 160 é só pisar que vai aos 3200 rpm rapidinho.
    x2, TGV é bom d+, mas a diferença é só na cidade e quando carregada, de resta a WG anda igual.
    Ranger Limited 2.8
    Ranger Limited 3.2
    Sportage

  • #12
    Usuário
    Entrada
    17/08/2012
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    183
    Agradecimentos: 3

    Exclamation

    Importante; eu dei uma olhada no documento de uma ranger 2005/2006 (ano/mod) e nela não constava a potência em cavalos do motor. No campo CAP/POT/CIL. Constava ali (não lembro exatamente bem agora) era / 29xx cil / <algo que me esqueci> ou seja, 5 lugares, um valor entre 2900 e 2999, que não me lembro exatamente qual é, em cilindradas, e não tinha nenhum número entre 70 e 150 ali pra muito menos terminando com 'cv' de cavalos. No documento do meu pequeno lindo fiestinha mk3, tem 05L/060CV.

    A ranger é uma NGD 3.0. Logo, talvez seja útil algum outro macete para identificar o TGV além do ano do carro e da potência no documento.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. modelos de Body Lift para Ranger
      Por Maivo no fórum Ford
      Respostas: 41
      Última resposta: 19/09/2015, 17:33
    2. Pneus para Ranger: modelos e medidas.
      Por baronnet no fórum Ford
      Respostas: 5
      Última resposta: 07/07/2011, 13:46
    3. Identificando a transmissão
      Por cmte_carvalho no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 2
      Última resposta: 04/06/2007, 13:23
    4. Identificando meu CJ-3A
      Por netuno no fórum Jeep Willys
      Respostas: 14
      Última resposta: 17/05/2007, 09:28

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade