x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 10 de 10
  • #1
    Usuário
    Entrada
    05/06/2009
    Idade
    48
    Posts
    27
    Agradecimentos: 0

    antena 5/8 px: como montar?




    estou com uma antena base 5/8 px e 16 metros cabo e cobra px 19.
    1- qual altura ideal da antena ??
    2- qual tamanho correto do cabo??
    essa base seria pra falar com outros cobra px 19 com antena b 2080 num raio de até 10 km
    grato

  • #2
    Usuário
    Entrada
    10/06/2009
    Local
    UMUARAMA/PR
    Posts
    36
    Agradecimentos: 0
    ola colega
    a altura ideal ,seria quanto mais alto vc puder colocar e melhor isso vai fazer vc ter um alcanse muito melhor.
    o tamanho correto do cabo ,teria primeiro q tem a altura q vc colocou sua antena.p ter o alcance q vc precisa tem q ter altura.
    qualqer coisa m contacte.

  • #3
    Usuário
    Entrada
    05/06/2009
    Idade
    48
    Posts
    27
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por PX.COM Ver Post
    ola colega
    a altura ideal ,seria quanto mais alto vc puder colocar e melhor isso vai fazer vc ter um alcanse muito melhor.
    o tamanho correto do cabo ,teria primeiro q tem a altura q vc colocou sua antena.p ter o alcance q vc precisa tem q ter altura.
    qualqer coisa m contacte.
    temos um pesqueiro e estou querendo montar uma base pra se comunicar entre os px (cobra 19)que temos nos barcos com antena b 2080!!! o local onde será instalado a antena já é bem alto em relação ao nível do rio...não sei precisar, mas é bem alto, fica acima do topo das árvores!!!e tenho uns 15 metros de cabo!!
    vou colocar essa antena há uns 10 metros do chão e ver se fica legal pra falar!!!
    QUAL DISTÂNCIA VC ACHA QUE PODE ALCANÇAR ESSA ANTENA E UM PX NO BARCO??
    ESSA ANTENA PODE AJUDAR NA COMUNICAÇÃO ENTRE DOIS PX NOS BARCOS??
    grato

  • #4
    Usuário
    Entrada
    10/06/2009
    Local
    UMUARAMA/PR
    Posts
    36
    Agradecimentos: 0
    olha colega e meio dificil precisar p vc o alcance,ja que a antena e p uso em carros ou caminhão,ou seja e p uso movel terrestre,ja no uso movel maritima essa antena deva dar alguma perca.mas creio eu que uma comunicação entre dois barcos deva acontecer num raio de 3 a 5 km.

  • #5
    Usuário
    Entrada
    05/06/2009
    Idade
    48
    Posts
    27
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por HENRY TAIA Ver Post
    estou com uma antena base 5/8 px e 16 metros cabo e cobra px 19.
    1- qual altura ideal da antena ??
    2- qual tamanho correto do cabo??
    essa base seria pra falar com outros cobra px 19 com antena b 2080 num raio de até 10 km
    grato
    conclusão:
    altura ideal : quanto mais alto melhor!!!
    tamanho do cabo : parece que não tem consenso,mas, quanto mais longo maior a perda!!
    a antena que comprei e a seguinte:Antena Vertical MDF-11m-5/8 - Antena direcional 03 elementos-
    minha única dúvida é a seguinte:: o quanto da última parte da antena devo deixar de fora??? no manual fala pra deixar na marca que vem de fábrica, mas como ela é usada a marca desapareceu!!!se alguém puder dar uma ajudinha!!!
    grato

  • #6
    Usuário
    Entrada
    19/03/2008
    Local
    TRES LAGOAS/MS
    Idade
    51
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    OLÁ HENRY TAIA , EM PRIMEIRO LUGAR SE VOCÊ SOUBER QUAL MARCA É ESTA ANTENA BASE , TE DIGO QUAL A MEDIDA DELA.SEU CABO COM 9 MULTIPLOS DARÁ EXATAMENTE 16,425MT.PARA SE MEDIR O CABO TERÁ QUE MULTIPLICAR SEMPRE EM MULTIPLOS ÍMPARES .EX:1825X9 MULTIPLOS É IGUAL À 16,425 DE UMA PONTA DO CONECTOR A OUTRA.ESTE SEU RÁDIO 19 SERVE PARA FALAR COM QUALQUER OUTRO RADIO PX COM 40 CANAIS, BASTA O COLEGA COLOCAR NO CANAL DESEJADO E NO ESPAÇO DE CÂMBIO SOLICITAR O AMIGO.E LEMBRE-SE."ESPAÇO DE CÂMBIO PODE SALVAR VIDAS".ABRAÇOS.

  • #7
    Usuário
    Entrada
    22/07/2009
    Idade
    61
    Posts
    15
    Agradecimentos: 0
    Gostaria de chamar a atenção para as medidas de cabos. Se uma antena está bem casada, ou seja, sua impedância é igual à impedância do transceptor (R.O.E. = 1:1) essa R.O.E. (Relação de Ondas Estacionárias) será a mesma em toda a extensão do cabo. Sendo assim, deve-se usar o menor tamanho de cabo para evitar perdas.
    Por outro lado, se a antena não estiver bem casada, em cada ponto do cabo teremos uma R.O.E. diferente. Nesse caso se cortarmos o cabo para uma medida baixa de R.O.E. seja usando os tais múltiplos de 1,825m ou cortando pedacinhoe e medindo, estaríamos apenas nos enganando pois a antena não terá a efetividade esperada, embora a estacionária esteja baixa na ligação com o rádio. Esse artifício só pode ser usado quando temos consciência que nosso sistema irradiante não está perfeito mas fazemos um acoplamento com o cabo para evitar queimar o rádio.
    No caso deste tópico, é melhor entrar em contato com o fabricante da antena para confirmar os ajustes de instalação. Uma vez bem instalada e regulada a estacionária para o valor mais baixo possível, o mais alto que puder e longe de telhados e fios elétricos, corte o cabo na medida mais curta possível, sem enrolá-lo.
    Uma coisa não entendi: é uma antena 5/8 ou uma direcional?

  • #8
    Usuário
    Entrada
    05/06/2009
    Idade
    48
    Posts
    27
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por eferso Ver Post
    gostaria de chamar a atenção para as medidas de cabos. Se uma antena está bem casada, ou seja, sua impedância é igual à impedância do transceptor (r.o.e. = 1:1) essa r.o.e. (relação de ondas estacionárias) será a mesma em toda a extensão do cabo. Sendo assim, deve-se usar o menor tamanho de cabo para evitar perdas.
    Por outro lado, se a antena não estiver bem casada, em cada ponto do cabo teremos uma r.o.e. Diferente. Nesse caso se cortarmos o cabo para uma medida baixa de r.o.e. Seja usando os tais múltiplos de 1,825m ou cortando pedacinhoe e medindo, estaríamos apenas nos enganando pois a antena não terá a efetividade esperada, embora a estacionária esteja baixa na ligação com o rádio. Esse artifício só pode ser usado quando temos consciência que nosso sistema irradiante não está perfeito mas fazemos um acoplamento com o cabo para evitar queimar o rádio.
    No caso deste tópico, é melhor entrar em contato com o fabricante da antena para confirmar os ajustes de instalação. Uma vez bem instalada e regulada a estacionária para o valor mais baixo possível, o mais alto que puder e longe de telhados e fios elétricos, corte o cabo na medida mais curta possível, sem enrolá-lo.
    Uma coisa não entendi: é uma antena 5/8 ou uma direcional?
    grato pelas dicas.....entrei em contato com fabricante e me passaram o tamanho que deve ficar a última parte da vareta da antena.......me passaram também essa conta pra fazer sobre o tamanho do fio, mas não fiz essa conta ao pé da letra..o fio ficou com uns 15 metros!!!!!
    Bom, instalei a antena com uns 7 - 8 metros de altura numa haste de bambu tendo como apoio da haste uma árvore quase da nesma altura da antena!!!
    Testei com uma antena no meu carro (b-2080) e falei limpo uns 10 kms!!!daí parei o carro e dei a volta, acho que dava pra falar mais alguns kms......consegui comunicar com outros rádios da região mais distante mas sem saber precisar a distancia!! Acho que ficou legal!!!

  • #9
    Usuário
    Entrada
    22/07/2009
    Idade
    61
    Posts
    15
    Agradecimentos: 0
    Henry, a forma correta para instalação de antenas fixas é colocá-la o mais alto possível, distanciando-a o quanto puder de telhados, árvores e fios elétricos. Com a ajuda de um refletômetro (medidor de r.o.e.), regular a altura da haste variável até conseguir a menor r.o.e., colocar estaiamento (cordas que prendem o cano ou a torre) para evitar que caia com um vendaval. Eu costumo passar uma fita isolante de boa qualidade nas junções da antena e onde é conectado o cabo, para evitar infiltração de água. Feito isso é só apertar o ptt e falar! Abraços e bons QSO´s

  • #10
    Para se instalar um antena fixa de rádio (PX no caso) Você precisa levar alguns fatores em consideração antes de apertar o PTT. A Medida do cabo por exemplo é um dos principais fatores a se levar em conta.
    Como comprar um cabo e que cabo comprar? Antes de comprar você deve saber se a se é de boa qualidade e se a impedância é compatível com seu equipamento.
    Pois as perdas reduzem muito a potência efetiva irradiada pelo rádio diminuindo e bastante o alcance da estação. Nao importa se a antena estiver o mais alto possivel,
    se vc nao seguir as medidas exatas dos cabos.
    Darei a seguir alguns exemplo de propagação em cabos coaxiais mais usados na faixa do cidadão.
    Coaxial (celular) RGC-213 = 82% = fator de velocidade do cabo.

    Coaxial (comum) RG-58 = 66% = fator de velocidade do cabo.
    Onde, 0,82 e 0,66 é a velocidade de propagação do cabo.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 15
      Última resposta: 13/07/2012, 07:02
    2. Respostas: 5
      Última resposta: 09/01/2006, 13:51

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade