x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 17
  • #1

    Meu Engesa Ferve Muito !




    Pessoal,

    O meu é 4cc Alcool. Não tem uma so trilha que eu faça que ele não volte fervendo. É so o radiador sujar de barro e a volta pra casa certamente contara com varias paradas em postos de gasolina para deixar esfriar e completar a agua.

    Pelo que sei, é mau de Engesa gasolina ou alcool ferver.

    Voces tem esse problema tambem ??
    Alguem ja fez alguma gambis pra evitar esse problema ??

    Eu penso em colocar uma chapa debaixo do radiador para evitar que o radiador suje de barro (ou suje bem menos). Não consegui imaginar uma contra indicação pra essa chapa que quero por, alguem imagina alguma ?

    Eu sei que essas fervidas quando estou voltando da trilha ja me custaram um motor, e nem estou disposto a perder um segundo !!!

    Abraços Engeseiros !

  • #2
    Usuário Avatar de Angelo T. P.
    Entrada
    27/05/2003
    Local
    Bebedouro/SP
    Idade
    41
    Posts
    280
    Agradecimentos: 0

    Radiador

    Samir,
    nao tem jeito, entou barro no radiador é certeza que vai ferver.
    Mesmo no diesel, como o meu, em alguns casos entrava barro no radiador e o ponteiro que nunca saia de lugar, subia um pouco. Mas graças a Deus nunca a ponto de ferver.
    O certo é que logo depois de sair da trilha, tentar dar uma jogaga de agua pra pelo menos seguir viagem. Senao ferve mesmo.
    Acho que a chapa que pretende colocar pode dar uma aliviada, mas creio que nao vai resolver totalmente o problema do barro, como em casos de entrar em algum poço fundo.
    O pessoal que tem Engesa a alcool ou gasolina com certeza tem alguma solução pra amenizar isso!
    Abraços!
    Angelo T. P.
    Engesa AVALANCHE TDi 86

  • #3
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0
    Samir , praticamente não tem como evitar entrar lama no radiador ...
    O melhor é bater água num posto , só no radiador ... vc vai arrumar encrenca com o dono do posto pq vai deixar um bocado de lama no chão , mas o motor não vai ferver ...
    O meu tb esquenta qdo pega lama no radiador ... não pode é continuar aquecendo depois do radiador limpo ...

    []s ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #4
    Usuário Avatar de Pedro
    Entrada
    17/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    57
    Posts
    294
    Agradecimentos: 0
    Samir,
    Só acontece quando suja o radiador?? Se sim, é o que que o pessoal já te falou.
    Agora, se ele ferve quando mais solicitado, tem alguma coisa errada.
    O meu, também um 4cilindros alcool, tava com o cabeçote muito rebaixado, fervia nas trilhas mesmo sem entupir as aletas do radiador. Comprei um novo na Accioly e não tive mais problemas.
    Recentemente tb fiz um novo radiador nos Dois Irmãos aqui em SBC, ficou muito bom. O antigo a toda hora tava precisando varetar, soldar.
    []'s
    Engesa F1 "Preto que é Azul" - CJ5 Ford 83 "Montanhês"
    Ex CJ5 62 "Chumbinho"; CJ5 68 , GMC 42 6x6

  • #5
    Usuário Avatar de Cilon Carlos Heck
    Entrada
    29/05/2003
    Local
    Londrina/PR
    Idade
    54
    Posts
    458
    Agradecimentos: 0
    Aumenta o seu radiador e aproveita para colocar uma ventoinha auxiliar na frente que pode ser acionada automaticamente quando esquentar através de uma cebolinha. Eu tinha no meu 6cc e funcionava que era uma beleza.

  • #6
    Pessoal, valeu ai pelas dicas !!

    O lance de passar num posto de bater uma agua no radiador eu sempre faço. Mas dependendo do qto esta sujo, não é o suficiente, ferve do mesmo jeito. Ai eu chego em casa, tiro o radiador e bato uma Wap e fico impressionado com o tanto que sai de barro. Não da pra imaginar onde podia caber tanto.

    Só acontece quando suja o radiador?? Se sim, é o que que o pessoal já te falou.
    Agora, se ele ferve quando mais solicitado, tem alguma coisa errada.
    O meu, também um 4cilindros alcool, tava com o cabeçote muito rebaixado, fervia nas trilhas mesmo sem entupir as aletas do radiador. Comprei um novo na Accioly e não tive mais problemas.
    Recentemente tb fiz um novo radiador nos Dois Irmãos aqui em SBC, ficou muito bom. O antigo a toda hora tava precisando varetar, soldar.
    Pedrão, so quando suja. Se esta limpo, a temperatura fica entre 110ºC e 120ºC. Cara, o Marcelo (dois irmãos) que mexe em radiador pra mim tambem. Outro dia eu fui lá e ele disse que um zerado ficaria por uns 450 paus ... foi isso mesmo que ele te cobrou ?

    O lance de colocar uma ventoinha auxiliar da certo mesmo .... eu tinha uma lá, que eu acionava numa chavinha ... mas a coitada sujou tanto de barro que travou. Mas eu vou dar um jeito de voltar ela sim.


    Me falaram tambem pra deixar sem a valvula termostatica... Eu achei uma boa ideia, acho que vai ajudar um pouco. O que vcs acham ?

  • #7
    Já experimentou colocar uma tela bem fina na frente do radiador?

    Faz um suporte tipo trilho e coloca a tela. Quando for para a trilha coloca e de tempos em tempos retira e dá uma batidas para limpar...isso ajuda bastante.

  • #8
    Usuário Avatar de Pedro
    Entrada
    17/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    57
    Posts
    294
    Agradecimentos: 0
    Fala Samir,
    Foi isso aí mesmo.
    Todo em latão, com mais colméias. Ficou bom.
    []'s
    Engesa F1 "Preto que é Azul" - CJ5 Ford 83 "Montanhês"
    Ex CJ5 62 "Chumbinho"; CJ5 68 , GMC 42 6x6

  • #9
    Usuário Avatar de Pedro Rocha
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Recife-PE/PE
    Idade
    46
    Posts
    620
    Agradecimentos: 2
    Saudações amigos engeseiros e campeiros!

    Samir eu tinha esse mesmo problema, e não era só quando fazia trilha... depois de consertar o radiador pela décima vez resolvi colocar outro sem gastar muito, eu coloquei um radiador de alumínio de opala 4cc (90 prata no desmanche) que se encaixou perfeitamente (com pequenas adaptações) e passei a usá-lo com sistema selado. Uso duas ventoinhas, uma mecânica (original) e uma elétrica (de celta, se puder use outra, essa além de pequena não é muito resistente, só usei pq já tinha em casa), o resultado é que o carro trabalha sempre sereno (marcador em 1/2 a 3/4, c/ válvula termostática, "álcool" e cabeçote rebaixado) e a ventoinha elétrica mau dispara, só em situações muito extremas. Assim que puder vou postar umas fotos... Creio que seja uma solução barata e definitiva p/ um problema que pode custar muuuito caro!!!!


    Pedro Rocha, Recife - PE

  • #10
    Usuário
    Entrada
    19/05/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    45
    Posts
    460
    Agradecimentos: 0
    além de tudo o que lhe escreveram, eu acho que seria bom vc ver se, quando ocarro está limpo, a temperatura do radiador é a mesma em toda a superfície... O meu estavafervendo, e quando coloquei a mão nele pude ver que uma parte esquantava e outra nem tanto. Bastou mandar desmotar pra ver que tinha uma chapinha solta dentro dele que impedia a circulação plena da água. Como já estava aberto aproveitei pra varetar ele todinho e vi que tinha um pouco de sujeira... nada muito grave, porem que ajudava a esquantar.
    resumo da ópera.. gastei uns 180,00 e estou com o meu radiador ZERADO.

    PS: O carro está com 20 anos... na minha mão tem uns 5 e poucos, já era hora de dar um trato no radiador.
    Essa chapinha que estava solta, no engesa não tem função... é que o radiador é um mix de peças e a parte de cima sei lá de que carro é, usava essa chapa como recurso pra forçar a entrada da água no cameço do radiador.

  • #11
    Usuário Avatar de Eliseu
    Entrada
    25/07/2005
    Local
    Santa Maria/RS
    Idade
    57
    Posts
    822
    Agradecimentos: 0
    O meu fervia quando eu andava pelos 120 ou mais. Aí coloquei o guincho mais para baixo(atrás do parachoques) e... na batata. O guincho ocupava uma área muito grande(2/3 ou mais) e não chegava ar em quantidade suficiente em velocidade elevada. Em outras situações não há problema. Abraços

  • #12
    Boa moçada !!!

    Todas as dicas vão valer.

    Estou trocando o motor e vou fazer de tudo agora para evitar as fervidas.

    Abraços Engeseiros !

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade