Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 50
  1. #1
    Usuário Avatar de MaiconBS
    Entrada
    09/08/2012
    Local
    Içara/SC
    Posts
    5

    Question Dúvida! Peso bruto total + CNH para dirigir F 250




    Olá a todos!
    Sou novo aqui no fórum, então estou com um pouco de vergonha! hehe


    Bom pessoal, utilizei a ferramenta de pesquisa aqui do fórum para ver se já
    havia algum post relacionado a minha dúvida, porém não achei nada
    (ou eu não soube utilizar a ferramenta, desculpem)
    Então decidi fazer um tópico para perguntar...






    Bom, venho dizer que estou quase comprando uma F - 250 muiiito linda
    2002, 4.2 6cc MWM com apenas 100.000 km, único dono! Sou DOENTE por F - 250...


    MÃÃÃÃÃNS tenho uma dúvida, e creio que já é bem massante...


    Qual seria o peso bruto total de uma Ford F-250, ano 2002 cabine simples (2 portas) 4.2 6cc MWM?
    E se é verdade ou mentira que precisa de CNH categoria C para dirigi-la?




    Já procurei muito na NET sobre isso, mais as respostam ficam muito vagas,
    Uns dizem que sim outros que não... Tem muita gente que responde sem nem saber ao certo etc.


    Já vi muita gente dizendo que só precisa da CNH categoria C, as F -250s 2 portas mais novas,
    por possuírem uma "caçamba" maior que as antigas, ou por serem 4x4, que acaba influenciando
    no peso da viatura etc...





    Então pessoal, oque vocês me dizem?


    Se já houver algum tópico relacionado a isso, por favor postem o link
    para que esse possa ser então fechado.




    Desde já agradeço!

  2. #2
    Usuário Avatar de reslima
    Entrada
    10/10/2006
    Local
    Engenheiro Beltrão/PR
    Posts
    3,350
    O que eu sei, apenas por comentários também é que essa que você perguntou não precisa de carteira C para dirigir, já as mais novas, 4 cilindros cummins precisa pois no documento sai como "caminhão". Vou me informar com um amigo que trabalha no detran. Abraço

  3. #3
    Usuário Avatar de Rogério Gama
    Entrada
    31/01/2008
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    39
    Posts
    794
    Maicon,

    É isso mesmo. F-250 cabine simples 4x2 não precisa de carteira "C".
    Já a cabine dupla (4x2 ou 4x4) ou cabine simples (4x4) já exige "C".
    Daqui a pouco aparece alguém aqui e te informa direitinho o PBT e a legislação para confirmar.
    Ranger XLT TDI 4x4 CD 2001 - BFG 31" AT

  4. #4
    Usuário Avatar de MaiconBS
    Entrada
    09/08/2012
    Local
    Içara/SC
    Posts
    5
    Vou ficar na espera da confirmação então

    Valeu rapazes!

  5. #5
    Usuário Avatar de miguelcps
    Entrada
    26/03/2008
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    1,413
    Olha o docto, se estiver caminhão precisa C, caminhonete B
    NOVA RANGER CD XL 4X4 2.2 13/14 150CV


  6. #6
    Usuário Avatar de Marcelo Corradi
    Entrada
    07/12/2009
    Local
    BH/MG
    Posts
    175
    é oq o Rogerio disse:

    Cabine Simples 4x2 - B
    Cabine Simples 4x4 - C
    Cabine Dupla 4x2 / 4x4 - C

    Se o peso do veículo + carga máxima transportada (e não rebocada), for maior que 3500kg, então precisa de carteira C.
    Ford Ranger 1999 XLT CD 4.0 V6 4x4 BF32'' - TROVÃO AZUL

  7. #7
    Usuário Avatar de MaiconBS
    Entrada
    09/08/2012
    Local
    Içara/SC
    Posts
    5
    Certo então,

    Mais eu não lembro aonde que eu li, que a F 250 beira os 3500kg de peso bruto total
    somando mais com a capacidade de carga acaba passando os 3500kg... Vixe

  8. #8
    Usuário Avatar de Marcelo Corradi
    Entrada
    07/12/2009
    Local
    BH/MG
    Posts
    175
    Não Maicon, o peso bruto total já é somado o peso da picape mais a carga.

    uma F250 CS igual a que vc está olhando, deve pesar uns 2100/2200kg. e deve carregar mais 1000kg. então fica abaixo dos 3500kg.
    Ford Ranger 1999 XLT CD 4.0 V6 4x4 BF32'' - TROVÃO AZUL

  9. #9
    Usuário Avatar de reslima
    Entrada
    10/10/2006
    Local
    Engenheiro Beltrão/PR
    Posts
    3,350
    Amigos, acho que não é tão simples assim e vou dar um exemplo, um amigo tem uma F250 2010 cabine simples 4x2 e precisa de carteira C para dirigir pois no doc saiu como caminhão. Ainda não falei com o meu amigo do detran, assim que o fizer, posto de novo. Abraços


    Citação Postado originalmente por Marcelo Corradi Ver Post
    é oq o Rogerio disse:

    Cabine Simples 4x2 - B
    Cabine Simples 4x4 - C
    Cabine Dupla 4x2 / 4x4 - C

    Se o peso do veículo + carga máxima transportada (e não rebocada), for maior que 3500kg, então precisa de carteira C.

  10. #10
    Usuário Avatar de gmilani
    Entrada
    08/11/2009
    Local
    Bauru/SP
    Idade
    39
    Posts
    674
    Além da carteira (que depende de como sai no doc, se sair caminhao....é caminhao!!) nao deixe de atentar para a velocidade max de trafego!!!! se for caminhao..... é 80 ou 90 por hora no maximo!!!
    Foi exatamente isto que me fez desitir de comprar uma CS 4x4!!! eita brazil!!!! compara uma camionete com um truck, que leva 15 ton de carga!!!!
    Frontier 4x4 Mec 13/14
    Ranger 2010 CD 4x4 NGD 3.0, EX troller 2007
    Ex Ranger 2.8 4x4, ex Ranger 2.5 CE 4x4


  11. #11
    Usuário Avatar de Marcelo Corradi
    Entrada
    07/12/2009
    Local
    BH/MG
    Posts
    175
    a lei é simples assim msm, menos de 3500kg é B, mais de 3500kg é C.
    isso considerando só carga, pq se tiver mais de 8 passageiros aí precisa de D.

    oq pode acontecer é na hora de se licenciar o veiculo, que o detran por ser um orgão muito eficiente, acaba errando na classificação.
    Ford Ranger 1999 XLT CD 4.0 V6 4x4 BF32'' - TROVÃO AZUL

  12. #12
    Usuário
    Entrada
    25/06/2012
    Local
    cxs-rs/RS
    Posts
    44
    Exato. Não importa quanta carga tu vai botar na camionete, se vai rebocar trailer ou não; a única coisa que importa, nesses casos, é o que está no documento. A vantagem da categoria 'C' (para quem tem habilitação para isso) é que, devido àquele antigo estímulo do governo federal aos caminhoneiros, o IPVA é três vezes menor. Lembro quando eu tinha uma Silverado HD, anos trás, o imposto era bem baratinho.

    No entanto, é bastante raro que esse detalhe seja verificado nas fiscalizações mas, por garantia, se for possível, é melhor ter a habilitação (ou encaminhar a 'D', direto).

    A título de experiência, guiei a minha Silverado por mais de ano apenas com categoria 'B', até que estranhei quando veio o IPVA tão baratinho e fui me informar no DETRAN; só então atentei para o "Caminhão" . Tentei, por várias vezes, ir nas vistorias do DETRAN e solicitar alteração de categoria do veículo, seja através de redução de potência ou até remção do ar-condicionado, que era a diferença básica entre a Silverado 'B' e a 'C', mas nunca ninguém por lá soube me encaminhar ou me elucidar o procedimento.

    Realmente, é um dos detalhes meio estúpidos da legislação brasileira... tu pode, por exemplo, pegar uma gigantona F-250 categora 'B' e engatar um trailer com barco gigante atrás e sair por aí; no entanto, pela diferença de 50 ou 100Kg, uma F-250 mais "completa" já te exige categoria 'C'.

    Voltando às Silverado, era a mesma coisa: a minha "HD" COM ar-condicionado, era categoria 'C'; já aquela HD SEM ar-condicionado, pela pouca diferença no PBT, era 'B'.

    Enfim, PQP, viu....

Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

  1. Atenção para quem bebe e vai dirigir..
    Por Flavio Junges Pereira no fórum Humor
    Respostas: 2
    Última resposta: 11/06/2012, 22:01
  2. Camionete para Peso. Qual comprar?
    Por jntnmoreira no fórum Picapes
    Respostas: 19
    Última resposta: 26/05/2012, 19:50
  3. Restauração de motores a diesel do seu bruto
    Por icojavali2009 no fórum Outros
    Respostas: 5
    Última resposta: 28/07/2011, 21:05
  4. Respostas: 10
    Última resposta: 17/02/2008, 16:54
  5. Video de 6x6 (aqui o sistema é bruto)
    Por Leonardo Dic no fórum Geral Off-Topic
    Respostas: 5
    Última resposta: 15/06/2006, 11:32

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
Topo