x
Convex Datacenter
Página 1 de 8 12345678 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 87
  • #1
    Usuário
    Entrada
    11/02/2014
    Local
    Jundiaí/SP
    Posts
    55
    Agradecimentos: 0

    Cool Estou de olho em um engesa e gostaria de dicas sobre o que olhar e ouvir na viatura




    Olá pessoal,
    Acho que esse é meu primeiro post, mas leio e acompanho discussões há bastante tempo sobre vários aspectos do engesa e de outras viaturas.

    Eu estou basicamente fechado na ideia de ter um engesa, pois já sonho com um há muito tempo e só mudo de opinião se, ao experimentá-lo, rolar alguma decepção. No que diz respeito ao uso, eu achei engesas fazendo de tudo*, então deve ser tranquilo tê-lo como único veículo (e meu primeiro carro) se estiver em boas condições.

    Neste ano consegui acumular latas o suficiente para comprar um e achei uma pessoa que aceita minha v-strom no negócio, se trata de um fase 2 ano 93 (ainda tem engesa-4 nesse ano?) modificado para diesel (MWM-2.8) em algum momento entre 2012 e 2013.

    Ele apareceu no rolo 4x4 em 2013 e desde então o dono está a vender (é um vermelho com meia capota tipo targa), talvez algum de vocês conheçam a viatura.

    Eu não tenho experiência alguma em compra de veículos (ainda mais usado), mas conheço a teoria básica para carros comuns, então gostaria de pedir uma ajuda aos senhores na forma de dicas do que procurar ouvir e verificar nesse veículo. Há alguma forma de validar a adaptação do motor? E quanto ao sistema de transmissão? Até aonde me foi informado, o proprietário rodou 12mil km nessa configuração.

    Eu levarei um amigo na visita que não tem experiência em 4x4 (só em caminhonetes), mas é muito desconfiado/desacreditado e nasceu dentro de uma oficina...certamente vai conseguir me ajudar a verificar os pontos básicos (de carros comuns).

    Também achei outro ano 86 branco com um motor 4.1 a álcool em boas condições e também aceitaria a v-strom no negócio, mas por ter que ser o único carro e este ser beberrão**, estou dando preferência ao primeiro por enquanto. Se alguém estiver vendendo o seu e aceita uma moto no negócio, podemos conversar também

    Desde já agradeço a gentileza.

    Observações:
    * vi engesas fazendo trilhas de todos os tipos, idas ao mercado, ao trabalho e até mesmo expedições - mais recentemente encontrei os tópicos do Otto. Esse fórum tem sido uma fonte de inspiração há vários anos;
    ** aparentemente está bem mais difícil legalizar uma alteração para diesel, certo? No que tange o custo em si de adaptação e do próprio motor, qual é a estimativa atual para um S4T+ ou S4T comum?

  • #2
    Usuário
    Entrada
    14/08/2008
    Local
    Florianopolis/SC
    Idade
    71
    Posts
    112
    Agradecimentos: 0
    Olá meu caro Eduardo; sou proprietário de um Engesa ll 90, com capota de aço da Cinfel, motor MWM 2.8, eixos de Troller e Caixa de Hillux. É o melhor carro que já tive em toda minha vida, totalmente confiável, pau para toda obra, bom para andar no asfalto, ótimo para ir aonde os outros não podem ir. Acho que a sua primeira opção é a correta. Se tiver documentado, sem problema. Eu sonhava com um jipe desde os 10 anos de idade, consegui realizar o meu sonho com quase sessenta anos, e realizei com um Engesa. Estou muito feliz, tenho ele a 3 anos e é só alegria.
    Boa sorte para voce

    Flavio
    ENGESA 90/90 - MWM 2.8 (DRAGÃO VERMELHO)
    GURGEL 87/87 - DIESEL 1.9 (Guerreiro Cansado)
    Sprinter 2004 - (Minha Noiva) Motor Casa

  • #3
    Usuário
    Entrada
    11/02/2014
    Local
    Jundiaí/SP
    Posts
    55
    Agradecimentos: 0
    Obrigado Flávio! Você tem alguma recomendação sobre o que verificar para tentar identificar problemas com turbina ou adaptação?

    Agirá me apareceu um branco 87 todo original num preço que posso manter a moto... Dúvida cruel.

    Eu conheço a tabela de diferenças entre o fase 1 e 2 e li muita coisa a respeito por aqui e ali.
    Aqueles 20cm fazem diferença no conforto mesmo?
    É possível só trocar a caixa de transferência pela do fase 2 ou outra que pra remover o ronco?

    Eu sonho com engesas desde criança tb haha em Jundiaí costumava ter uns eventos de raid e o resgate era um engesa

  • #4
    Usuário Avatar de Vicente Guimaraes
    Entrada
    02/05/2011
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    49
    Posts
    1,655
    Agradecimentos: 0
    O Engesa é uma viatura muito valente, confiável e duradoura. Nas mãos certas é indestrutível.

    O fase II é mais confortável e estável sim. E 20cm fazem diferença. O meu é um fase I adaptado (ele tem 1,2 metro a mais) é muito macio e estável na estrada. Quanto maior o entre-eixos mais estável e confortável pra rodar.

    Veja no meu blog do meu engesa
    http://engesahulk.blogspot.com.br/

    Por outro lado, para trilha o fase 1 por ser mais curto leva vantagem, mas só em trilha radical mesmo...

    Eu preferiria o diesel, se estiver documentado certinho. Diesel é mais valorizado, econômico, etc. Gasolina é roubada,,, vc vai querer trocar o motor.. vai ficar um tempão em mecânica pra adaptar.... licenciar... pode não ficar bom... pode quebrar... vai perder 1 ano no mínimo sem carro. Não caia nessa...

    Tem que ver qual o cambio que está nele, se é o original ou foi adaptado... Se for o original o Clark 240V é excelente, inquebrável, tipo, vc quebrará o carro todo, haverá uma guerra nuclear... e sobrará na Terra o seu chassis Engesa e o câmbio Clark 204V

    Outro item é a caixa de transferência (t-case). A t-case é o que faz o 4x4 "traçar", se for original no Fase 1 faz um "ronco" característico e é normal do carro, no fase II a caixa de transf. não tem ronco. Se tiver a t-case com reduzida (Toyota Band) é um plus, porque a original do engesa não tem reduzida, só 4x4.

    Assim para esse motor MWM a configuração seria Motor MWM - Cambio Clark (ou cambio da S10) - T-case Entesa (ou T-Case Toyota)

    Outro item que é valorizado é se a carroceria for toda em fibra, porque a original do engesa enferruja e apodrece fácil. Se for de aço é bom verificar o estado por baixo dos tapetes e por baixo do veiculo. A minha carroceria foi toda trocada....

    Capota rígida é outro plus que valoriza muito a viatura. Gosto é gosto, mas se tiver capota de lona é um problema. Capota de lona é um saco. O carro fica estiloso mas para viajar e para o dia a dia não dá. Entra água.. entra poeira... não dá pra ter ar condicionado... Capota de lona, pra mim, só se a viatura for exclusivamente para trilha.
    Site do Encontro Nacional de Engesas, Campers & Marruás
    http://engesas.blogspot.com.br/

  • #5
    Usuário
    Entrada
    11/02/2014
    Local
    Jundiaí/SP
    Posts
    55
    Agradecimentos: 0
    Olá Vincente,
    Muito obrigado pelas suas dicas e considerações, pelo fato da vantagem de poder manter minha moto e ainda descobri recentemente que o fase-1 87 foi de um senhor recém falecido, estou balançado. Até porque aparente ser uma daquelas joias originais.

    Quanto ao que já está diesel: o câmbio e a t-case são da hilux (não especificado se é a 2.8 ou a 3.0), só não tem especificado a questão da reduzida que eu assumo não haver. Os docs estão em ordem, pelo o que me foi informado. Tem uma semi-capota targa que aparenta ser rígida, mas é lona na parte de trás da viatura.

    Minha preocupação com relação aos 10cm entre eixos e os 10cm traseiros era de não incrementariam quase nada em espaço e conforto além de piorar o raio de curva

  • #6
    Usuário Avatar de Vicente Guimaraes
    Entrada
    02/05/2011
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    49
    Posts
    1,655
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por eduardoml Ver Post
    Olá Vicente,
    Muito obrigado pelas suas dicas e considerações, pelo fato da vantagem de poder manter minha moto e ainda descobri recentemente que o fase-1 87 foi de um senhor recém falecido, estou balançado. Até porque aparente ser uma daquelas joias originais.

    Quanto ao que já está diesel: o câmbio e a t-case são da hilux (não especificado se é a 2.8 ou a 3.0), só não tem especificado a questão da reduzida que eu assumo não haver. Os docs estão em ordem, pelo o que me foi informado. Tem uma semi-capota targa que aparenta ser rígida, mas é lona na parte de trás da viatura.

    Minha preocupação com relação aos 10cm entre eixos e os 10cm traseiros era de não incrementariam quase nada em espaço e conforto além de piorar o raio de curva
    Eduardo,

    Se quer o veículo original então pode valer a pena. Mas se vc depois for mecher colocar motor diesel .... é furada... Muito trampo, tempo e dinheiro

    A t-case hilux tem reduzida. é uma ótima mecânica.

    Semi capota não é capota Hoje todo mundo está sofrendo para colocar capota rígida, caro, pouca gente no mercado especializada, muito tempo na oficina. Se comprar sem capota rígida e depois pensar em colocar uma será um parto, e vais ggastar entre 15000 e 20000 só com isso (capota + mão de obra) fora o tempo parado.

    Hoje, eu não compraria um Engesa sem capota rígida, mas é a minha opinião pessoal. Meu uso será no dia a dia e em viagens longas... Trilha não será o foco.. Tem gente que gosta e prefere capota de lona, ter a possibilidade de ter o veículo conversível...
    Site do Encontro Nacional de Engesas, Campers & Marruás
    http://engesas.blogspot.com.br/

  • #7
    Usuário
    Entrada
    11/02/2014
    Local
    Jundiaí/SP
    Posts
    55
    Agradecimentos: 0
    Vinte mil pra por capota? Eu achava que chegaria nos 15k pra ser muito caro.
    Com respeito a regularizar a troca do combustível pra diesel, é possível ainda por não ter a reduzida?

  • #8
    Usuário Avatar de Vicente Guimaraes
    Entrada
    02/05/2011
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    49
    Posts
    1,655
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por eduardoml Ver Post
    Minha preocupação com relação aos 10cm entre eixos e os 10cm traseiros era de não incrementariam quase nada em espaço e conforto além de piorar o raio de curva
    Este dessa questão, não tenho como responder... A tendência é que o mais curto deveria ser melhor pra "manobrar" e mais "esperto na trilha" (pelos angulos de entrada e saida no meio do veículo) enquanto o Fase 2 deveria ser mais estável e confortável pelo maior "entre-eixos" (deveria, porque depende de engesa para engesa, tem dono que troca eixo, troca mola, troca isso e aquilo, aí tem uns que ficam excelente e outros que ficam uma "mer...cadoria")

    Citação Postado originalmente por eduardoml Ver Post
    Vinte mil pra por capota? Eu achava que chegaria nos 15k pra ser muito caro.
    Depende muito de onde vc comprar e quem vai montar... Tem serviço e "çelvicio" pode ficar mais barato que 20K ou até bem mais caro... As vezes o barato sai caro e o serviço mal feito tem que ser refeito..

    Há 3 anos atrás quando pesquisei só a capota com 2 portas estava 12.000 (Tabatinga) para o F1. Hoje deve estar mais caro. Isso só a capota, fora outros itens como vidros, borrachas, acabamentos, parte elétrica, etc... Não sei se as portas vem completas (vidros, travas, macanetas, borrachas, etc...)... Isso fora a mão de obra, para adaptar não é simples assim, não é tão padronizado e tem que fazer vários ajustes.. leva tempo.. dá problema... etc...

    O Dr. Guilherme Abreu passou por essa danação toda, pode lhe informar melhor.

    Eu decidi fazer a capota e portas de aço , mas o meu "engenheiro" trabalha "com calma e sem pressa" está com a viatura há dois anos... São 3 anos com a viatura e só fiz um passeio...

    Citação Postado originalmente por eduardoml Ver Post
    Com respeito a regularizar a troca do combustível pra diesel, é possível ainda por não ter a reduzida?
    Ter ou não reduzida não interfere. Como ter ou não 4x4.

    Eles só olham o motor, documentaçaõ do motor, recibo de compra, origem, etc...
    Site do Encontro Nacional de Engesas, Campers & Marruás
    http://engesas.blogspot.com.br/

  • #9
    Usuário
    Entrada
    14/08/2008
    Local
    Florianopolis/SC
    Idade
    71
    Posts
    112
    Agradecimentos: 0
    Olá meu caro Eduardo; esses 20 cm fazem diferença sim, levando-se em consideração para que voce quer a viatura. Se voce é fissurado em trilhas, o Fase I seria melhor; porem no dia a dia um fase II é ótimo. Procure um veículo que já está transformado, e de acordo com o que voce precisa. Capota de aço lhe dá mais segurança, em todos os sentidos, pois sem ela voce não pode deixar seu carro estacionado em qualquer lugar da cidade, pois alguem vai mexer com certeza. Motor tem de ser diesel, seja ele um Q20b, MWM, Cummins ou outro qualquer. Caixa, use uma mecanica, nada de acionamento eletrico para engatar tração, sempre que voce precisar ela vai funcionar com certeza. Estou com uma caixa de Toyota, Hillux 3.0, tem robustez de sobra, com 4x4 e reduzida manual; é excelente. Evite comprar um veículo para mexer depois, pois já ouviu os relatos acima, vai para o estaleiro e é tocado devagar por uma sopa de garoupas sem fim, sem contar o risco de errar e ter de começar a trocar coisas. Como o Fase I é mais curto, a caixa do Fase II ou Hillux ficaria muito comprida, e o cardã traseiro teria um curso muito pequeno, e sua inclinação nas cruzetas com certeza passará dos 15°, deixando a durabilidade comprometida. Peça informações para os mais experientes, cito o Kim,o Vicente Guimaraes, que lhe deu importantes informações, que voce não deverá desconsiderar.
    Estou sempre a sua disposição, aquilo que minha humilde sabedoria conhece, não terei problemas em repassar.

    Um grande abraço e boa sorte.

    Flavio
    ENGESA 90/90 - MWM 2.8 (DRAGÃO VERMELHO)
    GURGEL 87/87 - DIESEL 1.9 (Guerreiro Cansado)
    Sprinter 2004 - (Minha Noiva) Motor Casa

  • #10
    Usuário
    Entrada
    11/02/2014
    Local
    Jundiaí/SP
    Posts
    55
    Agradecimentos: 0
    Obrigado Flávio e Vicente, suas informações fora muito úteis.
    Se me permitirem, gostaria de perguntar mais uma coisa. A viatura vermelha já teve o 6c da silverado e kit gás que pelas próprias informações coletadas mo fórum exigem adaptação para o radiador e motor.
    Parece ser um carro relativamente fuçado, isso desabonaria a viatura? Fico imaginando o cofre todo recortado e chassis cheio de furos extras.

    Obrigado novamente

  • #11
    Usuário
    Entrada
    11/02/2014
    Local
    Jundiaí/SP
    Posts
    55
    Agradecimentos: 0
    Me esqueci de mencionar que o setup mwm com a transmissão hilux estão no carro há dez anos conforme descoberto recentemente e a km informada é de apenas 12000km

  • #12
    Usuário
    Entrada
    14/08/2008
    Local
    Florianopolis/SC
    Idade
    71
    Posts
    112
    Agradecimentos: 0
    Então meu caro Eduardo, não conheço os veículos, e tampóuco me arriscaria a desabonar qualquer um, fuçados todos eles são, a menos que voce compre um da Funasa, e começe o trampo desde o início, mas de qualquer forma acaba fuçado tambem. Quanto a furos no chassi, é problema sim, porque sempre enfraquece a área onde foi furado, mas para isso existe remédio, se a parte foi muito danificada, é bom cortar e refazer, nada que uma boa mig ou tig e um bom soldador não resolva.
    Fiz uma pesquisa nos sites de carros mais conhecidos, e realmente um Engesa F II, é manga de colete, quem tem parece que não quer vender. Eu não venderia o meu por menos de 80 dilmas. Muitos me param, as vezes, e perguntam se não quero vender, mas quando falo em valores, só vejo cabeças balançando. A verdade é que estão se tornando raros, e somente alguns F I é que estão à venda. Jordania então faz anos que não vejo nenhum. Tenha uma certeza somente, se voce comprar um Engesa, diesel, bem montado, e se for um fase II, jamais se desfará dele. Já me ofereceram uma Frontier 2008???, pelo meu Engesa e não aceitei. Botei estas interrogações, porque já não lembro que ano que era, mas estava ótima na época. Esse com MWM e transmissão hillux, deve ser semelhante ao meu. O meu tem ar, dir. hidr., bancos de couro, travas e vidros eletr., intercooler, capota de aço, bloqueio de 75% na traseira, pneus 33'. Já comprei assim, dou somente manutenção da boa.
    Examine com cuidado, vá por partes, como dizia Jack, lembre-se sempre, tudo tem conserto, mas sempre custam caro, e precisam de profissionais capacitados. Mexanicos tem pra todo lado, e voce não poderá depender deles, porque te causam muitos prejuízos.

    Um grande abraço


    Flavio
    ENGESA 90/90 - MWM 2.8 (DRAGÃO VERMELHO)
    GURGEL 87/87 - DIESEL 1.9 (Guerreiro Cansado)
    Sprinter 2004 - (Minha Noiva) Motor Casa

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 13
      Última resposta: 23/09/2014, 20:38
    2. De olho numa Hilux SW4 4x4 3.4 24V - Dicas?
      Por gnecchi no fórum Toyota
      Respostas: 25
      Última resposta: 24/08/2012, 13:52
    3. Dicas sobre viatura parada por +ou- 20 dias
      Por Fabio3010 no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 6
      Última resposta: 09/11/2011, 10:45
    4. Dicas sobre Engesa trabalhando muito quente ou aquecendo!
      Por julhos no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 30
      Última resposta: 07/05/2010, 19:07

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade