Campeão do Rally dos Sertões em 2002, o experiente Reinaldo Varela não estará atrás do volante na competição em 2013. Vítima de um acidente durante etapa do Mundial de Cross Country no Catar em abril, Varela foi obrigado a ficar fora da prova brasileira deste ano como piloto. Em compensação, o experiente empresário disputará a 21ª edição do Sertões em outra função: como chefe de equipe, tendo como pilotos os filhos Rodrigo e Gabriel.
Apesar da compressão de duas vértebras lombares no acidente que sofreu, Reinaldo caminha normalmente e pouco utilizou o colete ortopédico indicado pelos médicos. “No Catar, eu voei em uma duna. Lá é normal. Tinha um buraco de uns quatro metros de altura. Depois da batida, não tinha nada do carro. Só estragou nós dois”, brincou o piloto, em referência aos danos sentidos também pelo navegador Gustavo Gugelmin.
“Quando bateu, eu não conseguia nem frear. Só esperei o carro parar. Nem pensei em nada – para mim, era só dor de mau jeito mesmo. Não pensei em nada na coluna”, completou Reinaldo, que conta ter esperado cerca de 20 minutos até que o próximo competidor da etapa do Catar passasse e parasse para prestar atendimento médico.
Temporariamente afastado, o piloto – que tem no currículo dois títulos mundiais e sete brasileiros de cross country – assume a função de chefe da equipe Divino Fogão Rally Team/Blindarte/Cassarini. Enquanto Gabriel, 18 anos, estreia nos quadriciclos, Rodrigo, 22 anos, correrá nas UTVs - o caçula Bruno, 17, deve estrear em 2014, após intercâmbio. E os dois mostram que o desempenho nos ralis está no sangue.
“Eu ando de quadriciclo desde os quatro anos. A primeira competição foi com oito. Fui campeão brasileiro em 2006”, enumera Gabriel, apaixonado por pilotar “desde a barriga da minha mãe”. “Sempre foi meu sonho competir. Neste ano, posso estrear porque tenho carteira de habilitação”, comentou.
Rodrigo, por sua vez, vai para sua terceira edição do Rally dos Sertões. Depois de competir em 2009 e 2010 pelos quadriciclos, correrá pela primeira vez pela categoria UTVs (quadriciclos com uma espécie de célula de sobrevivência). O plano, ele mesmo admite: fazer a transição para os carros no futuro. “Corri de quadri, mas fiquei afastado por faculdade, pelas provas”, diz ele, que se forma no curso de administração de empresas em 2013 “para seguir o ramo do pai”.
Ainda assim, Rodrigo e Reinaldo descartam a possibilidade de disputarem o Rally dos Sertões como equipe no futuro – ainda que tenham formado dupla em competições recentes, com o filho atuando como navegador. “Deus me livre”, resumiu o pai, que quer evitar levar para casa os eventuais desentendimentos com o parceiro de carro quando voltar às pistas – o que deve acontecer apenas em setembro.
Fonte: Terra