x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 21
  • #1
    Usuário
    Entrada
    12/06/2004
    Local
    MAIRIPORÃ-SP/SP
    Idade
    58
    Posts
    463
    Agradecimentos: 0

    transformar camper 4x2 em 4x4




    Amigos,
    Gostaria de algumas opiniões sobre a transformação da camper 4x2 em 4x4.
    Qual o câmbio mais adequado?
    1 - toyota 4m ou 5m?
    2 - 240v com caixa de toyota?
    3 - hilux?
    Quanto aos eixos
    1 -de toyota?
    2 - manter dana 46 na trazeira e colocar dana 44 na frente?
    Vou analisar sempre o custo/benefício
    Quero uma camper com pneus mudzilla 35, blocada na trazeira, outro jogo de 33 para andar dia a dia
    Meu motor é 6 cc, numa segunda etapa motor diesel.
    Tem bastante informação no fórum, mas são importantes as experiências de quem já passou por isso e as sugestões.
    Quem pode fazer estas modificações em SP?
    Abraços

  • #2
    Usuário Avatar de Rodrigo Ielpo Bastos
    Entrada
    27/04/2008
    Local
    vitoria/ES
    Idade
    48
    Posts
    414
    Agradecimentos: 0
    Rafael tem um topico que eu abri com esse assunto, a minha eu pus caixa completa da hilux e depois de 1 ano motor diesel, porem se vc quer bloquear a trazeira acho melhor trocar o eixo pois bloqueio para dana 46 e dificil de achar e um pouco ineficiente


    Rodrigo Bastos

  • #3
    Usuário
    Entrada
    12/06/2004
    Local
    MAIRIPORÃ-SP/SP
    Idade
    58
    Posts
    463
    Agradecimentos: 0
    Valeu rodrigo,
    mas as dúvidas ainda são muito grandes.
    Já tenho um eixo traseiro flutuante da band.
    Se colocar os eixos de band o câmbio de Hilux esta descartado.
    Tenho um guincho mecânico na Band que eu gostaria de utilizar
    Abraços

  • #4
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    CARO RAFAEL TOSTES

    Tem gente aqui que já colocaram os eixos BANDS nos ENGESAS e CAMPERS , eu mesmo havia comprado um eixo traseiro flutuante da BAND para colocar em meu ENGESA e qdo comentei ísto aqui o LUCA me disse que colocou no dele ou o dele já tinha estes eixos e me tirou de cabeça pq a bitola da BAND é mais estreita do que o do ENGESA/CAMPER , DAÍ O JOGO DE EXTERÇAMENTO DIMINUI , e fica meio complicado para adaptar a frente pq fica um pouco apertado para colocar a mola , é um pouco difícil de execução , mas da para colocar se realmente vc quizer .

    Daí desistí e vendí o eixo traseiro e fiquei com os originais mesmo
    4X4 Brasil

  • #5
    Usuário
    Entrada
    12/06/2004
    Local
    MAIRIPORÃ-SP/SP
    Idade
    58
    Posts
    463
    Agradecimentos: 0
    Guilherme,
    É muito importante essas informações para
    podermos tomar as decisões para errarmos menos,
    economizando tbém.
    Obrigado

  • #6
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    AMIGO RAFAEL TOSTES

    O forte deste forum é ísto aí mesmo , muitos ajudando todos daqui , eu mesmo gastei muito e tive que refazer muito , gastando muito a toa , SÓ QUE NO MEU CASO , estes gastos desnecessários que eu tive foi pq as coisas que eu fiz , eram as primeiras feitas nos ENGESAS , daí não tinha muita gente aqui que já tinha passado por estas experiencias que eu passei , é por ísto que as vezes digo aqui que tenho sido a COBAIA para vcs todos aqui , pois depois que faço e não fica bom e depois que refaço e fica bom , POSTO AQUI PARA TODOS .

    Esta dica que o LUCA me deu valeu muito , pois evitei de gastar uma grana boa , mas tenho que dixar claro tb que os eixos da BAND são muito superiores aos originais do ENGESA/CAMPER , mas estou satisfeito com os meus originais , ainda mais depois que coloquei flutuante na traseira .

    E tem gente aqui que colocou os eixos da BAND e estão satisfeitos tb , embora fique com menos exterço e a bitola mais estreita , logo : gosto é gosto e nós temos que respeitar e tb NÃO SOU O DONO DA VERDADE , o que falo é apenas a minha opinião pessoal .

    LOGO : VC DECIDE o que será ,melhor pra vc .
    4X4 Brasil

  • #7
    Usuário
    Entrada
    12/06/2004
    Local
    MAIRIPORÃ-SP/SP
    Idade
    58
    Posts
    463
    Agradecimentos: 0
    Guilherme,
    por isso que o forum existe!
    Obrigaodo de novo

  • #8
    Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Posts
    1,086
    Agradecimentos: 0

    Soluções para eixos da Band

    Rafael

    há duas coisas a observar eu relação aos eixos da Band

    1) o eixo traseiro combinado com pneus 35' vai ficar exatamente dentro da caixa de rodas, sem sobrar nenhuma pedaçinho do pneu para fora. Lembre-se de que o importante é que os planos virtuais em 3D que se projetam do pinhão e da caixa de marchas funcionam melhor se eles estiverem paralelos. É mito a história do deslocamento lateral não combinar com a caixa centralizada. O único problema que você pode ter é a inclinação dos garfos ficar muito acentuada com a suspensão totalmente aberta pelo lado esquerdo. Solucão = garfos maiores.

    2) o eixo dianteiro, como bem observou o Guilherme, ficará com o esterçamento comprometido, mas somente se você mantiver o suporte original dos amortecedores. Caso você os redimensione, de modo que o parafuso de ajuste do esterçamento possa atingir seu máximo, esse problema estará eliminado. Pouca gente faz isso, mas funciona perfeitamente. Enfie a cabeça por trás do pneu e entenderá o que tentei descrever.

    Por último, caixa de hilux projetada para funcionar com um motor de 32/33kgfm de torque não combina com um S4T que tem 38 kgfm de torque= cisalhamento e quebra.

    Abraços

    Eriksom

  • #9
    Usuário
    Entrada
    12/06/2004
    Local
    MAIRIPORÃ-SP/SP
    Idade
    58
    Posts
    463
    Agradecimentos: 0
    Eriksom,
    Obrigado pela explicação, vamos formando a opinião e a estratégia do projeto
    Eu tive uma Engesa com MWM 2.8 TDI, câmbio 5m toy, pneus mudzilla 35,
    dois semi eixos quebrados, um com a família numa auto pista, a sorte que a
    roda saiu com eixo logo depois do pedágio. Depois de 5 anos estou novamente
    voltando para Camper, o mais importante para mim e para minha família é a segurança.
    Com os eixos originais não me arrisco mais. Não sei se o Dana 46 tbém tem acontecido as quebras dos semi-eixos.
    As experiências de cada um são muito valiosas
    Abraços

  • #10
    Usuário Avatar de GH
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    57
    Posts
    1,683
    Agradecimentos: 0
    Eriksom e Guilherme,

    Com eixos de band voce pode usar uma roda com off-set bastante positivo para que elas fiquem mais para fora, compensando a menor bitola do eixo e reduzindo problemas de pouco esterço.

    Rafael,

    Voce pode usar eixos de troller 6 furos, o traseiro é flutuante e aumenta bastante a segurança. Na minha ex camper (hoje do Loras aqui do fórum) adaptei os eixos do troller e ficou muito bom.
    Outra opção, ótima para usar pneus 35 (ou mais...), seriam eixos da F-250 4x4.
    Abs, GH
    1998 JEEP XJ 4.0: CÂMBIO MANUAL + LIFT 4" + BF MUD 33" + WARN 9000

  • #11
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    CARO AMIGO SUMIDO GH

    Acho que vc quiz dizer : RODAS COM OFF-SET BASTANTE " NEGATIVO " , pois o OFF-SET positivo joga a roda para dentro da caixa de rodas .

    A sua ex CAMPER é aquela AZUL escuro não ? se for é uma das CAMPERS mais bonitas que eu já ví , na época que vc colocou a venda , tentei vender meu ENGESA para compra-la , e o LORAS comprou .

    ABRAÇÃO

  • #12
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    AMIGO RAFAEL TOSTES

    O eixo traseiro do meu ENGESA tb quebrou e a roda caiu , eu normalmente ando a 100 a 120 km/h e qdo a roda caiu tinha terminado de chegar na outra cidade onde trabalho e estava dentro da cidade e quebrou assim que dobrei uma esquina , estava a 30km/h .

    MAS COM O EIXO FLUTUANTE NA TRASEIRA , O MESMO DANA44 NÃO DARÁ MAIS ESTES SUSTOS , pois se o semieixo quebrar a roda não cai mais , TB FIZ ÍSTO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL POR CAUSA DA SEGURANÇA E MINHA VIDA E DE MINHA FAMÍLIA .

    Tem um tópico aqui que eu coloquei PNEUS GRANDES DE 33" OU MAIORES , tem que colocar eixo flutuante na traseira para a sua segurança e de sua família .

    Não estou com ísto tentando convence-lo de deixar os DANA 44 , muito pelo contrário , só para esclarecer , e como falei tb que os eixos BAND são muito mais resistentes que os DANA 44 .

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade