x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 26
  • #1
    Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,153
    Agradecimentos: 0

    Pivô e Terminal de Direção - Usar original ou de Toyota?




    Pessoal

    Seguinte: Preciso trocar um terminal duplo da barra da direção e o pino mestre (ou pivô mestre), segue fotos abaixo.

    Já cotei 7 casas especializadas e só uma loja possui estas peças ( R$180,00 e R$90,00)

    Até encontrei um terminal duplo, usado no trator Massey Fergusson, só que infelizmente é de ferro fundido, não dá para confiar...

    Vale a pena trocar por terminais originais?
    Ou modificar para usar sistema da Toyota, que o pivô mestre é bem mais grosso do que o da C10 e é Beeemm mais fácil de achar..?


    [ ]'s - com folga

    Flávio
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -sm_fotos_-2004-03-07_101.jpg   -sm_fotos_-2004-01-12_165.jpg   -sm_fotos_-2004-01-12_164.jpg  
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #2
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0
    Flavio pq vc quer trocar ? Algum problema de Shimmi ???

    Meu Engesa tem a peça que fica no munhão com furação dupla , é diferente do seu e é fofo (F. Fundido) , não vejo qual o problema !!!
    Se o trator usa fofo pq não o Engesa ??? o único problema é que qdo torce quebra , mas ali nunca chega a torcer os terminais e pivos servem pra isso ...

    []s ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #3
    Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,153
    Agradecimentos: 0
    Grande Eduardo Velo

    Obrigado pela sua reposta rápida.

    Preciso trocar, porque estou com Schimmy. Posso andar até 130km, que vai tudo bem. Mas se eu andar a 100 e tiver uma irregularidade no asfalto, por menor que ela seja, sinto uma vibração característica. Numa dessas irregularidades, foi tão forte que tive frear para 30 por hora , incontrolável. Foi muito perigoso. E sinto folga na direção.. Não bom....

    Uma é que desconfio do amortecedor de direção. E outra, já é o meu conhecido terminal, que faz tempo que estou procurando e não acho. Já prensei ele para durar até quando encontrar outro, mas agora não dá mais.

    Você disse que o seu terminal duplo é diferente do meu aeh das fotos?
    Não querendo abusar, você teria fotos do seu? (é que o meu engesa é unico aqui num raio de 250 kms, he he he até agora num achei nenhum companheiro para trocar idéias aqui no interiorrrll ...) .

    Quanto a uso de ferro fundido, por enquanto eu considero perigoso.
    Como você mesmo disse, ele não torce, já quebra de uma vez.
    Eu penso que se você estiver no asfalto, a 100km/h, passar num buraco, chacoalhando a suspensão de uma maneira, esse terminal pode te deixar sem direção por causa de fadiga no material. Nessa velocidade, é fatal.

    É usado em trator, porque ele não passa de 30 por hora. Então, se ele abrir a direção, não terá maiores consequências.

    Agora no asfalto a 100km/h, a coisa muda de figura.

    [ ]'s - direção com Mal de Parkinson

    Flávio
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #4
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0

    dir

    Flavio , vc já verificou a folga das buchas do panhard (amarelo) , elas causam shimmi repentino tbm .

    O Calço nas molas (verde) é pq vc ergueu a carroceria ?

    Se ergueu , o angulo da barra (azul) ficou aberto e força pivo e terminal , a correção é no pitman . Trocar essas peças só vai mascarar ...

    Segue foto de um jipe de alguém do site , é o mesmo suporte com 2 furos que tenho no Engesa .

    []s...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -direcaoa_869.jpg   -terminal_172.jpg  
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #5
    Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,153
    Agradecimentos: 0
    Grande Eduardo Velo

    As buchas das panhards estão boas, faz pouco tempo que as troquei.
    Depois de sua resposta, ainda fui checar novamente heheheh.

    O calço sob a mola é somente no lado esquerdo do carro. Quando o Ursus veio, estava "capenga" para este lado. A explicação do meca era de que todo o conjunto do MWM Sprint (bomba combústivel, alternador, arranque, DH, bateria, + motorista) ficam do mesmo lado. Então coloquei o calço para nivelar o carro.

    Depois disso ficou boa dirigibilidade durante um bom tempo, principalmente depois da troca de todas as buchas. Só faltava mesmo o terminal duplo e o pivô mestre, para completar. Prensei estes, enquanto procuro novos.

    Com relação ao braço Pitman, vale a pena eu dar uma checada. Ele deve estar correto, porque o calço colocou o chassis no nível para ele "trabalhar". Mesmo assim, não custa nada dar uma atenção..

    Entrei em contato com um bom mecânico de Maringá. Me sugeriu também substituir o terminal e a barra pela da F250, que são fortes.

    Em tempo: Ele também confirmou minha opnião sobre terminal de ferro fundido. Tem que ser aço forjado.

    O terminal da foto é de um willys, não? Bem diferente do meu.
    Terminal de engesa F1, F2 e F3 são iguais?

    [ ]s
    Flávio
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #6
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0
    Flavio , já vi as 3 fases com esse tipo de suporte , já vi alguns como o seu e que usam reto , preso pelos 4 parafusos do rolamento do munhão , o meu sei que é original e igual de alguns CJs , acho que a Engesa usou varias versões e o pessoal , conforme foi quebrando , foi trocando ...

    []s...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #7
    Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,153
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo
    Flavio , já vi as 3 fases com esse tipo de suporte , já vi alguns como o seu e que usam reto , preso pelos 4 parafusos do rolamento do munhão , o meu sei que é original e igual de alguns CJs , acho que a Engesa usou varias versões e o pessoal , conforme foi quebrando , foi trocando ...

    []s...
    Caro Eduardo

    É duro ter o único engesa aqui na região num raio de 200 kms. Não tem nenhum companheiro para trocar idéias "In loko".

    O que fiz foi mandar fotos do terminal duplo da direção para as casas conhecidas de Sampa.

    Me disseram que aquele meu é original. Mas tô com o pé atrás , na hora de vender, tudo é fácil.

    Pelo que vc disse, eu também acho que houve versões. Descobri que o meu tem um equivalente feito pela Implemaq - SP (Implementos Agrícolas), cujo terminal é de aço forjado e é usado nos Massey 50X (cinquentinha) e 65x.
    OBS: ( he he he he A Engesa também fabricava tratores, aqueles monstrão traçadão, concorrente dos Müller).

    Só não tenho dados sobre o diâmetro dos terminais e a rosca. É duro comprar sem ver e sem dados precisos, por parte da loja.

    E surgiu uma opção de usar barra da F250 (É da camionete, mais forte ainda e tem na prateleira).

    []'s direcionados
    Flávio
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #8
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0

    braço

    Flavio , agora consegui foto do suporte do meu Engesa , to com uma Mavica empretada ...

    []s...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -bra_odir.jpg  
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #9
    Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,153
    Agradecimentos: 0
    valeus Eduardo Velo

    Pelo que entendi de sua foto, o braço do munhão é comprido, então ele suporta os dois terminais no mesmo?
    Tipo, a barra do braço pitman prende direto no braço do munhão, assim como a barra que liga as duas rodas rigidamente também no braço do munhão?

    Meu engesa agora está em Maringá. Vamos colocar a barra de direção da F1000, se der certo..

    Por que meus eixos eu descobri que é bem diferente mesmo. O meu está com eixos de C20. O braço do munhão é bem curto. E por causa do pouco ângulo que ele faz com relação a roda, quase que não deu para colocar rodas aro 15 tala 10.

    Ah sim, com cheiro de MTR33 ou BF 33 vindo por aeh..



    Que aro e tala de roda vc está usando?

    [ ]'s
    Flávio Schurt
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #10
    Usuário Avatar de NeRo
    Entrada
    18/12/2003
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    51
    Posts
    4,048
    Agradecimentos: 0
    Fala pessoar!

    Vou precisar trocar a barra de direção, será que essa é mais uma das peças que somente acharei na Rota?
    Li que o Flávio usa a de F1000 mas sua bitola é mais larga que os originais...

    Ao que irão sugerir cortar e soldar uma barra qualquer já aviso que eu não quero usar barra de direção soldada, quero uma virgem.

    Abraços!
    :: A ignorância é mãe da admiração. ::

  • #11
    NeRo,

    Há uns tempos atrás, entortei minha barra de direção e foi soldado um reforço, estou com ela até hj desse jeito, por recomendação do próprio mecânico, ele achou melhor que o original... hehehe...

    Minha intenção, é fazer uma nova utilizando um tubo com diâmetro um pouco maior e espessura maior tb, ficando assim mais reforçado...

    Para tanto, irei fazer rosca no interior do tubo para o terminal e usar uma contra porca para fixá-lo, como o Giovani fez no T-Rex...

    []'s...
    Eduardo Chaves Tucunduva

  • #12
    Usuário Avatar de NeRo
    Entrada
    18/12/2003
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    51
    Posts
    4,048
    Agradecimentos: 0
    Grande Eduardo!

    Veja esse tópico:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=5126

    Eu ainda sou muito Coxinha para isso que esta no tópico. O Reinaldo já tentou me convecer de tudo quanto é jeito mas sou teimoso feito mula

    Abraços!
    :: A ignorância é mãe da admiração. ::

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade