x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 25
  • #1

    Motor OHC, quase 9km/l




    Pessoal, como possuo um Jeep CJ-5 ano 1977 4 canecos, 4 marchas, e sendo este o único carro da "família"até pouco tempo atrás, todas modificações que fiz sempre objetivaram a econômia de combustível, sem é claro deixar o incremento de potência de lado.
    A primeira coisa que digo, se você é interessado assim como eu, em economizar "castrol" , se você possui um motor Georgia OHC ou um BF, uma das primeiras coisas a se fazer, que não é caro e que dá um bom resultado é rebaixar o cabeçote. No meu foi 1mm, que pelas minhas contas fez a taxa de compressão ir dos originais 7,8:1 para algo como 8,5:1. Daria pra baixar mais? Com certeza. Até 2mm, mas decidi só por um, para deixar uma reserva "estratégica".
    Rebaixo de cabeçote nestes motores consediro como algo totalmente necessário, pois a gasolina da década de 60/70 tinha uma octanagem menor que a atual, além do que em termos de esforço para o motor acredito não fazer nem cócegas por eles serem robustos.
    Com o cabeçote desmontado, aproveitei e dei uma lixada nos dutos de admissão e escape.
    Passo seguinte, foi a troca de carburador, nada de gambiarra. Peguei e coloquei o do Maverick 4 cilindros de dois estágios, ou seja não foi necessário fazer uma flange para adaptação. Aproveitei e dei uma lixada na admissão.
    Foi instalado ignição eletrônica original do "Maverra", para poder usar uma bobina de maior voltagem, das vermelinhas (nacional mesmo).
    Instalei cabos de 8mm pois estes cabos pretinhos que tem para vender por ai são o c...do cachorro.
    Por fim foi instalada um módulo de faiscamento múltiplo (MSD), do modelo mais baratinho.
    Todas estas mudanças não foram feitas de uma única vez. Foram feitas separadamente, justamente para ter idéia do quanto foi investido e o resultado (economia) que deram.
    Em uma viagem de Florianópolis a Porto Alegre, quem conhece sabe que o trecho é relativamente plano, de 475 km. O "desgraçado" fez média de 8,75 Km/l , isso a velocidade média de 71 km/h. Para um jeep com pneu fronteira e diferencial uma relação mais longa que 44/9
    (no momento não lembro, qual a que instalei) acredito estar bom.
    Favor, se alguém tiver mais uma sugestão, ou comentário, favor enviar, agradecido.
    Nota: instalei os cabos de 8mm e MSD em uma Variant (a das antigas, 1975) e na estrada ela faz frouxo 13 Km/l, antes para passar de 11 era foda.

  • #2
    Usuário Avatar de Hélio
    Entrada
    17/03/2003
    Local
    Sto André/SP
    Posts
    531
    Agradecimentos: 0

    Econônia de Gas

    Ola a todos!!!!

    Grande Ricardo!!!

    Estou perseguindo economia de combustivel a algum tempo mas tá dificil .
    No CJ5 eu tbm tenho o OHC 4 cil, com carburador Solex 34seie corpo duplo. Na cidade tá fazendo 4,5 km/l e na estrada 8 km/l .
    Bem, muitas coisas que vc fez eu teria que fazer no meu motor, como rebaixar cabeçote, trocar cabos de vela (ainda são os pretinhos!!! ), etc.

    Mas diga, qual das alterações que vc fez, onde deu um bom resultado?

    []'s economicos
    TROLLER 2002 - 32" Maxxi BigHorn - SEM GUINCHO

  • #3
    Amigo Hélio,
    Todas contribuiram para se chegar a este consumo. Rebaixo do cabeçote, como já disse, considero de primeira necessidade, Sentirás que o motor fica mais potente, foi uma das que mais trouxe resultados.
    Quanto aos cabos de vela, não creio que tragam grandes benefícios se estiveres usando distribuição c/ platinado e por conseqüencia aquelas bobinas "xexelentas" de 12.000 V (as prateadas, geralmente). Estes cabos merecem uma bobina de 30.000 V (as vermelinhas), e quanto a distribuição, se encontrares a original transistorizada, ai sim é o bicho, pois é só colocar no lugar, prender a caixinha do módulo e tá feito!! Atenção, não coloque bobinas vermelhas c/ distribuidor de platinado, pois o coitado não dura uma semana.
    Quando fiz isso lembro que não gastei muito, e é claro tem toda a vantagem de mandar o platinado para o espaço, convenhamos, platinado é um saco.
    Não vejo a hora de ter grana pra poder montar um jogo de rodas com pneus mais leves, pois os fronteira recapados sobre carcaças de 608, são um verdadeiro chumbo, e um grande vilão para a economia de "castrol". Fronteira só para trilhas.

    No mais é isso Hélio, qualquer coisa volte a entrar em contacto. Abraço

  • #4
    Ricardo, tou indo pelo mesmo caminho, mas tou usando o GM151 a álcool (que, acho, vai usar gasolálcool daki a pouco )

    concordo com as alterações que vc fez (eu tirei 1,5mm do kbçote), e ainda acrescento um detalhe:

    A usinagem do câmbio e t-case dos CJs nao sao lá o "top" de tecnologia, muito da força que o motor produz é perdido nas engrenagens, por isso jeep nao é lá muito bom em economia...

    Pra "melhorar" isso (se é que é possivel melhorar consumo de jeep taaanto assim) tou colocando Molicote (bissulfeto de molibidênio) na t-case, diferenciais e câmbio (o meu é três marchas), para ver se diminue o atrito.

    Ainda nao comprei o MSD "mais baratinho" mas tou a procura. e vou colocar Molicote no motor tbem, tudo em nome da tal economia de combustível...

    Uso pneus mais estreitos e altos, 750x16 (mas tou pensando em trocar por 700x16), para alongar a relação e nao prender tanto o jeep no chão... e, FINALMENTE O MAIS IMPORTANTE (pra mim), tou colocando um vacuômetro (ou econômetro, cada um chama de um nome diferente) pra ficar de olho enquanto ando na cidade (acho que vou providenciar uma tampa pra colocar nele e ir para as trilhas)

    Estas modificações só fazem sentido pq uso o jeep (CJ3A) pra andar na cidade tbem, como carro do dia a dia...

    Ah! instala um desborbulhador (pode ser do Corcel mesmo) entre a bomba de combustível e o carburador, com retorno para o tanque, assim nao corre o risco de "derramar" muita gasolina pela guela do bixo...

    sds economicas!

  • #5
    Usuário Avatar de Hélio
    Entrada
    17/03/2003
    Local
    Sto André/SP
    Posts
    531
    Agradecimentos: 0

    Economia

    Citação Postado originalmente por Marcos ET
    Ah! instala um desborbulhador (pode ser do Corcel mesmo) entre a bomba de combustível e o carburador, com retorno para o tanque, assim nao corre o risco de "derramar" muita gasolina pela guela do bixo...
    Ola a todos!!!

    Marcos da uma iluminada , explica ai o que este desborbulhador

    []'s burbulhantes
    TROLLER 2002 - 32" Maxxi BigHorn - SEM GUINCHO

  • #6

    Re: Economia

    Citação Postado originalmente por Hélio

    Ola a todos!!!

    Marcos da uma iluminada , explica ai o que este desborbulhador

    []'s burbulhantes
    Hélio, o desborbulhador é um copinho super simples, com três tubinhos, um no alto, um no meio e um embaixo...

    a gasolina entra pelo tubo no meio e lota o copinho, o combustível sai sem bolhas (daí o nome) para o carburador e pelo tubinho de cima saem as bolhas que vem da bomba, junto com um pouco de gasolina... quando o jeep tá em marcha lenta, por exemplo, vai menos gasolina pro carburador, tem horas que a agulha (que dura mais usando o desborbulhador) nem consegue segurar o fluxo de gasolina pela pressao da bomba de combustível... messa hora, o desborbulhador "sente" o aumento de pressao e libera gasolina de volta pro tanque... assim, diminue pressao no carburador....

    se vc passar numa autopeças e ver o bixim, vai entender na hora, é super fácil!

    falow!

  • #7
    Usuário Avatar de Hélio
    Entrada
    17/03/2003
    Local
    Sto André/SP
    Posts
    531
    Agradecimentos: 0

    Economia de Gas

    Ola a Todos!!!

    Vc's podem avaliar o quanto de potência pode ser acrescentado ao motor com o rebaixamento do cabeçote


    []'s curiosos
    TROLLER 2002 - 32" Maxxi BigHorn - SEM GUINCHO

  • #8
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5

    REBAIXAMENTO DE CABEÇOTE

    Só cuidado com o rebaixamento, pois em dias quentes vocês poderão ser presenteados com o efeito de detonação e pré-ignição.

    BABAU para os pisões e aneis.

    Aí, tem de usar a gasolina Podium e terão de adiantar o ponto.

    Quer ter um jeep um pouco mais econômico na estrada.....põe 2 carburadores de corpo duplo com coletor próprio.

    Quer ter um jeep um pouco mais econômico na cidade....um corpo duplo já ajuda bastante.

  • #9

    rebaixamento de cabeçote

    Fiquei alucinado em saber que seu CJ está fazendo 9km/L com o motor OHC de 4 cilindros, identico ao meu. O que significa rebaixar o cabeçote e quanto você gastou para obter este resultado? Estou precisando de economia com urgência, pois o meu está fazendo menos de 5 na cidade e eu não preciso de tanta força.


    Valeu pela dica.

  • #10
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5

    REBAIXAMENTO

    Boa noite moçada,

    Estou vendo essa discussão e está me preocupando algo na mistura de conceitos:

    Não é o rebaixamento de cabeçote que faz o carro ficar mais econômico, mas sim o casamento carburador-motor, regulagem-ponto-sistema de ignição.

    O rebaixamento aumenta a potência do motor. Só.

    Os demais retrabalhos como polimento, podem melhorar ou até piorar o consumo em baixas mas geralmente melhora o consumo em alta.

    As velas de melhor qualidade com 2 ou até 4 pontos de faísca com ignições transistorizadas de maior potência melhoram o consumo em geral especialmente em altas.

    O desbolhador é ótimo para evitar o afogamento do motor e cosequente perda de combustível DEPOIS que o motor esta quente e é desligado - alguns chamam de percolação.
    Só que o tanque tem de ter linha de retorno. O jeep até se eu não me engano 81 não tem.

    Quanto ao diâmetro do pneu.....quanto maior, mais longa é a relação, mas, se o jeep roda muito na cidade, a tendência é aumentar o consumo.
    Na estrada, porém quanto maior, em media, menor o consumo.

    Então, para todas essas situações, tem um ponto de equilíbrio.

    O jeep que for muito bom de estrada é ruim em cidade e vice versa.

    Fica a questão:

    Quantos km ou horas/ano são rodados em cidade e quantos em fora de estrada para justificar muitas modificações?

    A avaliação pertence a cada um e depende da verba que voces tem para gastar.

  • #11
    Grande Leopoldo,
    quanto ao esquema de ter problemas com pré-ignição, é claro que o ponto de ignição terá de sofrer uma leve alteração.
    Tanques com retorno, acredito já terem equipado os Jeep´s antes, pois o meu é 77 e possui o retorno (bom, agora vai saber se esse tanque é o original...hehehe)
    Sobre utilização de gasolina podium, não creio ser necessário e nem recomendável, tem octanas pra cacete. Essa gasolina só presta para taxas de compresão acima de 10:1.
    Um bom exemplo, de que motores antigos precisam de um upgrade na taxa de compressão, é o exemplo da Kombi 1600. Faz tempo que esse motor está em produção, e se observarem ele sofreu um aumento na compressão no próprio fabricante, pois a gasolina das década de 60/70 tinha 73 octanas ( a amarela) e 82 (a azul), hoje a normal tem por volta de 90 e uns trocados.
    Leopoldo, poderias dar uma exlpanada sobre utilização de dois carburadores?
    Pessoal, esqueci de dizer antes, mais uma modificação que fiz, também visando o consumo. Coloquei uma ventoinha elétrica, pois ventoinha direta é um ladrão de potência, além de ter seu funcionamento totalmente desnecessário na estrada, onde a troca de calor já é mais que suficiente devido a velocidade de deslocamento do "bólido".

    Hélio, quanto a avaliar o aumento de potência, nada mais certo que colocar o motor em um dinamômetro e medir, ou colocar a jipoca em um dinamômetro de rolo. Mais se for pra especular, ai não precisa nada disso...hehehe.

    No mais era isso, grande abraço.

  • #12
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5

    lembretes e observações

    É pra turma lembrar antes de começar a desmontar no sabado e descobrir que não dá pra fazer isso ou aquilo e ficar emburrado no fim de semana sem jeep.

    Quanto a gasolina.....cada um deve saber quanto de taxa tem seu motor depois de rebaixado né.

    MAs é isso mesmo, se abusarem da taxa, vai ter detonação e aí vai ter que usar ou alccol ou podium e adiantar a faisca de qualquer jeito.

    Esperem os dias quentes, bem quentes.

    Daqui a pouco, é melhor colocar só alcool.

    Quanto ao carburador....

    Mande fazer um coletor em inox e coloque 2 carburadores de corpo duplo.

    Mas, isso é para jeep em estrada e em medias para altas. Tem que ficar ainda mais econômico.

    Mas na cidade, deve piorar.

    É aquele caso, não dá pra para satisfazer gregos e troianos ao mesmo tempo.

    AH! quer saber ? põe logo um kit de injeção!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade