
Postado originalmente por
Alan
Galera... sem querer ser chato... mas acho que os cálculos de velocidade estão errados.
Olha só, coloquei as dimensões do meu Jeep:
pneu: 31
relação do dif.: 43X8 = 5,375
1ª marcha: 3,17
rotação máxima: 6000RPM
Com isso conseguimos calcular a velocidade do Jeep em primeira marcha em rotação máxima (6000RPM). Na tabela do amigo, resultou em 87,11KM/H. Olhei e pensei, isso é um tanto quanto exagerado, meu Jeep com essas relações e tamanho de pneu chegar a essa velocidade a 6000RPM... Então refiz os cálculos:
6000RPM X (1/3,17) X (1/5,375) = 352,1385RPM na ponta do eixo do diferencial.
OK!! meu pneu tem 31'' de altura. Passei para cm. 31 X 2,54 = 78,74cm de altura.
Calculei o perimetro: 78,74 X 3,14159 (PI) = 247,3687966cm
Vamos passar o perímetro para metros, para então calcularmos a velocidade em M/S e depois converter para KM/H.
247,3687 / 100 = 2,473687m tem o perímetro do meu pneu.
Agora passamos a rotação do eixo de RPM para RPS (rotações por segundo) para chegar em M/S a velocidade.
352,1385RPM / 60 = 5,8689RPS
Agora multiplicamos o perímetro pela RPS
2,473687 X 5,8689 = 14,51801M/S (metros por segundo)
Passando para KM/H:
14,51801 X 3,6 = 52,26KM/H
Bem diferente do que aparece na tabela. Também acho que nas relações deve-se usar, por exemplo, ao invés de colocar 5.375 na relação do diferencial, colocar 5,375. Isso vale também para as relação do câmbio e para a reduzida.
Isso muda totalmente as fórmulas da tabela.
Caso alguém ache algum equívoco nos cálculos é só avisar.
1 abraço.