x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8
  • #1
    Usuário Avatar de RodrigoPD
    Entrada
    30/10/2011
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    38
    Posts
    288
    Agradecimento: 1

    Explorer xlt 97 automática esquentou...




    Amigos, gostaria de, mais uma vez, pedir um auxílio.




    Hoje estava indo para a Guarapiranga com a Explorer.


    Num longo trecho da Av. Interlagos, o trânsito, sei lá por qual motivo, estava caótico. Um tremendo anda e pára. Fiquei nesse congestionamento por aprox. 1 hora.


    Num dado instante, senti que a Explorer estava um pouco acelerada, e uma vibração estranha parecia vir do câmbio.


    Comecei a checar tudo e vi o ponteiro da temperatura perto do limite de funcionamento (marca branca).


    Encostei num posto, deixei-a ligada, câmbio em neutro. A temperatura baixou um pouquinho.


    Peguei uma outra avenida com o trânsito livre e vim andando, depois peguei as Marginais e, com a velocidade, a temperatura foi voltando ao normal.


    Ao chegar aqui onde moro, a temperatura estava normalizada, e o funcionamento do câmbio idem.


    Acredito que o câmbio teve o óleo aquecido por conta do aquecimento do motor, por isso ele funcionou de forma irregular.


    Contudo, fica a dúvida: o que será que provocou o aquecimento?


    - Bomba de água? Acho pouco provável, pois a temperatura baixou quando peguei a marginal.


    - Acoplamento viscoso do ventilador? Acho plausível, pois a temperatura abaixou quando peguei a marginal (o ventilador atua mais no trânsito, pois, na estrada, o ar de impacto é o principal responsável pela refrigeração do radiador).


    - Algum problema no motor? Chequei a pressão de óleo, e ela permaneceu normal o tempo todo. Geralmente, quando há um aquecimento no motor, a pressão de óleo tende a cair pelo afinamento do óleo, né.


    - Algum problema no câmbio? Será que o câmbio "sentiu" o trânsito e esquentou, fazendo com que o motor não conseguisse manter a temperatura da agua normal?


    Alguém já teve algum problema parecido na viatura?


    E agora???

    Obrigado!
    Rodrigo Domingos
    "Barrinho" - Fusca 1.600 (1974) / "Tropeço" - Jeep Willys CJ-5 (1961) / "Camburão"- Explorer XLT (1997)

  • #2
    Usuário Avatar de lincolnjb
    Entrada
    21/12/2009
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    58
    Posts
    385
    Agradecimentos: 12
    Citação Postado originalmente por RodrigoPD Ver Post
    Amigos, gostaria de, mais uma vez, pedir um auxílio.

    Hoje estava indo para a Guarapiranga com a Explorer.

    Num longo trecho da Av. Interlagos, o trânsito, sei lá por qual motivo, estava caótico. Um tremendo anda e pára. Fiquei nesse congestionamento por aprox. 1 hora

    Num dado instante, senti que a Explorer estava um pouco acelerada, e uma vibração estranha parecia vir do câmbio.

    Comecei a checar tudo e vi o ponteiro da temperatura perto do limite de funcionamento (marca branca).

    Encostei num posto, deixei-a ligada, câmbio em neutro. A temperatura baixou um pouquinho.

    Peguei uma outra avenida com o trânsito livre e vim andando, depois peguei as Marginais e, com a velocidade, a temperatura foi voltando ao normal.

    Ao chegar aqui onde moro, a temperatura estava normalizada, e o funcionamento do câmbio idem.

    Acredito que o câmbio teve o óleo aquecido por conta do aquecimento do motor, por isso ele funcionou de forma irregular.

    Contudo, fica a dúvida: o que será que provocou o aquecimento?

    - Bomba de água? Acho pouco provável, pois a temperatura baixou quando peguei a marginal.

    - Acoplamento viscoso do ventilador? Acho plausível, pois a temperatura abaixou quando peguei a marginal (o ventilador atua mais no trânsito, pois, na estrada, o ar de impacto é o principal responsável pela refrigeração do radiador).

    - Algum problema no motor? Chequei a pressão de óleo, e ela permaneceu normal o tempo todo. Geralmente, quando há um aquecimento no motor, a pressão de óleo tende a cair pelo afinamento do óleo, né.

    - Algum problema no câmbio? Será que o câmbio "sentiu" o trânsito e esquentou, fazendo com que o motor não conseguisse manter a temperatura da agua normal?

    Alguém já teve algum problema parecido na viatura?

    E agora???

    Obrigado!
    Rodrigo.....

    Tive estes mesmos problemas e a primeira coisa que fiz foi uma troca total da agua do radiador.
    Saiu mais ferrugem do que agua. Tava sujo mesmo. (o ponto de ebulição da agua baixa quando suja).

    Adicionei 150 ml de querozene na agua nova e rodei por 2 dias assim. (o querozene ajuda a aglutinar a ferrugem)
    Esvaziei o radiador e novamente ferrugem. Repeti o procedimento e só ai a agua começou a sair mais limpa.

    Troquei a agua do radiador (em baixa temperatura) por mais 2 vezes adicionando 1/2 colher de bicabornato de sodio na ultima substituição (bicabornato neutraliza a acidez reduzindo a oxidação/ferrugem) e a minha EXPLO começou a rodar muito macio e sem aquecimentos.

    Mas infelizmente não era só sujeira. Com o tempo comecei a observar que meu radiador estava suando (microvazamentos nas laterais) isso sem falar que a tampa estava já defeituosa e não conseguia vedar o suficiente.

    Troquei a tampa e mandei varetar e substituir as borrachas laterais do radiador e hoje rodo com ela sem problemas.

    Ha de se observar também que um motor cansado (folgas no cilindro aumentam o atrito e consequentemente a temperatura do conjunto), A/C e o cambio automático interferem diretamente no sistema de arrefecimento.

    Comece pelo radiador e vá avaliando o resto devagar.
    Lincoln Bustamante
    Explorer 98 XLT - 4x4 - Automática

  • #3
    Usuário Avatar de lincolnjb
    Entrada
    21/12/2009
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    58
    Posts
    385
    Agradecimentos: 12
    Outra coisa que deve ser observada também é a valvula termostática. Se ela emperrar (fechada ou semi-fechada) você vai ter superaquecimento do conjunto. Veja o link a seguir para entender melhor o assunto:

    como funciona a valvula termostatica mecanica,mecanica caseira ~ troca de correia e novidades automotivas

    abraços
    Lincoln Bustamante
    Explorer 98 XLT - 4x4 - Automática

  • #4
    Usuário Avatar de RodrigoPD
    Entrada
    30/10/2011
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    38
    Posts
    288
    Agradecimento: 1
    Lincoln;

    Obrigado pelos esclarecimentos. Com as suas sugestões, e minhas anotações, elaborei um roteiro para seguir amanhã junto ao mecânico e sanar essa pane de uma vez por todas!

    Obrigado!

    Abs!
    Rodrigo Domingos
    "Barrinho" - Fusca 1.600 (1974) / "Tropeço" - Jeep Willys CJ-5 (1961) / "Camburão"- Explorer XLT (1997)

  • #5
    Usuário Avatar de lincolnjb
    Entrada
    21/12/2009
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    58
    Posts
    385
    Agradecimentos: 12
    Citação Postado originalmente por RodrigoPD Ver Post
    Lincoln;

    Obrigado pelos esclarecimentos. Com as suas sugestões, e minhas anotações, elaborei um roteiro para seguir amanhã junto ao mecânico e sanar essa pane de uma vez por todas!

    Obrigado!

    Abs!
    Seguinte....

    O querozene e o bicarbonato de sodio são soluções caseiras para velhos problemas. Existem aditivos para radiadores que fazem o mesmo efeito e são mais usados pelos mecanicos.

    Abraços
    Lincoln Bustamante
    Explorer 98 XLT - 4x4 - Automática

  • #6
    Usuário Avatar de Kedes
    Entrada
    13/10/2010
    Local
    Duque de Caxias/RJ
    Idade
    65
    Posts
    15
    Agradecimentos: 0
    Oi, amigos. Permitam-me um pitaco: dê uma olhada no nivel ou troca total do óleo de caixa.
    Um abraço.
    Kedes:.

  • #7
    Usuário Avatar de RodrigoPD
    Entrada
    30/10/2011
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    38
    Posts
    288
    Agradecimento: 1
    O óleo parece estar OK. Contudo, preventivamente, vou trocá-lo, pois peguei a Explorer a pouco tempo. Óleo e filtro naquela máquina que parece hemodiálise...

    Abs
    Rodrigo Domingos
    "Barrinho" - Fusca 1.600 (1974) / "Tropeço" - Jeep Willys CJ-5 (1961) / "Camburão"- Explorer XLT (1997)

  • #8
    Usuário Avatar de lincolnjb
    Entrada
    21/12/2009
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    58
    Posts
    385
    Agradecimentos: 12
    Citação Postado originalmente por RodrigoPD Ver Post
    O óleo parece estar OK. Contudo, preventivamente, vou trocá-lo, pois peguei a Explorer a pouco tempo. Óleo e filtro naquela máquina que parece hemodiálise...

    Abs
    Cara....acha um mecanico bom e aproveita tambem para trocar os oleos da caixa, diferencial e os fluidos hidraulicos de ditecao, freios e de embreagem.


    Abracos
    Lincoln Bustamante
    Explorer 98 XLT - 4x4 - Automática

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Vendo Explorer XLT 4x4 97/98 automatica c/ kit gas RJ
      Por blizzgrisp no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 5
      Última resposta: 03/04/2010, 01:34
    2. Explorer 98 4.0 4x4 Automática
      Por Sérgio Ramos no fórum Ford
      Respostas: 18
      Última resposta: 27/03/2010, 19:25
    3. Explorer 94 4x4 - Automática
      Por Garra4x4 no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 27
      Última resposta: 04/05/2009, 18:13
    4. Procuro Explorer automática 4x4 até 94
      Por equipeminas4x4 no fórum Compram-se Veículos
      Respostas: 11
      Última resposta: 25/11/2008, 18:42
    5. Explorer Xlt 98 4x4 Automática
      Por JÚNIOR10 no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 0
      Última resposta: 26/08/2008, 01:04

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade