x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 14
  • #1

    "Abrindo" o Rádio




    Pessoal,

    Fica aqui uma dica de um bom site para aqueles que querem fazer um upgrade no seu rádio: http://www.mods.dk

    Estou seguindo as dicas que encontrei neste site e em breve meu Yaesu FT-7100 irá transmitir nas seguintes frequencias:

    VHF 136 - 174 MHz
    UHF 410 - 470 MHz

    além de receber em:

    VHF 108 - 180 MHz
    UHF 320 - 999 MHz

    Qual a grande vantagem?!? Para começar não preciso mais de TalkAbout: Basta sintonizar a frequencia do canal e conversar normalmente (Claro, com o conforto de ter em mãos até 35W contra os 0,5W do TA).

    []´s

  • #2
    Aproveitando, deixo a dica para aqueles que não tem a relação de frequencia dos TA´s em UHF:

    Número de Canal - Frequência

    1 - 462.5625 MHz
    2 - 462.5875 MHz
    3 - 462.6125 MHz
    4 - 462.6375 MHz
    5 - 462.6625 MHz
    6 - 462.6875 MHz
    7 - 462.7125 MHz
    8 - 467.5625 MHz
    9 - 467.5875 MHz
    10 - 467.6125 MHz
    11 - 467.6375 MHz
    12 - 467.6625 MHz
    13 - 467.6875 MHz
    14 - 467.7125 MHz

    []´s

  • #3

    Abrindo o rádio

    Senhores,

    Vale salientar que o procedimento de "abrir" o rádio nada mais significa do que alterar as características originais do equipamento, neutralizando sua homologação na ANATEL, alterando suas características técnicas e operacionais. Notem que em muitas vezes o rendimento do equipamento alterado fica aquém do original forçando uma situação para qual o equipamento não foi projetado.
    Em termos legais, no caso de uma vistoria pela ANATEL pode demandar sansões pesadas.
    Um abraço

    Marcelino

  • #4
    Usuário Avatar de Murillus
    Entrada
    26/02/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Posts
    2,507
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Fábio Ver Post
    Pessoal,

    Fica aqui uma dica de um bom site para aqueles que querem fazer um upgrade no seu rádio: http://www.mods.dk

    Estou seguindo as dicas que encontrei neste site e em breve meu Yaesu FT-7100 irá transmitir nas seguintes frequencias:

    VHF 136 - 174 MHz
    UHF 410 - 470 MHz

    além de receber em:

    VHF 108 - 180 MHz
    UHF 320 - 999 MHz

    Qual a grande vantagem?!? Para começar não preciso mais de Talkabout: Basta sintonizar a frequencia do canal e conversar normalmente (Claro, com o conforto de ter em mãos até 35W contra os 0,5W do TA).

    []´s

    Não entendi como funciona isso...
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

  • #5
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,353
    Agradecimento: 1
    X2

  • #6
    Banido Avatar de ojaneri
    Entrada
    01/07/2004
    Idade
    42
    Posts
    1,945
    Agradecimentos: 0
    Ao 'abrir' o rádio, ou ainda 'desbloquea-lo', voce o torna capaz de transmitir e receber em outras frequências, fora as que vem como padrão no rádio. Com isso, você consegue pegar a mesma frequência dos Talkabouts (TA), como o exemplo dado pelo Fábio.

  • #7
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Pra quem não entendeu o processo: a maioria dos rádios é produzida em duas versões, uma pro mercado americano e outra pro mercado europeu, onde os limites inferior e superior de transmissão são diferentes. A diferença é mínima entre um modelo e outro é mínima, então os fabricantes usam o mesmo hardware, com alguns jumpers que devidamente arranjados determinam a frequência de operação dos rádios. Mudando a configuração dos jumpers, abre-se um pouco mais os limites inferior e superior das frequências de transmissão e recepção.
    O risco: ser pego em uma blitz da Anatel. Como bem diz o Marcelino lá em cima, isso não é permitido, e pode dar uma encrenca das boas. Tá certo que blitz da Anatel é tão raro quanto enterro de anão mas, urubu quando tá de azar...

