x
Convex Datacenter
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 13 a 24 de 24
  • #13
    Usuário
    Entrada
    25/04/2011
    Idade
    50
    Posts
    34
    Agradecimentos: 0



    Citação Postado originalmente por GMC Ver Post
    Quais as diferenças entre o HT e o VHF fixo?
    HT=Comunicação fora do carro, para distâncias bem curtas, aparelho de mão;
    VHF fixo (que na verdade não é fixo, todos os rádios discutidos aqui são para aplicação móvel)=Comunicação decente com antena externa, com potência suficiente para as aplicações off-road.
    Ranger 4x4 Limited 3.0 PSE 2005

  • #14
    Usuário
    Entrada
    25/04/2011
    Idade
    50
    Posts
    34
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por "GRAUÇÁ 4x4" Ver Post
    Qual a melhor Freqüência PX ou VHF?!
    - Não há uma frequência "melhor". Isso vai depender do que você quer fazer com o rádio. Para off-road com os amigos, o VHF se sai bem, mas precisa de prova.
    Citação Postado originalmente por "GRAUÇÁ 4x4" Ver Post
    Qual o melhor rádio?!
    - O que você sabe usar. Existem rádios de R$250 até R$ 30.000. Depende do seu bolso e necessidade. Para uso em off-road qualquer VHF móvel em bom estado serve.
    Citação Postado originalmente por "GRAUÇÁ 4x4" Ver Post
    O que você usa?!
    - Todos.

    A diferença básica entre o PX e o VHF é que o PX é o chamado "Rádio do Cidadão". É o sistema que qualquer um pode ter, bastando adquirir uma licença. O VHF já se enquadra na categoria "Radioamador", que é aquele cara mais curioso e aspirante a técnico, que quer aprender um pouco mais. Exige licença e prova de conhecimentos, que variam conforme a classe.

    O radioamador tem um monte de faixas de frequências para operar, cada uma com características diferentes. O PX só tem a faixa de 27MHz, que tem como característica principal tem a grande propagação atmosférica (falar para muito longe) e algum alcance em linha reta (que é a necessidade off-road), por isso o VHF é aparentemente "melhor".

    As vezes o off-roader quer falar em distências de até 40km com os colegas de trilha. O VHF atende bem a essa necessidade. O PX, com o que é permitido pela Anatel, alcança uns 10-15km no meio do mato em linha reta. A propagação nesse caso só atrapalha, pois ao invés de falar com quem está perto o operador vai ouvir um monte de estações que estão a uns 1000km dele, atrapalhando o objetivo, que é falar local.
    4X4 Brasil Razão: Correção ortográfica
    Ranger 4x4 Limited 3.0 PSE 2005

  • #15
    Usuário Avatar de JeanCP
    Entrada
    04/04/2010
    Local
    Colatina - ES/ES
    Idade
    45
    Posts
    58
    Agradecimentos: 0
    Se eu comprar um px ou um vhf portatil, conseguirei me comunicar com aqueles q possuem o aparelho fixo na viatura?

  • #16
    Usuário
    Entrada
    20/08/2011
    Local
    ARARAS/SP
    Idade
    58
    Posts
    1,077
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por JeanCP Ver Post
    Se eu comprar um px ou um vhf portatil, conseguirei me comunicar com aqueles q possuem o aparelho fixo na viatura?
    .

    Px só fala com px. O vhf portatil (HT) fala com vhf fixo na viatura ou fixo em residencia, mas o HT tem restricao a distancia, voce as vezes até ouve a mensagem de um fixo na viatura ou fixo nas residencias, mas eles nao consiguirao lhe ouvir se estiver muito longe ( tipo acima de 5 km). Por isso que em trilhas é bastante usado os ht, pois as pessoas em comboio dificilmente ficam alem dessa distancia uma das outras, e em media um bom Ht custa entre 200 a 300 reais e um radio fixo na viatura custa de 400-700 reais + custo de antena + custo de cabos + custo de instalacao, podendo chegar a 1.500,00 instalado. Eu acho que vale apena esse investimento se aplicado nao só a trilha, no dia a dia. Agora só para trilha os Ht sao otimos, principalmente os dual band que falam com os talk abouts..

    Eu tenho um Px fixo no carro, um Ht dual band e 1 par de talk about.

    Outro detalhe, Os HTs dependem de suas proprias baterias, que se bem carregadas falam durante um dia inteiro, ja os fixos nos carros, dependem da bateria do carro, ou seja, fala direto.
    4X4 Brasil

  • #17
    Usuário Avatar de JeanCP
    Entrada
    04/04/2010
    Local
    Colatina - ES/ES
    Idade
    45
    Posts
    58
    Agradecimentos: 0
    Paulo Sérgio, obrigado por tirar minhas dúvidas... Porém ainda ficou uma dúvida, a maioria dos integrantes do meu Jeep Clube compraram px fixo... Eu particularmente não gosto dele fixo, até porque tem que fazer bandeja, da uma trabalheira para levar para cima e para baixo.... Achei no Ebay e em um site da china, rádios px dual band, uhf e vhf, portáteis.... Eu conseguiria falar com o px fixo na trilha sem problema?

  • #18
    Usuário
    Entrada
    02/07/2009
    Local
    Recife/PE
    Idade
    53
    Posts
    178
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por JeanCP Ver Post
    Paulo Sérgio, obrigado por tirar minhas dúvidas... Porém ainda ficou uma dúvida, a maioria dos integrantes do meu Jeep Clube compraram px fixo... Eu particularmente não gosto dele fixo, até porque tem que fazer bandeja, da uma trabalheira para levar para cima e para baixo.... Achei no Ebay e em um site da china, rádios px dual band, uhf e vhf, portáteis.... Eu conseguiria falar com o px fixo na trilha sem problema?
    peraí que embananou tudo.

    vou fazer um pequeno glossario:

    --PX = Faixa do cidadão, opera na faixa dos 27 MHz. O equipamento consiste em um rádio cujo dial mostra os canais, geralmente de 1-40, as vezes a frequencia que é entre aproximadamente 27 e 27,5 MHz. Usa uma antena com 2,5m ou menor se for bobinada. A autorização de uso é através de requerimento a ANATEL sem necessidade de prestar exame.
    -Com quem fala: Fala com estações na linha de visada (próximas) e com estações distantes quando a propagação abre. Normalmente opera em AM ou SSB PX só fala com PX.

    --PY = Radioamador, no caso específico do offroad, é normalmente referido ao VHF.
    -VHF = é a faixa compreendida entre 136 e 174 MHz.
    -Dois Metros = seguimento entre 144 e 148 MHz que é o seguimento do serviço de radioamador.
    -Rádio Móvel = é o que voce chama de "FIXO". é o rádio instalado no veículo conectado a bateria e a antena externa. operam com até 75W sendo o normal entre 25 e 50.
    -HT = (handie Talkie) é o rádio pequeno com antena e bateria incorporada. transmitem com potencia inferior a 10W, sendo o normal 5W.
    -Repetidora de VHF = Um dispositivo mantido por um grupo de radioamadores que propicia um aumento do seu raio de comunicação, pois normalmente é instalado em um local alto. Exclusivo para uso de radioamadores no VHF.
    -Com quem fala: Os rádios VHF falarão com outros rádios VHF, independente da marca ou modelo (móvel fala com "Fixo que fala tambem com HT).

    -UHF (PY) = outro seguimento menos utilizado mas que vem com alguns rádios "DUAL BAND". Operam entre 420 e 450 MHz sendo a faixa dos 70cm entre 430 e 440 MHz. Com alguma habilidade de programação esses rádios falam com os Talk-About.

    --Talk About = os rádios tipo HT que operam na faixa de 462 MHz. só falam com eles mesmos ou com um UHF programado para tal.

    abraços, Joaquim

  • #19
    Usuário
    Entrada
    20/08/2011
    Local
    ARARAS/SP
    Idade
    58
    Posts
    1,077
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por JeanCP Ver Post
    Paulo Sérgio, obrigado por tirar minhas dúvidas... Porém ainda ficou uma dúvida, a maioria dos integrantes do meu Jeep Clube compraram px fixo... Eu particularmente não gosto dele fixo, até porque tem que fazer bandeja, da uma trabalheira para levar para cima e para baixo.... Achei no Ebay e em um site da china, rádios px dual band, uhf e vhf, portáteis.... Eu conseguiria falar com o px fixo na trilha sem problema?
    Nunca ouvi falar de radio px dual band, uhf e vhf. Existe sim os px com banda lateral, mas ja é uma outra longa estoria, e jamais falarao a mesma lingua. (px x vhf).

  • #20
    Se sua turma já tem radio, compre igual ao deles. Se eles tiverem PX e vc comprar VHF, vai falar sozinho.
    Procure tirar a respectiva licença.
    Engesa EE25 6x6 89
    Troller Desert Storm 11
    PU2RVO / PX2Z4507

  • #21
    Usuário Avatar de BlackJeff
    Entrada
    26/03/2008
    Local
    INDAIAL/SC
    Idade
    45
    Posts
    95
    Agradecimentos: 0
    Só para constar, no HT também dá para usar antena externa, inclusive magnética, que melhora bastante o alcance e a nitidez. Eu uso um Baofeng UV5RA dual band (VHF e UHF) que fala com os talk-about da motorola. Opero com 5W e em condições favoráveis e antena de maior ganho já acionei repetidoras a mais de 60 km de distância, falando com rádios a mais de 150 km em linha reta. Também para facilitar a operação dentro da viatura uso um PTT com falante e deixo o ht fixo conectado com um cabo eliminador de bateria. Também falo sem me preocupar pois está ligado na tomada 12 v do carro. Caso interesse, posso mandar fotos. Grande Abraço, PU5BZF.

  • #22
    Usuário Avatar de PP5GAS
    Entrada
    14/11/2012
    Local
    Rio do Oeste/SC
    Idade
    65
    Posts
    670
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por BlackJeff Ver Post
    Só para constar, no HT também dá para usar antena externa, inclusive magnética, que melhora bastante o alcance e a nitidez. Eu uso um Baofeng UV5RA dual band (VHF e UHF) que fala com os talk-about da motorola. Opero com 5W e em condições favoráveis e antena de maior ganho já acionei repetidoras a mais de 60 km de distância, falando com rádios a mais de 150 km em linha reta. Também para facilitar a operação dentro da viatura uso um PTT com falante e deixo o ht fixo conectado com um cabo eliminador de bateria. Também falo sem me preocupar pois está ligado na tomada 12 v do carro. Caso interesse, posso mandar fotos. Grande Abraço, PU5BZF.
    Provavelmente irá acionar a 147120 ST 100 no Morro do Ipiranga em Rodeio.

  • #23
    Usuário
    Entrada
    21/09/2007
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Boa tarde, amigos!
    Meu VHF está com o seguinte problema: quando aperto o PTT para modular, ele pula para outra frequência....como ajustar isso?
    Ou como retornar o rádio para a configuração original de fábrica?
    Grande abraço!

  • #24
    Usuário
    Entrada
    02/07/2009
    Local
    Recife/PE
    Idade
    53
    Posts
    178
    Agradecimentos: 0
    Mcler, seu radio deve ta programado no modo repetidora. Nesse caso a frequencia muda exatamente 0,6MHz. pode ser ainda que vc esteja tentando transmitir em simplex em um seguimento destinado a repetidoras e o radio faz essa mudança automaticamente. Caso não saiba, o seguimento de VHF é setorizado para cada modo de transmissão (SSB, CW, modos digitais, etc) e não apenas uma mega-faixa de fonia em FM. Porisso alguns modelos já se eutoprogramam. dependendo do radio que vc tenha para cada modelo a operação de programar é diferente.

    abraços, Joaquim

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade