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Convex Datacenter
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  • #1
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    Lightbulb Tabela de Calculo de Cambio e motor




    Eu fiz este "programa" no excel para calcular o cambio, com reduzida e tudo,
    calcula velocidade maxima de cada marcha e velocidade por potencia do motor, calcula também o tamnho de cada cilindro de um motor e o tamanho da camera de combustão dependendo da taxa de comprensão, e por final calcula também o tamanho ideal da biela.



    Quanto mais reta a linha no final do grafico de velocidade melhor.
    Tabela de Calculo de Cambio e motor Arquivos Anexos

  • #2
    Usuário Avatar de Hugo4x4
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    Renan,

    Corrige o conceito de "velocidade por potência do motor" por "velocidade no torque máximo", penso que isto é o que você quis colocar na tua tabela.
    Hugo4x4
    Defender 110 04
    Jeep CJ5 73

  • #3
    Usuário Avatar de Alan
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    Galera... sem querer ser chato... mas acho que os cálculos de velocidade estão errados.

    Olha só, coloquei as dimensões do meu Jeep:
    pneu: 31
    relação do dif.: 43X8 = 5,375
    1ª marcha: 3,17
    rotação máxima: 6000RPM

    Com isso conseguimos calcular a velocidade do Jeep em primeira marcha em rotação máxima (6000RPM). Na tabela do amigo, resultou em 87,11KM/H. Olhei e pensei, isso é um tanto quanto exagerado, meu Jeep com essas relações e tamanho de pneu chegar a essa velocidade a 6000RPM... Então refiz os cálculos:

    6000RPM X (1/3,17) X (1/5,375) = 352,1385RPM na ponta do eixo do diferencial.

    OK!! meu pneu tem 31'' de altura. Passei para cm. 31 X 2,54 = 78,74cm de altura.
    Calculei o perimetro: 78,74 X 3,14159 (PI) = 247,3687966cm
    Vamos passar o perímetro para metros, para então calcularmos a velocidade em M/S e depois converter para KM/H.
    247,3687 / 100 = 2,473687m tem o perímetro do meu pneu.

    Agora passamos a rotação do eixo de RPM para RPS (rotações por segundo) para chegar em M/S a velocidade.
    352,1385RPM / 60 = 5,8689RPS

    Agora multiplicamos o perímetro pela RPS

    2,473687 X 5,8689 = 14,51801M/S (metros por segundo)

    Passando para KM/H:
    14,51801 X 3,6 = 52,26KM/H

    Bem diferente do que aparece na tabela. Também acho que nas relações deve-se usar, por exemplo, ao invés de colocar 5.375 na relação do diferencial, colocar 5,375. Isso vale também para as relação do câmbio e para a reduzida.

    Isso muda totalmente as fórmulas da tabela.

    Caso alguém ache algum equívoco nos cálculos é só avisar.

    1 abraço.
    CJ-6 1963 :: Bernardão - 4.1 MPFI - Eixos Rural - Flutuante Ensimec - 35'' - SPOA
    CJ-5 1963 :: 100% Original

  • #4
    Usuário Avatar de Hugo4x4
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    Alan,

    Correta a sua observação.

    Renan 4x4,

    Corrige a tabela, tem o cálculo com teus números para:

    Velocidade em 1ª marcha = 3,14 x 15[pol] x 0,0254[m/pol] x 3500[rpm] x 60[min/h] / (4,11 x 2,5 x 1000[m/km]) = 24,46 [km/h]
    Hugo4x4
    Defender 110 04
    Jeep CJ5 73

  • #5
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    Citação Postado originalmente por Alan Ver Post
    Galera... sem querer ser chato... mas acho que os cálculos de velocidade estão errados.

    Olha só, coloquei as dimensões do meu Jeep:
    pneu: 31
    relação do dif.: 43X8 = 5,375
    1ª marcha: 3,17
    rotação máxima: 6000RPM

    Com isso conseguimos calcular a velocidade do Jeep em primeira marcha em rotação máxima (6000RPM). Na tabela do amigo, resultou em 87,11KM/H. Olhei e pensei, isso é um tanto quanto exagerado, meu Jeep com essas relações e tamanho de pneu chegar a essa velocidade a 6000RPM... Então refiz os cálculos:

    6000RPM X (1/3,17) X (1/5,375) = 352,1385RPM na ponta do eixo do diferencial.

    OK!! meu pneu tem 31'' de altura. Passei para cm. 31 X 2,54 = 78,74cm de altura.
    Calculei o perimetro: 78,74 X 3,14159 (PI) = 247,3687966cm
    Vamos passar o perímetro para metros, para então calcularmos a velocidade em M/S e depois converter para KM/H.
    247,3687 / 100 = 2,473687m tem o perímetro do meu pneu.

    Agora passamos a rotação do eixo de RPM para RPS (rotações por segundo) para chegar em M/S a velocidade.
    352,1385RPM / 60 = 5,8689RPS

    Agora multiplicamos o perímetro pela RPS

    2,473687 X 5,8689 = 14,51801M/S (metros por segundo)

    Passando para KM/H:
    14,51801 X 3,6 = 52,26KM/H

    Bem diferente do que aparece na tabela. Também acho que nas relações deve-se usar, por exemplo, ao invés de colocar 5.375 na relação do diferencial, colocar 5,375. Isso vale também para as relação do câmbio e para a reduzida.

    Isso muda totalmente as fórmulas da tabela.

    Caso alguém ache algum equívoco nos cálculos é só avisar.

    1 abraço.
    é essa tabela é meio esperimental, eu vou dar uma revizada e melhora isso aki, VLw pessoal!!
    4X4 Brasil

  • #6
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    Correção da tabela

    Finalmente corrigi a tabela,

    vlw ai por avisar, agora que eu realmente testei a tabela vi que ela estava errada, andei com o carro do pai e coloquei os dados da roda e tudo mais e na tabela eu deveria estar 10km/h mais rapido do que eu estava no carro.

    quem souber mais algum calculos sobre motor e mecanica em geral, poste ai, ne que seje simplesmente a formula. VLW!!!
    Tabela de Calculo de Cambio e motor Arquivos Anexos

  • #7
    Usuário
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    Arrow Nova versão 2.5

    Aqui está uma nova versão, mais precisa para quem tem pneu com as medidas Ex: 185/70, algum pneus tem somente o aro, Ex: 15, 16. Quem tem pneu com as medidas basta inseri-las no programas, e quem não tem, terá de medir o diâmetro externo, não somente o aro.
    Tabela de Calculo de Cambio e motor Arquivos Anexos
    4X4 Brasil Razão: Correção ortográfica.

  • #8
    Usuário Avatar de Pedro Freitas
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    Legal Renan, agora posso decidir meu power train mais facilmente.

    []'a
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