x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 25
  • #1

    Motor Maxion HSD 2.5




    Colegas, já li muita coisa aqui sobre o motor MWM sprinter 2.8, e também sobre o Q20B. Pergunta, e esse MAXION HSD 2.5, qual é a ficha do danado ?
    Me disseram que é o motor do furgão SPRINTER da Mercedez , ou ainda do LAND ROVER e de algumas caminhonetes RANGER. É isso mesmo ?

    A adaptação num fase I é fácil ? O MWM já sei que é quase plug-and-play, já este daí daria uma boa adaptação ?

    Achei esse Maxion por R$ 6.000,00, usado mas em bom estado, completo com turbina, mas sem o alternador e sem a embreagem. Outra pergunta, depois de instalado o bicho bebe muito ?

    O Q20B, pelo que postaram aqui é muito bom, robusto, de peça fácil e barata, mas tem muito torque e seu volante é muito pesado. Meu amigo que tem uma CAMPER reclama dele pois já estourou ponta de eixo e até já entortou cardã. Já outro amigo tem este motor , mas é num JAVALI, ou seja num jipe que mais parece um trator tratando-se de robustez.

    Ou seja, gostaria de colocar um MWM para deixar o meu jipe mais rápido dentre outras coisas, mas tô achando o preço muito salgado, daí tentar outra alternativa, quem sabe este MAXION.

    E desde já agradeço as explicações, os conselhos e os palpites.

    Petri F I "mula"

  • #2
    Usuário Avatar de Eliseu
    Entrada
    25/07/2005
    Local
    Santa Maria/RS
    Idade
    57
    Posts
    822
    Agradecimentos: 0
    Marcos,
    não sei como este seu amigo conseguiu quebrar ponta de eixo e cardâ, mas é muito pouco provável ser por causa do Q20. Mais provável ser mau uso, pois no meu Engesa era o S4T, sucessor daquele, com mais potência, e eu exagerei algumas vezes e nunca aconteceu coisa semelhante. Quanto ao motor Maxion HSD 2.5, acredito que vai ficar fraco, pois é de alta rotação, com a potência lá em cima e não é estas coisas de potência. Trabalho com LRover 110, por isto posso dizer isso. Se fosse um motor bom, a S10 e a Ranger não teriam trocado por MWM. Mas por 8/9K vc acha um MWM 2.8 completo. Vai ficar excelente, mas para trilha ainda acho o Maxio S4T melhor. Abraços enlameados!

  • #3
    Usuário
    Entrada
    21/07/2005
    Local
    Londrina/PR
    Idade
    47
    Posts
    89
    Agradecimentos: 0
    Marcos;

    Eu tenho uma engesa com esse motor. O que te digo é o seguinte: O valor do motor não é tão alto, é silencioso e econômico.
    Não quebra o restante do conjunto por ser de menor potencia / torque cerca de 95/105 cv.
    Eu gosto do motor, tem muita ranger, s10, sprinter, land rodando com esse motor, claro que alguns veiculos foram substituidos por 2.8, mas é uma questão de evolução das montadoras.
    No meu caso conto com um cambio eaton e reduzida toyota. A vantagem é que fiquei com a relação de dif original e o desempenho ficou igual das ranger / s10, dá pra fazer as contas e verificar isso.
    Ando na cidade sem nenhum problema.
    Os motores q20b / e a familia s4 tem um torque absurdo, mas são pesados demais e por todo esse torque podem danificar algumas peças, principalmente a transferência.
    Claro que tudo depende como se vai andar também, mas eu te digo, não tenho muito que reclamar dessa mecânica.
    Fica aqui meus palpites!!!
    Abraço

  • #4
    Usuário Avatar de Angelo T. P.
    Entrada
    27/05/2003
    Local
    Bebedouro/SP
    Idade
    41
    Posts
    280
    Agradecimentos: 0
    É isso ai Marcos Petri,
    condordo com o que nosso amigo Andre falou.
    Tenho ele no meu Engesa e NUNCA deu um problema sequer até hj. Faço sempre as trocas de filtro e óleo nunca deixando passar do tempo.
    Eu rodo em média 400 a 500km por semana, juntando estrada + cidade e alguns fds faço trilhas e sempre volto com ele inteiro.
    O consumo na estrada fica em torno de 11,5 a 12km/l (viajando a 100km/h) e na cidade 9,5 a 10km/l.
    Nao tenho do que reclamar.
    Abraços!
    Angelo T. P.
    Engesa AVALANCHE TDi 86

  • #5
    Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    Idade
    48
    Posts
    10,641
    Agradecimentos: 0
    Minha opinião: pelo preço de um HSD eu compraria um Maxion S4T plus.
    Aí sim um baita motor! (meu sonho atual)

  • #6
    Usuário Avatar de José Augusto
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,332
    Agradecimento: 1

    Talking

    Pessoal, tenho o conjunto motor e cambio da Ranger 2002 no CJ5, mesmo no maxion 2.5 L existem algumas diferenças, as Ranger tem um torque de 29 kgfm a 1700 rpm e potência de 115 cv a 3800 rpm como gráfico anexo (a título comparativo GM 6cc tem entre 27 kgfm e 31 kgfm a 2500 rpm), nas s10 e demais veículos que usam este motor tanto o torque quanto a potencia são menores variando torque entre 22 e 27 kgfm e potência de 95 a 105 cv, é um motor relativamente leve em se tratando de diesel, completo pesa 250 kg.

    O problema maior é que o motor é sobre alimentado e enquanto a turbina não entra ele não tem força, a diferença é que como se trata de um motor diesel a "inercia" é maior e para alcançar giro ele demora mais que um gasolina, um GM 6 cc a 800 rpm já parte de um torque entre 19 e 28 kgfm enquanto o maxion ficaria com alguma coisa em torno dos 12 kgfm.

    No meu CJ5 tenho pneus 35" e relação 9x44, sabendo das limitações quando vou vencer um aclive em 4x2 ou 4x4 high partindo do zero, dou uma acelerada para vencer a inércia da turbina (que é pequena e enche bem rápido) a partir daí engato e piso fundo, já com a redução ligada não é necessário nenhum procedimento.

    No meu caso, como fiz um intercooler superdimensionado exageradamente grande (3x o original da ranger) devo ter prejudicado um pouco este tempo de resposta pois o volume a comprimir saindo da turbina até chegar no coletor aumentou bastante. Lembro que quando tinha este motor sem intercoolar e com pneus 31" ele era bem mais esperto mesmo em aclives em 4x2 não precisava dar uma acelerada para tirar a inércia da turbina.

    Quanto a comparação com o S4T+, são motores de categoria diferente pois este tem 4.1L, e pesa completo 350 kg, na Rural tenho S4T com intercooler tb exagerado, e testei ela com os pneus 35", o bixo é ignorante, o torque do S4 é muito grande pois ele tem a versão aspirada (que equipava a GM silverado) e portanto já é um motor de alto torque de partida independente da turbina, já parte a 800 rpm de um torque de 28 kgfm e pode chegar na versão plus até 47 kgfm a apenas 1600 rpm.

    No caso de um engesa o maxion 2.5 L deve ficar bom, pois a primeira do do 240V é bem curta e deve suprir a falta inicial de torque do motor deixando imperceptível, acredito que o comportamento fique bem próximo de um GM 6 cc, se trocar a tcase por uma com redução aí então não tem nem o que se discutir.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Motor Maxion HSD 2.5-grafico_25l.gif  

  • #7
    Usuário Avatar de Eliseu
    Entrada
    25/07/2005
    Local
    Santa Maria/RS
    Idade
    57
    Posts
    822
    Agradecimentos: 0
    José Augusto,
    Vc deu uma grande explicação. No conjunto, prefiro o S4T, pois como disse, uso os dois,como vc, e posso fazer um comparativo, apesar das diferenças entre LRover e Engesa.
    Marcos,
    Acredito que vc tenha um grande subsídio para escolher. Abraços!

  • #8
    Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    Idade
    48
    Posts
    10,641
    Agradecimentos: 0
    Aproveitando o tópico, se alguém souber de quem tenha um motor S4T ou S4T Plus, tenho interesse em comprar, desde que documentado e num preço bacana!

  • #9
    Colegas, muito obrigado pelas explicações e palpites. Talvez o valor no motor seja decisivo, pois de 5 para 9 pilas são preciosas 4 pilas... Mas valeu, e se eu realmente colocar algum destes (ainda não descartei a hipótese de turbinar o 4cc àlcool) darei meu relato.

    E se alguém quiser continuar a dar palpites, tá em aberto. Este tema "motor" é um tema bacana de se discutir e interessa a quase todos os engeseiros.

    Petri

  • #10
    Usuário
    Entrada
    21/07/2005
    Local
    Londrina/PR
    Idade
    47
    Posts
    89
    Agradecimentos: 0
    Muito legal as explicações.....

    Vai mais uma pimentinha ai.....quem usa eixos da rural, cuidado ao utilizar motores muito pesados como os s4t....... por aqui existem relatos de eixos entortados devido ao peso excessivo, e, isso não é em trilhas e sim andando nas ruas (que não deixam de ter menos buracos).

    Abraço a todos!!!

  • #11
    Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    Idade
    48
    Posts
    10,641
    Agradecimentos: 0
    Para envergar um eixo de rural apenas com o peso do S4T (340 kg) e buracos de rua, ou a viatura é um carro forte ou o eixo é de borracha!
    Mas como acontece cada uma nessa vida, é complicado tentar duvidar!

    Se fosse tão pesado assim as balanças de D20 teriam que ser trocadas semanalmente!

  • #12
    Usuário Avatar de Eliseu
    Entrada
    25/07/2005
    Local
    Santa Maria/RS
    Idade
    57
    Posts
    822
    Agradecimentos: 0
    Não duvido, mas acho difícil de entortar. No meu é de Rural, e já fiz algumas, e não entortou. Mas quem vai saber o que acontece nestas ruas...

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade