x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 18
  • #1

    Caixa de Câmbio/transferência que canta




    Olá grandes gurus!!
    Recém adquiri meu engesa F1 e sinto que o câmbio/transferência "cantam" muito, existe alguma forma de corrigir isso? Também sinto dificuldade ao tentar reduzir de 3a para 2a e de 2a para 1a.
    Alguém sabe a mágica, please?
    Abraços

  • #2
    Citação Postado originalmente por thiagocpp
    Olá grandes gurus!!
    Recém adquiri meu engesa F1 e sinto que o câmbio/transferência "cantam" muito, existe alguma forma de corrigir isso? Também sinto dificuldade ao tentar reduzir de 3a para 2a e de 2a para 1a.
    Alguém sabe a mágica, please?
    Abraços
    Fala Thiago, blz!?

    Sobre a redução de 3ª p/ 2ª, etc.... pode ser os sincronizados do câmbio..
    Já a cantoria que faz a caixa de transferência, se for igual a caixa dos cjs, podem ser os roletes da mesma... a solução seria trocar os roletes/engrenagem por novos, ou então transformar para o uso de rolamentos (verifique o tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=401 ) da seção Jeep ( CJ´s ) que rolou este papo lá a pouco tempo atrás...

    []´s

  • #3
    Usuário Avatar de Pedro
    Entrada
    17/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    57
    Posts
    294
    Agradecimentos: 0
    Thiago,
    O "urro"que a transferência dos F1 faz é original de fabrica e
    acontece porque as engrenagens são retas, como se fosse a de marcha
    ré de outros veículos.
    Existe um kit de engrenagens (ou existia) comercializado pela Rota 4x4,
    que diminuem bastante o ruído, mas não o elimina.
    Quando comprei o meu Engesa, pensei que fosse algum problema, mandei
    baixar o cambio e caixa de transferência, ficando constatado que estava tudo em ordem. Já passaram 3 anos e muitos km rodados sem problemas na transmissão.
    As soluções mais radicais são a substituição da transferencia do F1 pela do F2 ou pela do Toyota.
    Quanto aos engates, estes são um pouco duros nas reduções e com o tempo vc pega os macetes. Para melhorar isto, alguns tem substituido a tampa da caixa de câmbio por mais modernas em alumínio, que saíram nas F4000 mais recentes.
    No meu F1 esta como saiu de fábrica...
    []'s urrantes c/ decibéis
    Engesa F1 "Preto que é Azul" - CJ5 Ford 83 "Montanhês"
    Ex CJ5 62 "Chumbinho"; CJ5 68 , GMC 42 6x6

  • #4
    E ai Tchê!!

    Eu substituí a tampa da caixa do meu exF3 e ficou bem melhor. A tampa é meio chata de se encontrar. Por ser uma mosquinha de cabeça branca custa um pouco caro. Mas melhora sensivelmente este problema das reduções. Eu não conseguia reduzir de terceira para segunda anteriormente...isso que meus rolamentos eram totalmente novos. Com a troca da tampa isso foi possível. Esta tampa tbm tem uma vantagem que ela possui um dispositivo que para colocar a ré vc precisa desnucar para baixo. A tampa anterior...se o cara não tem as manhas pode querer enfiar a ré no lugar da segunda.

    abraço

  • #5
    Citação Postado originalmente por Adriano Braga
    E ai Tchê!!

    Eu substituí a tampa da caixa do meu exF3 e ficou bem melhor. A tampa é meio chata de se encontrar. Por ser uma mosquinha de cabeça branca custa um pouco caro. Mas melhora sensivelmente este problema das reduções. Eu não conseguia reduzir de terceira para segunda anteriormente...isso que meus rolamentos eram totalmente novos. Com a troca da tampa isso foi possível. Esta tampa tbm tem uma vantagem que ela possui um dispositivo que para colocar a ré vc precisa desnucar para baixo. A tampa anterior...se o cara não tem as manhas pode querer enfiar a ré no lugar da segunda.

    abraço
    Oi Adriano,
    você saberia me informar qual a tampa que deveria procurar? Basta arrancar uma e colocar a outra?
    []'s

  • #6
    E aí Adriano faz tempo hein amigo ?!?

    Eu até estava gostando da idéia de substituir a tampa para ter os engates mais precisos, mas quando vc tocou no assunto de alterar o engate da ré... Gostei não...
    Pois o que acho de melhor neste câmbio, além de sua robustez e superdimensionamento, é o fato de a ré ser em frente da primeira, pois esta facilidade num atoleiro ou outro enrosco qualquer não tem coisa melhor, é muito prático e não há perda de tempo de procurar a ré ou a primeira...
    Neste câmbio tem que forçar um pouco pra esquerda para engatar a ré ou a 1a, como a quinta em alguns carros, caso esteja mole, é necessário apenas esticar ou trocar a mola que resolve...

    Ahhh... Meus pêsames... Também fui membro do MSJ por um ano, após vender meu Niva e até comprar meu Engesão.

    []'s...
    Eduardo Chaves Tucunduva

  • #7
    Fala King

    A tampa da caixa é boa mesmo...a posição das marchas não muda...o que muda é que vc tem que colocar para baixo para engatar a ré. Minha mola realmente estava cansada e com isso não segurava muito...mas troquei mesmo para facilitar as reduções.
    Mas vc tem razão...se perde uma fração de segundos no engate da ré!!

    Grande abraço

  • #8
    Que tampa é essa que tenho que trocar? qual devo comprar?

  • #9
    Acho que é do F4000 mesmo...mas saiu uma série bem pequena...parece que é de um ano específico pq depois eles passaram a usar uma caixa mais moderna...outro modelo. Vou me interar mais sobre isso e depois te digo!!!!! Acho que é coisa de tirar uma e colocar a outra...Acho que não precisa de adaptação.
    Apesar da minha caixa ser de um F3...tenho um colega que tem um F1 e tbm colocou no dele. Sei que a minha tampa veio ai de SP e morri em 500latinhas por ela. Fora a mão de obra!!!

    Abraços

  • #10
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,353
    Agradecimento: 1
    Caros amigos!

    Estou revivendo o tópico, pois como já havia lido a algum tempo atraz, (bastante tempo) gostaria de saber qual tampa comprar.

    Tem um conhecido que gostaria de fazer a troca, para facilitar as trocas de marchas.

    Desde já agradeço a quem possa ajudar!

    Abraços.

    Kim.

  • #11
    Usuário Avatar de gnecchi
    Entrada
    12/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    53
    Posts
    2,583
    Agradecimentos: 0
    Kim,

    Pela descrição que o Adriano faz do engate das marchas após a instalação dessa tampa... ele fica como os Clark mais novos modelo 2215.

    Será que a tampa é a mesma desse modelo 2215???

    Eu particularmente estava tão acostumado com o 240V que mudava de marcha até com a embreagem zuada !!


    []'s
    4.1 MPFI*FuelTech*VJ910*Dana44 Diant/Traz*T-Rex Bone Ensimec*Rancho
    TMax 12.500 lb*ZF 4HP22+Tcase Hilux 4.7:1MKrawler*BL Macrotorque*Yellow-Top Optima

  • #12
    Usuário Avatar de fpc3
    Entrada
    19/11/2007
    Local
    belo horizonte/MG
    Idade
    53
    Posts
    895
    Agradecimento: 1
    realmente quem quer deixar a esposa dirigir e ouvir elogios tem que trocar a tampinha.pra mim ta bom do jeito que ta, adoro a clark 240v porque é inquebravel.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade