x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 4 de 4
  • #1
    Usuário Avatar de Mauro Renato
    Entrada
    06/11/2007
    Idade
    61
    Posts
    33
    Agradecimentos: 0

    Quem usa os canais SSB (banda lateral) do PX?




    Oi, pessoal

    Estou querendo mais informações sobre a utilidade de adotar um rádio como o COBRA 148 GTL. Ele é um PX mais caro, mas tem a disponibilidade de canais SSB. Melhora mesmo a qualidade da comunicação?

    Mas existem usuários com este recurso? Qual a experiência dos que já tem? Quando usam o SSB?

    Saudações,

    Mauro.

  • #2
    Usuário
    Entrada
    17/09/2007
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    504
    Agradecimentos: 0
    tenho esperiência em ssb em barcos, mas pode ser usado em terra também a vantagem é que com frequencias baixas o alcance aumenta muito.

    dependendo da propagação pode falar com qualquer lugar do mundo, mas requer treinamento e boas condições.

    o problema é que poucos tem equipamentos ssb o que limita a comunicação, em geral sào radioamadores.

    em embarcaçoes que fazem travessias é muito comum e o equipamento pode sitonizar frquencias se nao me engano de 30 Hz à 30 MHz ou seja pega quase todas as frequencia de comunicação.

    não sei se é viável e interessante este equipamento em um jeep pois o custo de acoplador rádio e fonte chega fácil aos US 3.500,00, sem impostos, tendo, de ser registrado na ANATEL que só aceita modelos homologados.

    espero ter esclarecido qulalquer dúvida é só falar..

  • #3
    Usuário Avatar de Mauro Renato
    Entrada
    06/11/2007
    Idade
    61
    Posts
    33
    Agradecimentos: 0
    Oi João,
    Obrigado por compartilhar. O COBRA 148 GTL é um PX que transmite em AM e SSB, restrito a faixa do cidadão. Sem dúvida tem potencial de melhorar a qualidade do áudio e mais potência legalmente permitida.

    Mas tenho dúvida se o SSB para faixa do cidadão não é igual aos videocassetes Betamax, lembram? Bons, mas ninguém tinha fita para ele.

    Já vi no fórum muitos comentários de usuários que tem o 148 GTL. Mas eles só usam em AM? Já encontraram com quem falar em canais de banda lateral (SSB)?

    []s
    Mauro

  • #4
    Mauro eu sou rádio amador e também tenho indicativo de faixa do cidadão. Te digo que para utilizar na trilha e falar com os caminhoneiros nas estradas vc vai usar somente os primeiros 40 canais do PX em AM coisa que um Cobra DX/19/Ultra atende.Ele ainda tem a vantagem de ser menor que um 148GTL. a vantagem do 148 GTL é ter mais recursos, como medidor de ROE, além de ter um audio e uma recepção melhores. Não lembro, mas talvez ele tenha mais potência também, o que ajuda a ser ouvido melhor. Se vc tem espaço e quer usar, pode comprar um 148GTL nas "feirinhas do paraguai" por um bom preço. Mas pro seu uso, um rádio só com 40 canais AM resolve! Existem ainda outros rádios como o 148GTL DX SuperStar 3900 e os Voyager VRs da vida que tem mais de 200 canais... Mas não são homologados.

    A Anatel liberou 80 canais para a faixa do cidadão de 26.9XX MHZ (não lembro exato) até 27.805MHz nos canais 45 e 55 em USB (banda lateral) é comum ouvir pessoas de outros países chamando para contatos de bate papo. Eu já falei com o Chile e com o México da minha Ranger, sem contar os contatos com estados do Nordeste e Norte do Brasil (moro em SC) mas isso tudo em viagens, no meio da BR ou no alto de morros, pois dentro da cidade ou no meio de vales é difícil a onde de rádio "sair". Ah, vc deve usar no mínimo uma antena 2070 da aquarius, aquela menor (2050 acho) tem um ganho muito ruim e não permite esses contatos. Pra contatos longos, o ideal é usar uma maria mole mesmo.

    Qualquer dúvida, é só perguntar:

    PP5PD
    PX5P4004
    Carlos Gouveia (Govi)
    Discovery V8i 1998
    PP5PD - PX5P4004


  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade