x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 57
  • #1
    Usuário
    Entrada
    17/10/2015
    Local
    Natal/RN
    Idade
    43
    Posts
    16
    Agradecimentos: 0

    Câmbio Engesa - Qual o melhor conjunto?




    Boa tarde pessoal,

    Antes de mais nada, gostaria de agradecer à todos que me orientaram no meu outro tópico, em relação aos dois Engesas que eu estava interessada. Um agradecimento especial ao @Sonhador e ao @edgar_lopes. Obrigada mais uma vez.

    Enfim,

    Os 3 mecânicos que vieram em minha casa, disseram que faltavam as mesmas coisas.

    * Câmbio completo;
    * Alternador;
    * Cardã dianteiro e traseiro;

    Engesa Militar 1988 Fase II
    Motor diesel 4cc - Perkins

    PS. Eu não entendo de jipes e mecânica, as poucas informações que tenho foi lendo arduamente o fórum! rs

    Minha maior dúvida seria em relação ao câmbio...

    1 - Colocar o câmbio original Clark 240v com redução; (Toyota, Willys etc etc)

    2 - Colocar o câmbio da Toyota Bandeirantes com redução; (4 ou 5 marchas?)

    3 - Colocar o câmbio da Hilux com redução; (2.8 ou 3.0?)

    4 - Teria outra alternativa? Li algo sobre câmbio de Silverado também...

    Qual seria o melhor conjunto e custo x benefício?

    Quais as modificações e peças que precisariam para reduzir problemas futuros no câmbio?


    Obrigada mais uma vez, espero dar o primeiro passo ainda esta semana! rs

  • #2
    Usuário
    Entrada
    28/05/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    55
    Posts
    1,338
    Agradecimento: 1
    Suelen , qual será o principal uso da viatura? Passeio, trilhas, uma voltinha nos fins de semana?
    o melhor custo benefício seria o 240V com a tração original que pode ser do F1 ou do F2 sendo esta última melhor com relação a ruídos. Não necessitaria de adaptações entre motor e câmbio nem na caixa de tração.
    Quaisquer outras opções demandariam adaptações e consequentemente custos.
    4X4 Brasil

  • #3
    Usuário
    Entrada
    17/10/2015
    Local
    Natal/RN
    Idade
    43
    Posts
    16
    Agradecimentos: 0
    @RogérioNunes

    Para ser bem sincera, acredito que a princípio será mais para o final de semana, um passeio aqui e outro ali, mas por outro lado, como terei de começar do zero em relação ao câmbio, comprar, montar etc, acredito que já partir para um câmbio com reduzida seria o mais interessante, evitando uma modificação futura e mais mão de obra, tempo e dor de cabeça...

    Inclusive tem a parte do "conforto", onde li que o câmbio Clark 240v é bem desconfortável, duro e difícil de encaixar algumas marchas, além de um "problema" entre a 4° e 5° marcha...

    Optando pelo Clark 240v, acredito que algo que faria muita diferença, até uma prioridade para mim, por vários motivos, seria o produto Tampa câmbio 240V para Engesa/D-20/F-1000 - Casa da Transmissão 4x4 para pelo menos eu conseguir dirigir! rs

    Agora se o câmbio da Toyota Bandeirantes com reduzida por exemplo não tiver esses "problemas de conforto" do Clark 240v, por que não coloca-lo? Acredito que não mudaria muito de preço para o Clark 240v com esse upgrade...

    Volto a dizer que não entendo "nada", mas esse "projeto" é um grande sonho que sempre tive comigo, e na medida do possível gostaria de fazer o melhor dentro das minhas possibilidades, por isso estou aqui pedindo ajuda aos amigos do fórum para saber o conjunto mais interessante para o Engesa!

    Outro "acessório" que será indispensável para mim, é a direção hidráulica, mas ainda não pesquisei o assunto...

    Enfim, muito obrigada pela contribuição!

    Ficarei no aguardo de mais opiniões dos amigos do fórum!

    Obrigada mais uma vez!

  • #4
    Usuário Avatar de wilson ghetti
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    Itapecerica da Serra/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,401
    Agradecimento: 1
    Suelen, eu tenho Camper com motor S4TPlus, coloquei o cambio 4 marchas e reduzida da Toyota, adaptação nada muito complicada, pois o proprio 240V e´um cambio enorme...agora os engates não são tão fino, mas nada brutal, uso embreagem hidráulica....agora o cambio da Hilux tbem é uma boa....converse com o Rodrigo Ciboto...CJ CHECK-UPAv. Horácio Lafer, 873 - Jardim das Flores, Osasco/ SP | CEP 06112-010Telefone (11) 3682-6066 | WhatsApp: (11) 94033-5548 Ele tem larga experiência noisso ele e o pai dele, o Sr. Jair...gente fina....qualquer coisa, estamos aqui pra ajudar. abraços
    Citação Postado originalmente por SuelenRodriguez Ver Post
    @RogérioNunesPara ser bem sincera, acredito que a princípio será mais para o final de semana, um passeio aqui e outro ali, mas por outro lado, como terei de começar do zero em relação ao câmbio, comprar, montar etc, acredito que já partir para um câmbio com reduzida seria o mais interessante, evitando uma modificação futura e mais mão de obra, tempo e dor de cabeça...Inclusive tem a parte do "conforto", onde li que o câmbio Clark 240v é bem desconfortável, duro e difícil de encaixar algumas marchas, além de um "problema" entre a 4° e 5° marcha...Optando pelo Clark 240v, acredito que algo que faria muita diferença, até uma prioridade para mim, por vários motivos, seria o produto Tampa câmbio 240V para Engesa/D-20/F-1000 - Casa da Transmissão 4x4 para pelo menos eu conseguir dirigir! rsAgora se o câmbio da Toyota Bandeirantes com reduzida por exemplo não tiver esses "problemas de conforto" do Clark 240v, por que não coloca-lo? Acredito que não mudaria muito de preço para o Clark 240v com esse upgrade...Volto a dizer que não entendo "nada", mas esse "projeto" é um grande sonho que sempre tive comigo, e na medida do possível gostaria de fazer o melhor dentro das minhas possibilidades, por isso estou aqui pedindo ajuda aos amigos do fórum para saber o conjunto mais interessante para o Engesa!Outro "acessório" que será indispensável para mim, é a direção hidráulica, mas ainda não pesquisei o assunto...Enfim, muito obrigada pela contribuição!Ficarei no aguardo de mais opiniões dos amigos do fórum! Obrigada mais uma vez!

  • #5
    Usuário Avatar de Sonhador
    Entrada
    15/07/2012
    Local
    Santos/SP
    Posts
    958
    Agradecimentos: 16
    Suelen

    Esses Mecanicos que viram seu engesa entende de Jeep ....? Eles deram alguma sugestão?
    Conversou Com Outros Proprietarios de Jeep ai da região?

    E o Nome do seu Brinquedo ...Ja escolheu ?
    EX .Toyota Hilux Sw4 97 "Ambulância"

  • #6
    Usuário
    Entrada
    17/10/2015
    Local
    Natal/RN
    Idade
    43
    Posts
    16
    Agradecimentos: 0
    @wilson ghetti

    Eu li algumas coisas aqui no fórum sobre embreagem hidráulica, não é algo muito complicado e um trabalho bem feito o resultado fica muito satisfatório. Já está na minha lista.

    Um dos mecânicos tem o câmbio da Toyota Bandeirantes 4 marchas com reduzida, me cobrou R$3.500,00 e tem apenas esse... Acredito que o preço esteja dentro do mercado, mas coloquei na minha cabeça em colocar o de 5 marchas, porém, está muito difícil de achar! rs

    Eu liguei para o Sr. Jair, ele não está mais trabalhando com Jipes, mas conversei brevemente com ele sobre câmbios da Toyota Bandeirantes e Hilux, foi onde ele disse que os câmbios Hilux meio que são os mesmo até hoje, logo, podendo colocar câmbios muito mais atuais que os da Toyota Bandeirantes. Acredito que possa ser mais interessante, não?

    Assim que eu tiver algo mais concreto, quero conversar com ele novamente, me pareceu ser uma pessoa que realmente entende de jipes, Engesa...

    Muito obrigada pela resposta e pela dica do Sr. Jair, foi de grande utilidade!


    @
    Sonhador

    Entendem sim, na verdade todos trabalham com 4x4, inclusive o que tem o câmbio Toyota Bandeirantes para vender, falou que fazia os cardãs também, disse que a partir do câmbio que eu escolher, faria os cardãs na medida...

    Eu não conversei com ninguém da minha região, com ninguém pessoalmente, tirando os 3 mecânicos! Sinceramente prefiro tirar minhas dúvidas através do fórum mesmo, além de não conhecer ninguém que tenha jipe.

    Aos poucos estou conseguindo sanar minhas dúvidas! rs

    Obrigada mais uma vez!


    PS. Fiquei horas lendo tópicos sobre CA (ZF4HP22
    ) nos Engesa com os olhos brilhando, até que no meio das centenas de respostas, uma pessoa perguntou sobre colocar nos Perkins, e em uma simples resposta arrazadora a outra pessoa respondeu que não dava, se não me engano pela rotação que o motor Perkins trabalhava... E nunca mais tocaram no assunto! Fiquei arrazada! kkkkk Não existe nenhuma, nenhuma possibilidade que adaptar um CA em um Perkins? E para piorar é um Perkinho! rs

  • #7
    Usuário Avatar de Sonhador
    Entrada
    15/07/2012
    Local
    Santos/SP
    Posts
    958
    Agradecimentos: 16
    Suelen

    Estude bem , pense Bem , para na hora que fizer ....gastar uma vez so e ficar satisfeita !!

    So recomendei falar com os Jeep Clube , pois as vezes , eles tem mecanicos pouco conhecidos ou de cidades proximas , eles sabem quem trabalha direito e quem e picareta.

    Convidei um outro Forista aqui do forum que tem Band para vir em seu topico , ajudar a dar opinioes sobre o Cambio.
    EX .Toyota Hilux Sw4 97 "Ambulância"

  • #8
    Usuário Avatar de wilson ghetti
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    Itapecerica da Serra/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,401
    Agradecimento: 1
    Suelen, realmente o sr Jair e o filho dele o Rodrigo são gente fina....cambio 5 marchas da Toy Bandeirantes é muito caro e mais sujeito a quebras..o de 4 melhor se encaixa e nesse preço que vc passou e está completo com reduzida e tudo...acredito que esteja perto do 5K...então vc está com margem...rsrs os cambios das Hilux são modernos, macios....mas para o torque do seu motor numa pegada forte, eu acho....tô dizendo, acho, que a vida dele fica curta(mas vou deixar para os mais entendidos), como te disse, na Minha Camper tenho o cambio Toy coma reduzida(4 marchas), relação longa, pois o motor permite...nas viagens, velocidade de cruzeiro de 120KM/h na boa sem stress....não sei em qual cidade está do RN, mas tenho conhecidos que tem Camper em Natal...quem sabe eles tbem podem te ajudar...abraços e que a sua viatura fique 10.

  • #9
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
    Entrada
    12/07/2008
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    63
    Posts
    4,686
    Agradecimentos: 43
    Olá Suelen
    Bem vinda ao mundo 4x4. Espero que possa desfrutar do seu jipe o mais breve possível.
    O amigo Sonhador indicou o seu tópico. Vamos acompanhar com atenção o seu projeto.
    Eu sou fã do câmbio de 5 marchas da Band devido ao overdrive e a resistência do mesmo. Mas tenho dúvidas sobre a aplicação no Engesa, visto que o eixo traseiro tem o diferencial centralizado e, na CT, o cardã sai pelo lado esquerdo do cambio. Na Band, a bola do diferencial é deslocada para a direita do eixo.
    Por enquanto estou com a opinião do Rogério que é um mecânico experiente.
    Vamos aguardar as opiniões dos colegas.
    Abs.
    4X4 Brasil
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

  • #10
    Usuário Avatar de sallespickup
    Entrada
    23/06/2010
    Local
    sampa capital/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,853
    Agradecimentos: 38
    o pouco que entendo de engesa, é da tração usada nas GM, que é o que eu compro e mexo, que tirando o sistema de molas no fundo é a mesma coisa, como ja disseram os colegas não existe cambio ruim existe aquele que não atende o que vc precisa, então como conheço bem os encaixes do motor perkins e a força do mesmo, pra vc não sofrer com adaptações, vejo que tem duas Boas opções, o cambio 240v mesmo ja com a reduzida engesa anexada, ficando original, quanto aos engates, não é tão critico assim, tenho em duas camionetes de uso diario, primeira pra segunda que tem de acostumar a ir meio no tempo, o resto é muito suave, e primeira vc só usara em subidas bem ingremes ou trilha, pois é bem curtinha, então sai de segunda sempre, alem de ter o kit da casa da transmissão que melhora, pero não mutcho...
    segunda opção e ressalto é a que EU faria, é compra uma caixa de transferencia chamada Divorciada, porque se chama assim, pois ela fica separada do cambio, então sai um cardam pequeno do cambio e vai nela, ai vc usa qualquer cambio, podendo ir direto pro 2615, que é a evolução do 240v, ou eté mesmo um ZF 5 s420, da D20 turbo ou silverado, que tem encaixe perfeito no motor, é preciso e macio nos engates e ainda conta com 5 drive, deixando o jeep bom de estrada

    um detalhe que o pessoal falou e é muito relevante, é o lado da bola do diferencial dianteiro, pois a caixa de transferencia tem de sair pro mesmo lado, então cambio da Hilux ja fica mais complicado, pois eles viravam a bola pra direita, toyta eu não lembro o lado se for direito tb serve, de qualquer forma a adaptação do cambio ao seu motor demanda adaptação, pois o eixo piloto não bate, tem de refurar a caixa seca etc, então prefiro cambios da linha D20 e silverado, pra não perder tempo, e por isso a Tcase (caixa de transferencia) divorciada, pra não ter de adaptar o cambio a tração

  • #11
    Usuário Avatar de sallespickup
    Entrada
    23/06/2010
    Local
    sampa capital/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,853
    Agradecimentos: 38
    ah esqueci quanto a caixa de direção hidraulica, a do opala é receita certa, alem de ser bem barata

  • #12
    Usuário
    Entrada
    18/01/2014
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    45
    Posts
    550
    Agradecimentos: 9
    Suelen tudo bem com você.
    Acompanhando o tópico e torcendo para a montagem do teu engesa.
    Caso precise de cambio de bandeirante ou engesa procure pela casa da transmissão 4x4
    Cambio Bandeirate você encontra na Toyocap, talves eles tenham o de 5 marcha
    Qunado tiver tempo coloque imagens da tua máquina.
    "Saudações a quem tem coragem
    Aos que tão aqui pra qualquer viagem..."


  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Qual o melhor conjunto para o Jeep??
      Por Léo Gameiro no fórum Jeep Willys
      Respostas: 66
      Última resposta: 09/04/2023, 18:37
    2. Motor diesel e câmbio 4x4 no willys. Qual conjunto usar??
      Por Roney Lima no fórum Jeep Willys
      Respostas: 11
      Última resposta: 02/11/2016, 09:42
    3. qual melhor conjunto pro cj5 ?
      Por fabiano ruiz no fórum Jeep Willys
      Respostas: 13
      Última resposta: 25/10/2011, 12:13
    4. Respostas: 2
      Última resposta: 07/07/2011, 01:16
    5. Qual o melhor conjunto.
      Por Marisan no fórum Jeep Willys
      Respostas: 5
      Última resposta: 19/10/2004, 15:31

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade