x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 11 de 11
  • #1
    Usuário Avatar de julhos
    Entrada
    28/01/2009
    Local
    Cidade Maravilhosa/RJ
    Idade
    43
    Posts
    447
    Agradecimentos: 0

    Question Pedal de freio dando "fim de curso" em Engesa F1.




    Boa noite novamente pessoal!

    Sei que o assunto freio, no caso de engesa e camper, já esta mais do que batido, e é sabido que sua eficiente não é lá das melhores.
    O freio do meu carro ainda esta na configuração original , eu acho, sendo disco sólido na dianteira e lona na traseira.
    Recentemente, durante uma trilha, um galho arrebentou um de meus flexíveis e por isso resolvi dar uma revisada no conjunto.
    Mantive o hidro-vácuo, troquei o cilindro mestre por um do gol GTI, substitui os flexíveis pelos do Opala/Caravam até 90, substituí os tubos de freio das rodas e as travas de suporte dos flexíveis pelas do fusca.
    Acabei de sangrar o freio para o seu primeiro uso, no entanto ainda sim estou sentindo o mesmo muito "baixo". Quando aperto o pedal sinto o mesmo dando fim de curso, mas como não existe nenhum tipo de regulagem, não sei mais o que fazer.
    Verifiquei as pastilhas e lonas, sendo que tudo me parece razoavelmente bom (dentro do possível é claro, com desgaste um pouco abaixo de meia vida). Cogitei trocá-las a fim de reduzir a movimentação dos cilindros, reduzindo assim o curso do pedal de freio, no entanto um amigo me disse que esse sistema, embora antigo, é auto regulável e que isso em nada adiantará.
    Resumindo, gostaria de reduzir o curso do pedal e acabar com esse fim de curso que eu sinto, alguém tem alguma sugestão que não seja substituir todo o sistema pelo da S10, Bandeirantes, Kadet, Kombi, etc...?
    Não que eu seja avesso a adaptações, no entanto moro em um apartamento e eu mesmo faço minhas adaptações e manutenções como hobby em minha garagem. Por isso não posso fazer nada muito complexo ou que envolva solda e usinagem.

    Novamente muito grato por vossas dicas,

    Julio Cesar.
    -Troller T4 (Fandangos)-Laranja,Trepator 35",Px Cobra & LSD.
    -Engesa F1 (Sororoca)-Laranja Nepal,Lodo 285,Guincho Mile Marker & Bloqueio Ensimec.

  • #2
    Usuário Avatar de julhos
    Entrada
    28/01/2009
    Local
    Cidade Maravilhosa/RJ
    Idade
    43
    Posts
    447
    Agradecimentos: 0
    Uma curiosidade!
    Quando puxo um pouco o freio de mão, o freio fica melhor e o curso do pedal diminui ficando mais "justo". Isso faz parecer que o problema são as lonas, talvez muito gastas. Olhei uma a uma e não estão das piores!
    Fiz, ou tentei fazer, uma regulagem nas lonas, no entanto quando aperto muito as rodas traseiras travam quando o carro é freado sem muita reação na dianteira (as dianteiras quem deveriam frear o carro). Vi que o meu sistema de freio possuiu alguns redutores de pressão para o sistema traseiro, mas não sei se já foram adaptados, mexidos ou substituídos.
    Alguém sabe qual é a redução de pressão original do engesa para o freio traseiro lonado? Ou melhor, de que carro são esses redutores e quantos são utilizados em série?

    Continuo nessa luta!
    -Troller T4 (Fandangos)-Laranja,Trepator 35",Px Cobra & LSD.
    -Engesa F1 (Sororoca)-Laranja Nepal,Lodo 285,Guincho Mile Marker & Bloqueio Ensimec.

  • #3
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0
    Parece ser ar no sitema , pode ter tirado , mas ainda deve ter alguma bolha , vai ter que sangrar mais .
    A redução não sei qual a original , mas se frear e ele for reto está bom , senão vai ter que testar até acertar .
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #4
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por julhos Ver Post
    Uma curiosidade!
    Quando puxo um pouco o freio de mão, o freio fica melhor e o curso do pedal diminui ficando mais "justo". Isso faz parecer que o problema são as lonas, talvez muito gastas. Olhei uma a uma e não estão das piores!
    Fiz, ou tentei fazer, uma regulagem nas lonas, no entanto quando aperto muito as rodas traseiras travam quando o carro é freado sem muita reação na dianteira (as dianteiras quem deveriam frear o carro). Vi que o meu sistema de freio possuiu alguns redutores de pressão para o sistema traseiro, mas não sei se já foram adaptados, mexidos ou substituídos.
    Alguém sabe qual é a redução de pressão original do engesa para o freio traseiro lonado? Ou melhor, de que carro são esses redutores e quantos são utilizados em série?

    Continuo nessa luta!
    JULHOS

    Vc vai sofrer muito ainda mantendo o conjunto original . Esta situação de arrastarem as rodas traseiras primeiro é característica dos ENGESAS , pelo menos foi o que observei .

    Comprei meu ENGESA e tinha tudo original esta VÁLVULA EQUALIZADORA ( redutores de pressão ) é original do ENGESA´ele tem e pressão de 5/15 igual aos do TROLLER , BAND e PARATÍ/GOL com freio a disco traseiro .

  • #5
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Julhos!

    O sistema é auto regulavel, mais precisa do primeiro ajuste.

    Olhe a imagem


    Na parte inferior da foto, pode ver uma peça dourada; Ela quem regula o freio com o sistema de cabo de aço fino que ali se encontra.
    Esse sistema tem acesso pelo espelho.
    Não precisa retirar a campana para ajustar, levante a roda, com uma chave de fenda larga/grande ajuste o sistema, alavancando de cima para baixo, rodando o pneu, para ter a sensibilidade de não prender o freio.

    Mais pelo que relatou, ainda está com bolhas de ar no sistema.

    Para sangrar o freio, precisa ser em duas pessoas.
    Aperta/solta - aperta/solta - aperta/solta.

    Abraços.

    Kim.

  • #6
    Usuário Avatar de julhos
    Entrada
    28/01/2009
    Local
    Cidade Maravilhosa/RJ
    Idade
    43
    Posts
    447
    Agradecimentos: 0
    Pessoal a briga continua feia, e até o momento eu continuo perdendo como de costume. Rssss....
    Já sangrei o freio 3 vezes e nenhuma melhora aparente. Será que eu estou fazendo errado? Não é possível.
    Sempre sangro o freio da roda mais distante em direção a mais próxima do cilindro mestre, no caso do engesa primeiramente a traseira direita, depois a esquerda, dianteira direita e por último a esquerda.
    Como não existe um "sangrador" próprio na pinça, estou afrouxando um pouco a junção dos tubos de freio junto as pinças. Uma segunda pessoa esta bombeando e freio com o carro desligado e com a tampa do reservatório aberta. Antes de apertar o tubo de freio, após a saída de todo o ar, mantenho o pedal de freio pressionado.

    Já quanto ao ajuste das lonas traseiras, se eu as aperto muito o freio traseiro tende a travar muito antes das dianteiras. Será que se eu colocar duas ou três válvulas equalizadoras em série meu problema será solucionado?

    Só mais uma curiosidade, uma vez que muitas pessoas já mexeram nesse carro e por isso não tenho certeza se esta correto ou não. Esse meu cilindro mestre tem 4 saídas (duas e duas). Nas duas primeiras (próximas ao hidro-vácuo) esta conectado a linha do freio traseiro em uma delas e a outra foi isolada com um parafuso.
    Nas duas últimas (extremidade) esta conectado a saída para o freio dianteiro (em apenas uma delas) e na outra a cebolinha de freio.
    Sendo assim, das 4 saídas existentes, apenas 2 estão sendo utilizadas a fim de criar pressão no sistema. Será que se eu dividir as linhas dos freios dianteiros em duas, uma para roda esquerda e outra para direita, terei algum tipo de melhora? A linha do freio dianteiro foi dividida com um "Y" próximo a caixa de direção. Talvez com um flexível de kombi eu consiga alcançar o cilindro mestre a remover tal "Y".

    E por último, sim, o meu carro freia linear embora não o faça muito bem.

    Abrigado a todos novamente pela ajuda.
    -Troller T4 (Fandangos)-Laranja,Trepator 35",Px Cobra & LSD.
    -Engesa F1 (Sororoca)-Laranja Nepal,Lodo 285,Guincho Mile Marker & Bloqueio Ensimec.

  • #7
    Usuário
    Entrada
    28/05/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    55
    Posts
    1,338
    Agradecimento: 1
    Julhos, como assim não tem sangrador na pinça?Tem que ter.
    Esse procedimento de folgar o cano pra sangrar não funciona pois o ar que está na pinça não vai sair,verifique se o sangrador da pinça não está quebrado.

  • #8
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0
    Essa montagem está certa , saem 2 tubos sendo 1 pra tras. e outro pra diant. na tras. tb dividi como na diant.
    Não estou entendo como vc está sangrando , se não for pelo sangrador não vai conseguir tirar todo o ar como o Roger comentou , se soltar a mangueira vai criar mais bolha de ar dentro da pinça ...
    Se o sangrador tiver danificado vai ter que trocar ...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Pedal de freio dando "fim de curso" em Engesa F1.-pin-.jpg  
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #9
    Usuário Avatar de julhos
    Entrada
    28/01/2009
    Local
    Cidade Maravilhosa/RJ
    Idade
    43
    Posts
    447
    Agradecimentos: 0
    Olá Roger, boa noite!
    Você tem toda razão! Da forma que eu estava fazendo não estava conseguindo obter um bom resultado. Acho que mesmo bombeando bastante ainda sim ficava um pouco de ar no interior da pinça.
    O EX dono do meu carro, talvez por falta de acesso a oficinas ou mesmo capricho, fez várias adaptações inexplicáveis no carro, dentre elas remover os sangradores e bujioná-los com parafusos. Nunca tive coragem de mexer nesses parafusos pois estavam muito enferrujados e duros, dai estava com medo de quebrá-los e piorar a minha situação.
    Depois de algumas marretadas felizmente consegui removê-los sem dano a pinça, limpei a rosca e comprei novos sangradores (encontrados por milagre em um eixo velho de um amigo).
    Fiz novamente o procedimento e com isso o meu pedal já subiu bastante e não esta mais dando final de curso. Não tive tempo de regular as lonas traseiras ainda, no entanto quando puxo o freio de mão ainda sinto o freio melhorar significativamente (o pedal fica bem mais alto, quase da altura e com o curso que desejo).
    Já quanto a dividir o freio dianteiro e torná-lo independente, hoje andei mais de 150KM em busca de tubos de freio em aço e nada. O único maluco que disse fabricá-los me cobrou R$150,00 pelo metro. Maluco!!!!
    Fui em várias autopeças e não consegui achar nenhum similar em aço, apenas cobre como as originais do fusca (a bitola também é menor).
    Eu preciso apenas de duas varas sendo uma com cerca de 1m (macho x fêmea) e ou a outra 0.7m (macho x macho), no entanto gostaria que fossem em aço e na bitola original. Conhece algum carro que possua algo nessa configuração?

    Desde já muito grato pela ajuda de todos e sinto que estou começando a obter exito e empatar essa briga feia! Rssss.....
    -Troller T4 (Fandangos)-Laranja,Trepator 35",Px Cobra & LSD.
    -Engesa F1 (Sororoca)-Laranja Nepal,Lodo 285,Guincho Mile Marker & Bloqueio Ensimec.

  • #10
    Usuário Avatar de julhos
    Entrada
    28/01/2009
    Local
    Cidade Maravilhosa/RJ
    Idade
    43
    Posts
    447
    Agradecimentos: 0
    Pessoal,
    Só por curiosidade, depois de muita briga e alguns reparos, é isso que eu tenho no momento.
    Ainda falta descobrir como ramificar a linha.

    Pedal de freio dando "fim de curso" em Engesa F1.-pin-.jpg Pedal de freio dando "fim de curso" em Engesa F1.-cilindro.jpg Pedal de freio dando "fim de curso" em Engesa F1.-conexa-o.jpg
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Pedal de freio dando "fim de curso" em Engesa F1.-img_0135.jpg  
    -Troller T4 (Fandangos)-Laranja,Trepator 35",Px Cobra & LSD.
    -Engesa F1 (Sororoca)-Laranja Nepal,Lodo 285,Guincho Mile Marker & Bloqueio Ensimec.

  • #11
    Usuário Avatar de julhos
    Entrada
    28/01/2009
    Local
    Cidade Maravilhosa/RJ
    Idade
    43
    Posts
    447
    Agradecimentos: 0
    Mais um detalhe, eu me enganei na ordem. O freio traseiro quem esta ligado na extremidade do cilindro mestre e o dianteiro próximo ao hidrovácuo. Será que isso gera alguma diferença?
    -Troller T4 (Fandangos)-Laranja,Trepator 35",Px Cobra & LSD.
    -Engesa F1 (Sororoca)-Laranja Nepal,Lodo 285,Guincho Mile Marker & Bloqueio Ensimec.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. TR4 - Traseira bate fácil no "fim de curso"
      Por RValle no fórum Mitsubishi
      Respostas: 41
      Última resposta: 02/12/2020, 13:10
    2. Freio estacionamento "BERGA" no engesa
      Por CARLOS SIQUEIRA no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 28
      Última resposta: 21/11/2017, 21:29
    3. Respostas: 5
      Última resposta: 11/06/2012, 14:52
    4. "Borracha de fim de curso" existo isso?
      Por thomazmaia no fórum Suzuki
      Respostas: 4
      Última resposta: 25/10/2008, 17:37
    5. Troller 2002 - Dando "Leque" ou "Shimmy"
      Por Sebastião Rezende no fórum Troller
      Respostas: 3
      Última resposta: 27/07/2008, 20:15

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade