x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 20
  • #1
    Usuário
    Entrada
    21/06/2011
    Idade
    41
    Posts
    20
    Agradecimentos: 0

    Problema com Ranger 2.8 PS




    Olá galera. Acompanho o fórum faz um tempinho e, mesmo sem postar muita coisa, uso como fonte de pesquisa e confesso que já me ajudou bastante, mas um probleminha com minha viatura (Ranger XL 2006 2.8 PS) fez com que eu viesse aqui postar uma dúvida. Hoje fui num posto abastecer, e como iria fazer um percursinho de uns 250km, pedi ao frentista para verificar o nível de água e óleo da bichinha, pois tinha saído com uma certa pressa de casa e acabei esquecendo de fazê-lo eu mesmo. Acontece que o bendito frentista ao invés de olhar a água apenas pela medida do reservatório, abriu a tampa do mesmo, e com o motor ligado. Como era de se esperar, saiu aquela água fervente do reservatório, e logo depois de confirmar que tinha água suficiente, ele o fechou. Acontece que depois que saí de lá, em poucos metros percorridos a temperatura foi lá no vermelho e acendeu a luz no painel (acho que entrou ar no sistema). Como estava bem próximo de casa (1 quarteirão/quadra - coisa de uns 60 metros ou menos) resolvi ir assim mesmo, pq já era noite e o local era meio perigoso pra ficar sozinho esperando a bichinha esfriar. Fiz o pequeno percurso até minha casa lentamente, e quando já estava colocando o carro na garagem, a temperatura já estava baixando e ficou fixa bem no meio. Pra tirar a dúvida se realmente tinha normalizado, nem sequer desliguei a bichinha e saí pra dar umas voltas na redondeza pra ver se o fato ocorria novamente, mas o ponteiro ficou sempre no meio direitinho. Voltei pra casa, desliguei a coitada e fui tomar uma água e pegar algumas coisas que tinha esquecido, ficando assim uns 10 minutos com ela desligada. Quando fui tentar ligar novamente, ela não pegou nem com reza braba. Girava a chave e só escutava um "tec" com um zunido estranho, e após umas 5 tentativas, liguei pro mecânico que tem cuidado dela e fui pegá-lo no carro da minha esposa, pra ele dar o diagnóstico. Quando ele chegou, expliquei o ocorrido e ele olhou em tudo o que podia e disse que o problema era no motor de arranque (colocamos a mesma pra pegar no tranco e aparentemente ela estava com funcionamento normal). Perguntei se isso não estaria de alguma maneira relacionado ao aumento de temperatura que ela teve, e ele confirmou que não era nada disso e que na segunda ele estaria retirando o motor de arranque e levando ao eletricista. Como este é meu primeiro carro a Diesel e só estou com ela hà menos de 1 mês, venho tentar esclarecer a mesma dúvida, pois não confiei muito na palavra dele. Estaria o problema na partida relacionado ao aumento de temperatura, ou foram dois problemas distintos que, por pura coincidência, vieram acontecer praticamente juntos? Volto a ressaltar que a viatura pegou no tranco e ainda demos umas voltas nela pra ver alguma coisa, mas andou direitinho sem falhar nem aquecer. Outra dúvida: caso o problema seja realmente apenas o motor de arranque, existe a possibilidade de que esses poucos metros que percorri com o ponteiro no vermelho tenha danificado alguma coisa, tipo junta do cabeçote ou o próprio cabeçote? Tem alguma forma de eu descobrir isso? De já agradeço à todos desse maravilhoso forum que é uma mão na roda de qualquer proprietário de 4x4 no Brasil!!!

  • #2
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Eu diria que é pura coincidência. Veja bem, em 2009 viajei do MS para o RS com a minha Ranger, percorri 1650km em 24hs puxando um carro no towbar, com paradas apenas para abastecer. Quando cheguei na casa da minha sogra a Ranger não ligou mais. Fez exatamente isso. Porém no meu caso foi o sistema de redução do arranque que pifou.
    Em relação à temperatura, é difícil saber pois cabeçote de alumínio nunca se pode confiar muito. Mas acho que não deves te preocupar com isso aí. Completa a água e quando voltares no posto tu reclamas com o frentista sobre a M que ele fez, sem dizer que ele poderia ter se queimado feio. É foda que o pessoal contrata o pessoal mas não dá treinamento nenhum.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #3
    Usuário
    Entrada
    21/06/2011
    Idade
    41
    Posts
    20
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Eu diria que é puura coincidência. Veja bem, quando retornei do MS para o RS com a minha Ranger, percorri 1650km em 24hs puxando um carro no cambão, com paradas apenas para abastecer. Quando cheguei na casa da minha sogra a Ranger não ligou mais. Fez exatamente isso. Porém no meu caso foi o sistema de redução do arranque que pifou.
    Em relação à temperatura, é difícil saber pois cabeçote de alumínio nunca se pode confiar muito. Mas acho que não deves te preocupar com isso aí. Completa a água e quando voltares no posto tu reclamas com o frentista sobre a M que ele fez, sem dizer que ele poderia ter se queimado feio. É foda que o pessoal contrata o pessoal mas não dá treinamento nenhum.
    Pois é, apesar de ser meu primeiro carro à diesel e não entender muito do assunto, acho também que foi coincidência, mas fica aquele medo de ter dado algum pro, sem falar que comprei ele de particular e não tenho direito a garantia alguma, então se danificar cabeçote ou algo do tipo, meu bolso é que vai se ver com isso, rs. Não teria o motor de arranque ter dado esse problema depois de uma possível queima da junta do cabeçote ou trinca do mesmo, devido ao aquecimento que ele sofreu, ficando assim o motor "pesado" pra ligar? Sei lá, tô tão encucado com isso que tô até sem sono, rs. Pior que o mecânico funcionou ela no tranco e pedi pra ele levar logo pra ficar lá na oficina, pra na segunda já cedinho ele retirar o arranque. Sendo assim, não posso mais fazer nenhum tipo de "teste" na bichinha, pra saber se teve alguma avaria...

  • #4
    Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    35
    Posts
    5,369
    Agradecimentos: 30
    Só uma dica: nunca jamais (ever again) peça para o pessoal de posto verificar nível de óleo e água.
    Eles não sabem... e verificar com o motor quente não adianta.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #5
    Usuário Avatar de BRAVOECONOVEMBER
    Entrada
    12/03/2011
    Local
    Porto Alegre/RS
    Posts
    841
    Agradecimentos: 5
    X2, erro primario verificar nivel de fluido em posto e com motor recem desligado ou nem

  • #6
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Eu diria que é pura coincidência..
    X3. Acho pouco provável, pelo seu relato, algum dano em cabeçote ou motor. Ao parar o motor e abrir o sistema de arrefecimento, o bloco (ocasionalmente) está acima de 100ºc, fazendo a aguá que está dentro do bloco ferver e formar vapor de água acima de 100ºc e como o sensor é no bloco, o marcador pode subir até que o vapor passe para o reservatório de água.
    Muito boa sorte..
    LeoLeone
    Ranger XL 2000 TB CD 4x4
    ATR 31x10,5x15

  • #7
    Usuário
    Entrada
    21/06/2011
    Idade
    41
    Posts
    20
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por LeoLeone Ver Post
    X3. Acho pouco provável, pelo seu relato, algum dano em cabeçote ou motor. Ao parar o motor e abrir o sistema de arrefecimento, o bloco (ocasionalmente) está acima de 100ºc, fazendo a aguá que está dentro do bloco ferver e formar vapor de água acima de 100ºc e como o sensor é no bloco, o marcador pode subir até que o vapor passe para o reservatório de água.
    Muito boa sorte..
    Pois é, esse é meu medo. Mas se tivesse queimado junta do cabeçote ou danificado motor ele pegaria normalmente no tranco? Pq ao pegar no tranco pra levá-lo à oficina, pude perceber que seu funcionamento estava aparentemente normal, sem nenhum ruído estranho, sem nenhum tipo de falha ou engasgo, e com a temperatura normalizada, sempre com o ponteiro no meio sem aumentar nada. Aparentemente o único problema que ficou é que toda vez que desliga o carro, ele não pega mais girando a chave, só no tranco. Mas depois que vai no tranco, fica normal...

  • #8
    Usuário Avatar de BRAVOECONOVEMBER
    Entrada
    12/03/2011
    Local
    Porto Alegre/RS
    Posts
    841
    Agradecimentos: 5
    Revisa o arranque e vê como fica. Se pegar normal desencana que tá tudo certo.

  • #9
    Usuário
    Entrada
    21/06/2011
    Idade
    41
    Posts
    20
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por BRAVOECONOVEMBER Ver Post
    Revisa o arranque e vê como fica. Se pegar normal desencana que tá tudo certo.
    Valeu, tô contando as horas pra que chegue logo amanhã e torcendo pra que tenha sido só isso mesmo, rs. Outra coisa, por volta de quantas Dilmas gastarei reparando o motor de arranque? E é rápido, tipo de retirar, mandar reparar e colocar de volta no lugar em um só dia? De já agradeço as respostas da galera daqui, sempre ajudando e fazendo deste forum uma ótima comunidade para proprietários de 4x4...

  • #10
    Usuário Avatar de eduardo1968
    Entrada
    27/09/2009
    Local
    Santo Ângelo/RS
    Idade
    55
    Posts
    688
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Thescaum Ver Post
    Valeu, tô contando as horas pra que chegue logo amanhã e torcendo pra que tenha sido só isso mesmo, rs. Outra coisa, por volta de quantas Dilmas gastarei reparando o motor de arranque? E é rápido, tipo de retirar, mandar reparar e colocar de volta no lugar em um só dia? De já agradeço as respostas da galera daqui, sempre ajudando e fazendo deste forum uma ótima comunidade para proprietários de 4x4...
    O custo do reparo vai depender do q tá estragado, às vezes é só mau contato e sai por uns 80 uma demontagem e limpeza, mas pode ter q trocar as escovas e rolamento, daí sai de 100 a 120 pratas + mdo.

    O melhor acesso é tirando o escapamento, por isso demora um pouco, mas nada q leve mais de 3h.
    Amarok CD 4x4 SE 180cv 14

    Ex Ranger XLS CD 4x4 2.8 05, ex Ranger XLT CD 4x4 2.5 00, ex D20 94, ex F1000 89.

  • #11
    Usuário
    Entrada
    21/06/2011
    Idade
    41
    Posts
    20
    Agradecimentos: 0
    Bom galera, problema mais ou menos resolvido. Primeiramente queria agradecer a todos que me ajudaram, respondendo ao tópico. Realmente o problema foi somente no motor de arranque, que foi pro reparo e ficou pronto por R$ 180,00 com mão de obra inclusa. O aumento de temperatura aparentemente não chegou a danificar o motor, pois conferi que a água não baixou nem o óleo, e nem apresenta mistura na cor dos mesmos, assim como o funcionamento, que continua normal e sem fumaça. O problema que ainda me encuca é que acabei de ter outro aumento de temperatura, e hj pude perceber que tem algo relacionado ao ar condicionado do carro, pois parei com ele agorinha na farmácia e deixei ele ligado com o ar, pois minha esposa e filha ficaram dentro, e quando voltei a temperatura estava lá em cima novamente. Recordando o que ocorreu no sábado, lembro bem que enquanto fiquei parado no posto e saí pra comprar um café, o carro ficou ligado com o ar funcionando também, acho que daí pode ter ocorrido o aumento de temperatura pela primeira vez. Alguém tem alguma dica ou já passou por algo parecido?

  • #12
    Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    35
    Posts
    5,369
    Agradecimentos: 30
    Pode ter queimado a junta do cabeçote.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. problema no 4x4 da ranger
      Por Tiago xlt no fórum Ford
      Respostas: 19
      Última resposta: 29/07/2013, 10:05
    2. Problema com paralamas Ranger XLT 06
      Por luishzanini no fórum Ford
      Respostas: 10
      Última resposta: 21/12/2011, 11:33
    3. Marcha ré da Ranger com problema
      Por V_P_L no fórum Ford
      Respostas: 9
      Última resposta: 15/04/2011, 22:12
    4. Problema com arranque da RANGER
      Por Adalbertorp no fórum Ford
      Respostas: 0
      Última resposta: 12/11/2007, 22:32

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade