x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9
  • #1
    Usuário Avatar de flaviovs
    Entrada
    02/08/2004
    Local
    São Gonçalo/RJ
    Idade
    52
    Posts
    237
    Agradecimentos: 0

    Conserto de PX (dicas de eletrônica)




    Tenho um Midland 1000 bem básico, mas que sempre me atendeu bem.

    O rádio agora deu defeito. Não liga mais. Nada. Nem sinal, nenhuma luz, nenhum som.

    Já verifiquei fusível e instalei o rádio em uma instalação 12V externa, só pra ver se era problema no carro. Nada, o rádio não ligou.

    Desconfio que meu filho ligou o rádio um dia e apertou o PTT com a antena encostando na carroceria. Se for isso, os sintomas são estes mesmo (rádio "morto")?

    Alguém com alguma dica sobre onde olhar no rádio, internamente? Entendo pouco de eletrônica, mas o que sei acho que "dá para o gasto". Já olhei o rádio por dentro e não há componente com cara de ruim. Existem dois diodos logo na entrada da alimentação, que me pareceram de proteção. Liberei uma das pernas, testei e os diodos estavam bons. O rádio tem alguns SMDs embaixo nenhum fusível aparente interno. Nota: não tenho o esquema do rádio.

    Por via das dúvidas, agradeço também qualquer dica de quem conserta PX aqui no Rio de Janeiro/Niterói!

  • #2
    Usuário Avatar de fpandur
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    55
    Posts
    1,937
    Agradecimentos: 7
    Pela sua mensagem, presumo que tenha multímetro e saiba utilizar, certo ? Já tentou seguir a linha de alimentação, verificando se tem tensão de 13,2 V após a chave lig/desl, onde entra no circuito ? Muito estranho o rádio "morrer" assim dessa forma e o fusível estar inteiro. Para apagar dessa forma, se fosse um curto-circuito em algum ponto do rádio o fusível deveria estar queimado. Não creio que apertando o PTT com a antena encostada na carroceria fosse deixar o rádio completamente apagado. Nessa situação o que posso imaginar é o transistor de saída queimando, mas não apagar o rádio completamente, com o fusível de entrada ficando perfeito. Mas sem ver ao vivo é complicado opinar ...

    Se fôr fazer um orçamento, verifique se vale a pena reparar, atualmente o preço destes rádios caiu bastante e está de certa forma acessível.
    Frontier LE MT 10;Xterra 05 + BL ;Camper 4x4 93 S4T;Camper 4x2 93 S4T;CJ5 63: GM 4 cil + Full-lock + TRPC + cambio C20 4m;Xterra 03/04 (in memorian)

  • #3
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
    Entrada
    13/12/2006
    Local
    Pedro Leopoldo/MG
    Idade
    32
    Posts
    6,219
    Agradecimento: 1
    Tô com um PX problemático aqui também.
    É um Cobra DX Ultra IV. Tava no meu Jeep e do nada ele parou de 'enviar' mensagem. Eu escuto normal o que os outros falam, mas quando aperto o PTT pra falar, ninguém ouve nada além de um zumbido beem fino. Enquanto não solto o PTT, esse zombido não para.

    O que pode ser??

    Alguns do JC me disseram que o "circuito de saída" dele queimou...procede?

    Abrs,
    Lucas Nassif.
    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

    ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI


  • #4
    Usuário Avatar de fpandur
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    55
    Posts
    1,937
    Agradecimentos: 7
    Lucas, pode ser o transistor de saída sim ou então o próprio PTT com defeito. Se tiver como testar o PTT em outro rádio e vice-versa, você já mata uma possibilidade. O ideal é fazer o teste com um outro DX IV, pois pode ter diferença de PTT entre rádios de modelos/marcas diferentes, daí você não vai conseguir saber se está com defeito ou se é incompatibilidade.
    Frontier LE MT 10;Xterra 05 + BL ;Camper 4x4 93 S4T;Camper 4x2 93 S4T;CJ5 63: GM 4 cil + Full-lock + TRPC + cambio C20 4m;Xterra 03/04 (in memorian)

  • #5
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
    Entrada
    13/12/2006
    Local
    Pedro Leopoldo/MG
    Idade
    32
    Posts
    6,219
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por fpandur Ver Post
    Lucas, pode ser o transistor de saída sim ou então o próprio PTT com defeito. Se tiver como testar o PTT em outro rádio e vice-versa, você já mata uma possibilidade. O ideal é fazer o teste com um outro DX IV, pois pode ter diferença de PTT entre rádios de modelos/marcas diferentes, daí você não vai conseguir saber se está com defeito ou se é incompatibilidade.
    Beleza Flávio!!
    Atualmente tenho um Cobra Ultra III que tava na Band, e o Ultra IV tá parado.
    Como os dois são praticamente idênticos, acho que o PTT de um serve no outro, certo?

    Vc teria alguma foto de um PX Cobra aberto, pra me mostrar onde é esse transistor de saída? Se não tiver, desmonto o meu aqui e tiro uma foto!
    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

    ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI


  • #6
    Usuário Avatar de flaviovs
    Entrada
    02/08/2004
    Local
    São Gonçalo/RJ
    Idade
    52
    Posts
    237
    Agradecimentos: 0
    Ôpa xará Pandur.

    Sim, tenho multímetro. Vou tentar seguira linha com meus parcos conhecimentos. Na verdade eu já deveria ter feito isso, mas não tive tempo.

    Sobre comprar/consertar, estava pensando exatamente nisso. Talvez nem valha a pena consertar fora. Vou ver e depois decido...

    Em todo caso, valeu pela resposta!

  • #7
    Usuário Avatar de fpandur
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    55
    Posts
    1,937
    Agradecimentos: 7
    Lucas, pelo teste que fiz certa vez o PTT do DX IV serve no Ultra 3 mas não o contrário. Achei estranho, mas foi o que ocorreu. No seu caso, sugiro então que ligue o PTT do DX IV no Ultra e verifique se sai audio normal quando em TX. Não tenho foto do transistor de saída, caso queira posso até tirar, mas é fácil a localização: ele fica fixado no painel traseiro, pois utiliza o chassis metálico como dissipador. Fica próximo ao conector da antena.

    Xará, acho que vale a pena essa checagem da linha de alimentação sim, pois é algo simples de se fazer
    Frontier LE MT 10;Xterra 05 + BL ;Camper 4x4 93 S4T;Camper 4x2 93 S4T;CJ5 63: GM 4 cil + Full-lock + TRPC + cambio C20 4m;Xterra 03/04 (in memorian)

  • #8
    Usuário Avatar de flaviovs
    Entrada
    02/08/2004
    Local
    São Gonçalo/RJ
    Idade
    52
    Posts
    237
    Agradecimentos: 0
    PLOFT!

    Barulho de um imenso sorvete de baunilha na testa!

    Sabem qual era o "problema" do rádio?

    Na frente tem uma chave CB/PA (rádio/alto-falante externo). O rádio não tem nenhuma luz piloto, só o indicador de canal. Mas quando a chave está em PA o canal não faz sentido, então o indicador não acende, então...

    Preciso dizer mais?

    E passou nas mãos de umas 2 pessoas que entendem um bocado de eletrônica (mas nem tanto de PX) e ninguém percebeu isso.

    Já dizia o sábio: difícil é enxergar o óbvio.

    Que sirva de lição para as futuras gerações...

  • #9
    Usuário Avatar de fpandur
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    55
    Posts
    1,937
    Agradecimentos: 7
    Caracas .... Bem, menos mal né ?!
    Frontier LE MT 10;Xterra 05 + BL ;Camper 4x4 93 S4T;Camper 4x2 93 S4T;CJ5 63: GM 4 cil + Full-lock + TRPC + cambio C20 4m;Xterra 03/04 (in memorian)

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade