x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 24
  • #1

    Angry Camper com Mal de Parkison




    Bem, vamos lá.
    Estou com um problema MUITO chato. E relativamente sério.
    Depois de uns 80Km/h, ela as "vezes" começa a tremer toda, tenho q diminuir e depois quando acelero ela não dá mais esse tremedeira. Até que depois de algum tempo (uns 20 min) ela começa novamente.
    Já levei no meu mecanico ( q cuidava da minha S10 -ex-carro) ele trocou a ponteira de direção, verificou "tudo" da suspensão, e "acha" que pode ser os amortecedores. Por isso já estou comprando amortecedores do MB 1113.

    Já foram testados todas as buchas. E teoricamente estão ok.

    Na 2a feira, já estarei levando o carro, para uma oficina especializada em
    off-road. Mas não sei se adiantará alguma coisa.

    Perguntas.
    1) Já ouviram ou sentiram esse problema de tremedeira da camper ? É um chimbre muito MUITO forte. Antes que me indiquem balancear, já fiz isso.
    2) Vc sabem se com esses amortecedores COFAP para MB1113, poderia colocar calco de 5 cm ?

    Obrigado por qualquer luz.

    PB

  • #2
    Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,153
    Agradecimentos: 0
    Velho

    Você pode começar revisando todas as buchas da suspensão, as buchas da panhard e da barra longitudinal dianteiras e traseiras, total de 18, senão me engano.
    Um balanço lateral com a mão pode fazer perceber já algumas folgas, se existirem, nas panhards.
    Essas folgas acredito serem suficientes para causar o exposto acima.

    Para testar as buchas das barras longitudinais, teste com o motor desligado e a marcha primeira engatada. Desça do carro e com a mão tente "virar" roda traseira para frente e para trás. Se o eixo traseiro balançar muito, hora de trocar as buchas longitudinais traseiras.

    Com o motor desligado e primeira marcha engatada, faça o mesmo com a dianteira, ligue as rodas livres e ligue a tração e faça o movimento para frente e para trás para testar as buchas dianteiras.

    Depois, começar uma revisão no pino mestre (o pessoal chama também de pino caster). Esse tem que estar impecável.

    Espero que desta forma vc encontro o "gato".

    Se vc tiver amortecedor de direção, provável já estar condenado. Digo isso porque o amortecedor de direção mascara muito os desgastes que estejam acontecendo. O carro anda alinhadinho, dahe vc tira o amortecedor da direção, e aparece então uma penca de "chimmys".

    Depois de resolver tudo e andar um pouco sem o amortecedor da direção e constatar que está tudo certo, aeh sim , pode recolocar o novo amortecedor de direção.

    Sei que vc deve saber tudo isso, mas vai a dica para os novos também.

    A propósito, pela sua descrição, se o meca diz que não é bucha, se vc diz que não é balanceamento, que tipo de vibração é essa? rodas dianteiras batendo palmas? vibração na carroceria? no câmbio?

    Então vou dar um chute: eu verificaria os coxins do motor e também da carroceria.

    Ainda em coxins, acredito que cardãn desbalanceado + coxim do câmbio = vibração

    Isso me lembra o que aconteceu comigo: Eu havia usado uma capa protetor contra pó de toyota nas luvas dos cardãns. O que aconteceu: O pessoal engraxava, e como a graxa velha não saia para fora, acabava ficando dentro da capa de borracha. Depois de um tempo começou a vibrar, e cheguei a pensar que a caixa estava indo pro pau... Quando rasgou a luva, a graxa foi expulsa e acabou a vibração. ufa.

    Véio, é isso aeh, soltei todas as minhas cartas. Espero que isso seja útil.
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #3
    Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,153
    Agradecimentos: 0
    Sobre amortecedores, no meu engesa, usei o do MB 608, por causa do curso da suspensão e de quebra são mais baratos.
    Para o Engesa, os originais são os traseiros da F4000 . Diz que tem até dupla ação para estes. Não sei bem se a Camper usa algo diferente.
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #4
    Usuário Avatar de Flavio Miranda
    Entrada
    23/04/2004
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    56
    Posts
    3,640
    Agradecimentos: 0
    Paulo,

    Ja verificou se algum pneu esta deformado ou com desgaste irregular !?
    Como gira milhares de vezes por minuto qualquer irregularidade vai provocar um movimento desordenado da suspensão e sendo repetitivo, entra em ressonancia em determinada velocidade, chacoalhando o jipe inteiro.
    Isso pode ter ocorrido se os amortecedores estão ruins, pois ao inves de absorver as irregularidades do solo, faz com que o pneu pule em cada buraco e volte ao solo, provocando o desgaste irregular. Com o tempo, condena o pneu....

    Amortecedores para a Camper = F4000 Repowering ou F12000 COFAP !!! NÃO COMPRE MONROE pois as buchas vem separadas do olhal e vc tem que mandar embuchar ou fazer gambiarra com arruelas.

    Aproveita e checa as molas e não perca tempo como eu... compra de vez o jogo na Rota4x4.

    [ ] s

  • #5
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0
    Pode ser muita coisa , mas iria direto nas buchas da Panhard , tras. e diant . são elas que mantem o trem estável ... essas buchas com folga dão esse tipo de problema ...

    []s ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #6
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo Ver Post
    Pode ser muita coisa , mas iria direto nas buchas da Panhard , tras. e diant . são elas que mantem o trem estável ... essas buchas com folga dão esse tipo de problema ...

    []s ...
    X2
    Antes da troca das tais buchas, parecia que estava navegando em mar agitado, pois o Brancão balançava muito instavel.

    Trocou as buchas, ficou liso liso...

    Agora como o haundrich postou, faça uma verificação de todo as buchas.

    Abraços.

    Kim.

  • #7
    Usuário Avatar de wilson ghetti
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    Itapecerica da Serra/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,401
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    X2
    Antes da troca das tais buchas, parecia que estava navegando em mar agitado, pois o Brancão balançava muito instavel.

    Trocou as buchas, ficou liso liso...

    Agora como o haundrich postou, faça uma verificação de todo as buchas.

    Abraços.

    Kim.
    X3

    Vai direto nelas meu amigo, pois na minha que utiliza pneus 33 e calços de 4", começou esse chime , troquei as buchas de borracha pela de PU(no site da Camper vende, ficou show de bola .

    []'s

  • #8
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Eu aconselharia as buchas do Marcelo!

    São muito boas.

  • #9
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
    Entrada
    13/12/2006
    Local
    Pedro Leopoldo/MG
    Idade
    32
    Posts
    6,219
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Eu aconselharia as buchas do Marcelo!

    São muito boas.


    ATÉ VC KIMM????

    []'ssssssssssssssssssssss

    4X4 Brasil
    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

    ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI


  • #10
    Usuário Avatar de gnecchi
    Entrada
    12/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    2,583
    Agradecimentos: 0
    Kim,

    Vc sabe quanto to saindo o jogo de buchas das longitudinais com o Marcelo?

    Uso as buchas amarelas que comprei da DAMPER e já rodei 03 anos com elas e ainda estão inteiras, mas já estou começando a pesquisar em quanto vai morrer a brincadeira para trocar todas as buchas novamente.


    paulobarbosa,

    Verifique tb se não tem nenhuma trinca no suporte superior da Panhard que é soldado na longarina, pois tive esse problema com o Engesa logo que troquei os Candango 750x16 pelos BF33" e a causa era justamente uma bela duma trinca da solda deste suporte.



    []'s
    4.1 MPFI*FuelTech*VJ910*Dana44 Diant/Traz*T-Rex Bone Ensimec*Rancho
    TMax 12.500 lb*ZF 4HP22+Tcase Hilux 4.7:1MKrawler*BL Macrotorque*Yellow-Top Optima

  • #11
    Usuário Avatar de franzlana
    Entrada
    14/05/2005
    Local
    Matozinhos/MG
    Idade
    56
    Posts
    628
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por paulobarbosa Ver Post
    Bem, vamos lá.
    Estou com um problema MUITO chato. E relativamente sério.
    Depois de uns 80Km/h, ela as "vezes" começa a tremer toda, tenho q diminuir e depois quando acelero ela não dá mais esse tremedeira. Até que depois de algum tempo (uns 20 min) ela começa novamente.
    Já levei no meu mecanico ( q cuidava da minha S10 -ex-carro) ele trocou a ponteira de direção, verificou "tudo" da suspensão, e "acha" que pode ser os amortecedores. Por isso já estou comprando amortecedores do MB 1113.

    Já foram testados todas as buchas. E teoricamente estão ok.

    Na 2a feira, já estarei levando o carro, para uma oficina especializada em
    off-road. Mas não sei se adiantará alguma coisa.

    Perguntas.
    1) Já ouviram ou sentiram esse problema de tremedeira da camper ? É um chimbre muito MUITO forte. Antes que me indiquem balancear, já fiz isso.
    2) Vc sabem se com esses amortecedores COFAP para MB1113, poderia colocar calco de 5 cm ?

    Obrigado por qualquer luz.

    PB
    Você está usando qual amortecedor de direção? Eu tirei o que estava no meu Engesa (Kombi) e instalei da D20. Acabaram-se os tremores.
    Buchas você vê facilmente se estão ou não gastas e com folga. Ná pior das hipóteses desmonte e inspecione antes de enfiar a mão nos bolsos.
    Mais uma pergunta: Você j´olhou os rolamentos de munhão? A folga nestes rolamentos provoca o famoso "shim" nos Willys e osistema do Engesa é similar. (shim=calço em inglês, e por se colocar ou retirar calços (shim)para regulagem dos munhões para corrigir a vibração dos pneus, esta vibração ficou conhecida por shime ou chime ou shim entre os mecânicos e proprietários de Willys.) Além de tudo que o pessoal já disse dá uma olhada também nas cruzetas dos cardans, elas tambem fazem tremer principalmente quando você desacelera na descida e mantem o veículo engrenado.
    Quanto aos amortecedores de MB1113 com certeza dá para usar até mais de 5cm de calço. O meu está com 2" (nylon)+1" do calço original (7,5 cmm). E com eles o seu Engesa vai ficar em um nível de conforto muito bom, bom de curva e de trilha. Pelo menos no meu F III ficou.

  • #12
    Usuário Avatar de Pedro
    Entrada
    17/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    57
    Posts
    294
    Agradecimentos: 0
    Tudo o que o pessoal falou e mais esta:
    O rolamento de roda dianteiro do "Preto que é Azul" estava com folga(até pedi
    umas dicas aqui no forum). Comprei os rolamentos e quando fui instalá-los no cubo da roda, percebi que havia uma folga considerável entre a capa do rolamento e a parede interna do cubo, devido a desgaste. Resultado, comprei outro cubo de roda na Rota 4x4. A capa do rolamento tem que entrar bem comprimida no seu alojamento no cubo. O shimmi na minha viatura acontecia
    quando atingia cerca de 75km/h.
    Abraço
    Engesa F1 "Preto que é Azul" - CJ5 Ford 83 "Montanhês"
    Ex CJ5 62 "Chumbinho"; CJ5 68 , GMC 42 6x6

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade