Página 3 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 50
  1. #25
    Usuário Avatar de rfdex
    Entrada
    20/06/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    31
    Posts
    874



    Boa tarde pessoal. Em matéria de trânsito, tudo gira em torno do Código de Trânsito Brasileiro (Lei Federal nº 9503). E as resoluções do CONTRAN ou DENATRAN devem (ou deveriam) complementá-lo. De início vou deixar aqui uma regrinha básica quando o assunto é trânsito. A hierarquia prática é 1º AGENTE DE TRÂNSITO, 2º SINALIZAÇÃO, 3º CÓDIGO DE TRÂNSITO E DEMAIS NORMAS ABSTRATAS. Significa dizer que, na ausência de agente de trânsito ou sinalização no local, a regra é aplicar e valer o que está no CTB. A sinalização prevalece sobre o código e o agente prevalece sobre ambos. Não significa dizer que o agente manda mais do que a lei. Não! Por exemplo: acidente na via + semáforo vermelho + trânsito parado = caos. Solução: agente de trânsito comparece ao local e começa a organizar o trânsito, até mesmo ordenando que veículos passem com a luz vermelha do semáforo acesa; ou subam na guia; etc. Entenderam a sistemática? Espero que sim! Continuando, o artigo 61 do CTB diz que: "A velocidade máxima permitida para a via será indicada por meio de sinalização, obedecidas suas características técnicas e as condições de trânsito". O parágrafo único deste artigo diz que "nas rodovias, onde não existir sinalização regulamentadora, a velocidade máxima será de: 110 (cento e dez) quilômetros por hora para automóveis, camionetas e motocicletas; noventa quilômetros por hora, para ônibus e microônibus; oitenta quilômetros por hora, para os demais veículos.". No post anterior eu havia colocado a diferença de CAMIONETA e CAMINHONETE. Logo, camioneta não é caminhonete e por isto CAMINHONETE se enquadra em "DEMAIS VEÍCULOS", tendo que rodar a 80km/h. Já as que são classificadas como CAMINHÕES, rodam a 90km/h. Agora, quanto ao fato de um policial rodoviário deixar de agir, às vezes é até por fazer "vista grossa", mas se for seguir tecnicamente a lei, a conduta será diferente. Tenho que sair, qualquer dúvida a gente continua a discussão. Abraços

    Raphael
    F-1000 97 cab dupla mwm
    Brasilia-DF

  2. #26
    Usuário Avatar de gmilani
    Entrada
    08/11/2009
    Local
    Bauru/SP
    Idade
    39
    Posts
    661
    Citação Postado originalmente por rfdex Ver Post
    Boa tarde pessoal. Em matéria de trânsito, tudo gira em torno do Código de Trânsito Brasileiro (Lei Federal nº 9503). E as resoluções do CONTRAN ou DENATRAN devem (ou deveriam) complementá-lo. De início vou deixar aqui uma regrinha básica quando o assunto é trânsito. A hierarquia prática é 1º AGENTE DE TRÂNSITO, 2º SINALIZAÇÃO, 3º CÓDIGO DE TRÂNSITO E DEMAIS NORMAS ABSTRATAS. Significa dizer que, na ausência de agente de trânsito ou sinalização no local, a regra é aplicar e valer o que está no CTB. A sinalização prevalece sobre o código e o agente prevalece sobre ambos. Não significa dizer que o agente manda mais do que a lei. Não! Por exemplo: acidente na via + semáforo vermelho + trânsito parado = caos. Solução: agente de trânsito comparece ao local e começa a organizar o trânsito, até mesmo ordenando que veículos passem com a luz vermelha do semáforo acesa; ou subam na guia; etc. Entenderam a sistemática? Espero que sim! Continuando, o artigo 61 do CTB diz que: "A velocidade máxima permitida para a via será indicada por meio de sinalização, obedecidas suas características técnicas e as condições de trânsito". O parágrafo único deste artigo diz que "nas rodovias, onde não existir sinalização regulamentadora, a velocidade máxima será de: 110 (cento e dez) quilômetros por hora para automóveis, camionetas e motocicletas; noventa quilômetros por hora, para ônibus e microônibus; oitenta quilômetros por hora, para os demais veículos.". No post anterior eu havia colocado a diferença de CAMIONETA e CAMINHONETE. Logo, camioneta não é caminhonete e por isto CAMINHONETE se enquadra em "DEMAIS VEÍCULOS", tendo que rodar a 80km/h. Já as que são classificadas como CAMINHÕES, rodam a 90km/h. Agora, quanto ao fato de um policial rodoviário deixar de agir, às vezes é até por fazer "vista grossa", mas se for seguir tecnicamente a lei, a conduta será diferente. Tenho que sair, qualquer dúvida a gente continua a discussão. Abraços

    Raphael
    F-1000 97 cab dupla mwm
    Brasilia-DF

    OK, MASSSS, acontece que as novas sinalizações, falam apenas de veículos leves e veículos pesados, esta burrice de separar camionete de camnhonetas (e muda o que?????), foi solucionada, mas fica a duvida se veiculo leve (ok 3500kg??) enquada as f250 4x4, as RAM.. pq comprar uma RAM com 330cv e andar a 80??
    COMPARAR uma f250 4x4 com um truck de 23 ton de PBT???
    só por curiosidade MEU PAI tem uma sprinter, acho que ano 2000... BOM, de vez em quando vem uma multinha por ex de velocidade, e sabe pq???? PQ ESTA ESCRITO CAMINHAO no doc!!!! HAAA, e lele tem restrição de circulaçao em sao paulo tbm!!!
    as mais novas esta escrito van, ai pode!!!! nao é um absurdo nossa lei??? muda-se um nominho e ok, o mesmo veículo pode, só pq tem um nominho diferente???, mas é a mesma coisa!!!
    uma f1000 4x4 com o peso maximo de carga, nao ultrapassa 3500kg??
    quem lembra das f2000??? esta garanto que passa, e , se nao me engano, era camionete tbm!!!

    ....... ainda com dúvidas, pois nada de concreto apareceu... só achismos... como o meu!!!
    Frontier 4x4 Mec 13/14
    Ranger 2010 CD 4x4 NGD 3.0, EX troller 2007
    Ex Ranger 2.8 4x4, ex Ranger 2.5 CE 4x4


  3. #27
    Usuário Avatar de Guto F-1000
    Entrada
    01/07/2011
    Idade
    32
    Posts
    129
    F1000 x-10 4x4 peso bruto total 3.450kg( 2.350 +1100) , faltou só 50kg pra carteira C. F250 CS MWM mesma coisa.

  4. #28
    Usuário Avatar de rfdex
    Entrada
    20/06/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    31
    Posts
    874
    Pois é pessoal, infelizmente é a lei. Todos sabemos que determinadas normas em nosso país são abusivas, absurdas. E se a sociedade não está satisfeita, que proteste - adequadamente - pela alteração. E enquanto isso, devemos obedecer. Olhando por este lado é difícil aceitar, mas a verdade é que nós, brasileiros, sempre queremos um jeitinho mais fácil. Traduzindo, todos queremos os bônus, mas ninguém quer arcar com os ônus. Realmente é desarrazoado cobrar tal velocidade em "caminhonetes" classificadas como caminhões, mas pagar imposto, financiamento e seguro barato por ser caminhão ninguém reclama! Infelizmente estes fatos devem ser avaliados quando comprarmos um veículo. Se tem restrição a trânsito; se exige determinada carteira para conduzir; se imposto é mais caro; se seguro é mais barato; se a manutenção é difícil e cara; etc. Abraços!

    Raphael
    F-1000 97 cab dupla mwm
    Brasilia-DF

  5. #29
    Usuário Avatar de Alemao94
    Entrada
    02/05/2012
    Local
    Sao Sebastiao do Cai/RS
    Posts
    32
    cara, até onde eu sabia, precisa passa de 6.000 kg pra ser carteira C,
    isso com Peso da camionete + carca maxima + rebocavel.
    Dodge Ram e F250 grandalhonas parecisa com Ram, essas sim precisam carteira C.
    Vai estar escrito nos docs se precisa habilitação C ou B.
    mas posso estar enganado sobre o peso.
    Foi o que me informaram quando meu pai queria comprar uma Dodge Ram.
    Que precisava C porque passava dos 6000kg carregada.
    Ford Explorer XLT 4x4 Auto 1994 -- Pro Comp es9000, susp lift 2'', 31x10,5R15 General Tire GRABBER, Bull Bar, Hella 700FF

  6. #30
    Usuário
    Entrada
    10/11/2010
    Local
    Cuiabá/Pontes e Lacerda/MT
    Idade
    27
    Posts
    1,336
    Citação Postado originalmente por Alemao94 Ver Post
    cara, até onde eu sabia, precisa passa de 6.000 kg pra ser carteira C,
    isso com Peso da camionete + carca maxima + rebocavel.
    Dodge Ram e F250 grandalhonas parecisa com Ram, essas sim precisam carteira C.
    Vai estar escrito nos docs se precisa habilitação C ou B.
    mas posso estar enganado sobre o peso.
    Foi o que me informaram quando meu pai queria comprar uma Dodge Ram.
    Que precisava C porque passava dos 6000kg carregada.
    São 3500kg e não 6000kg amigo!! 6000kg é o limite da carteira C...!!
    Qndo o peso da pick up + o peso que ela carrega ou seja Peso Bruto Total PBT supera os 3.500kg, daí é necessário carteira C...que é o caso de algumas pick ups como Dodge Ram, F-250 2006 adiante, Silverado HD 1999 e 2000, GMC HD 3500...!!!

    "Habilitação C - Todos os veículos automotores e elétricos utilizados em transporte de carga, cujo peso bruto total exceda a três mil e quinhentos quilogramas; tratores, máquinas agrícolas e de movimentação de cargas, motor-casa, combinação de veículos em que a unidade acoplada, reboque, semi-reboque ou articulada, não exceda a 6.000 Kg de PBT e, todos os veículos abrangidos pela categoria -B"

  7. #31
    Usuário Avatar de pilotothiago
    Entrada
    27/07/2011
    Local
    Anapolis/GO
    Posts
    591
    Citação Postado originalmente por Junior-L200Power Ver Post
    São 3500kg e não 6000kg amigo!! 6000kg é o limite da carteira C...!!
    Qndo o peso da pick up + o peso que ela carrega ou seja Peso Bruto Total PBT supera os 3.500kg, daí é necessário carteira C...que é o caso de algumas pick ups como Dodge Ram, F-250 2006 adiante, Silverado HD 1999 e 2000, GMC HD 3500...!!!

    "Habilitação C - Todos os veículos automotores e elétricos utilizados em transporte de carga, cujo peso bruto total exceda a três mil e quinhentos quilogramas; tratores, máquinas agrícolas e de movimentação de cargas, motor-casa, combinação de veículos em que a unidade acoplada, reboque, semi-reboque ou articulada, não exceda a 6.000 Kg de PBT e, todos os veículos abrangidos pela categoria -B"

    Amigo nao sei se eu entendi mal, ou se foi o que foi dito, a diferença da CNH "C" da "D" é so o transporte de passageiros, e nao o peso, tem Kombi com 9 lugares que para o condutor poder dirigir a mesma, é obrigatorio o mesmo possuir Habilitaçao "D"...
    Tanto é que temos um motorista registrado aqui, que dirige um MB 2425 trucado, e a habilitaçao dele é "C"...
    Thiagaoo
    Strada Trekking 2012
    EX - F-250 CS XLT 4X4 2011 EX - F-250 CS XLT 2008

  8. #32
    Usuário
    Entrada
    10/11/2010
    Local
    Cuiabá/Pontes e Lacerda/MT
    Idade
    27
    Posts
    1,336
    Citação Postado originalmente por pilotothiago Ver Post
    Amigo nao sei se eu entendi mal, ou se foi o que foi dito, a diferença da CNH "C" da "D" é so o transporte de passageiros, e nao o peso, tem Kombi com 9 lugares que para o condutor poder dirigir a mesma, é obrigatorio o mesmo possuir Habilitaçao "D"...
    Tanto é que temos um motorista registrado aqui, que dirige um MB 2425 trucado, e a habilitaçao dele é "C"...
    Pois é amigo, isso é uma confusão só viu!!
    Acima de 8 passageiros precisa carteira D...e carros com Peso Bruto Total acima de 6000kg precisam de carta D também!!
    Esse cara dirigindo o MB2425 tá errado...porque o PBT desse Mercedes excede 6 toneladas tranquilamente acredito que seja 24 tonelas o PBT dele, não é isso?!!
    Então teria que ser categoria D...entendeu?!
    Cada critério exige uma habilitação, não é apenas subindo gradualmente conforme peso não!!

    Exemplo rápido é um cidadão que dirige um caminhão toco carregado, porém não pode dirigir uma Van só porque ela transporta 12 passageiros ou mais!!

  9. #33
    Usuário Avatar de Marcelo Corradi
    Entrada
    07/12/2009
    Local
    BH/MG
    Posts
    175
    Carteira C não tem limite de peso!!! só de passageiros!
    O que não pode exceder 6000kg é o conjunto trator + reboque. Tá claro isso na lei. Se o conjunto exceder 6000kg, precisa de carteira E. Mas se não tiver reboque, apenas o veículo, a carteira C pode dirigir qualquer peso desde que não exceda 8 passageiros.
    Ford Ranger 1999 XLT CD 4.0 V6 4x4 BF32'' - TROVÃO AZUL

  10. #34
    Usuário
    Entrada
    25/06/2012
    Local
    cxs-rs/RS
    Posts
    44

    faciodst weeks,

    Exato, Corradi.
    É por isso que, na maioria das vezes, quando o pessoal vai encaminhar as aulas e exames para fazer a "C", se houver estrutura o CFC costuma sugerir a "D", pois permiti dirigir veículos da "C" e TAMBÉM os que ultrapassem oito passageiros, coisa que a "C" não permite. As exigências são, basicamente, as mesmas.

    Abaixo, o link para a página do Detran-RS com as especificações de cada categoria. O importante, NESTE TÓPICO, é a ressalva: por favor, olhem BEM a documentação de suas caminhonetes. Se constar 'C/caminhão', um policial/fiscal que atentar para este detalhe terá todo direito de recolher o veículo se tu estiver dirigindo-o com habilitação "B", e não há qualquer amparo legal para defesa. Só tira o veículo da blitze ou do depósito de remoção ("guincho") quando for alguém habilitado para isso.

    Como um outro colega mencionou neste tópico, é sempre bom se o cara puder ter um abilitação "A-E"; a merd* é que não se adiciona uma categoria por menos de mil Reais, hoje em dia. >

    CATEGORIAS DE HABILITAÇÃO:
    => Site do DETRAN RS

  11. #35
    Usuário Avatar de pilotothiago
    Entrada
    27/07/2011
    Local
    Anapolis/GO
    Posts
    591
    Citação Postado originalmente por Junior-L200Power Ver Post
    Pois é amigo, isso é uma confusão só viu!!
    Acima de 8 passageiros precisa carteira D...e carros com Peso Bruto Total acima de 6000kg precisam de carta D também!!
    Esse cara dirigindo o MB2425 tá errado...porque o PBT desse Mercedes excede 6 toneladas tranquilamente acredito que seja 24 tonelas o PBT dele, não é isso?!!
    Então teria que ser categoria D...entendeu?!
    Cada critério exige uma habilitação, não é apenas subindo gradualmente conforme peso não!!

    Exemplo rápido é um cidadão que dirige um caminhão toco carregado, porém não pode dirigir uma Van só porque ela transporta 12 passageiros ou mais!!

    Junior você esta errado, carteira "C" dirige qualquer Caminhao, Toco, Truck, 4º eixo, exceto Treminhão,Cavalo + Carreta, Cavalo + Bitrem, que o reboque exceda 6 toneladas, Kombi de passageiros (12 Passageiros) até vazia... Trabalho nesta área já tem algum tempo, e isso que estou te falando é baseado no novo código de transito brasileiro...

    Só citando um exemplo, já fiz muito guarda malandro engolir seco, principalmente no pará e maranhão, onde as vezes o motorista liga para conversar com o guarda $$$ e ele quer autuar erroneamente...
    4X4 Brasil
    Thiagaoo
    Strada Trekking 2012
    EX - F-250 CS XLT 4X4 2011 EX - F-250 CS XLT 2008

  12. #36
    Usuário Avatar de Edintruder
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    34
    Posts
    12,256
    Citação Postado originalmente por Marcelo Corradi Ver Post
    Carteira C não tem limite de peso!!! só de passageiros!
    O que não pode exceder 6000kg é o conjunto trator + reboque. Tá claro isso na lei. Se o conjunto exceder 6000kg, precisa de carteira E. Mas se não tiver reboque, apenas o veículo, a carteira C pode dirigir qualquer peso desde que não exceda 8 passageiros.
    X2! para carteira C não tem limite de peso. O limite ´´e o reboque de no máximo 6tons "no reboque". Acima de 6 tons tem que ser categoria E. A categoria D é exatamente a mesma C, porém mais de 8 passageiros.
    FEMIL 97 MWM X10 4x4 - SL 6" - 33" - BW1356 mecânica - Snorkel - Guincho 12000lbs - Movida à dinossauro! Looking for a extended cab in gravyards


Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

  1. Atenção para quem bebe e vai dirigir..
    Por Flavio Junges Pereira no fórum Humor
    Respostas: 2
    Última resposta: 11/06/2012, 23:01
  2. Camionete para Peso. Qual comprar?
    Por jntnmoreira no fórum Picapes
    Respostas: 19
    Última resposta: 26/05/2012, 20:50
  3. Restauração de motores a diesel do seu bruto
    Por icojavali2009 no fórum Outros
    Respostas: 5
    Última resposta: 28/07/2011, 22:05
  4. Respostas: 10
    Última resposta: 17/02/2008, 17:54
  5. Video de 6x6 (aqui o sistema é bruto)
    Por Leonardo Dic no fórum Geral Off-Topic
    Respostas: 5
    Última resposta: 15/06/2006, 12:32

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
Topo