  • #8
    Usuário Avatar de Murillus
    Entrada
    26/02/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Posts
    2,507
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Cavalcante Ver Post
    Os rádios podem, em geral, ser estendidos, com a alteração de poucos jumpers. Então ganha-se uns MHz a mais pra cima e pra baixo. Mas NÃO pense que seja possível transformar um rádio VHF ou UHF em dual band. Isso pouco é citado porque é tão manjado que nem vale a pena falar, mas um rádio UHF de fábrica, em geral tem de ser aberto pra falar com os GPRS. Mas de nada adianta se o rádio não tiver codificação/decodificação por sub-tom, que é a forma com a qual os GPRS (TAs inclusos, mas tem outras marcas também e inclusive modelos mais parrudos que operam em outras frequências, como os velhos Spirit da Motorola) "mascaram" a transmissão nos códigos diferentes de 0 (exemplo, canal 10, código 12)... Em resumo, não é só sintonizar a frequência do canal não. Você tem também de saber qual a frequência de sub-tom do código que o pessoal tá usando e programar essa frequência no seu rádio... Por último, de que adianta ter um rádio de 50.000 km de alcance pra falar com um sujeito que se estiver a mais de 1000 m de você não vai te alcançar?

    nao pensava por este lado... mas sim em so poder ouvir outras frequencias ao mesmo tempo... por exemplo: por aqui existe muito erro no uso da frequencia 144400, ficando as vezes impossivel de se comunicar mesmo nas situacoes de emergencia... com um radio dualband, eu poderia ouvir a frequencia 144400 e falar e ouvir na 147400...

    acho que entendi... entao com o radio aberto iria ser parecido com ter um dual-band so que sem receber ao mesmo tempo... aumentaria as possibilidades de utilizacçao da faixa de frequencia...

    por curiosidade, alguem ja viu uma blitz da anatel? como é que funciona? sao iguas as do detran e da pm?
    4X4 Brasil
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

  • #9
    Usuário Avatar de Grassmann
    Entrada
    29/03/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,244
    Agradecimento: 1
    A Anatel não faz Blitz, como a Polícia.
    Normalmente eles investigam o uso de frequências ilegais ou o uso de frequências legais por quem não tem autorização.
    Em muitas cidades, existe uma Van cheia de antenas no teto, que fica scaneando rádio-frequência. Quando encontra alguma coisa suspeita, investiga e autua.
    Também trabalha por denúncia. Por exemplo, se você coloca um amplificador de RF num PX (botina) e este amplificador começa a interferir na televisão, rádio, telefone de algum vizinho, ele pode te denunciar na Anatel. Nestes casos, ela vai direto até você averiguar a veracidade das informações.
    O maior foco da Anatel são as rádios piratas, que "poluem" o espectro de frequências, causando interferências em rádios, TV's, polícia, aeroportos e afins. Mas nada impede que ela monitore e autue pessoas físicas que estão utilizando rádios portáteis.
    Se alguém for pego utilizando um rádio sem licensa, isso implica em processo e multa. Se for rádio amador, e estiver utilizando um equipamento fora dos padrões estabelecidos pela Anatel, pode também perder a licensa de uso.
    Leandro J Grassmann
    PU5-MVA
    PX5-G5610

  • #10
    Usuário Avatar de Murillus
    Entrada
    26/02/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Posts
    2,507
    Agradecimento: 1
    Depois de me tornar um radioamador, passei a entender melhor isso de "abrir o radio" e sinceramente nao vi tantas vantagens assim...

    Como a antena (tamanho) varia muito de acordo com a faixa de freq que se pretende ter, fica quase impossivel vc ter uma boa qualidade de sinal ao "abrir um radio"...

    estou certo?
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

  • #11
    Olá, Murillus: eu acho que em rádio aberto (e os meus todos são), a qualidade de "rx" é a mesma; o que muda é o "tx", já que a transmissão vai ficando longe da frequência de corte da antena, com um aumento proporcional da estacionária.

    Um abraço.

  • #12
    Usuário Avatar de Murillus
    Entrada
    26/02/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Posts
    2,507
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por marc7767 Ver Post
    Olá, Murillus: eu acho que em rádio aberto (e os meus todos são), a qualidade de "rx" é a mesma; o que muda é o "tx", já que a transmissão vai ficando longe da frequência de corte da antena, com um aumento proporcional da estacionária.

    Um abraço.
    exato

    pra que abrir se eu nao vou conseguir tx direito?
    se é so pra escutar, eu nao ja consigo sem abrir o radio?

    73
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade