x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 36
  • #1
    Usuário
    Entrada
    04/11/2005
    Local
    82825375764/OUTRO PAÍS
    Posts
    1,030
    Agradecimentos: 0

    Caixa Evaporadora - Ar Condicionado Camper




    Amigos,

    Todos sabem que o ar condicionado da Camper é deficiente e na tentativa de melhora-lo estou procurando por alternativas.

    Ouvi dizer que para solucionar definitivamente teria que a adaptar uma caixa evaporadora universal.
    Alguém já fez esse tipo de instalação?
    Se sim, poderia informar como deverá ser feito, qual caixa evaporadora foi utilizada, local de instalação na Camper e qual foi o resultado obtido?
    Realmente compensa partir para a troca da caixa evaporadora ou existe outra forma de deixar o ar condicionado da Camper gelando?

    Ajuda e informações serão valiosas para mim neste momento de procura e escolha.

    Abraços,

    Rubens
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário Avatar de Rodrigo Ielpo Bastos
    Entrada
    27/04/2008
    Local
    vitoria/ES
    Idade
    48
    Posts
    414
    Agradecimentos: 0
    Rubens eu preferi deixar o carro original pois na universal vc perde as saidas para o parabrisas, eu acho que tem um topico que eu expliquei como eu fiz, mas vamos la.

    eu cortei a caixa invertendo as posiçoes ficou assim, do canto do carona para dentro ficou
    1 o ventilador (se puder colocar o do santana é melhor mas usei o mesmo, tem que tirar a resistencia de dentro da caixa)
    2 a evaporadora original so troquei a valvula coloquie valvula block do vectra
    3 vem a saida para os dutos. (tem um duto que fica no cantinho direito da caixa vc tem que tampar ele e reabrir la no meio e voltar pro carona.
    4 fazer um bom dreno pois a evaporadora vai mais pro meio e vc tem que levalo para fora do carro.
    5 fezer uma exelente blindagem termica da valvula e da tubulaçao que sai para o compartimento do motor pois por ali é que vem agua para dentro do carro.

    no mais é um bom eletro na frente e coifa na helice do motor o meu congela so nao ganha do Dr Guilherme que segundo ele solta pedrinhas de gelo, devemos lembrar que ele tem um barco de pescador rsrsrsrs

    Rodrigo Bastos

  • #3
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    RUB

    Realmente o que o amigo RODRIGO IELPO BASTOS falou esta correto , inclusive , no quesito ESFRIAR MESMO acredito sim que o meu gela mais do que o dele , mas simplesmente pq o meu ENGESA e menor do que a CAMPER .

    Mas se não quizer fazer o que ele fez , e fazer como eu fiz , é só vc comprar uma caixa evaporadora universal de 30.000 BTUS como a minha com 6 saídas de ar custa R$790,00 na internet e colocar lá atras no alto ou na frente tomando quase toda a frente , tem 80 cm de largura , sendo que na CAMPER não sei se vai caber na frente pq a CAMPER tem painel/console e o ENGESA a frente é limpa . Coloquei o condensador da S-10 + ventoinha elétrica na frente que liga qdo liga o ar e manualmente caso queira que o radiador esfrie mais mesmo se o ar estiver desligado , logo : esta ventoinha funciona toda vez que ligar o ar , e qdo o ar não estiver ligado , posso ligar atraavez de um botão no painel .

    O meu ENGESA ficou com um ar condicionado ESPETACULAR , é só ligar que gela na hora mesmo aqui em Campos com calor de 38ºC a sobra , é impressionante a eficiencia do meu ar cond .

  • #4
    Usuário
    Entrada
    04/11/2005
    Local
    82825375764/OUTRO PAÍS
    Posts
    1,030
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Rodrigo Ielpo Bastos Ver Post
    Rubens eu preferi deixar o carro original pois na universal vc perde as saidas para o parabrisas, eu acho que tem um topico que eu expliquei como eu fiz, mas vamos la.

    eu cortei a caixa invertendo as posiçoes ficou assim, do canto do carona para dentro ficou
    1 o ventilador (se puder colocar o do santana é melhor mas usei o mesmo, tem que tirar a resistencia de dentro da caixa)
    Rodrigo,

    Obrigado pela dica! Interessante a forma que você instalou!
    Deixar a ventilação para o Parabrisa é fundamental para desembassar durante a chuva.

    Como o seu está gelando, vou tentar fazer o mesmo.
    Quando você estava fazendo as modificações, por acaso, você tirou fotos?
    Se sim, você poderia envia-las para mim? Isso irá ajudar para evitar erros na adaptação.

    Obs.: Você poderia informar como que você fez para instalar a válvula block do Vectra (esquema elétrico)?

    Abraços,

    Rubens
    4X4 Brasil

  • #5
    Usuário
    Entrada
    04/11/2005
    Local
    82825375764/OUTRO PAÍS
    Posts
    1,030
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    RUB

    Realmente o que o amigo RODRIGO IELPO BASTOS falou esta correto , inclusive , no quesito ESFRIAR MESMO acredito sim que o meu gela mais do que o dele , mas simplesmente pq o meu ENGESA e menor do que a CAMPER .
    .
    Meu amigo Guilherme, tudo bem?

    A princípio vou seguir a orientação do amigo Rodrigo para tentar melhorar o ar condicionado da Camper.

    Porém não descarto a idéia de colocar a evaporadora na Camper para resolver este problema.

    Como que você fez para levar as mangueiras (ou tubos de cobre) do motor até a evaporadora do seu Coração Valente?
    Você passou pelo lado central (perto das alavancas de cambio) por pelas extremidades?

    Abs e continuo montando a Camper,

    Rubens

  • #6
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por rub Ver Post
    Meu amigo Guilherme, tudo bem?

    A princípio vou seguir a orientação do amigo Rodrigo para tentar melhorar o ar condicionado da Camper.

    Porém não descarto a idéia de colocar a evaporadora na Camper para resolver este problema.

    Como que você fez para levar as mangueiras (ou tubos de cobre) do motor até a evaporadora do seu Coração Valente?
    Você passou pelo lado central (perto das alavancas de cambio) por pelas extremidades?

    Abs e continuo montando a Camper,

    Rubens
    As mangueiras foram passadas no centro da parede corta fogo na vertical , na direção de onde elas entram na caixa evaporadora .

  • #7
    Usuário
    Entrada
    04/11/2005
    Local
    82825375764/OUTRO PAÍS
    Posts
    1,030
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Rodrigo Ielpo Bastos Ver Post
    Rubens eu preferi deixar o carro original pois na universal vc perde as saidas para o parabrisas, eu acho que tem um topico que eu expliquei como eu fiz, mas vamos la.

    Rodrigo, tudo bem?

    Você poderia me ajudar com as dúvidas abaixo?

    Eu retirei a caixa evaporadora e estou com algumas dúvidas:

    1 - Esta resistencia não é a resistencia que controla a velocidade do ventilador? Se eu retirar esta resistencia, o ventilador ficará somente com uma velocidade (foto1)?

    2 - Para instalar a valvulablock do Vectra, foi preciso alguma adapatação para conectar esta válvula no radiador da evaporadora e na outa ponta para ligar na mangueira do ar condicionado que vem do motor (foto 2)?

    3 - O duto que você menciona (cantinho direito da caixa) é o duto do dreno da evaporadora (foto 3)?

    4 - Qual foi o local que você fez o corte na caixa evaporadora para mover o radiador desta caixa? (foto4 e foto 4b). Você poderia indicar a localidade para que eu possa fazer o corte e a mudança deste radiador da caixa evaporadora?

    5 - Nesta evaporadora tem um potenciometro que está localizada na parte superior da caixa. Por acaso você eliminou este potenciometro (foto 5 e 5B)?

    Desde já agradeço pelas informações e ajuda,

    Rubens
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Caixa Evaporadora - Ar Condicionado Camper-foto-1-resistencia-ser-eliminada-.jpg   Caixa Evaporadora - Ar Condicionado Camper-foto2-valvula-ser-trocada-pela-valvula-block-do-vectra-.jpg   Caixa Evaporadora - Ar Condicionado Camper-foto-3-dreno-canto-inferior-direito-.jpg   Caixa Evaporadora - Ar Condicionado Camper-foto-4-caixa-evaporadora-.jpg   Caixa Evaporadora - Ar Condicionado Camper-foto-4b-caixa-evaporadora-.jpg  

  • #8
    Usuário
    Entrada
    04/11/2005
    Local
    82825375764/OUTRO PAÍS
    Posts
    1,030
    Agradecimentos: 0

    Fotos 5 e 5B

    Fotos 5 e 5B
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Caixa Evaporadora - Ar Condicionado Camper-foto-5-potenciomentro-.jpg   Caixa Evaporadora - Ar Condicionado Camper-foto-5b-potenciomentro-.jpg  

  • #9
    Usuário Avatar de Rodrigo Ielpo Bastos
    Entrada
    27/04/2008
    Local
    vitoria/ES
    Idade
    48
    Posts
    414
    Agradecimentos: 0
    vou respondendo e vou tirar umas fotos para ajudar a explicar


    Citação Postado originalmente por rub Ver Post
    Rodrigo, tudo bem?

    Você poderia me ajudar com as dúvidas abaixo?

    Eu retirei a caixa evaporadora e estou com algumas dúvidas:

    1 - Esta resistencia não é a resistencia que controla a velocidade do ventilador? Se eu retirar esta resistencia, o ventilador ficará somente com uma velocidade (foto1)? sim e ela que define a velocidade do ventilador a minha coloquei uma mais nova do gol, nao aconselho retirar pois se o ar ficar bom vc nao vai aguentar no maximo muito tempo.

    2 - Para instalar a valvulablock do Vectra, foi preciso alguma adapatação para conectar esta válvula no radiador da evaporadora e na outa ponta para ligar na mangueira do ar condicionado que vem do motor (foto 2)? nao nos colocamos a valvula na evaporadora com as duas pontas de mangueira e depois enfiamos a caixa de dentro para fora e fizemos um serviço de calafetagem bem brabo pois é ali que condensa e perde eficiencia. nos iamos fazer umas adptações nas conexoes pois existe uma valvula que vc monta na caixa depois instala a caixa no carro e pelo cofre do motor encaixa uma peça de aluminio com duas conexoes vedadas por oring com um parafuso central, eu ia fazer isto mas ia dar um trabalhao, e o cara que fez o serviço comigo garantiu que esta valvula que ele utilizou (tipo universal) resolveria o problema.

    3 - O duto que você menciona (cantinho direito da caixa) é o duto do dreno da evaporadora (foto 3)?Nao é o seguinte quando vc cortar a caixa como te falei vai ficar uma saida de ar antes da posiçao do ventilador esta saida é a que vai para o carona eu tampei ela e reabri mais na frente depois da evaporadora e retornamos por cima da caixa para sair de novo em uma posição que atendia o lado do carona.

    4 - Qual foi o local que você fez o corte na caixa evaporadora para mover o radiador desta caixa? (foto4 e foto 4b). Você poderia indicar a localidade para que eu possa fazer o corte e a mudança deste radiador da caixa evaporadora?vou tentar te explicar imagine do carona para o meio do carro vinha a e vaporadora depois um quadrado com um encaixe para o ventilador e indo pro meio do carro as saidas de ar. nos cortamos exatamente naquele quadrado e invertemos ficando o ventilador do lado de fora bem encostado na lateral do carona depois o quadrado onde ele apoia e veda depois a evaporadora neste ponto fizemos um serviço de fibra para acomodar o dreno e furei a caixa de roda para sair a agua, e pra frente as saidas de ar, aquela entrada de ar para renovação que tem em cima eu tampei com silicone PU, o ponteciometro eu istalei dentro do porta luvas pois sem ele congela a evaporadora, e na frente do carro fiz uma chapa para canalizar o ar da ventuinha e coloquei um eletroventilador na frente ligado ao filtro secador ele so arma quando necessario.


    5 - Nesta evaporadora tem um potenciometro que está localizada na parte superior da caixa. Por acaso você eliminou este potenciometro (foto 5 e 5B)?

    Desde já agradeço pelas informações e ajuda,

    Rubens

  • #10
    Usuário
    Entrada
    04/11/2005
    Local
    82825375764/OUTRO PAÍS
    Posts
    1,030
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Rodrigo Ielpo Bastos Ver Post
    vou respondendo e vou tirar umas fotos para ajudar a explicar
    Olá Rodrigo, boa noite!
    As respostas estão sendo muito úteis para a eliminação destas dúvidas.
    Com certeza algumas fotos poderão ajudar muito nesta modficação.
    Por acaso você tem o telefone da pessoa que te ajudou a fazer esta modificação?
    Pretendo fazer o serviço na caixa igual a que você fez no seu carro.
    Abraços e mais uma vez obrigado,
    Rubens

  • #11
    Usuário Avatar de Rodrigo Ielpo Bastos
    Entrada
    27/04/2008
    Local
    vitoria/ES
    Idade
    48
    Posts
    414
    Agradecimentos: 0
    Rubens o cara que fez é vizinho la na empresa ele mexe com fibra e o que instalou a ventuinha e a parte eletrica foi um amigo que taalha com ar de maquinas agricolas. vou tentar tirar umas fotos esta semana.

  • #12
    Usuário
    Entrada
    04/11/2005
    Local
    82825375764/OUTRO PAÍS
    Posts
    1,030
    Agradecimentos: 0
    Rodrigo, muito obrigado mesmo pela ajuda. Estou com a caixa evaporadora ainda original (parada) e com as suas fotos iniciarei esta adaptação.
    Já consegui o ventilador do Santana e amanhã vou comprar a resistencia do Gol para o ventilador.

    Se você puder medir a distância que o radiador da evaporadora foi deslocado para dentro da caixa também irá me ajudar na determinação do ponto correto de instalação deste item

    Se você puder informar qual é o seu telefone, eu entrarei em contato caso apareça alguma dúvida durante o processo de adapatação.
    O meu e-mail é o rubens_sousa@yahoo.com

    Obs.: Você havia comentado anteriormente sobre a válvula block do Vectra. Estou achando a válvula da Camper muito pequena em relação ao radiador da evaporadora. É possível fazer a instalação da válvula block do Vectra?

    Mais uma vez muito obrigado e fico no aguardo das fotos,

    Rubens

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade