x
Convex Datacenter
Página 5 de 6 PrimeiroPrimeiro 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 49 a 60 de 66
  • #49
    Usuário Avatar de Hugo4x4
    Entrada
    24/04/2005
    Local
    São José do Rio Preto/SP
    Posts
    1,240
    Agradecimentos: 6



    Hugo

    o principal motivo dos maiores torque e potência dos Sprint estão na eletrônica e no Common Rail (ouso chutar que "apenas" isso acrescentam 35% ao que poderia ser retirado do mesmo motor com uma bomba rotativa).

    Veja bem, não estou desqualificando os MWM. Eles têm uma outra vantagem que vocês esqueceu de mencionar: são bem mais leves.

    Mas para quem teve uma Dodge Ram como eu, com um Cummins 6BT5.9 na frente (versão antiga, sem common rail, mas com muita eletrônica), confesso que viajo muito mais tranquilo com um motor tradicional, é questão de opção.

    Para um trilha ou uma viagem, nem sempre mais é melhor. Já viajei com minha Camper equipada com 14B e com amigos de Troller com MWM 2.8 e sinceramente não percebi diferença. Aliás, a única diferença é que eu mantinha a rotação do 14B por horas a fio na casa dos 3 mil rpm, esticava a 4 mil rpm, e meus amigos não conseguiam manter por tanto tempo rotações altas na casa dos 3,5mil rpm (eles têm cambio com overdrive, eu não, pois é um simples 2615 - o qual ainda mantenho).

    Que os MWM são muito bons, são. E a construção interna do 14B é extremamente robusta, talvez a mais, não tenho dúvidas. Porém, o uso é que determina o motor. Para mim, para o uso misto (dia-a-dia, estradas, trilhas médias, viagens longas) o 14B é perfeito e qualquer outro melhor não cabem dentro do capô da Camper

    Mas que eu penso em colocar um Blower, isso eu penso

    Eriksom.

    Eriksom,

    - A curva que coloquei é do mwm sprint mecânico que tem 132 cv, o mesmo motor eletrônico tem 150 cv, ou seja, 14% e não 35%.
    - Eu não falei qual motor é melhor, o que estou postando são os valores de torque dos motores para mostrar que o do 14-B e o do 14-BT não são maiores que o do mwm 2,8 sprint mecânico.
    - Não sei porque teu motor 14-b gira acima da rotação máxima de 3.400 rpm encontrada nos manuais, o contagiro está com erro ou tem algum outro motivo.
    Hugo4x4
    Defender 110 04
    Jeep CJ5 73

  • #50
    Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Posts
    1,086
    Agradecimentos: 0
    Hugo

    Desculpe, mas deve haver alguma confusão, pois a informação do manual de manutenção é exatamente a que escrevi. Aliás, o próprio manual da Toyota traz a mesma informação.

    Potência máxima é atingida a 3.400 rpm
    Rotação máxima (corte) é de 4.100 rpm ou 4150 rpm (não lembro os dados de cabeça, mas há dois tipos, que diferem pela bomba)

    No meu, uso o contagiros do caminhão VW conectado a bomba que possui um gerador de pulsos. A diferença na medição é de menos de 2%.

    Só não mando o manual, pois ele tem cerca de 8MB

    Com relação a velocidade, bem, minha Camper usa eixos de band com 37x9 e pneus 35", o que resulta 120km/h com cerca de 3 mil rpm.

    =======================

    Paulo

    creio que a vantagem do 14B sobre o S4T está apenas na flexibilidade. É possível você pilotar ele em estrada sem trocar marchas de 1500 rpm a 3500 rpm.

    É verdade que, como bem destacou o Hugo, sem turbinar o 14B não apresenta toda essa potência e torque adequado para que se use, por exemplo, uma caixa como a ZF5s420, ou outra com overdrive.

    Digo por experiência própria, apesar de em tese eu poder atingir 160km/h com minha configuração (ou 180km/h com a relação 37x10), o motor não tem força para empurrar.

    Andei uns tempos com uma Camper com 14B turbo e intercoller, câmbio da própria Band e eixos 37x10 com pneus 35', ela empurrava fácil a 180km/h, e tinha um maravilhoso desempenho em trilhas.

    Mesmo assim, foi minha opção manter meu 14B sem turbo + 240V, mas optei por colocar uma NP205 que tem redução de 2:1. A possível economia de 5% no consumo em estradas não me conquistou, e preferi a máxima flexibilidade e velocidades de cruzeiro na casa de 110km/h, com piques até 140.

    Para trilhas, a reduzida diminui estupidamente as rotações. São 5 km/h a 1,600 rpm.

    Não sei quando for subir os Andes com diesel sem turbina, daí a idéia de um compressor-blower

    ou mexer na np-205 para ela ficar 4x2 baixa, com opção de tração dianteira ou traseira.

    Eriksom

  • #51
    Citação Postado originalmente por Hugo4x4 Ver Post
    Loras,

    No Brasil somente foi montado o motor Toyota 14-B, pesquisei e o que encontrei foi o seguinte:

    - O motor Toyota 14-B foi montado nas Land Cruiser.
    - O motor Toyota 14-BT não foi montado nas LC e sem nos caminhões ¾ Toyota Dyna no outro lado do mundo e tinham 3.660 cc, 140 cv/3.400 rpm e um torque de 34,01 kgfm/1.800 rpm (não são dados do fabricante).
    - Com esses dois pontos trazei parte da curva (em anexo).
    Na Venezuela temos caminhões Dyna com motor 14B.

    Sem turbo, ok!

    14-BT na Land Cruiser? Interessante.

    Sabe em que ano? Descobriu qual o modelo de turbina utilizada?

    As que vi na Venezuela são todas gasolina.

    Por curiosidade, como faz a simulação das curvas dos motores?

    Vi que a curva do 14BT começa apenas em 1.700rpm, e que ele mantém um faixa de torque mais alta em relação aos 2.8 e 2.5 após 2.400 giros. Posso concluir (baseado na curva desenhada) que ele tem desempenho discretamente melhor que o MWM.

    O 2.8PWT eu não gosto por conta da correia dentada. E pelo custo de manutenção da turbina. O preço de uma TGV é o preço do kit turbo completo de um 14B.

    A questão para mim, é simples.

    Encoste uma 14B numa pedra. Solte o pedal da embreagem.

    Faça o mesmo com um 2.5HSD / 2.8PWT / MWM e veja o que acontece.

    Enfim, é a velha história.

    Já dirigi viaturas com 14B, viaturas com 2.8PWT, a Defender com o projeto base do 2.5HSD, outras com 2.5HSD propriamente...

    E no meu estilo de condução, o 14BT é na medida!!!

    Abraço,
    4X4 Brasil
    Ricardo A. I. Loureiro

  • #52
    Acrescentando os dados que tenho do 14B MWM.

    Fase 1

    Potência máxima 102CV a 3400 rpms
    Torque máximo 25,5 m.kgf a 2000 rpms

    Fase 2

    Potência máxima 96CV a 3400 rpms
    Torque máximo 24,4 m.kgf a 2000 rpms

    Vide anexo em péssima qualidade.

    Abraço,
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -especifica__es_14b.jpg  
    Ricardo A. I. Loureiro

  • #53
    Mais informações do manual de reparações do motor 14B da Toyota.

    Rotação máxima:

    B, 3B = 4050 - 4200 rpm
    11B, 14B = 4050 - 4250 rpm

    Marcha lenta:

    T/M = 600-700 rpm
    T/A = 770- 820 rpm

    Abraço,
    Ricardo A. I. Loureiro

  • #54
    Usuário Avatar de Hugo4x4
    Entrada
    24/04/2005
    Local
    São José do Rio Preto/SP
    Posts
    1,240
    Agradecimentos: 6
    Citação Postado originalmente por Loras Ver Post
    Na Venezuela temos caminhões Dyna com motor 14B.

    Sem turbo, ok!

    14-BT na Land Cruiser? Interessante.

    Sabe em que ano? Descobriu qual o modelo de turbina utilizada?

    As que vi na Venezuela são todas gasolina.

    Por curiosidade, como faz a simulação das curvas dos motores?

    Vi que a curva do 14BT começa apenas em 1.700rpm, e que ele mantém um faixa de torque mais alta em relação aos 2.8 e 2.5 após 2.400 giros. Posso concluir (baseado na curva desenhada) que ele tem desempenho discretamente melhor que o MWM.

    O 2.8PWT eu não gosto por conta da correia dentada. E pelo custo de manutenção da turbina. O preço de uma TGV é o preço do kit turbo completo de um 14B.

    A questão para mim, é simples.

    Encoste uma 14B numa pedra. Solte o pedal da embreagem.

    Faça o mesmo com um 2.5HSD / 2.8PWT / MWM e veja o que acontece.

    Enfim, é a velha história.

    Já dirigi viaturas com 14B, viaturas com 2.8PWT, a Defender com o projeto base do 2.5HSD, outras com 2.5HSD propriamente...

    E no meu estilo de condução, o 14BT é na medida!!!

    Abraço,
    Loras,

    - Faltou colocar o modelo das LC e tem um erro de português (entre outros) na frase, corrigida é: “O motor Toyota 14-BT não foi montado nas LC modelos L,LV e LV-B (Bandeirantes) e SIM nos caminhões ¾ Toyota Dyna "

    - Se nos caminhões Toyota Dyna também foi montado o motor 14-B tudo bem, mais uma informação.

    - A turbina utilizada é a Toyota CT 26 com mancais refrigerados com água (ver foto), têm neste site http://www.mybluemr2.co.uk/CT26/index.htm detalhes das partes internas.

    - Tenho as curvas dos motores, delas retirei os dados, fiz uma tabela no excel e construi o gráfico, a do 14-BT como mencionei encontrei somente dois pontos, o do torque máximo (por isto que a curva começa em 1800 rpm) e o do torque na potência máxima. Este último ponto o calculei com uma equação conhecida que diz:

    torque = fator x potência/rotação

    - Para pontos após o torque máximo o comportamento das curvas é conhecido, então permite a aproximação. Para pontos menores a 1800 rpm é difícil fazer o mesmo, penso que deve acompanhar a do mwm até 1400 rpm, após este ponto o 14-BT deve cruzar e ser maior, mais nestes pontos as rotações são baixas e já não interessam. Para rotações maiores a 2300 rpm o 14-BT tem maior torque, a capacidade volumétrica começa a pesar.

    - Se encostar numa pedra e se as informações das curvas estiverem corretas a de maior torque subira com maior facilidade. Cuidado que para subir a pedra tem outros fatores que não devem ser esquecidos: Peso da viatura, relação de transmissão, diâmetro e tipo do pneu utilizado, estes valores também tem que ser iguais no momento do teste.

    - Em quanto à velocidade máxima segui as orientações do manual da Bandeirante, em anexo, onde se aprecia que os engenheiros calcularam para o motor 14-B uma rotação menor que a da potência máxima. A velocidade cruzeiro entre a rotação da potência máxima (3400 rpm) e a da rotação máxima livre (4250) foi evitada (durabilidade do motor).
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -14bt-ct-26-turbo.jpg  
    4X4 Brasil
    Hugo4x4
    Defender 110 04
    Jeep CJ5 73

  • #55
    Usuário Avatar de Hugo4x4
    Entrada
    24/04/2005
    Local
    São José do Rio Preto/SP
    Posts
    1,240
    Agradecimentos: 6
    Loras,

    Anexo duas folhas do manual da Bandeirante de onde extrai os dados do motor 14-B.
    Arquivos Anexos
    Hugo4x4
    Defender 110 04
    Jeep CJ5 73

  • #56
    Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    Idade
    48
    Posts
    10,641
    Agradecimentos: 0
    Bacana a troca de informações e legal a turbina "refrigerada" do 14b -T.

    É um motor bacana, pena ser tão careiro.

    Por essas e outras ainda optei pelo sprint!

  • #57
    Usuário Avatar de Hugo4x4
    Entrada
    24/04/2005
    Local
    São José do Rio Preto/SP
    Posts
    1,240
    Agradecimentos: 6
    Loras,

    Em anexo as curvas do motor MWM 2,8 Sprint mecânico, do Maxion 2,8 TGV e o 2,5 da Defender.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -mwm-sprint-2.8.jpg   -maxion-power-stroke-2.8-tgv.jpg  
    Arquivos Anexos
    Hugo4x4
    Defender 110 04
    Jeep CJ5 73

  • #58
    Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    Idade
    48
    Posts
    10,641
    Agradecimentos: 0
    Vendo as curvas do sprint 2.8, lembrei-me de um gráfico que já vi aqui no fórum mas não consegui reencontrar: o que compara sprint ao GM 4.1.

    Os números são bem parecidos, o que me coça a mão para adaptar um câmbio auto zf hp 22 no sprint....

  • #59
    Usuário Avatar de rodrigo camper
    Entrada
    29/01/2006
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    671
    Agradecimentos: 0
    Fiz a inspeção de fumaça em janeiro de 09.

    Meu 14 b fez o corte com 3650 RPM, no conta giros isso acontece com 2700! puxei o fio no extator do alternador, não localizei a saida do conta giros que vem da bomba como o Eriksom fez.


    Minha bomba e rotativa sem LDA. Algum de vcs usa a bomba com o LDA.




    abç
    4X4 Brasil

  • #60
    Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Posts
    1,086
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por rodrigo camper Ver Post

    puxei o fio no extator do alternador, não localizei a saida do conta giros que vem da bomba como o Eriksom fez.
    Rodrigo

    A solução de puxar do alternador é a mais dificil de acertar, pois você terá de combinar o gerador de pulsos com um contador na mesma frequência, tudo isso perfeitamente multiplicado pela relação entre as polias do motor e do alternador. Muita "relação", não há casamento que funcione

    Para 14b: há um pequeno chicote com 3 fios, dos quais você vê apenas os do solenóide, pois normalmente eles cortam fora o fio do gerador de pulsos. (esse chicote fica entre a bomba e a carcaça do motor)

    Por que cortam? pois o conta-giros da Toyota é caro para cacete , daí ninguém repõe quando tiram o motor. Mas está lá!

    Solução? refaça o chicote e compre o conta-giros do caminhão VW, aquele que tem 1.000 giros = 1100hz (valores a confirmar, pois citei de memória).

    Se eu lembrar, procuro no catálogo da VDO o relógio exato.

    Eriksom

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade